Ir para conteúdo

Gilberto

Postagens recomendadas

Gil me explica uma coisa , depois que eu vi o trabalho que o Santiago teve para achar um soquete quadrado eu gostaria de saber porque vc e outros fabricantes de moedor manual usam um acoplamento quadrado entre o moedor e a manivela , ao invés de um sextavado que aceitaria um soquete padrão em mm . Facilitaria adaptações futuras.

 

O Debut poderia vir com um acoplamento sextavado ?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+1. Nem moo pra espresso com o Mini e acho desnecessária para coados a motorização, mas me solidarizo com os colegas. Fora que pode ser uma característica potencializadora de vendas. Vc dirá:"olha no que pensei!". Hehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque não fiz assim ?

Não sei.

 

Inicialmente a alavanca era rosqueada no eixo, mas com a força da moagem ela acabava travando no eixo, aí um belo dia eu estava na usinagem é uma das máquinas usava uma alavanca removível onde o encaixe era quadrado, daí que veio o encaixe quadrado, depois é que reparei que existia outros moinhos com encaixe quadrado.

O encaixe quadrado fica com uma área de contato das partes retas maior, pois tenho só 4 cantos para arredondar, já no sextavado terei 6 cantos, não significa que não se para fazer , mas inicialmente foi esta a razão de ser quadrado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer meu primeiro espresso com o Mini.

 

1v+2 17g 34g 29s

 

Foram apenas 30 giros na manivela. Muito rápido.

 

Show!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou engenheiro, então me perdoem se a pergunta for muito burra... :lol:  :lol:

 

Mas, o quadrado me parece menos propenso a desgaste do encaixe no eixo, acho que por isso que máquinas que fazem muita força no eixo devem utilizar esse tipo de encaixe. Mas moendo café não sei se afetaria.

 

Economista dando pitaco em engenharia mecânica.  :ph34r:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o Hario Mini isso de desgaste do eixo acontece... Alguma hora vou ter que trocar o eixo. Mas com esse aço que o Gil usa acho que a força na moagem não é suficiente pra desgastar... Se não houver esse problema, sextavado fica mais fácil pra quem quiser usar acionamento elétrico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Completei um dia com Vario W parado.

Estou analisando para decidir se o Vario vai ficar para coados ou espresso.

 

Ontem de manhã ajustei o Hop Arábica do Lucca em 1v+2 com BR de 50% em 29s. De tarde ajustei o Fazenda Santa Clara do Lucca em 1v. Do início da noite pra frente fiz dois coados com 1v+35 com extração total em 2:30.

 

Hoje de manhã, voltei para o Hop Arábica e no ajuste 1v+2 cravou exatamente a mesma extração.

 

Fantástico!!

 

A retenção é zero e por isso a economia é maior do que com o Vario.

 

No Vario tenho dificuldade na mudanças de processos pela retenção, mesmo que mínima, e pela demora das mós chegarem no ponto correto.

 

O sabor também mudou para melhor.

 

Se estivesse iniciando hoje, compraria o Bravo Mini ao invés do Breville, mas é apenas a minha opinião.

 

Forte abraço.

Inté!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficaram muito bonitos os bravos com diversas cores e ótimo saber que a produção esta indo a todo vapor...

Bom já falei desde o principio, sou a favor do bravo debut ser pensado futuramente para alguma acoplagem elétrica mesmo que seja uma parafusadeira ou algum motor a ser desenvolvido e conectado, eu sou da tchurminha que não é muito das coisas manuais não rss

Parabéns Gilll!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Completei um dia com Vario W parado.

Estou analisando para decidir se o Vario vai ficar para coados ou espresso.

 

Ontem de manhã ajustei o Hop Arábica do Lucca em 1v+2 com BR de 50% em 29s. De tarde ajustei o Fazenda Santa Clara do Lucca em 1v. Do início da noite pra frente fiz dois coados com 1v+35 com extração total em 2:30.

 

Hoje de manhã, voltei para o Hop Arábica e no ajuste 1v+2 cravou exatamente a mesma extração.

 

Fantástico!!

 

A retenção é zero e por isso a economia é maior do que com o Vario.

 

No Vario tenho dificuldade na mudanças de processos pela retenção, mesmo que mínima, e pela demora das mós chegarem no ponto correto.

 

O sabor também mudou para melhor.

 

Se estivesse iniciando hoje, compraria o Bravo Mini ao invés do Breville, mas é apenas a minha opinião.

 

Forte abraço.

Inté!

falando em hop arábica

a cerveja deles com esse nome também é boa

quero provar na chopeira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Galttar, retenção mínima no Vario se tiver moendo pra aeropress ou mais grosso, né... pra espresso dá uns 4g no meu... realmente é um saco ficar indo e voltando pra espresso sem a disposição de desperdiçar uns g de grãos pra limpar a retenção.

 

Já resolvi que pra espresso usarei meu Mini, e quando tiver a chance eu compro as mós de aço pro Vario, pra ele ficar pra aeropress acima. Cheguei a pensar em vender ele e pegar um mais simples com menos regulagens... mas pelo que andei vendo por aí, é difícil bater ele com as mós de aço pra esses métodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, que tal uma versão tipo assim, cobre com dourado? :lol:  :lol:  :lol:

 

http://caffeforte.com/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/E/l/Elektra_S1_7.jpg

 

 


Acho que vou começar a juntar minhas moedas pro natal :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para uso doméstico o (bom) manual e ideal: monodose, troca de grão sem requerer limpeza ou ajuste, pouca necessidade de mudar de regulagem (normalmente com a dose se ajusta fácil), não faz sujeira, é facílimo de limpar, etc.

Ainda mais para coado, ai a força necessária e quase nada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, só não esquece da estação de trabalho. A minha mão não chega cobrir metade do moedor e a tendinite não colabora. Ou também eu vou motorizar, ou colocar em uma base seja inox ou madeira protegida por borracha. Confio no seu taco. Abraços.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...