Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Eu também fiz a separação do circuito, mas coloquei um dimmer apenas no circuito da resistência. A ventoinha fica sempre na mesma potência.
Coloquei para "controle" de temperatura um termometro analógico mesmo, desses de forno de pizza. Após umas 5 torras peguei o jeito de controlar o dimmer, finalizando a torra média/média-escura (antes do segundo crack) com 8-10 minutos. Tenho utilizado 80g.
 
[mention=12739]gustavofgt[/mention] que esquema legal este que montou, parabéns! Poderia detalhar mais como fez a separação? O circuito da ventoinha fica ligado a uma fonte externa??
Muito legal mesmo, gostaria de saber mais detalhes também se possível. Vou começar a torrar com pipoqueira mas como quero fazer as modificações estou analisando com o melhor modelo de pipoqueira...

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, então, eu entendo muito pouco de elétrica, mas esse modelo de pipoqueira (Pop Time da Britânia) já possui os sistemas de certa forma separados. Ela possui duas resistências, uma menor em que está ligada à ponte retifiradora (motor da ventoinha) e outra maior "por fora", sem ligação com o motor.

O que eu fiz foi basicamente ligar o dimmer nesse circuito da resistência maior, que é a que eu acabo controlando. A resistencia menor continua funcionando, mas ela aquece muito pouco.. não passa muito de 50 graus. Vou ver se mando uma foto de como ficou a ligação.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, então, eu entendo muito pouco de elétrica, mas esse modelo de pipoqueira (Pop Time da Britânia) já possui os sistemas de certa forma separados. Ela possui duas resistências, uma menor em que está ligada à ponte retifiradora (motor da ventoinha) e outra maior "por fora", sem ligação com o motor.
O que eu fiz foi basicamente ligar o dimmer nesse circuito da resistência maior, que é a que eu acabo controlando. A resistencia menor continua funcionando, mas ela aquece muito pouco.. não passa muito de 50 graus. Vou ver se mando uma foto de como ficou a ligação.
Gustavo, se puder mandar uma foto de como ficou a adaptação do termômetro também vai me ajudar bastante :D


Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando aqui colegas!
Atualmente estou usando uma pipoqueira Easy Fit da Philco, para realizar a torra dos cafes que consumo.
Não consegui realizar a separação dos circuitos, falta de técnica e conhecimento com eletronica e solda.
Mantive o uso com um dimmer ligado diretamente no cabo de força, desta forma controla juntamente o aquecimento da resistencia e o ventilador, não é o ideal, mas já melhorou bem em relacao a torra com ela original.
Consigo torrar 70 a 80g por vez, uso um extensor no topo dela, evitando a saída de grãos mais leves após a fase de seca
Inicio com o dimmer em cerca de 75% foi o máximo que consegui reduzir no inicio oara manter o ventilador com força de manter os grãos em movimento.
Após o amarelamento/seca dos graos consigo reduzir um pouco mais para 60 a 70% aí os graos já mais leves, continuam em movimento e consigo dar menos calor.
Consigo levar a torra para 5 a 6 minutos desta forma
Atualmente uso um termopar e um leitor externo oara acompanhar a temperatura e fases.
Seguem fotos:b25616d7bf595b63e367feb335a06539.jpg80899c495ed04772da23d46444aee28b.jpg858c74fc16c1b21255f32a42e2368e39.jpg

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando o tópico após a chegada da pipoqueira modificada feita pelo[mention=12739]gustavofgt[/mention]:
Vamos torrar café! Algumas vezes soluções simples podem nos trazer grande aprendizado e resolver questões. Já torro café na pipoqueira há quase 1 ano, agora com uma pipoqueira com modificações feitas pelo colega[mention=12739]gustavofgt[/mention] e processo intermediado pelo grande @Fogo ruivo . Soluções mais simples, com excelente resultado, e que possibilitam o acesso a mais coffee lovers. Esta pipoqueira foi modificada com a colocação de um dimmer na resistência principal para controlar o calor, e termometro inserido na câmara de torra, originalmente um termometro analógico que substitui pelo termopar K com leitor, pelas respostas mais rápidas. O ventilador não sofre efeito do Dimmer e fica ligado em 100%, ao final desligando o dimmer, o ventilador inicia o processo de resfriamento inicial e depois retiro e termino fora da pipoqueira. Torras de 80 gramas, sem necessidade de agitação adicional, boa homogeneidade, seca, expansão e desenvolvimento.Gratidão!
Seguem fotos, coloquei a caixa como coletor das peliculas, funcionou bem!dd2c7920c10c8cf9fa6dae9556075594.jpg3dec28c58cd87d9a5638425535ebeda1.jpgf398a13bed8ad52c1c6c26a4f599d876.jpgaea6e4fd7fef29cee9a2cdc314fe0152.jpg6361cbc1e27665706b2d1ce3544f10ab.jpg

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk





  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando o tópico após a chegada da pipoqueira modificada feita pelo[mention=12739]gustavofgt[/mention]:
Vamos torrar café! Algumas vezes soluções simples podem nos trazer grande aprendizado e resolver questões. Já torro café na pipoqueira há quase 1 ano, agora com uma pipoqueira com modificações feitas pelo colega[mention=12739]gustavofgt[/mention] e processo intermediado pelo grande @Fogo ruivo . Soluções mais simples, com excelente resultado, e que possibilitam o acesso a mais coffee lovers. Esta pipoqueira foi modificada com a colocação de um dimmer na resistência principal para controlar o calor, e termometro inserido na câmara de torra, originalmente um termometro analógico que substitui pelo termopar K com leitor, pelas respostas mais rápidas. O ventilador não sofre efeito do Dimmer e fica ligado em 100%, ao final desligando o dimmer, o ventilador inicia o processo de resfriamento inicial e depois retiro e termino fora da pipoqueira. Torras de 80 gramas, sem necessidade de agitação adicional, boa homogeneidade, seca, expansão e desenvolvimento.Gratidão!
Seguem fotos, coloquei a caixa como coletor das peliculas, funcionou bem!dd2c7920c10c8cf9fa6dae9556075594.jpg3dec28c58cd87d9a5638425535ebeda1.jpgf398a13bed8ad52c1c6c26a4f599d876.jpgaea6e4fd7fef29cee9a2cdc314fe0152.jpg6361cbc1e27665706b2d1ce3544f10ab.jpg

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk






Ronaldo vc esta utilizandoo mesmo procedimento que detalhou no post acima ou está utilizando outro procedimento com essa pipoqueira Britânia?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @tgterra

Tive que fazer alguns ajustes e novo aprendizado.

É importante entender os efeitos do ventilador ligado em 100% durante toda a torra. De forma geral o calor transferido aos grão vai depender do conjunto - potência da resistência x fluxo de ar/ventilador, o aumento da potência da resistência tem um efeito direto sobre a temperatura dos grãos, enquanto o fluxo de ar têm um efeito inverso na transferência de calor para os grãos, porém aumentando a agitação dos mesmos.

Nesta pipoqueira, a variável fluxo de ar está fixa, portanto temos o controle da potência da resistência pelo dimmer, seria de imaginar começar com uma potência "X" e ir diminuindo ao longo da torra para termos uma "ROR" com elevação menos acentuada ao longo da torra.

Acompanhando a torra com o termopar, percebi porém, outro fato.... a necessidade de aumentar a potência do dimmer após a fase de seca dos grãos para gerar aumento de temperatura adequado para o browning e crack.... a conclusão que cheguei é que apesar da variável "ventilador" estar em teoria fixa, o efeito do fluxo do ar na torra é dinâmico, pois com a seca e os grãos mais leves, aumenta a agitação e em consequência a dissipação de calor, perda para o ambiente, sendo assim necessário este aumento após a fase de seca para manter uma curva adequada de elevação da temperatura, finalizando a torra em cerca de 7 a 8 minutos.

De forma geral começo com potência do dimmer em cerca de 50 a 60%, aumentando para 75 a 80% após fase de seca. Com variações dependendo do grão, densidade, etc....

Espero ter ajudado para ter um ponto de partida!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala [mention=12117]tgterra[/mention]! 
Tive que fazer alguns ajustes e novo aprendizado.
É importante entender os efeitos do ventilador ligado em 100% durante toda a torra. De forma geral o calor transferido aos grão vai depender do conjunto - potência da resistência x fluxo de ar/ventilador, o aumento da potência da resistência tem um efeito direto sobre a temperatura dos grãos, enquanto o fluxo de ar têm um efeito inverso na transferência de calor para os grãos, porém aumentando a agitação dos mesmos.
Nesta pipoqueira, a variável fluxo de ar está fixa, portanto temos o controle da potência da resistência pelo dimmer, seria de imaginar começar com uma potência "X" e ir diminuindo ao longo da torra para termos uma "ROR" com elevação menos acentuada ao longo da torra.
Acompanhando a torra com o termopar, percebi porém, outro fato.... a necessidade de aumentar a potência do dimmer após a fase de seca dos grãos para gerar aumento de temperatura adequado para o browning e crack.... a conclusão que cheguei é que apesar da variável "ventilador" estar em teoria fixa, o efeito do fluxo do ar na torra é dinâmico, pois com a seca e os grãos mais leves, aumenta a agitação e em consequência a dissipação de calor, perda para o ambiente, sendo assim necessário este aumento após a fase de seca para manter uma curva adequada de elevação da temperatura, finalizando a torra em cerca de 7 a 8 minutos.
De forma geral começo com potência do dimmer em cerca de 50 a 60%, aumentando para 75 a 80% após fase de seca. Com variações dependendo do grão, densidade, etc....
Espero ter ajudado para ter um ponto de partida!
Ajudou sim, muito obrigado pelas dicas :D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala [mention=12117]tgterra[/mention]! 
Tive que fazer alguns ajustes e novo aprendizado.
É importante entender os efeitos do ventilador ligado em 100% durante toda a torra. De forma geral o calor transferido aos grão vai depender do conjunto - potência da resistência x fluxo de ar/ventilador, o aumento da potência da resistência tem um efeito direto sobre a temperatura dos grãos, enquanto o fluxo de ar têm um efeito inverso na transferência de calor para os grãos, porém aumentando a agitação dos mesmos.
Nesta pipoqueira, a variável fluxo de ar está fixa, portanto temos o controle da potência da resistência pelo dimmer, seria de imaginar começar com uma potência "X" e ir diminuindo ao longo da torra para termos uma "ROR" com elevação menos acentuada ao longo da torra.
Acompanhando a torra com o termopar, percebi porém, outro fato.... a necessidade de aumentar a potência do dimmer após a fase de seca dos grãos para gerar aumento de temperatura adequado para o browning e crack.... a conclusão que cheguei é que apesar da variável "ventilador" estar em teoria fixa, o efeito do fluxo do ar na torra é dinâmico, pois com a seca e os grãos mais leves, aumenta a agitação e em consequência a dissipação de calor, perda para o ambiente, sendo assim necessário este aumento após a fase de seca para manter uma curva adequada de elevação da temperatura, finalizando a torra em cerca de 7 a 8 minutos.
De forma geral começo com potência do dimmer em cerca de 50 a 60%, aumentando para 75 a 80% após fase de seca. Com variações dependendo do grão, densidade, etc....
Espero ter ajudado para ter um ponto de partida!
É bem por aí mesmo. Faço parte de um grupo de usuários do Fresh Roast no Facebook e praticamente todo mundo lá que posta suas configurações afirma que começa com a ventilação alta e potência baixa, aumentando a potência e baixando a ventilação progressivamente após a fase de secagem.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Substitui o termômetro analógico por um termopar ligado a um MAX6657 + Arduino para fazer o log da temperatura no Artisan default_biggrin.png

OBS: cmo eu tinha um conversor digital de TV aproveitei a caixa para deixar tudo compacto hahac67413294ce493a5f27c15ce05b76684.jpg

ec6caa0c83c9d0061b9f5ee974ab65b1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal D+@tgterra , aqui também liguei o termopar, arduino e conexão com Artisan.
Única diferença é que troquei o conector do termopar K que era de garfo, por um mini K, aí facilita a desconexão após a torra, havia fixado o modulo na pipoqueira antes, mas depois de 3 torras acho que aquecia e começava a dar erro.9cb3aec51f003aeb1b08162649f39f85.jpgb844bc0e4a00269903c5218f551f4ca1.jpg50affdf50a19a9cb1a2d88ec10e5baaf.jpg4f3e4133dd4ca8fc1d63f00d70ebbd1e.jpg1395d81982fc665bfdf4c3e9902978bd.jpg

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...
  • 2 weeks later...

Recentemente comecei a me aventurar na pipoqueira, por enquanto não consegui uma torra que me agradou, a ultima eu consegui um cafe no maximo bebivel, mas ainda assim, ruim. O amargor esta extremamente presente, os graos parecem que estao torrando demais, um gostinho de queimado, mas a cor da torra é uma media/media escura, se deixar menos tempo eu sequer consigo moer com o moedor manual a manivela quase nao gira parecendo que o cafe ta cru ainda (eu nao tive coragem de botar no eletrico pra nao forcar demais o motor). Uma torra media, para media escura esta demorando cerca de 15 min, eu estou achando muito tempo. Lembrando que a pipoqueira esta original. Uma Cadence Pop Mais de 1100w. vou tentar algumas mediçoes de temperatura pra tentar entender a demora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, torrar na pipoqueira sem modificação não presta. No mínimo você tem de adicionar uma fonte de 24v DC para o motor e um dimmer para controlar a temperatura da resistencia. Tem muita informação de como modificar na web. 

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dimmer eu ja tenho, preciso providenciar a fonte pra ventoinha. No meu caso acho que é 18v (foi o que aferi com o multimetro na plaquinha que vai para o motor). Os 24v é para o cooler ficar mais forte do que quando original ou é a tensao de trabalho normal dele mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Na minha a tensão original do motor é 24volts DC. Mas isso pode mudar de um modelo pra outro. 

Meu primeiro setup foi assim, pus a fonte para o motor e o dimmer na resistência. Espetei um termômetro digital de cozinha e marquei no dimmer as posições correspondentes a 150, 200, 220 graus . Fiz então uma curva de ir ajustando no dimmer 4min a 150, mais 2min a 200 e final mais 1,5 a 220. Depois resfriar o mais rápido possível. Um total de 7min 30segundos de torra. Fica mais ou menos. 

Hoje eu retirei o dimmer, no lugar um SSR de 40 amp Fotek, um termopar K e um controlador de rampa e patamar Coel KM 5. 

Você programa a curva no controlador e fica tudo automatizado. Você tem sempre o mesmo resultado.

Bons Cafés! 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pedro Freire disse:

Olá,

Na minha a tensão original do motor é 24volts DC. Mas isso pode mudar de um modelo pra outro. 

Meu primeiro setup foi assim, pus a fonte para o motor e o dimmer na resistência. Espetei um termômetro digital de cozinha e marquei no dimmer as posições correspondentes a 150, 200, 220 graus . Fiz então uma curva de ir ajustando no dimmer 4min a 150, mais 2min a 200 e final mais 1,5 a 220. Depois resfriar o mais rápido possível. Um total de 7min 30segundos de torra. Fica mais ou menos. 

Atualmente eu retirei o dimmer, no lugar um SSR de 40 amp Fotek, um termopar K e um controlador de rampa e patamar Coel KM 5. 

Você programa a curva no controlador e fica tudo automatizado. Você tem sempre o mesmo resultado.

Bons Cafés! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já é um norte! Vou tentar essas modificações. Ja encomendei a fonte, assim que chegar faço os testes e posto aqui os resultados. Quanto ao controlador com rampas e patamares, eles costumam ser um pouco caros rsrs, mas é uma boa opção também conseguir automatizar todo o processo. Quem sabe mais pra frente depois de algumas torras bem sucedidas controladas manualmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após testes com um termômetro na pipoqueira original, constatei que as torras ficaram péssimas e demoraram uma vida porque o termostato original limita muito a temperatura. Ele desarma em 200 graus, e arma novamente em +/-170, gerando uma variação de temperatura entre 158 e 205 graus o tempo inteiro. Constatado isso, fica mais do que provado que pra ter alguma torra decente, tem que fazer as modificações na pipoqueira. Assim que a fonte da ventoinha chegar posto aqui os resultados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim minha fonte chegou e eu criei coragem pra modificar minha pipoqueira. Segue vídeo com uma ideia para ajudar a galera que queira fazer essa modificação futuramente. Lembrando que no vídeo a resistência não esta ligada, ela agora liga independente da ventoinha. Observações importantes: A fonte é uma universal para notebook ajustável de 12v a 24v com 5a de corrente máxima, deu conta tranquilo do ventilador. Comprei um dimmer com capacidade declarada para 2000W, mas não aguentou muito tempo (exatos 2 min) e o potenciômetro foi pro saco não sei se foi apenas uma peça defeituosa ou se realmente o dimmer abriu o bico, também não sei se chegou a danificar outros componentes da placa, mas de qualquer forma devo providenciar um de 3000w apesar da pipoqueira declarar apenas 1200w contando com o ventilador. Para resfriar o dimmer eu usei o próprio ar que a pipoqueira puxa frio de baixo, deixando ele no caminho, nos 2 min ligados eu não notei aquecimento no dissipador do dimmer, por isso reforço que pode ter sido só um potenciômetro defeituoso mesmo, vou comprar um novo amanha e faço novos testes. No vídeo eu falo varias vezes potenciômetro, (estava com o bendito na cabeça kkkk) mas leia-se dimmer nas vezes que falei. 

Algumas fotos da aparencia da pipoqueira apos os mods

 

WhatsApp Image 2022-02-01 at 01.59.47 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-02-01 at 01.59.47.jpeg

WhatsApp Image 2022-02-01 at 01.59.46.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Bem, após poucos testes, consegui queimar a resistência da minha pipoqueira. A principio achei que era o problema do dimmer insuficiente, comprei um novo de 3500w, quando chegou, para minha surpresa não funcionou. Desmontei tudo e conferi a resistência, e estava lá o estrago feito. O que achei bem estranho visto que não deixei ela ligada mais de 5 min em potencia máxima (os demais testes fiz com potencia reduzida, justamente para testar o dimmer), assim como a ventoinha também estava no máximo, consegui temperaturas de no máximo 220 graus enquanto ela estava funcionando (acho que subia ate mais se não queimasse). O ventilador sempre era ligado antes da resistência justamente para não queima-la, mas não adiantou, e outra o fusível térmico que tem nela esta intacto, acredito que minha resistência já estava no fim de vida mesmo. A questão é: consigo comprar uma outra resistência? ou minha pipoqueira virou sucata? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Bom dia. Pessoal, cansei de tomar café ruim e resolvi comprar o grão de Paraguaçu sul de minas. Torrei na pipoqueira a olho e nariz mesmo e moí naquelas antigas de mão Bottini, ficou ótimo, pra mim. Indiquem lojas que vendam café cru pela internet por favor, não encontrei nada. Att, Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Antônio!

Eu compro da Roast, do Luís Paulo aqui do fórum: https://roastcafes.com/academy/. Só que no momento está em falta, acho que por causa da nova safra. Eles são muito bons, pode comprar sem medo.

Outra opção é a Unique: https://uniquecafes.com.br/categoria-produto/cafe-verde-cru/. Como é a minha primeira compra com eles e ainda não chegou, não posso dizer se é bom...

Espero ter ajudado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Fala pessoal. 

 

Estou querendo uma dor de cabeça, então vou iniciar a customização de uma pipoqueira. Gostaria de saber qual é o modelo ideal? Britânia, mondial, cadence e etc? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 03/02/2021 at 14:54, gustavofgt disse:

Opa, então, eu entendo muito pouco de elétrica, mas esse modelo de pipoqueira (Pop Time da Britânia) já possui os sistemas de certa forma separados. Ela possui duas resistências, uma menor em que está ligada à ponte retifiradora (motor da ventoinha) e outra maior "por fora", sem ligação com o motor.

O que eu fiz foi basicamente ligar o dimmer nesse circuito da resistência maior, que é a que eu acabo controlando. A resistencia menor continua funcionando, mas ela aquece muito pouco.. não passa muito de 50 graus. Vou ver se mando uma foto de como ficou a ligação.

Esse é o circuito que levantei da pipoqueira Britânia Pop Time. A minha não atingia a temperatura. Eu jumpeei o termostato, que estava abrindo em temperatura muito baixa, e resolveu. Agora é ver se a resistência vai durar :-)

Pipoqueira Britânia Poptime.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...