Ir para conteúdo

Bravo Debut - o seu moedor manual


Gilberto

Postagens recomendadas

Eu sou favorável para pessoas preguiçosas como eu, lançar a campanha: por um Bravo com futuro upgrade elétrico hehehehe

Boa ideia Gil, colocar as visitas pra moer, corremos o risco delas não voltarem mais só que tudo bem

Minha vontade mesmo é tomar café na casa do Gil, pois lá vem acompanhado de pão e sorvete de sobremesa :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de receber visita, deixo o Vario calibrado para espresso com um grão bem escuro e sem acidez que o público geral normalmente gosta. Assim é facil tirar uns 10 espressi em 10 minutos. Acho vou mudar nada nesse procedimento e o Debut vai ficar para o espresso gourmet do dia a dia.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou favorável para pessoas preguiçosas como eu, lançar a campanha: por um Bravo com futuro upgrade elétrico hehehehe

Boa ideia Gil, colocar as visitas pra moer, corremos o risco delas não voltarem mais só que tudo bem

Minha vontade mesmo é tomar café na casa do Gil, pois lá vem acompanhado de pão e sorvete de sobremesa :)

 

Confesso que o Bravo Debut me interessa de qualquer jeito, pois seria meu primeiro cônico titã.  O Ceado responde facilmente a necessidade de grandes demandas e produz uma moagem de excelente qualidade, particularmente depois que atualizei o sistema SCC e ele nunca mais produziu empelotamento.

 

Porém, como Roger, também gosto da comodidade e ficarei de olho num eventual upgrade para acoplamento de motor elétrico no futuro, pois, caso contrário, seria como a sugestão de Burny, para o meu uso pessoal no dia a dia. Mas, já seria de bom tamanho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginem o Debut acoplado a um motor elétrico, simples e eficaz, com mós comerciais e zero de retenção a um preço legal?? pra ficar perfeito restará saber se a moagem poderá ser utilizada em outros métodos também  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

A 2 dias o Debutt voltou de Brasilia, será um fim de semana de testes.

Mas usando hoje, não consegui usa-lo antes de enviar para Brasilia, eu percebi que esta muito facil moer os grãos, da forma que esta não será necessario ter uma alavanca extra, ainda não sei o motivo, se é por estar com mos novas, ...... Mas irei testar com as mos usadas, mas acredito 95% que a razão seja alinhamento e folga pequena, irei testar as mós novas e usadas no novo protótipo e no antigo para conferir a hipótese.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está muito facil mesmo,não vi nenhuma dificuldade em moer qualquer tipo de grão em qualquer granulometria nele. Que alavanca extra é essa Gil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está muito facil mesmo,não vi nenhuma dificuldade em moer qualquer tipo de grão em qualquer granulometria nele. Que alavanca extra é essa Gil?

Rafa vcs testaram o Debut em quais métodos , compararam o resultado dele com outros moedores. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa , estava prevista uma alavanca extra de 22 cm de comprimento, justamente para moer grãos duros para expresso.

 

Cafe dos Brothers, o MINI terá disponível para venda, já o Debut meio que certo estar só o protótipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes:

 

Força com mós novas: 3

Força com mós usadas: 4

 

Força com moedor antigo e mós usadas: 5

 

Resumindo, parte da moleza é por estar com mós novas e parte por estar com menos folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, definitivamente eu não sou um cientista, depois que montei, desmontei, extrai café, ...... É que lembrei que deveria ter contado as voltas necessárias para moer, putz.

Mas, sim, mais duro, menos voltas.

Mó usada também mudou a regulagem, tive que deixar as mos novas mais próximas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, fizemos um encontro extra só pra testar os moinhos e os cafés queno Rafa trouxe do Jamboree.

 

Pois bem, eu fiquei encarregado de testar o Debut e o Mini no método espresso.

 

Levei a minha Silvia v.3, com a qual tenho prática há quase 1 ano, usando como moinho um Baratza Encore.

 

No começo, até entender as regulagens, apanhei um pouco. Depois, decidi encontrar o "zero" dele, descendo a regulagem ao mínimo possível. Feito isso, fui subindo aleatoriamente para números como 25, 35 etc. até achar uma granulometria parecida com a qual eu estava familiarizado. Achei por volta de 56-59.

 

Depois disso, tiramos uns 3-4 espressos que ficaram bem corretos no quesito tempo/peso/brew ratio.

 

Achei muito fácil moer no Debut, praticamente sem fazer força. Usamos o funil do tamper como funil para inserir os grãos no Debut e foi bem tranquilo também. Sem um acessório de bico, é complicado despejar os grãos sem derrubar.

 

Depois testei o Mini. Mesmo processo até achar a regulagem certa. Aqui também vale a estratégia do funil, sendo praticamente imprescindível. Percebi que os furos de descida dos grãos para as mós costumam reter alguns grãos com certa frequência.

 

Nele senti mais dificuldade para moer, mais relacionada a encontrar a posição confortável para moer do que pelo peso da alavanca. Não consegui encontrar uma posição na na horizontal, ou na mesa. O jeito foi forçar contra a barriga.....rsrsrs

 

Fiz também uns 3-4 espressos, todos corretos. Não deu pra julgar diferença de sabor entre os dois moinhos, mesmo usando o mesmo grão porque o alvo era acertar a extração. Por fim, depois de tantas tentativas, o paladar já estava bem comprometido.

 

Enfim, minha singela baseada na experiência rápida dos testes: Debut vence pela facilidade na moagem e perde no tamanho e preço; Mini é campeão de preço, portabilidade, perde por pouco na moagem e é mais complicado de manusear, no sentido de encontrar a posição certa para uso.

 

Eu compraria o Mini.

 

Valeu!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Weiler, obrigado pelo relato.

 

O Mini que foi era o primeiro protótipo, foi meio adaptado pois só tinha uma mo do Baratza para colocar, e o aro de regulagem estava sem os numeros, aí não vai mesmo né, rsrsrsrs.

Os grãos podiam travar mesmo, principalmente quando regulado para coado ou French, esta é uma mudança para os MINIS de linha que sairam depois.

InfeliZmente eu estava sem o Mini definitivo para enviar, o que foi uma pena.

 

Agora que estou com o Debut vi também que deixei a regulagem muito dura, acabando ficando duro de mudar de um processo para o outro, enfim, foi a correria, recebi as peças em um dia , tive que montar e enviar no outro.

 

Fico devendo um novo teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa vcs testaram o Debut em quais métodos , compararam o resultado dele com outros moedores. ?

 

Testei o Debut fazendo Coados, Aeros e Prensas. Não tenho máquina de espresso em casa, os espressos foram testados e preparados pelo Weiler ,em sua Rancilio Silvia conforme já postado por ele, no nosso encontro mensal aqui em Goiânia.

 

Não comparei o debut com nenhum dos meus moedores numa comparação direta,apenas usei ele regularmente.

 

Como eu iria ficar com o Debut por apenas alguns dias me preocupei em preparar meus cafés nele durante o período em que ele estivesse comigo.

 

Vou tentar resumir minha experiência com ele.

 

1-Eu gostei de usar ele, de todos os manuais que eu usei: Porlex, Hario, Bravo mini, a base de apoio torna a experiência de usar um moedor manual bem interessante. Como ele ficava firme na bancada, eram apenas algumas voltas, pouca dificuldade e muita estabilidade.Nem se compara usar um debut na bancada com um manual qualquer segurando nas mãos. Ponto para ele, foi bem legal moer café nele;

 

2-Ao mesmo tempo que a base foi um ponto forte, para muitos foi um ponto fraco do moedor. A base é relativamente grande. Não é todo mundo que tem espaço suficiente para um moedor com uma base desse tamanho nas minúsculas cozinhas brasileiras, principalmente se vc usa a cozinha da casa, dividindo o espaço com a patroa. A não ser que vc tenha uma bancada dedicada só para sua coisas de café, como é o meu caso, esse moedor provavelmente não é pra você, você não terá espaço pra ele na bancada da cozinha.Ele é mais largo e profundo que todos os moedores que eu já tive e que já passaram por aqui (Rocky, Encore, Krups, Preciso...). A altura dele é igual aos outros moinhos domésticos, ele não é aquele moedor extremamente alto, ele é de uma altura normal, seu problema de espaço se refere a largura e profundidade, por conta da sua base.

 

3-Falando sobre portabilidade, ele não é um moedor portátil. Você pode até levar ele de um lugar para outro, mas ele não é o tipo de moedor portátil que vc leva facilmente pra casa de alguém ou pra uma chacára, fazenda, picnic, casa de campo, casa de praia.Além da sua base, ele tambem é bem mais pesado que um moedor manual normal.O Tamanho da sua base e o seu peso o tornam um moedor que não se enquadra na categoria portabilidade máxima.

 

4-A construção do moedor, a qualidade geral das peças, o acabamento, e a durabilidade, mostram que estes são sem dúvida pontos fortes do moedor. É aquele tipo de produto que vc sabe que não quebra ou estraga.Ele dura por toda uma eternidade, e você provavelmente vai ser enterrado primeiro que ele.

 

5-Sobre a parte onde se inserem os grãos, eu não gostei muito da experiência de colocar os grãos nela. Utilizando o funil do tamper ou algum funil, fica mais fácil, mas numa primeira experiência, conhecendo o moedor, não é tão fácil colocar os grãos nele. Na primeira vez que coloquei, os grãos ficaram quase todos de um único lado.Como o eixo central do moedor ocupa um espaço considerável dentro de câmera de armazenamento dos grãos,o espaço pra colocar os grãos se assemelham a "frestas" mais estreitas, aonde o usuário teriam que ir colocando os grãos em círculos, pois se você despejar eles todos de uma vez, eles vão se acumular de um lado só. Aconteceu comigo, mais de uma vez, de colocar os grãos e após moer todo o conteúdo e a manivela ficar solta, eu pesar e notar que não tinha moído todos os grãos que eu tinha colocado. Quando fui olhar novamente, vi que alguns grãos ficaram presos na câmara nessas frestas e que precisariam ser rearranjados para terminar de moer. Num moinho manual pequeno, você coloca os grãos e num caso de desnivelamento dos grãos todos para um único lado, você balança o moedor e eles se alinham. Não é o caso aqui, você não consegue balançar o Debut, ele é grande e pesado. Concluindo, essa parte de inserir os grãos no moedor, eu achei complicada, exige atenção e não é simplesmente chegar e jogar os grãos lá dentro, você tem que inserir os grão com cuidado e de forma circular de maneira que irá preenchendo os espaços por igual para evitar que acumulem tudo de um lado só.Se eu não estiver enganado cabem cerca de 30g nessa câmara de moagem. Alguém confirma isso, Guilherme, Weiler?

 

6-Por fim, o resultado na Xícara. Ao observar o pó moído, você percebe que ele produz bastante "fines" e observando o Preciso (que é um bom moedor pra coados e prensas), ele também produz uma quantidade significativa de fines. Eu não saberia dizer se o Debut produziu mais fines que o Preciso, para isso precisaria de peneiras e de pesar os fines.Portanto se não foi possível afirmar isso, vou dizer que ele produziu provavelmente o mesmo tanto que o Preciso. Para afirmar isso com certeza, precisaria de peneiras granulometricas, pesagem dos fines, e muito, mas muito tempo pra achar a moagem compatível entre eles.Preferi me atentar ao sabor na xícara.Quando eu migrei do Rocky pro Preciso, eu percebi que o Preciso me entregava uma bebida mais clara,brilhante, suave, e que um certo amargor que eu percebia no rocky eu não percebia no Preciso. Foi uma mudança considerável. No Debut, esse amargor não apareceu. As bebidas que eu preparei nele, foram todas sem amargor nenhum e bem definidas.Ponto pro Debut no quesito sabor na xícara.

 

Finalizando e resumindo o textão:

 

1-Pontos positivos:

-A moagem manual dos grãos.

-Construção e durabilidade do moedor

-Resultado na xícara

 

2-Pontos Negativos

-Tamanho da base em largura e profunidade

-Portabilidade e peso (se for pra levar isso em consideração)

-A Câmara onde os grãos são inseridos e depois moídos.

 

Valeu!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa não pesei. Mas estimo que a capacidade da câmara seja por aí. Para o tanto que moo por vez la em casa, o debut seria meu moedor definitivo. A qualidade na xícara é extraordinária para Espresso. E vendo que entrega coados muito bons, isso me animou ainda mais. Talvez mantivesse um elétrico para quando for fazer várias bebidas seguidas. O debut, pela beleza, até adornaria a bancada lá da cozinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma característica que acho interessante nos cônicos grandes pro espresso é a pouca necessidade de fazer grandes ajustes de regulagem. São bastante tolerantes nesse aspecto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou medir, mas acho que esta cabendo 50 grs.

 

Como coloquei um rolamento extra eu estrangulei um pouco a passagem embaixo, que acabei aumentando na ultima hora, vou conferir para ver se esta ok. O fato de descer por um dos canais superiores acho que não é problema pois mais abaixo eles ficam interligados.

 

Pesado é, rsrsrrss, muito pesado, acho que uns 6 kg, vou pesar.

 

O Bernardo sugeriu que colocasse imã no copo , como o HG, será que é patenteado ?

 

A ideia é enviar para o Burny para medir os fines, mas não falei com ele ainda para ver se dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ele entregue uma qualidade de po parecida com o Robur, deve ser ótimo para espresso e "só" bom para coados (devido o segundo peak na faixa dos fines, embora não os ultra fines que causam amargor). Que ansiedade Rsrsrs

Abçs

Burny

 

Opa, claro posso fazer a granulometria, Gil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, se possível siga o protocolo do pessoal da socratic coffee para a regulagem do moinho antes de traçar o perfil. Dose de 20 g, café na xícara 40 g, tempo ~30 s.

 

Sobre o tempo que eles usam não lembro se é quando liga a máquina ou 1o pingo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso fazer isso, Sergio. Mas não sei se vai ser tão representativo. A minha Bezzera doméstica e a maquina pro da Socratic devem ser bem diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É natural que as pessoas que não utilizam este tipo de moedores encontrem inicialmente alguma pequena dificuldade, que os usuários habituais aprenderam a superar com pouco tempo de uso.

Os pontos positivos foram enumerados pelo Rafa e, ainda que reconhecendo os negativos mencionados, sendo um usuário com alguma experiência com manuais grandes vou tentar explicar de que forma procedo para minimizar os inconvenientes.

Eu coloco o HG One sobre uma "folha" de plástico grosso.

Dessa forma posso empurrar, sem esforço, ele para frente e atrás na bancada, assim quando não estou utilizando, simplesmente empurro ele para atrás (embaixo dos armários) , liberando a área para outros usos, e só puxo para "fora" quando vou moer.

Alimentação com grãos; procedi como habitualmente faço com o HGOne: tenho um recipiente de tamanho aproximado de um filtro de espresso, com formato mais para colher, que me permite alimentar com maior facilidade, um becker pequeno também funciona bem.

De fato no Debut o acesso é melhor que no HG One, que tem uma limitação da altura por causa da caixa de engrenagem.

Uma vez que se acha um "dosador" legal a alimentação deixa de ser problema.

Realmente o Debut não é para ser portátil, aliás : desde que se trata de uma ferramenta de precisão, eu nem gosto de transportar, pelo risco de levar um baque e perder o alinhamento.

O Franz (holandês) fez fabricar uma caixa tipo mala, de madeira muito sólida, bonita e acolchoada, como as de microscópio, para quando viaja de férias (leva uma Cremina e o HG One), mas isso é para ficar um mês fora de casa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe que as pessoas às vezes não percebem: girando a manivela para trás se acomodam os grãos, sem moer, e achar a melhor posição para iniciar a moenda.

É como na bicicleta, onde se leva o pedal para trás até onde fica mais efetivo pisar para dar a partida ...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...