Ir para conteúdo

Porta filtro e filtro com Manômetros Medidor de Pressão

Bruno Silvia

Postagens recomendadas

Fala, galera!

Só compartilhando meu PF e Filtro com manômetros. "Gambiarra" com ótima efetividade para manutenção ou mod de pressão. E com excelente custo benefício.

O mais legal é o com manômetro no basket, pois pra minha Gaggia, eu teria que comprar um PF novo ou remover a saída dupla (quase impossível). Mas agora, dá pra usar com naked em qualquer máquina. E a pressão foi exatamente a mesma do PF da Silvia com os canos de latão.

Só a ressalva de que medindo com água, o manômetro vai apontar de 0.5 a 1 bar de pressão a mais do real. Então quem for usar pra setar em 9 bar, é aconselhável que no manômetro esteja entre 9.5 e 10 bars.

1000113114.jpg

1000113116.jpg

1000113127.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Bruno Silvia disse:

Fala, galera!

Só compartilhando meu PF e Filtro com manômetros. "Gambiarra" com ótima efetividade para manutenção ou mod de pressão. E com excelente custo benefício.

O mais legal é o com manômetro no basket, pois pra minha Gaggia, eu teria que comprar um PF novo ou remover a saída dupla (quase impossível). Mas agora, dá pra usar com naked em qualquer máquina. E pressão foi exatamente a mesma do PF da Silvia com os canos de latão.

Só a ressalva de que medindo com água, o manômetro vai apontar de 0.5 a 1 bar de pressão a mais do real. Então quem for usar pra setar em 9 bar, é aconselhável que no manômetro esteja entre 9.5 e 10 bars.

1000113114.jpg

1000113116.jpg

1000113127.jpg

Excelente! Publica a lista de peças e o passo a passo pra galera replicar.

Eu comprei umas peças recentemente pra fazer um "Scace" mas só depois que chegarem as peças conseguirei ver se vai dar certo.

• Curtir 1
Link para o comentário

Fala, Regis. Tranquilo?

Scace é top demais! Quando fizer, envia pra gente ver :)

Sobre os materiais que eu utilizei:

1. Manômetro no porta-filtro

• Manômetro com rosca 1/8 BSP.

• Conexão com entrada fêmea 3/8 BSP (que será rosqueada na saída dos porta-filtros da Silvia, Gaggia e diversos outros modelos) e a outra saída fêmea de 1/8 BSP.

• Um joelho com entrada macho 1/8 BSP e saída fêmea 1/8 BSP para a instalação do manômetro.

• Também é possível comprar uma conexão 3/8 BSP para rosquear diretamente no porta-filtro e acoplar um manômetro vertical (com rosca 1/8 ou 1/4 BSP). Só não utilizei essa solução porque, na época, não encontrei nenhum manômetro compacto. Apenas modelos de 63 mm de diâmetro.

Observação 1

É importante ressaltar que conexões e adaptadores com rosca 1/4 BSP costumam ser mais fáceis de encontrar. Nesse caso, basta adquirir também um manômetro com rosca 1/4 BSP.

Porém, jamais misture roscas BSP e NPT. Compre todos os componentes no mesmo padrão. Embora sejam visualmente parecidas, roscas BSP e NPT possuem geometrias diferentes e não garantem vedação adequada sob pressão quando combinadas.

Observação 2

Para a montagem, é imprescindível aplicar de 5 a 6 voltas de fita veda-rosca e apertar bem todas as conexões. Caso contrário, ocorrerão vazamentos de água durante o teste.

Observação 3

Nunca compre manômetros com escala inferior a 14 ou 15 bar.

Embora o objetivo seja ajustar ou reduzir a pressão da máquina, caso ela ainda esteja operando próximo dos 15 bar e seja utilizado um manômetro de 10 bar, por exemplo, o instrumento poderá ser danificado.

No AliExpress existem diversas opções com escalas de 15, 16, 20 e 25 bar.

No manômetro utilizado na Silvia, optei pelo modelo com saída horizontal. Já no instalado no basket, utilizei um modelo com saída vertical. Para um uso tão esporádico, a precisão prática entre ambos é a mesma.

2. Manômetro no basket

• Manômetro com rosca vertical 1/8 BSP. Neste caso, prefiro 1/8 BSP em vez de 1/4 BSP por ser menor e permitir uma fixação mais elegante no basket.

• Duas porcas/arruelas sextavadas com rosca 1/8 BSP.

• Dois anéis (O-rings) de silicone para vedação da água. No entanto, acredito que arruelas emborrachadas, como as utilizadas em torneiras, possam proporcionar uma vedação ainda melhor.

• O trabalho aqui é um pouco maior, pois será necessário furar o centro do basket. E como o material é aço inox, o processo exige certa paciência e pode até consumir algumas brocas rs.

• É importante que o diâmetro do furo seja o mais próximo possível do diâmetro da rosca do manômetro, evitando folgas excessivas que facilitem vazamentos.

• Após furar o basket, coloque uma porca no manômetro, seguida de um O-ring, e insira o conjunto pelo furo. Do outro lado, instale o segundo O-ring e a outra porca, apertando bem para garantir a vedação.

• Em seguida, instale o basket no porta-filtro naked e realize o teste. Normalmente, entre 2 e 3 segundos já são suficientes para a máquina atingir a pressão máxima de extração.

• Curtir 1
Link para o comentário

Eu também me aventurei montando o meu manômetro no porta filtro naked.

A princípio pensei em utilizar o filtro cego, mas preferi usar o filtro pressurizado que veio junto com a Gaggia Classic.

Para a montagem utilizei os seguintes itens: 

Filtro pressurizado

Conexao Luva Femea / Emenda 1/4 Npt Latao - https://www.mercadolivre.com.br/conexao-luva-femea--emenda-14-npt-latao/up/MLBU1988401406?pdp_filters=item_id:MLB4413659698

Conexao Cotovelo Curto Macho X Femea 1/4 Npt Latao - https://www.mercadolivre.com.br/conexao-cotovelo-curto-macho-x-femea-14-npt-latao/up/MLBU1966076909?pdp_filters=item_id:MLB2669620160 (comprei mas resolvi não usar)

Niple Reto Com Porca E Anilha Para Tubo 1/4 - Rosca Npt 1/4 - https://www.mercadolivre.com.br/niple-reto-com-porca-e-anilha-para-tubo-14--rosca-npt-14/up/MLBU1457130144?pdp_filters=item_id:MLB3696766989

Manômetro De Pressão P/ Pulverizador Até 200psi / 14bar - https://www.mercadolivre.com.br/manmetro-de-presso-p-pulverizador-ate-200psi-14bar/p/MLB2068324530?pdp_filters=item_id:MLB4253683239

WhatsApp Image 2026-06-08 at 12.15.45 (1).jpeg

WhatsApp Image 2026-06-08 at 12.15.45.jpeg

WhatsApp Image 2026-06-08 at 12.15.46 (1).jpeg

WhatsApp Image 2026-06-08 at 12.15.46 (2).jpeg

WhatsApp Image 2026-06-08 at 12.15.46 (3).jpeg

WhatsApp Image 2026-06-08 at 12.15.46 (4).jpeg

WhatsApp Image 2026-06-08 at 12.15.46 (5).jpeg

WhatsApp Image 2026-06-08 at 12.15.47.jpeg

• Curtir 1
Link para o comentário

Para vedar, utilizei arruela de nylon, pois todas as outras que tentei usar (alumínio, o-ring de borracha ou arruela de latão) tiveram vazamentos.

Resolvi não usar o cotovelo, pois achei que poderia atrapalhar na medição.

Segue o vídeo mostrando como ficou o teste, lembrando que estou usando a mola de 6,5 bar.

• Curtir 1
Link para o comentário

3 horas atrás, Bruno Silvia disse:

Scace é top demais! Quando fizer, envia pra gente ver :)

Opa, com certeza. Se der certo, eu compartilho.

O tópico aqui ficou top demais. Muita gente vai montar seus manometros de grupo agora.

O meu é direto no portafiltro mas nem todo mundo tem esses modelos de rosca. Com os modelos no basket, dá pra montar nas máquinas 51 mm.

O meu scace vai na mesma linha. Quero montar em um filtro pra poder instalar em modelos diferentes de 51mm que tem dd 2 e 3 orelhas, e vou tentar colocar nas portáteis para medições mais precisas. 

• Curtir 1
Link para o comentário