Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Medi agora a pouco com um termômetro, depois que o conjunto havia se estabilizado. Com o PID setado para 100°C, 83 a 85° na xícara. Com o PID setado para 90°, 79, 80°.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Na hora que a água quente passa pelo café moido, que se encontra mais frio do que o conjunto de metal, esse café vai roubar um pouco de calor, ao menos, até ser aquecido a mesma temperatura do resto. Estimo que isso deve ocasionar a perda de um ou dois graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo um FAF 322 agora mesmo nela. Para começar bem o domingo.

Esse FAF, aliás, comprova o que estou dizendo.

No dia em que fui torrá-lo, na hora de despejar os grãos crús na balança, derramei umas 20g ao redor dela. Como já estava na hora de introduzir o café no tambor (o apito já soava), coloquei, em primeiro lugar, o que já estava pesado. Em seguida, catei o restante e despejei também no torrador. Depois posto a curva só para mostrar uma ligeira queda de temperatura na hora do segundo despejo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente falei que não gosto muito do Bob-O-Link, já escrevo o contrario agora. Fiz um blend de duas torras, uma media e uma média-escura. Virou um espresso bem achocolatado, mas sem amargor. Gostei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, acho o problema com o FAF 322 é que é um café mais difícil para torrar. Um pouco escuro demais e fica sem graça.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obviamente a experiência foi sem café para perder ainda mais calor.

Não. Na hora que a água quente passa pelo café moido, que se encontra mais frio do que o conjunto de metal, esse café vai roubar um pouco de calor, ao menos, até ser aquecido a mesma temperatura do resto. Estimo que isso deve ocasionar a perda de um ou dois graus.

Então, está contraditório. =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei nas experiências e esqueci o mais importante.

Então, quando retornar a minha casa, depois da caminhada, vou fazer um Catuai vermelho, em sua homenagem.

Abs,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na casa da segunda mãe foi um Blend trilegal: FAF 322, mundo novo mogiana paulista e Unique Decaf. Ficou bom, mas o Decaf empobreceu um pouco a bebida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exótico da Seleção do Mario. Muito bom no espresso, no cappu já não me convenceu. Tem algum sabor que não combina com leite. Talvez o sabor de azeitona que a Anita gostou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...