lufeig Postado 21 de Fevereiro Denunciar Share Postado 21 de Fevereiro Parece estar havendo canalização aqui? É uma Philco 20 bar com mods (dimmer, manômetro, PID). 15g de café no filtro, 40g extraídos em cerca de 25s, cerca de 9bar. Moído num 1Zpresso J-Ultra em 1.2.6. Acho que fica muito ácido. Segundo o Torra Fresca, tecnicamente o sensorial é "aroma de caramelo, sabor remetente a Castanhas Caramelizadas, corpo Licoroso, e acidez média a baixa". Será que é o meu paladar que não está acostumado com cafés especiais, ou estou regulando muito errado mesmo? Cheguei a ir no Crio Café (SP) pra tomar um expresso, comprar o mesmo grão e tentar replicar em casa, mas achei o expresso de lá bem ácido também, aí desisti de comprar os grãos. Estava bastante cheio, então não quis incomodar os baristas pra bater um papo e tentar aprender algo. Já testei moagem mais fina, e o que aconteceu foi que demorou mais para o café começar a sair, e de repente saiu muito rápido. Não chegou a esguichar, mas saiu bem rápido, sub extraiu, ficou super ácido, intragável. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 21 de Fevereiro Denunciar Share Postado 21 de Fevereiro Um pouco da acidez pode ser da água. Achei o mokinha do Alex também ácido, mas nada ruim, e sim remete a castanha caramelizada mas demorei para acertar ele. Fiz em 1:3 com 18,5g em uns 33s, com menos de 18g o resultado já mudou e a castanha sumiu. Então um pouco é ajuste. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lufeig Postado 22 de Fevereiro Autor Denunciar Share Postado 22 de Fevereiro Em 21/02/2026 at 15:42, Pedro7 disse: Um pouco da acidez pode ser da água. Achei o mokinha do Alex também ácido, mas nada ruim, e sim remete a castanha caramelizada mas demorei para acertar ele. Fiz em 1:3 com 18,5g em uns 33s, com menos de 18g o resultado já mudou e a castanha sumiu. Então um pouco é ajuste. Legal, muito obrigado por compartilhar a sua experiência. Vc usou 18,5g num filtro de quantos mm? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 22 de Fevereiro Denunciar Share Postado 22 de Fevereiro 58mm no filtro padrão da Gaggia. Tenta subir sua dose para 16g ou 16,5g se couber no filtro. Para aumentar a dose, precisa moer mais grosso. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Silvia Postado 22 de Fevereiro Denunciar Share Postado 22 de Fevereiro Em 21/02/2026 at 11:08, lufeig disse: Parece estar havendo canalização aqui? É uma Philco 20 bar com mods (dimmer, manômetro, PID). 15g de café no filtro, 40g extraídos em cerca de 25s, cerca de 9bar. Moído num 1Zpresso J-Ultra em 1.2.6. Acho que fica muito ácido. Segundo o Torra Fresca, tecnicamente o sensorial é "aroma de caramelo, sabor remetente a Castanhas Caramelizadas, corpo Licoroso, e acidez média a baixa". Será que é o meu paladar que não está acostumado com cafés especiais, ou estou regulando muito errado mesmo? Cheguei a ir no Crio Café (SP) pra tomar um expresso, comprar o mesmo grão e tentar replicar em casa, mas achei o expresso de lá bem ácido também, aí desisti de comprar os grãos. Estava bastante cheio, então não quis incomodar os baristas pra bater um papo e tentar aprender algo. Já testei moagem mais fina, e o que aconteceu foi que demorou mais para o café começar a sair, e de repente saiu muito rápido. Não chegou a esguichar, mas saiu bem rápido, sub extraiu, ficou super ácido, intragável. Em 21/02/2026 at 11:08, lufeig disse: Parece estar havendo canalização aqui? É uma Philco 20 bar com mods (dimmer, manômetro, PID). 15g de café no filtro, 40g extraídos em cerca de 25s, cerca de 9bar. Moído num 1Zpresso J-Ultra em 1.2.6. Acho que fica muito ácido. Segundo o Torra Fresca, tecnicamente o sensorial é "aroma de caramelo, sabor remetente a Castanhas Caramelizadas, corpo Licoroso, e acidez média a baixa". Será que é o meu paladar que não está acostumado com cafés especiais, ou estou regulando muito errado mesmo? Cheguei a ir no Crio Café (SP) pra tomar um expresso, comprar o mesmo grão e tentar replicar em casa, mas achei o expresso de lá bem ácido também, aí desisti de comprar os grãos. Estava bastante cheio, então não quis incomodar os baristas pra bater um papo e tentar aprender algo. Já testei moagem mais fina, e o que aconteceu foi que demorou mais para o café começar a sair, e de repente saiu muito rápido. Não chegou a esguichar, mas saiu bem rápido, sub extraiu, ficou super ácido, intragável. Eu acho que 1:2.5 extraído em 25 segundos, em um filtro de 51mm, onde a cama do café é mais alta, pode ser rápido demais. E ao assistir o vídeo, senti uma canalização razoável. Pois existem locais do filtro que o café não está passando. Mas neste tipo de torra a temperatura pode ser a maior vilã. Eu tentaria um click a menos no J-Ultra. E se melhorar um pouco, mexeria na dose e no ratio a partir daí. Se não der certo, verifique a água e a temperatura. Se ainda assim tiver muito ácido e com visual de canalização, eu compactaria com um tamper manual. Nada de mola. Isso é claro, se você estiver usando algum de mola ou pressão. E pra finalizar: se não chegar onde você se sinta feliz em extrair um espresso, busque por torras escuras. E seja feliz agradando o seu paladar e não dos geeks do café. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lufeig Postado 22 de Fevereiro Autor Denunciar Share Postado 22 de Fevereiro 20 minutos atrás, Pedro7 disse: 58mm no filtro padrão da Gaggia. Tenta subir sua dose para 16g ou 16,5g se couber no filtro. Para aumentar a dose, precisa moer mais grosso. Entendi. Como vai aumentar a dificuldade da água passar pq aumentou a quantidade de café, precisa moer mais grosso pra diminuir essa dificuldade. Obrigado pela dica, meu primeiro pensamento teria sido o oposto: moer mais fino pra caber no puck. Vou testar e depois atualizo aqui. Muito obrigado, abraço! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lufeig Postado 22 de Fevereiro Autor Denunciar Share Postado 22 de Fevereiro 16 minutos atrás, Bruno Silvia disse: Eu acho que 1:3 extraído em 25 segundos, em um filtro de 51mm, onde a cama do café é mais alta, pode ser rápido demais. E ao assistir o vídeo, senti uma canalização razoável. Pois existem locais do filtro que o café não está passando. Mas neste tipo de torra a temperatura pode ser a maior vilã. Eu tentaria um click a menos no J-Ultra. E se melhorar um pouco, mexeria na dose e no ratio a partir daí. Se não der certo, verifique a água e a temperatura. Se ainda assim tiver muito ácido e com visual de canalização, eu compactaria com um tamper manual. Nada de mola. Isso é claro, se você estiver usando algum de mola ou pressão. E pra finalizar: se não chegar onde você se sinta feliz em extrair um espresso, busque por torras escuras. E seja feliz agradando o seu paladar e não dos geeks do café. Eu vou tentar aumentar a quantidade de pó primeiro, e depois ajustar a moagem. Vamos ver. O tamper que estou usando tem mola, mas apenas pq é daqueles que nivela pra não compactar torto. Não é daqueles dinamométricos ou de pressão constante. Ainda assim isso pode estar me atrapalhando sem eu saber? Muito obrigado pelas informações e pela dica final! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Silvia Postado 23 de Fevereiro Denunciar Share Postado 23 de Fevereiro 16 horas atrás, lufeig disse: Entendi. Como vai aumentar a dificuldade da água passar pq aumentou a quantidade de café, precisa moer mais grosso pra diminuir essa dificuldade. Obrigado pela dica, meu primeiro pensamento teria sido o oposto: moer mais fino pra caber no puck. Vou testar e depois atualizo aqui. Muito obrigado, abraço! Exato! Parece contra regra, mas muitas vezes você precisa moer mais grosso para controlar a acidez. Pois uma moagem mais grossa diminui a canalização. Mas uma dica legal também é usar o filtro step down 58mm 49mm. Pois ele aumenta a altura do puck. Dando margens maiores para o seu espresso não desandar. Aliás, hoje, vem sendo uma dica valiosíssima para quem não consegue acertar o espresso. Pois este filtro é mais tolerante com algumas variáveis. De forma resumida: mesmo errando, pode dar muito certo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Silvia Postado 23 de Fevereiro Denunciar Share Postado 23 de Fevereiro 16 horas atrás, lufeig disse: Eu vou tentar aumentar a quantidade de pó primeiro, e depois ajustar a moagem. Vamos ver. O tamper que estou usando tem mola, mas apenas pq é daqueles que nivela pra não compactar torto. Não é daqueles dinamométricos ou de pressão constante. Ainda assim isso pode estar me atrapalhando sem eu saber? Muito obrigado pelas informações e pela dica final! Isso. Altere sempre uma variável por vez. Pois só assim vc terá o feedback real para cada ação. Sobre o tamper de mola, ele é maravilhoso para o nivelamento. Mas o que acontece em muitos casos é que as pessoas esquecem de regular a pressão dele. Não sei qual é o seu, mas o da imagem mostra opções de regulagem. E a importância desta regulagem é você não pressionar de mais e nem pressionar de menos. Pois pense comigo: vc tem um tamper de mola com alto range de pressão + moagem ultra fina. Isso fará o café ficar tão compactado que fará a água procurar um caminho preferencial. E no final, ainda será possível você ter extraído em 25-30 segundos, achando que atingiu o alvo. Mas o que aconteceu na prática, é que parte da água super extraiu por algum caminho preferencial. E a outra parte sub extraiu o resto do puck. Dando um sabor incoerente de acidez e amargor ao mesmo tempo. Por isso, pessoalmente, acho que um tamper padrão, sem molas te dá mais o controle sobre a força que vc está aplicando na preparação do puck. Pois em muitos casos, vc não precisará mexer na moagem e nem na proporção. Apenas na força da compactação. Mas depois que estiver com mais prática, aí o tamper de mola vem a calhar. Pois como eu disse: ele é sensacional. Só que pra quem está começando ele pode ser "bom demais pra ser vdd". 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lufeig Postado 23 de Fevereiro Autor Denunciar Share Postado 23 de Fevereiro 6 horas atrás, Bruno Silvia disse: Exato! Parece contra regra, mas muitas vezes você precisa moer mais grosso para controlar a acidez. Pois uma moagem mais grossa diminui a canalização. Mas uma dica legal também é usar o filtro step down 58mm 49mm. Pois ele aumenta a altura do puck. Dando margens maiores para o seu espresso não desandar. Aliás, hoje, vem sendo uma dica valiosíssima para quem não consegue acertar o espresso. Pois este filtro é mais tolerante com algumas variáveis. De forma resumida: mesmo errando, pode dar muito certo. 6 horas atrás, Bruno Silvia disse: Isso. Altere sempre uma variável por vez. Pois só assim vc terá o feedback real para cada ação. Sobre o tamper de mola, ele é maravilhoso para o nivelamento. Mas o que acontece em muitos casos é que as pessoas esquecem de regular a pressão dele. Não sei qual é o seu, mas o da imagem mostra opções de regulagem. E a importância desta regulagem é você não pressionar de mais e nem pressionar de menos. Pois pense comigo: vc tem um tamper de mola com alto range de pressão + moagem ultra fina. Isso fará o café ficar tão compactado que fará a água procurar um caminho preferencial. E no final, ainda será possível você ter extraído em 25-30 segundos, achando que atingiu o alvo. Mas o que aconteceu na prática, é que parte da água super extraiu por algum caminho preferencial. E a outra parte sub extraiu o resto do puck. Dando um sabor incoerente de acidez e amargor ao mesmo tempo. Por isso, pessoalmente, acho que um tamper padrão, sem molas te dá mais o controle sobre a força que vc está aplicando na preparação do puck. Pois em muitos casos, vc não precisará mexer na moagem e nem na proporção. Apenas na força da compactação. Mas depois que estiver com mais prática, aí o tamper de mola vem a calhar. Pois como eu disse: ele é sensacional. Só que pra quem está começando ele pode ser "bom demais pra ser vdd". Aproveitando que consegui um café mais barato e em promoção (3 Corações Gourmet), assim me dói menos o coração com o custo do aprendizado a cada vez que tiro um espresso ruim... rs Ah, o meu filtro é de 51mm. Quem usa 58mm é o amigo Pedro7 que está me ajudando também. E usei um tamper simples que eu tinha aqui encostado, sem mola nem nada. Se bem que o tamper com mola que eu tenho também é bem simples, ela serve só pro cabo do tamper voltar pra cima, não controla a pressão do aperto. Mas segui o seu conselho e usei o tamper sem mola nestes testes. Aumentei a dose de 15g para 16,5 de café, mantive o moedor no ajuste 1.2.6 mesmo sabendo que deveria moer mais grosso, mas o intuito era observar o filtro naked para ver como seria a extração. E usei um tamper simples, sem mola, que eu tinha guardado aqui.Resultado: canalizou. Deu pra notar no porta filtro que a extração não foi homogênea e foi rápida. 40g em cerca de 30s. Não preciso nem falar do sabor. Ajustei o moedor para o clique 1.2.8 e mantive todas as outras variáveis inalteradas. Rapaz, desta vez canalizou legal, saiu até esguicho de café do filtro. Pqp, eu desanimei legal. Estou há dias tentando descobrir o que estou fazendo de errado, mudando moagem, pressão da água, pressão no tamper, quantidade de pó no filtro, até que percebi que teve uma coisa que mantive inalterada em todas as extrações: 1 puck screen (vou chamar de A) bem genérico no filtro. Sempre uso ele porque foi o primeiro que comprei e me acostumei. Em algumas extrações usava só ele, em outras usava em conjunto com outro puck screen diferente (vou chamar de B), porque li em algum lugar que usar 2 puck screens diferentes ajudaria a distribuir melhor a entrada da água no filtro. Voltei o ajuste do moedor para 1.2.6 e coloquei só o puck screen B no filtro e mantive o restante inalterado. Resultado: NÃO CANALIZOU! Deu pra observar no filtro uma extração bem mais homogênea, e o sabor ficou bem mais equilibrado que antes. Hoje não aguento mais tomar café, mas amanhã vou tirar mais uns espressos e ver se o problema é mesmo o puck screen (espero que seja). E aí volto aqui pra atualizar! Mas desde já, mais uma vez, meu muito obrigado pela ajuda de vocês, as informações, dicas e macetes que só quem tem experiência pode dar são valiosíssimas! Ah, e o puck screen suspeito de ser o causador do meu problema é este safado aqui: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lufeig Postado 25 de Fevereiro Autor Denunciar Share Postado 25 de Fevereiro Atualizando as minhas tentativas de extração decente: 1. eu estava tentando (e falhando miseravelmente) extrair usando o mokinha do Alex (Torra Fresca). o café acabou e não consegui uma extração decente por falta de conhecimento e habilidade da minha parte. 2. parti para um 3 corações gourmet, até para aprender gastando menos. os grãos requerem uma moagem muito diferente da anterior. antes eu estava testando em 1.2.5, este aqui requer um ajuste na casa dos 1.1.3, 1.1.4. e sai aquela extração feinha, mixuruca, digamos assim, nada instagramável. 3. chegou o café que comprei na net cafés: especial caramelo e chocolate. fiz uma extração com o moedor em 1.1.4, 15g de pó, 40ml extraídos em 80s. ajustei o moedor para 1.1.6, 15g, 30ml em 52s. e minha última tentativa foi em 1.2.0, 15g, foram 30ml em 29s. acho que esse aqui é o meu ponto de referência para fazer algum ajuste fino para ver o que me agrada mais o paladar. entao no fim das contas, acho que acusei o puck screen injustamente. rs... o curioso é que estava havendo canalização mesmo com a moagem mais grossa que a "correta". só cheguei perto de acertar uma extração com o 3 corações quando me bateu um desespero por ficar dando voltas e não chegar a lugar nenhum, dei uma de louco e baixei 10 cliques no moedor. mas tudo isso só coma ajuda dos caros amigos @Pedro7 e @Bruno Silvia, que mesmo com a minha falta de experiência, conseguiram me orientar com informações e dicas valiosíssimas. mais uma vez, muito obrigado! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro7 Postado 25 de Fevereiro Denunciar Share Postado 25 de Fevereiro 2 horas atrás, lufeig disse: os grãos requerem uma moagem muito diferente da anterior Sim, aquele mokinha também usei um ajuste fora da média. 2 horas atrás, lufeig disse: 15g, foram 30ml em 29s Eu tendo a preferir algo perto de 1:3 (gosto pessoal). Pode engrossar um pouco e tentar subir um pouco a quantia de café e ver se diminui a cananização.A canalização pode ser de não distribuir bem o café dentro do filtro antes de usar o tamper. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas