Ir para conteúdo

Quero começar no café

mrcmacedo

Postagens recomendadas

Bom dia,  espero que esteja tudo bem com vocês! 

Bom, quero começar no mundo dos cafés,  fiquei encantado com vídeos que vi no YouTube, sempre gostei do meu cafezinho de manhã e a tarde, porem consumo o canephora o (commodities). 

Me chamou atenção o coado v60 e cafés expressos, porém não tenho orçamento para uma Gaggia up ou uma apex V2. 

Minha ideia era começar com uma philco 15 bar ou uma oster compacta, um moedor starseeker e55pro, porem meu receio da oster compacta e ela ja determinar a quantidade (ml) do cafe e nao me da uma certa liberdade nas receitas, a philco ela ja peca um pouco na esterica .

Também tenho duvida na questão dos coados em relação a um moedor custo benefício, ja que o starseeker não deixa um sensorial legal no coado.

Pensei ate em comprar a oster maxima visto que temos um buraco entre máquinas como as citadas e uma gaggia, digo nao existe uma maquina que vale a pena investir na faixa dos 3500 que seja relevante. Preciso de ajuda e orientação.  A todos, um otimo dia!

Ps: ja comprei um curso de Batista online só pra ter uma noção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acho que você ta um pouco apegado a informações que vê dos vídeos de pessoas que já estão no café. Como você disse, hoje você consome um café de baixa qualidade e como todo hobby, pode ser muito caro, então, eu te indicaria a começar com o café, primeiro começa a consumir um café melhor, pode ser já moído, ou compra um moedor mais em conta como um timemore, um método como melitta ou v60 pra começar e a partir daí, vai experimentando, treinando seu paladar.
Não adianta você comprar um Zp6 por causa do sensorial enquanto seu paladar não está treinado, você só vai gastar e se perguntar porque não ta sentindo aquela nota X que ta no pacote.

Mais importante:
Café
Moedor
Balança

Ai já começa muito bem, vai estudando, experimentando e aos poucos vai pegando equipamentos diferentes, não se afoba a ter vários métodos, todo mundo faz isso e depois que entende percebe que não precisava tanto, eu mesmo tenho vários e uso 3.
Não sai indo direto pro espresso, é caro, é complexo, é uma bebida difícil, a chance de frustração e arrependimento é grande, então vai com calma, começa com o básico, estuda muito, é o mais importante, com estudo e um bom café você tira um bom café não importa o equipamento, e enquanto ta estudando, começando, vai numa cafeteria, conversa, pergunta dos grãos que eles tem, experimenta um espresso e assim vai indo, é muito melhor você ir com calma, tanto pra frustração quanto pro bolso

• Curtir 5
  • Agradeço 2
Link para o comentário

Cara, em 2020 eu iniciei no mundo dos cafés e o MAIOR ERRO que cometi foi querer começar por espresso. O café espresso é MUITO fácil de você errar, tem muitas variáveis ao mesmo tempo, além de ser o método mais difícil de se aprender. As dicas que posso dar são as seguintes:

1- Não comece querendo aprender muitos métodos, compre um v60, veja como é, aprenda sobre ele, moagens, etc, depois vá para uma prensa francesa, só aí você já tem 2 métodos diferentes, um coado e um infusão, não pense em espresso agora. 

2- Compre o seguinte kit:

Moedor iCoffee m3

V60

Balança precisa com timer. 

Chaleira bico de ganso com termômetro (você encontra pro 120 reais em alguns lugares)

3- Vá até as cafeterias da sua cidade, experimente os cafés delas, pergunte sobre a moagem usada, se é media-fina ou média-grossa, etc e comece por cafés simples, com notas doces, chocolate, etc e anote as suas receitas.

4- SE ALIMENTE MELHOR!!! Você não vai conseguir sentir as notas que estão no café se você não provar as comidas que estão na notas, não adianta comprar um café com nota de damasco e nunca ter provado um damasco na vida, entende?

5- Não queira ficar fazendo upgrades, antes pense se faça sentido pra você agora, se você tem conhecimento suficiente pra aproveitar o upgrade que você quer fazer, como comprar um moedor de 1500 reais se você não tem porque usá-lo agora. 

6- Divirta-se é um hobby, não é pra ser cansativo ou te deixar frustrado ou estressado.

• Agradeço 1
Link para o comentário

Eu acho todas as opiniões anteriores muito sensatas, mas eu comecei pelo espresso porque era simplesmente a minha maior paixão, de longe. Hoje até aprendi a curtir mais V60, mas espresso continua sendo minha bebida favorita. 

Se você curte tanto espresso, realmente será mais difícil e caro, mas se não começar não aprende nunca. Então, se for esse o caso, comece simples para aprender a trabalhar aa variáveis e como elas afetam a xícara: fluxo, pressão, temperatura, moagem, proporção etc.

A Philco te dá mais possibilidades de crescer, se for capaz de modificar. As máquinas com termobloco dificultam o gerenciamento de temperatura, mas dá para começar com elas, usando na faixa que foram projetadas para uso de forma a não subaquecer ou superaquecer a água. 

Com a Oster compacta não tenho experiência, mas estou testando uma Hibrew H10B e posso dizer que sabendo ajustar, consegue fazer um bom café, melhor que o da maioria das cafeterias incluindo algumas de café especial pois vai ajustar para o seu paladar.

Um moedor custo benefício que me surpreendeu recentemente é o T38 Plus e me parece se encaixar nesse seu início com boa versatilidade entre métodos:

E caso queira esperar um pouco, em breve começarei a filmar as minhas experiências com a Hibrew H10B. Enquanto isso, pode começar com V60 que é bem mais barata que espresso, ou só compra um moedor e café melhor pra testar num Melitta mesmo.

Um bom custo benefício pra iniciar são os cafés Gourmet do Torra Fresca. Ele vende apenas por WhatsApp: 11-95550-6302.

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário