Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

expresso , Selecao do Mario , cítrico ..... quase terminando o pacote .

 

Vou pedir este cafe e o Terroa de amigo secreto no Natal !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazenda Kebel Aricha, Ethiopia, da Has Bean na French Press!!! Café ostentação.... delícia! 

 

:P  :P  :P  :P  :P

 

Fazendo um off topic, hoje tive uma experiência única como professor. Eu estou trabalhando com meus alunos pequenos do 7º ano (13/14 anos) a noção de razão e proporção e hoje levei meus equipamentos de café pra sala de aula para mostrar para eles como utilizo esses conceitos no preparo da bebida! Eles piraram quando viram que eu pesava a quantidade de água, foi fantástico gente! Preparei um coado no V60 e uma FP pra eles. Vão chegar em casa super agitados, kkkkkkk... Vou acabar abrindo um tópico específico depois para fazer um relato de experiência pra vocês!  

 

Eu às vezes levo café pras provas do Profmat, um mestrado profissional, cujos alunos são basicamente professores de matemática da rede pública.

Alguns gostam, mas outros acham meio ralo demais (faço a 7%, como de costume).

Hoje tomei um expresso do bob-o-link e agora fiz uma aeropress com o resto de uma torra menos recente do Alvorada, da amostra que o Igor me enviou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz ! como tem de afinar o moído para as torras claras do Jonathan !!!

Acho que nunca precisei afinar tanto ... exige moedor bom ...

Moendo normalmente, já estava ficando chateado porque não conseguia extrair nada de interessante do Eufrasio e do Late Harvest, tanto em Espresso quanto com FP ...

Estava tudo bem escondido, somente percebia uma acidez e um aroma agradável do Eufrásio, que permitia adivinhar uma fermentação com um toque "Winey", mas agora que afinei o moído, começaram a aparecer as característica destes cafes, ainda bem !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preciso provar os cafés do Jonathan! São meus próximos da lista.

 

Não resisti e preparei outra xícara do Exótico. É tão legal essa experiência de torra doméstica. Muito aprendizado! O legal da pipoqueira é poder torrar lotes minúsculos, no meu caso, tenho torrado 80g de café verde por lote. Assim posso treinar bastante e disperdiçar menos café em torras ruins. Dos últimos 4 lotes que fiz, 2 lotes por dia, um ficou bom e outro ruim. Mas tô pegando o esquema com a pipoqueira. Tá ficando bem legal de torrar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sampaio.. A vantagem do batch pequeno, também é uma desvantagem, porque se você acertar em uma torra, e ela fica excelente, dificilmente conseguirá reproduzi-la novamente.. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diga por você, Miyamoto! Heheheheh :P:D

 

Ainda não fiz torras suficientes para tentar reproduzi-las. E estou aguardando um termômetro que comprei da China para poder usar o Roastlogger durante a torra... Eu acredito que com a Pop Funky e um pouco de prática dê seguir bem um perfil de torra pré estabelecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava bom. Vou fazer outro. Preciso acelerar o consumo do freezer.

 

Off, sem nada de café: na TV passando Para Roma, com amor (aquele tolinho do Woody), nesse momento com a bela ária do Ridi pagliaccio. O cara toma banho no palco da ópera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei os ESE pods da Illy hoje.

 

O primeiro eu devo ter feito besteira, foi uma cachoeira. Coloquei os apetrechos todos, mas devem ter ficado mal encaixados.

 

O segundo e o terceiro melhoraram um pouco, mas ainda assim muito volume em 25s.

 

Não me comoveram...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui saiu quase um ristreto do catuai vermelho LH da Fazenda Santa Rita. Frutas Vermelhas².

Logo quando você mói o café, já sente cheiro de cerejas.

Fiz uma torra média clara para privilegiar esse aroma e sabor residual. Ficou muito bom, embora a acidez tenha aparecido um pouco mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora sim

 

um espresso e um cappuccino com o Gran Gusto da Lavazza (eu queria só o cappuccino, mas como estou sozinho e só tenho o filtro duplo, tive que tomar os dois)

 

aos poucos vou descobrindo que o meu negócio são as torras mais escuras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E Valmor, gostou?

 

Maravilhosamente torrados pelo Burny !!! O cafe exalava um delicioso cheiro mesmo com o pacote fechado.Muito Obrigado Burny !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um Bourbon do Sitio Sta. Rita e o barzinho vai fechar.

 

Realmente muito legal o CdC. Um ano atras sabia nada sobre grão verde ou torrefação. Hoje tenho um torrador do GuiTorres que permite excelentes torras e compro grão verde diretamente com produtores, como o Valmor. 

 

Só falta plantar e processar café ...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...