Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

comprei duas caixas desse bukeela aí. Tão aqui na estante, mas a máquina fica no trabalho.

Fui fazer um expresso agora e... tinha acabado a bateria da minha balança. Além de cara (acho que foi 120 no multicoisas), durou pouco. Já encomendei uma nova no mercadolivre, só de despeito, mas

fui comprar a bateria da bichinha: essas chatinhas, de 3v. Agora tô tomando os últimos 13g (tenho sempre que me policiar pra não escrever "as últimas...") do Unique Orgâncio torrados (completei com 1g do bigodón).

Tá bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nesse ínterim, dei uma bigodoneada. Muito bom o expresso com o caturra colombiano da HasBean. Mesmo com a minha extração fracassada, canalizada e sei lá mais o que, saiu ótimo. Imagina se tivesse dado tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aeropress do caconde: 18g para prensa cheia (invertida) com filtro de papel. Os filtros de papel caíram no chão. Como a cozinha foi lavada ontem, achei que podia dar um gosto bom. O desinfetante já deve ter se dispersado e fica mais o gosto da Bruna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados Cal, Lima e outros ...

 

Mandei uma MP pro Alexandre, mas como ele está de viagem marcada, as torras tão meia-bomba. Se houver mais gente interessada, parece que ele poderia torrar alguma coisa na forma de 500g ou 250g (se houver como compor). Portanto, que ficar interessado, a hora é esta. 

 

Abçs !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi, Fernando, eu por esses tempos estou me concentrando no café crú mesmo. Se eu tivesse já com o torrador novo eu até podia quebrar seu galho, mas na pipoqueira mal consigo suprir meu consumo (esse dia de 104g, por exemplo, me deixou no osso em termos de café).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu tomei um quadrado bigodudo no Hario, com leite. À tarde, se tempo houver, ligo a Silvia para fazer um café de verdade. :)

 

Mas ainda não acertei a moagem dele no Vario. Fechei uns 2 pontos na moagem fina e ainda assim jorrou. Preciso mexer mais. O Vario nem começou a gritar ainda de moer este café. Bem que eu estava estranhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruna tá aqui embaixo dormindo. De fato, ela não gosta de café. Engraçado, ela come qualquer ponto preto no chão (literalmente), mas só bebe água e leite. Eu não dou leite, mas já houve ocasião em que ela tomou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, alguém trabalha nessa terra. Ah, só no Rio que a gente fecha a principal avenida de acesso à cidade e pede que as pessoas "adiem a volta do feriado" para quarta-feira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados Cal, Lima e outros ...

 

Mandei uma MP pro Alexandre, mas como ele está de viagem marcada, as torras tão meia-bomba. Se houver mais gente interessada, parece que ele poderia torrar alguma coisa na forma de 500g ou 250g (se houver como compor). Portanto, que ficar interessado, a hora é esta. 

 

Abçs !

Se o Alex tiver o Ravello quero 500g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caconde torra do Alexandre Velloso 18g espresso , muito bom ;)

E aqui vai um latte com desenho que fiz para não desperdiçar a outra metade do meu ristretto

 

ryrwXlf.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, alguém trabalha nessa terra. Ah, só no Rio que a gente fecha a principal avenida de acesso à cidade e pede que as pessoas "adiem a volta do feriado" para quarta-feira.

Aqui no Paraná, professores decidindo se entram em greve e com paralisação pre-agendada para o resto da semana.

A propósito, sinfonia de monte verde, 14gr, expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei torrando, Fazenda Monte verde e Manhumirim (torra escandinava) no coado, Fazenda Condado no espresso.

Tudo bastante bom, mas nada de extraordinário.

Ando chato ultimamente, além de muito descuidado no preparo (nem conto o que fiz hoje com a AP ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo ,

 

A pouco tempo atrás quando chegou meu Behmor começei a torrar pelo Manhumirim , não sei se por inexperiência com o torrador ou mesmo por no começo ter ficado com medo de queimar os grãos , não consegui bons resultados com este café ... Não que tenha ficado intragável :D mas um café com gosto de café , sem nada que se destacasse .

 

Quais suas impressões sobre este ? Ainda tenho um pouco e estou animado ! Acha que vale a pena tentar novamente ? Ou torro escuro e dou para empregada kkkk Sério ela iria ficar feliz e como ela bebe pilão , com certeza irá gostar mais do que eu ... Hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, r.lima, então empregada não tem paladar? 

Enfim, tomei agora um expresso com o late harvest da W&S. Bom, mas um pouco ácido pro meu gosto. Era torra clara. Acho que vai ficar melhor nos outros métodos. Qualquer coisa posso misturar com o meu caconde ou até com um pouco do unique frutado (só que esse ainda tenho que torrar).

Bem, daqui a pouco vai ser a hora do café e  aí eu faço coado pra comparar.

 

Ah, vocês acreditam que o café de Porto Alegre passou à frente do vst que o Santiago me enviou de São Paulo? O café saiu de Porto Alegre uma semana depois que o VST foi postado! No site tava o vst como "saiu pra entrega". Quando cheguei em casa e tinha um pacote, nem imaginei que pudesse não ser o filtro.

Surreal.

O filtro como ele é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lima, Cal, Cristiano, Etc .....

 

Pra variar, eu acho que entendí alguma coisa errada. O Alexandre só volta a tender pedidos depois que voltar da viagem. Peço perdão se gerei alguma expectativa frustrada ....

 

Abçs ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, r.lima, então empregada não tem paladar?

Enfim, tomei agora um expresso com o late harvest da W&S. Bom, mas um pouco ácido pro meu gosto. Era torra clara. Acho que vai ficar melhor nos outros métodos. Qualquer coisa posso misturar com o meu caconde ou até com um pouco do unique frutado (só que esse ainda tenho que torrar).

Bem, daqui a pouco vai ser a hora do café e aí eu faço coado pra comparar.

 

Ah, vocês acreditam que o café de Porto Alegre passou à frente do vst que o Santiago me enviou de São Paulo? O café saiu de Porto Alegre uma semana depois que o VST foi postado! No site tava o vst como "saiu pra entrega". Quando cheguei em casa e tinha um pacote, nem imaginei que pudesse não ser o filtro.

Surreal.

O filtro como ele é.

Não é isso . Como disse o café não é ruim só meio sem graça . Mas comparando com o pilão que ela geralmente bebe seria uma grande melhora . Se bem que ela está começando ver o que é café de qualidade , geralmente no período da tarde tiro um duplo e ofereço um à ela .

 

Ela não tem do que reclamar já provou está semana até Etiópia no V60 :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rodrigo,

Tem dois detalhes importantes para torrar o Manhumirim, se for o mesmo lote que o meu, um CD do ano passado.

1. Ele foi seco demais.

2. É um grão muito denso (duro).

Se torrar ele muito tempo perde todo o sabor e fica com gosto de papel.

Tens que utilizar um perfil agressivo, com pouco tempo de desidratação, o objetivo e somente de carregar o grão de calor.

Uns 3' 30" a 200°C esta de bom tamanho.

Dai aumentas a temperatura a 240 - 245°C, vai chegar ao 1C rápido, por volta dos 7-8 minutos, aí deixas 1' a 1' 30" ao máximo (torra escandinava, o grão duro vai aguentar o calor) dependendo da cor e do cheiro, paras rapidamente e esfrias por 4 minutos no freezer.

Não vai ficar um café campeão, isso não esta no grão, mais se der certo vai sumir o gosto de papel, aparecer um mel e um azedinho de limão, bebida bem limpa, balanceada e suave, se passares um pouco do tempo vai ter mais corpo, aroma e aftertaste mas vai perder o sabor e a acidez.

Fazer coado, mais para fino no SJ, deve dar uma bebida agradável, mas sem grandes pretensões

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz agora há pouco uma prensa francesa com o late harvest do S&W. Fiz logo 400 ml, mas porque achava que seríamos dois a tomar. Enfim, toma-lo-ei sozinho.

Parafraseando o Jânio Quadros quando a Luciene Quadros apareceu na Playboy ("se não fosse minha prima, comê-la-ia. Mas, como é, como Eloá"

 

P.S. a que tudo indica, Jânio não falou isso, mas só porque não é de perder a prima pra não perder a piada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se meu filtro single vst que "saiu para entrega" hoje tivesse chegado, eu até arriscaria uma dose.

Mas pelo visto saiu para entrega e aproveitou pra comprar cigarro...

Hoje não vem mais. Vamos ver se depois de amanhã aparece (aqui é feriado amanhã, pra variar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...