Ir para conteúdo

Que conjunto trazer da Europa?


Vinicius-RS

Postagens recomendadas

Roda , Roda . Roda e acaba sempre no Vario , eu acho que se a vida esta dando a chance de vc comprar o Vario por uma fração do preço no Brasil , desperdiçar essa chance é brincadeira .

Todos esses moedores manuais que vc citou podem ser comprados no Brasil , não são muito caros , o mais caro é o Lido que se vc importar por um Skybox da vida , em 10 dias esta na sua casa por mil e poucos reais , já o Vario não tem jeito é caro e é caro porque é excelente .

Como vc tem um Hario , a melhor pessoa para dar uma opinião é o Miyamoto , que tinha um Hario e recentemente adquiriu um moedor bom.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal continuando minha compra do filtro IMS na Café-Kultur , que foi feita no dia 12/02 , hoje esta fazendo 8 dias , no site ele diz que despacha em 1 semana , portanto , mandei um email agora perguntando a quantas anda meu pedido , ele respondeu em 14 minutos (pelo menos mostrou interesse ) a resposta foi essa :

 

Dear Carlos Eduardo 
 
thanks a lot for your order, as I am little ill at the moment things a slow. I guess I can ship mid of next week.
thanks for being patient for some days. the delivery time will be approx 7-10 days via dhl/ registered letter. 
 
if there are any questions please let mr know. we are not very famous in South America so far. 
 
kind regards
Jens Rufenach 
 
Ou seja , pode colocar de 15 a 18 dias entre o pedido e a previsão de saida da Alemanha , pessoalmente acho que ele não tem o filtro e encomendou no momento da minha compra , um micro comerciante como ele não faz estoque .
 
Abs
C. Eduardo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Continuando a importação do filtro IMS do site cafe-kultur.de , eu comprei o filtro dia 12/02 , ele despachou pela DHL no dia 28/02 , levou 16 dias para despachar.

Ontem recebi o numero de rastreio do Deustche Post , o filtro saiu de Frankfurt dia 03/03 , passando o numero no site do Deustche Post recebo a seguinte mensagem :

 

"The item was handed over to the International Logistics Center Frankfurt on Mar 3, 2014 to be forwarded to Brazil. Unfortunately the country of destination Brazil offers tracking and tracing up to the recipient not yet."

 

E agora quando ela chegar no Brasil , tudo pode acontecer , inclusive meu filtro IMS fazer companhia ao filtro VST do Cal   :(  :P 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei mais se vou pegar o filtro strada.

entrei em crise existencial com o café, rsrs.

comprei os dois moedores, o vario e o encore (sim, enlouqueci numa promoção), na ideia de testar se o encore é suficiente pra mim e vender o vario depois, ou o contrário. tenho um amigo que muito provavelmente compra de mim depois.

mas... na prática, talvez daqui a pouco eu vá admitir que sou um dos 99% de brasileiros que gosta do café "mais fraco". aquela empolgação toda com os primeiros espressos que fiz já passou e tenho feito só americanos.

mas talvez seja simplesmente porque não tive acesso a bons cafés aqui.

por exemplo: eu nunca cheguei a um espresso que me desse o "doce", "caramelo". (talvez fale bobagens aqui porque não sei nada sobre degustação e tal, só sei o que sinto ao beber).

os cafés que fiz me davam a acidez (que eu adorava no começo), depois eu tinha impressão de algo como avelã ou essas coisas boas e depois o amargo. talvez o caramelo estivesse no meio das coisas lá no meio, rsrs.

enfim... eu literalmente enjoei daquele sabor intenso demais dos espressos e comecei a completar com água. e colocar açúcar.  :ph34r:

aí eu gosto.

mas... justifica ter um Vario pra tomar americano?

uma coisa que quero tentar e ainda não tentei é fazer espressos com a tal razão de proporção menor, extração mais rápida para mais volume. mas ainda não fiz.

o resultado é que nem abri a caixa do Vario, na ideia de vender mais fácil depois, sendo novo. tenho usado só o encore, e gosto dele.

enfim... no brasil, com acesso a cafés melhores (aqui acho que os manuéis da loja onde compro mentem quando dizem que o café é novo) vou ter certeza de que caminho a seguir, e que moedor eu fico.

por enquanto, tenho bebido menos e escrito mais minha tese mesmo.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também gosto de café mais fraco, embora adore um espresso bem encorpado quando desacompanhado de comida. Adoço meu café, a despeito de, na primeira experimentação dele, sempre o tome sem açúcar. Embora minha experiência não seja muito grande, afinal, tem poucos anos que entrei de cabeça nesse negócio de café, uma coisa posso atestar. O moedor faz toda a diferença em qualquer tipo de extração (coado, french press, aeropress, turco, espresso etc). A similaridade entre os grãos moídos assegura que os sabores varietais (quando ainda estão lá) apareçam melhor e culminam em uma xícara mais equilibrada (se tiver muitos fines - resultado de um moedor pior -, vai amargar).

Se gosta de café menos forte, parta para outros métodos de extração. Começaria com a french press, que é bem barata. O Vario vai fazer toda a diferença em alguns métodos e o encore também poderá brilhar em outros.

Deixe o espresso para momentos em que você deseje tomá-lo.

A maioria das pessoas pensa que café é só o espresso. É um ledo engano que, com a experiência e o tempo, vai sendo superado.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, Guilherme, grato.

Acho que tens toda razão, um moedor bom vai fazer diferença em todos métodos.

Já usei a prensa francesa, já usei moka (mas antes de ter moedor, com café comprado moído). O que gostei de verdade foi a Aeropress. Mas mesmo assim, ainda prefiro fazer um espresso e completar com água, do que fazer um café "maior e mais fraco" na Aeropress.

E, de qualquer jeito, o moedor vai me ajudar se for bom.

Eu só não sei ainda se fico com o Encore ou o Vario. 

Mas me ajudou a esclarecer as ideias. Café não é só espresso e não é só no espresso que o moedor faz diferença.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius , se eu estivesse usando moedor manual eu também estaria em crise existencial kkkkkkk, caramba , usando o hario tendo em casa um encore e um vario ! Isso é que é estoicismo.

O encore é um moedor muito bom , vai atender a todas as suas necessidades , mas , se vc experimentar o vario , ferrou , vc nunca mais vai querer saber de outro moedor , com o vario vc abaixa a alavanca macro para 10 e ele moi um café perfeito para French , sobe ela para 5 e ele moi para coados , sobe para 1/2 e ele arrasa no espresso.

Escolhe um moedor , começa a usar e seja feliz , esse negócio de moer café na mão era coisa que os torturadores da inquisição portuguesa infligiam aos condenados antes de torrar eles na estaca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizei o Encore durante dez dias, achei muito pratico, ergonômico, fácil de usar e a moenda e bem consistente.

Como utilizei uma FP, (normalmente uso espresso, coado e AP) bem como grãos que não conhecia (porém bem recomendados) achei que o Lido extrai mais nuanças de sabor.

E só uma impressão desde que não testei lado a lado, e ainda, o Encore era novo não estava amaciado ainda, além de todas as variáveis (grão, água, método de extração) serem diferentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo, eu estou usando o Encore, deixei de lado o Hario. Só o Vario que não abri.

A crise que eu dizia é por achar que espresso talvez não seja meu caminho... talvez, ainda vou testar muito (ou muitas?) mais vezes.

Mas hei de descobrir!

E não exorcize tanto assim os moedores manuais... Há quem adore eles aqui no Fórum.......

Eu mesmo gosto.  :)

Grande abraço.

Queria mesmo que recebesse o filtro pra ter ideia se vale a pena. Tomara que o teu fiscal seja camarada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, Bruno, tive uns instantes de felicidade pela tua dica, já estava comprando um Red Brick por 7,50 pounds, mas no final o transporte saía por módicos 25 pounds. No way. Mas valeu a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, moedores diferentes extraem sabores diferentes dos grãos.

Quando chegou o nemox eu usava o hario column e senti diferença.

Confesso que gosto mais de expresso.

Só às vezes dou uma variada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius , o filtro tinha saído de Frankfurt dia 3/3 e foi rastreado no Brasil no dia 06/03 , já esta no Brasil faz uma semana , quando eu vou receber ? Quem sabe , alguns dias ? Meses ou talvez nunca , quando envolve o governo eu sempre espero o pior , a acaba vindo pior do que eu espero.

Quanto ao fato de vc estar preferindo americanos , essa é uma solução que as cafeterias que não tem a possibilidade de ficar variando a granulometria nos moedores faz , mas , vc possui excelentes moedores , portanto , use a flexibilidade que um moedor (elétrico kkkkkk ) e sua cafeteira possui , faça Lungos , ao invés de extrair um duplo de 60ml de espresso em 25/30 seg , comece a engrossar de forma a extrair 80 ml no mesmo tempo , se continuar forte , vá engrossando o pó até extrair 100ml no mesmo tempo , se 100 ml for muito café faça a mesma coisa a partir de um single vai dar um lungo de uns 60ml.

Quanto a preferir acucar no café , eu também prefiro , experimente um espresso cubano é saboroso.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1556-espresso-cubano-alguem-ja-preparou/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ue... Mas a razão das duas xícaras são diferentes. Nada mais justo que as intensidades sejam diferentes.

 

Razões diferentes requerem ajustes diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, essa discussão pode continuar no tópico adequado. Não lembro qual é. Se encontrarem, avisem, que destaco tudo pra lá.

 

Discussão sobre tempo de extração movida para:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1609-tempo-de-extracao/

Editado por Rodrigoks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, Bruno, tive uns instantes de felicidade pela tua dica, já estava comprando um Red Brick por 7,50 pounds, mas no final o transporte saía por módicos 25 pounds. No way. Mas valeu a dica.

 

Será mesmo, Vinícius? Pro Brasil custa 4,52 libras e pra Portugal 25? Não faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer um cafezinho também?  :lol:

 

Não devia explicar, mas vou.

 

Se os colegas colaborarem ajudando a manter a organização do CdC, as coisas ficam melhores pra todos. A atuação dos moderadores é insuficiente. Nesse caso específico, fizesse eu a sugerida criação do tópico ou qualquer outro membro, não faria diferença, afinal estou online e o efeito seria o mesmo, já que no final das contas seria eu a fazer a transferência dos posts.

 

Porém, se acontecer em outro horário, quando eu tiver a oportunidade de acessar novamente já posso vislumbrar uns 20 posts fora de lugar, dado que já sei que o assunto é polêmico. Assim, prefiro adotar uma postura que estimule uma espécie de colaboração ativa dos usuários no sentido de manter a organização do fórum.

 

Sim, sei que é uma utopia, mas eu sou muito teimoso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contanto que vc não pare a extração nos 25 segundos e sim quando estiver gostoso, quero sim! ;)

 

Entendo que é complicado, acontece quando alguém pergunta algo OT e aí degringola. O outro usuario teria que falar "espere vamos discutir em outro tópico que acabei de criar para isso". Mas não dá para prever, e se a discussão morrer em 1 ou 2 msgs? A criação do tópico seria exagerada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, leia com mais atenção para entender.

 

Rodrigo, não sei se tem. Seria algo como "Quando parar a extração"

Ou preciso ler com mais atenção ou então está mal explicado... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...