Ir para conteúdo

Bravo Debut - o seu moedor manual


Gilberto

Postagens recomendadas

  • 2 months later...

Hoje disparei finalmente o orçamento para ver como estaria o valor de venda do Debut.

 

Mas tem algumas mudanças de ultima hora que pretendo fazer. Por sugestão do Bernardo eu coloquei no pote um canal para encaixar no PF de 58mm, de fato isto era meio chato antes.

 

Tenho uma outra opção de deixar um funil parafusado direto no moedor e fixar o pote neste funil com imãs, mas tenho dúvida da estática que possa dar no funil, enfim, preciso definir.

pote%20debut_zpsnycudiuy.jpg

Funil%20debut_zpsfi8wpia9.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da ideia do pote com canal para encaixar no PF. Acho seria melhor deixar a opção do funil magnético para depois. Seria meio arriscado fazer essa mudança na última hora.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, algumas vezes, o Bravo Mini retem um ou mais grãos no topo da mó externa. O Bravo Debut vai seguir o mesmo desenho? Seria bom conseguir uma solução para isso. Talvez fazer um chanfro nesse local que os grãos não travem ali.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrs, xiiiiii Carlos, é meio isto mesmo, rsrrsrsr

Santiago, no Debut os canais são maiores, não para grão não.

 

Burny, vou fazer assim, depois vai como acessório, rsrsrs

 

Cabral, adivinha para quem vou perguntar dos imãs ? Rsrsrsr

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse e outros foram parar ali. Isso acontece de vez em quando. O ruim é que preciso ficar inspecionando a câmara após a moagem para ver se não ficou nenhum grão preso ali. E a maioria das vezes não sai com batidinha lateral, preciso usar algo para cutucar e tirá-lo dali. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele acaba ficando entre a peça de bronze e o fundo da peça de aluminio, ele deveria sair com a batidinha a não ser que mude a regulagem para mais grosso já com o grão já dentro, ai pode prende-lo mesmo.

De qualquer forma como o Debut tem um corpo maior não tem este problema , o fundo da peça de bronze esta bem distante do fundo da peça de aluminio,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois vou olhar no meu pra ver se essa brecha existe nos novos...

 

@Santiago, uma solução "post factum" seria preencher a brecha. Curiosamente, por operar o T48 sem o hopper, uma brecha similar fica exposta no "funil de admissão" do moedor. Para resolver, coloquei um o-ring no local que preencheu o espaço e ficou travado no lugar. Só precisa achar o o-ring adequado em diâmetro da secção transversal e em diâmetro de anel. Deve resolver.

 

EDIT: ah, se é parte do ajuste, o-ring não rola... talvez criando um anel-coifa de borda bem fina que prenda na parte superior... assim não tem como entrar grão "por baixo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou olhar o desenho, não lembro dos detalhes, mas na minha lembrança na abertura máxima das mós, que são 3 voltas e meia +_ ( tambem não lembro, rsrsr) a peça de bronze encosta na de aluminio, desta forma não caberia o oring.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca observei grão travado nesse lugar no meu Mini. Olhei agora e não enxergo uma brecha grande suficiente para travar grão. Deve ser na faixa de 1mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, vc já pensou em mudar o nome do moinho, como o Mini já fez o debut da linha Bravo? Tipo Bravo Forte ou Bravo Max?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, pode prender grão mesmo, com o moedor regulado para expresso fica um espaço de 3,5mm ali, coado ficaria +- 3,0mm, o grão desceu até ali por gravidade e não tem força que empurre ele contra o espaço, só a força dos outros grãos descendo, desta forma não deveria ser difícil de solta-lo.

No MINI eu não tenho como suavizar esta curva, só aumentando o comprimento do moedor, já no Titan (rsrsr) como ficou maior esta curva esta suavizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na maioria das vezes, eu uso o Bravo Mini para espresso. Talvez por isso os grãos parem ali com maior frequência. Tem vez que não é o grão todo, mas uma lasca, como o caso da foto que postei aqui. Outra coisa, é perceptível que moendo com a parafusadeira elétrica, a chance de os grãos prenderem ali é muito maior. Agora mesmo eu moi 15g para um espresso e quando terminei, havia 3 grãos estacionados em local proibido.  :P Com a parafusadeira, o moedor saculeja menos, então os grãos aproveitam para estacionar ali. Dos 3 grãos, 2 saíram com facilidade. Outro tive que bater mais no moedor para que ele saísse. Mas não precisei cutucá-lo.

 

A mim, dá a impressão que há um pequeno aro que acaba fazendo com que o grão fique preso no local:

 

IwZ0mU3l.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Guilherme,

 

Em uma regulagem para French vai sobrar 1,5 mm, já para expresso os 3,5mm. se eu alongar o moedor em 6mm seria o suficiente para suavizar este ponto, mas ai eu aumentaria a alavanca no eixo, preferi não mexer.

No protótipo era mais crítico, eu alterei até um ponto que achei aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia arrumar, mas outro dia eu comi um milho, quando fui ver tinha um milho preso no dente do fundo, outro dia comi uma feijoada e ficou uma couve presa no mesmo dente, ai pensei, se nós que somos s coisa mais perfeita somos assim, o Mini pode prender um grão ou outro também, rsrsrsr

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...