Ir para conteúdo

Sem assunto!


Miyamoto

Postagens recomendadas

Eu tenho laços germânicos fortes por parte de mãe, logo desde muito cedo era normal o consumo de defumados em geral. Eu gosto bastante. O fato é que a maioria dos defumados de supermercado são vulgares e ruins, mas uma defumação bem feita, nos alimentos corretos, empresta um sabor delicioso (para mim). Algumas carnes, como peixes gordurosos e porco aceitam muito bem a defumação. Embutidos em geral. Alguns queijos. Bebidas. E até doces. Outro dia comi uma sobremesa que levava mel defumado e era muito boa. Obviamente que era uma defumação muito leve, que combinava com o todo. 

 

E dá pra defumar sal também. Gosto muito de sal defumado. E variando as madeiras, varia-se o sabor da defumação.

 

Fora pães, claro. Por que os pães corretos ficam bons no forno à lenha? Pela característica de circulação de calor, claro, mas também pelo leve defumado que fica na crosta.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante esse mini-defumador, é bem prático, tem que ler uns reviews pra saber se impregna bem o gosto mesmo, pois o processo de defumação é lento e esse aí é bem rápido, será que dá pra fazer uns bacons em casa? hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, você sabe que existe "fumaça líquida" e "fumaça em pó" pra vender né?

 

Andei procurando pra comprar esses dias, pra fazer linguiça defumada e bacon caseiros. A líquida nãop consegui achar aqui em Campinas, mas achei em pó numa loja que vende equipamentos e suprimentos pra padarias, açougues, restaurantes etc. Comprei um saco (acho que é de 500g, era o mínimo que dava pra comprar) da marca Ibrac que vai durar pra vinda inteira porque usa-se muito pouco, é bem concentrado.

 

Dê uma procurada aí que deve achar. Se não encontrar e quiser experimentar, me avisa que colocou um pouco num saquinho e te mando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse defumador parece ser uma alternativa interessante para mim, pois moro em apartamento e não posso fazer churrasco aqui. A não ser alugando a churrasqueira do condomínio. Mas o aparelho não precisava custar 110 dólares, sendo que essas heat guns custam em torno de 30 dólares. Fiquei com vontade mesmo é de comprar um kit de lascas de madeiras e presentear meu pai. Ele cozinha pra caramba, e faz uma costelinha de porco bem melhor que do Outback. Inclusive, faz o molho barbecue. Já tentou comprar fumaça líquida, em pó, mas não dá muito certo. Traz muito amargor para o molho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela lembrança do dia dos pais. Meu segundo. Infelizmente meu filho ainda não dá presente... Por outro lado, como o dinheiro iria sair do meu bolso, talvez não seja ruim a coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em comida. .. outro dia estávamos falando de tiramisu. .. Sérgio tinha uma receita boa não tinha? Compartilha? =)

Outra dúvida, alguém já tentou fazer o mascarpone em casa com creme de leite e ácido cítrico? Será que fica razoável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazendo o mascarpone, Sérgio?

 

A receita que o Sérgio postou é muito boa. Gosto das receitas italianas porque em geral são descomplicadas e com poucos ingredientes. Obviamente que isso significa que o calcanhar de aquiles do Tiramisu é o mascarpone. Por enquanto, já usei duas vezes o da La Carte D'or. Este é apenas ok, acredito que deva haver melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Rodrigo, mais ou menos como a Márcia comentou.

 

Só que fazer só com creme de leite o mascarpone fica com % gordura alto. Na próxima vez vou tentar corrigir usando também leite antes de dessorar. Isso talvez o deixe mais firme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho sido mais leitora que falante. Me acusaram de ser impaciente e quem me conhece sabe que não sou e sempre ajudo quando posso (ou sei). Mesmo assim, fui obrigada a ler que não tenho paciência. Então me calei. Se ajudando sou impaciente, então deixo para os pacientes do Clube ajudarem então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... Fora pães, claro. Por que os pães corretos ficam bons no forno à lenha? Pela característica de circulação de calor, claro, mas também pelo leve defumado que fica na crosta.

Rô, eu tinha lido os demais posts, o seu passou batido e só vi agora.

 

Sua colocação faz muito sentido. Estou lendo o livro Cozinhar, lançado por aqui estes dias.

 

O autor, um jornalista americano, comenta que cada vez mais assistimos programas de culinária, montamos cozinhas lindas, mas cozinhamos cada vez menos. Consumo cada vez maior de alimentos industrializados, com muito sódio, conservantes etc. A explosão de obesidade, diabetes e outras doenças tem sido enorme.

 

Ele compara cozinhar aos 4 elementos, sendo a primeira parte a cozinhar com fogo (e as teorias de que a evolução humana aconteceu com este tipo de culinária). Para isto ele mostra como os mestres churrasqueiros americanos cozinham a carne com a lenha e como a própria defumação do processo empresta outro sabor à carne.

 

Estou agora na parte dois, da água, que é o cozinhar com líquidos.

 

A parte 3 será o ar (e a fermentação, com o pão de levain - eba!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legais os copos. Eu só tenho dois da Duvel, e quatro desses estilo pint reto (o seu de stout tem uma cinturinha que os meus não têm).

Vou ver se o Iker concorda em me dar umas cervejas pra por nos copos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho gostado muito das IPAs. Uma microcervejaria daqui faz umas muito boas. Recentemente experimentei a Green Cow, muito boa. Toneladas de lúpulo:

 

Seasons-Green-Cow-Ipa.jpg

 

Quero ver se encontro a Holy Cow, que é uma versão anabolizada da Green Cow:

 

cerveja+colaborativa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...