Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Mantissa.

 

Tenho feito expresso a semana inteira com  o Mantissa que ganhei no Jamborre, vou dizer que o café é excepcional, a extração sai controlada, boa acidez, corpo, muito bom, na embalagem cita uns 6 grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora de manhã FSJ num espresso com BR 0,45. Cada vez melhor, acho que vou ter que comprar mais desse!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabem como é, os amigos querem agradar e assim foi qanhei um pacote de 1kg da Fazenda Pessegueiro, torrado em final de dezembro.

Decidimos moer umas 200gr, para minha mulher coar quando nao estou.

Quando abri levei uma agradável surpresa, um aroma de chocolate intenso que me levou a experimentar como Cappuccino.

Deixei na regulagem que estava no HG, desde que estava funcionand, bem, tanto com o blend do Leo Moco quanto com o Yaguara.

Chocou totalmente a Strega !

Preparei outro agora regulando bem mais grosso, mas chocou novamente !

Coloquei na maior marca que tinha utilizado no HG : chocou ! porém menos, mas como minha mulher já estava ficando com fome, decidi aproveitar para cappu mesmo assim.

Ficou bom, realmente com leite nao deu para reclamar..

Decidi tirar um ristretto nessa regulagem, chocou e ficou sobreextraido, por hoje chega.

Muito curioso com este cafe, nada mal, a torra mais escura porem sem amargar e bem chocolatada.

É como se tivesse conservado o frescor apesar do tempo.

Diria que, dos cafés de prateleira foi um dos que mais gostei.

Para o fim que se propõe esta muito bom; considero que a torra foi muito bem acertada bem como o método de empacotamento e conservação.

Guardei o restante no freezer, vamos ver como conserva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ ALL - Pra quem perguntou: FSJ = Fazenda São João, do grupo DaTerra (o meu acabou e já pedi mais, tem torra na terça-feira próxima)

 

Hoje, em trânsito:

 

Coado "de mercado" no café-com-leite do desjejum da pousada.

 

Origem 8008 na Bia Moka 3 (kit viagem: Hario Mini, Moka, mini-fogareiro de butano) depois do desjejum.

 

"Espresso" FFQFF desconhecido depois do almoço (FFQFF = Frio, Fraco e Queimado com Formiga no Fundo) :wacko:

 

Lavazza Gran Crema na Handpresso Auto, no carro, logo depois do "espresso" pós-almoço, pra consertar o paladar.

 

Agora pouco, depois da janta, Origem 8008 na Bia Moka 3 (kit viagem)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, a Bialetti "mundial" só faz a Express em 1, 3, 6, 9 e 12 xícaras, bem como a Bialetti Italiana faz outros tamanhos mas não a de 2.

 

A única da Bialetti "mundial" que tem modelo de duas xícaras é a Brikka, que tem em 2 e 4 xícaras.

 

A Moka Crem (3 xic.) e a Stainless Pots (4 e 6 Xic.) também não tem de 2.

 

Já faz uns 20 anos que comprei minha primeira Bia Moka, e era de 3 xícaras, mas nunca prestei atenção se tinha de 2 na época.

 

Na Bialetti italiana tem várias linhas, algumas delas tem modelo de 2 xícaras, mas não é a Express.

 

Se a sua não for a Brikka (com válvula na coluna), deve ser uma Express inglesa, acho que só lá que fazia de duas, e parece que não fabrica mais...

 

A sua veio na mala, quando de suas andanças européias? Se sim, cuide bem da pequenina, deve virar raridade... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Não, Cabralix.

 

A minha chama Bia 2. Foi um modelo especial da Bialetti.

Tem a cromadinha e a jateada (?) na cor grafite, a minha.

 

É bem rara. A ponta do cabo está queimada. Comprei aqui, há uns 12 ou 13 anos.

 

Cabo dificilmente acharei para repor (é um tom meio verde piscina, mas não muito claro).

 

No mobile não consigo postar a foto da mocinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 onças por xícara

 

EDIT

 

do site da Bialetti:

Max Boiler Capacity

Size  (fl oz)  (ml)

 1-cup    2.0    60

 3-cups  6.5   200

 6-cups  10    300

 9-cups 18.5  550

12-cups  25   775

Editado por Cabral
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Sérgio, essa pergunta é boa. Hoje pela primeira vez pesei o grão, mas moí demais. Calculo que a minha use cerca de 10 g de pó.

 

Volumo chuto uns 60 ml. O meu saiu hoje queimado pra burro: ela é muito pequena e não cabe no tremper do fogão.

Mas fiz a foto do café transbordando, agradou no IG. Apesar de ruim. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, fiquei curioso, Ana!

 

Quando der põe a foto da moça pra gente ver. A gaxeta já precisou ser trocada, certo? Serve a da Express de algum tamanho comum? eu compro sempre a dedicada para o modelo "3-cup" original da Bialetti na Multicoisas aqui perto.

 

Tem uns modelos muito charmosos no site italiano, aqui a gente só vê a Express pra vender, muito raramente uma Brikka... Lá tem uma diversidade invejável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Acabei de ver no google, é fácil de ver a foto dela, mas quase sempre da cromadinha. Mas no celular não consigo trazer o link.

 

Achei que teria dificuldade com a gaxeta, mas aquela loja especializada em Bialetti do Center 3 tinha para o modelo duas xícaras. Comprei duas. A original durou uns 10 anos. Ela foi praticamente meu primeiro método de extração, antes usava bem mais (e fazia cafés horríveis - melhorei, mas no fogão atual ela apoia direto no queimador e voltei a fazer cafés horrorosos - comprar urgente um tremper menor ou banho-maria).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Cabralito, a butique da Bialetti é coisa do demo. Graças a Deus em Florença estava fechada.

 

254.000 modelos e tamanhos e 3 milhões de cores e misturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Se houver um próximo Jamboree, vou propor o Miss xícara & gadget cafeinado.

 

Todo mundo traz uma xícara bonita ou aparelho/acessório interessante e a gente coloca numa vitrine, numerados.

 

Pela votação popular cada categoria ganha um presente (e uma faixinha?).

 

Bravo Debut, obviamente, será hors concours. O Clovis Bornay dos gadgets. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...