Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Mais um Bourbon do Sitio Sta. Rita e o barzinho vai fechar.

 

Realmente muito legal o CdC. Um ano atras sabia nada sobre grão verde ou torrefação. Hoje tenho um torrador do GuiTorres que permite excelentes torras e compro grão verde diretamente com produtores, como o Valmor. 

 

Só falta plantar e processar café ...

 

A Colheita sera em junho/julho/15 , ja esta escalado pra trabalhar !!!! Bolsa cafeicultor ....   :P

Abs

Valmor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou super ansioso para chegar o findi, quero experimentar todos cafés lá do Sítio!!!  :D

 

Enquanto não chega, vou me virando. Hoje a noite, dia de elaborar provas, tomei um Blend House da CEB torrado por mim mesmo e moído no meu novo (SQN), recém concertado (SQN), Baratza Virtuoso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Victor disse que ia me mandar o do mês passado, mas não sei se já está a caminho, se vai vir junto com o do próximo mês. Por enquanto, vou me virando com o Exótico que eu torrei, mas com os lotes de 80g que tenho feito, preciso torrar mais vezes!!! Hehe...

 

Hoje fui do Exótico na Aeropress, com a melhor torra que já fiz. Trouxe bastante acidez, não ficou com gosto de cru mas também não trouxe todo o potencial do Exótico. O Mário prefere o ponto de torra "Frutado" para esse grão, que na escala das torras dele é o segundo nível mais claro (o primeiro é o "Cítrico"). Acredito que essa minha torra deva ter ficado próxima ao "Cítrico" dele. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Late Harverst do Ninho da Águia no espresso.

Como chegou o medidor manual de pressão, ensaiei uma preinfusão. Dei três bombeadas no período de 2 segundos, aguardei 2 segundos e depois comecei a extração.

Em testes, com esse esquema, a pressão chegou a 2 bar ao final desses 4 segundos.

Ainda tenho que instalar a válvula OPV da Sílvia, que deve chegar ainda essa semana lá em casa.

Do jeito que está, a pressão chega ao máximo de 15 bar. Muito alta, o que tem atrapalhado minhas extrações aqui no trampo.

A lá de casa está reguladinha em 9 bar. Por isso o café lá costuma ser melhor do que o daqui.

Como a pressão nominal faz diferença. Lá não costuma canalizar. Já aqui...

Rolou suave na xícara.

 

Vou introduzir via código no programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados colegas, boa tarde.

 

Depois de poucos meses no fórum e de ter experimentado alguns cafés, gostaria de lhes fazer uma pergunta: Existe mesmo algum café que ao ser preparado resulta em uma bebida doce ou isso é ficção? Já vi reportagens falando sobre como certos cafés no pé seriam tão doces como bolotas de açucar. Perfeito!!! E depois de torrados, podem mesmo permanecer tão doces quanto falam? 

 

Se alguém sabe onde encontrar café em grãos torrado, que ao serem preparados ficam doce, por favor me informem. 

 

Um grande abraço em todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje bebi um frutado do Mário e também o Piatâ (Fazenda Ouro Verde - Planalto baiano).

 

Vou continuar colocando açucar normalmente, pois assim o café fica ótimo pra mim. Apenas ficava curioso com os termos dos rótulos: muito doce, com notas de melaço; frutado, muito doce, etc.

 

Um excelente dia a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

podicrê. Fiz um Hario Jr com o BA do Valmor. Nove dias de torra parece ser o ápice deste café. Achei muito bom. Por sorte a resistência do meu torrador ainda tava ok quando torrei ele. Agora tô tomando um queniano que infelizmente foi torrado com só uma de duas resistências. Ficou ok, mas não chegou lá. Isso tudo tentando comer meu pão. A Bruna até agora foi quem mais comeu. Meu filho pegou o pão com requeijão que eu tinha feito pra mim e quando cheguei no quarto (tava coando o queniano), vi a cachorra abocanhando o meu pão. Até agora ela comeu um pão e meio e eu nem meio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o Scada Especial que é um café de Carmo de Minas, acho que são grãos da Unique, torra um pouquinho passada quase um mês, acidez equilibrada e por incrível que pareça me remete o gosto do pão com manteiga mergulhado no café, um sabor bem mais exótico que o do Mario Exótico por ex. :)

Preciso torrar, tem muita coisa boa em casa, mas junta a correria com a preguiça e aí já viu, vou ver se faço algumas torras hoje ou amanhã, vamos ver....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Artur não existe um café muito doce como uma pelota de açúcar, para quem tem um paladar "infantil" como eu e gosta de tudo que é doce a doçura do café nunca será suficiente, eu coloco nos meus cafés de 3 a 5g daquele açúcar demerara para 40 a 50g de líquido extraído (café) apenas para quebrar um pouco o amargor da cafeína, já que ristretto deixa o café mais doce porém mais encorpado e naturalmente mais amargo novamente por causa da cafeína, o que posso dizer sobre os cafés é que os especiais não tem aquela adstringência, aquele sabor forte queimado, ele é mais suave, são mais complexos, torras elaboradas e por isso muitos tomam numa boa sem açúcar, agora o que aconselho é não exagerar no açúcar senão você perderá os nuances e notas do café, mas caso você não consiga tomar sem açúcar recomendo somente o demerara e jamais adoçante, pois este sim estraga o sabor do café.

Hora que tiver um tempinho estou querendo fazer uma harmonização "amarga", quero torrar um café africano, estou com charutos bem legais em casa como o Montecristo e Romeu Y Julieta e também vai entrar na roda chocolate suiço amargo, os apreciadores dos charutos cubanos dizem que fica ótima a harmonização com um bom café espresso no final.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita acho que não te contei né, comprei o livro Pão Nosso e até agora nem folheei o dito cujo e aquele outro lá sou barista li somente o inicio rss, estava até pensando na sorveteira ai mas desisti pq depois não vou ter paciência de ficar fazendo, um pouco é preguiça, mas outro tanto é correria no trabalho, chego em casa as vezes bem tarde e exausto e as torras como são batchs de 230g cada eu tenho que fazer 4 torras para durar ai pelo menos uns 20 dias :P  Vida dura para quem é pobre e precisa trabalhar viu heheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme se esse tem o potencial do frutado ao quadrado é show de bola, acho que foi o café com maior acidez que já tomei, bem diferenciado o frutado, pena que é  dificílimo  de comprá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...