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Chegou o dimmer e já instalei!

Como mencionei anteriormente, comprei o dimmer BRX 2000, genérico, poderia ser qualquer outro acredito eu, mas resolvi usar um que já foi testado em máquinas de espresso. E funcionou!

Para quem quiser reproduzir, algumas dicas:

1 - Para abrir a máquina, você vai precisar de uma chave estrela, aquelas que se usa em notebook, por exemplo:

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Tem dois parafusos na tampa superior e dois embaixo do painel frontal, em frente ao grupo. Também será necessário remover os botões de vaporização e de extração. Esse vídeo mostra como abrir a máquina: 

 

2 - Em 110 V, você precisa descobrir qual é a fase, não adianta instalar o dimmer no neutro, pois você vai variar X% de zero. Para descobrir se está mexendo na fase ou neutro, pode usar uma chave teste ou multímetro. Com a chave teste, é só encostar a ponta da chave e se tiver tensão é a fase. Com o multimetro, ajuste para corrente alternada na faixa de tensão superior a 110V, segure a ponta “comum” e a outra ponta coloque no fio. Se tiver qualquer tensão, digamos de 30V que seja, é a fase.

Em 220 V, você não precisa saber qual é a fase, pois ambos os fios são fases. Você poderia até se enganar e pegar o terra, mas é muito improvável.

3 - No meu caso, escolhi interromper o fio que sai da chave seletora para a bomba (vermelho), pois além de desconfiar que aquela já era a fase (mesmo assim testei), manteria o funcionamento da máquina como usual, ao invés de fazer uma extração pelo botão do dimmer como muitos fazem. Depois de calibrar o dimmer para a pressão desejada, é só girar o botão como fazia anteriormente e vou extrair o café como antes, porém, a 9 bar.

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Na hora de testar esse fio, para ver se é a fase, lembre que ao girar a chave seletora, a bomba vai ligar e vai cair água do grupo, mesmo sem o reservatório, pois sempre fica alguma água nas mangueiras e caldeira. Eu coloquei um pote embaixo do grupo na hora de testar.

4 - Lembre de remover o reservatório de água e a bandeja antes de começar a mexer na máquina. Meio óbvio, mas as vezes esquecemos. Eu esqueci de remover a bandeja e num movimento em falso derramei cafe na mesa. Uma lambança digna de trapalhões… rs…

5 - Eu optei por tirar o dimmer da caixa original, e usei a arruela e porca pra fixar no painel da máquina. O furo eu fiz com ferro de solda:

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6 - Antes de furar, verifique se a posição do botão do dimmer não vai interferir no botão de vaporização, conforme as fotos acima.

7 - Você pode escolher outra posição para o dimmer. Eu tentei apertar perto da caldeira pois queria deixar o espaço maior, ao lado do reservatório, para uma futura instalação de SSR e PID, que ocupa muito espaço e é um upgrade que estou estudando também.

8 - A calibração, como estou sem manômetro ainda, fiz pela vazão, conforme comentários anteriores. Ajustei o dimmer até extrair 65 ml de água em 15 s, vazão que corresponderia a 9 bar. Tirei a água pelo chuveiro sem portafiltro. É uma aproximação, talvez grosseira, mas é o que temos para hoje….

9 - Fiz apenas 3 testes de extração. Tem que afinar bem a moagem. Ainda não cheguei no ideal. A melhor foi 17g in / 33g out em 23 s. O café saiu com menos crema que eu estava tirando, mas o sabor estava melhor. Vou continuar os testes nos próximos dias e reporto aqui novamente. 3 cafés 1h da manhã, acho que já foi demais por hoje… kkk…

 

Por hoje, é isso. Espero que outros repitam e compartilhem os resultados aqui também.

Bons cafés a todos!

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Desde a primeira vez que vi esse gráfico, achei estranho que o aumento de pressão significasse menos vazão:

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Uma explicação que pensei: com o manômetro no grupo, a vazão é zero e a bomba atinge a pressão máxima. Com alguma vazão, a pressão seria menor. Então, o bolo deveria permitir uma vazão de 260 ml/s para gerar uma pressão de 9 bar numa máquina com a Ulka. Dessa forma, medir a vazão no chuveiro, para calibrar a bomba, não teria muito sentido.

Mas, pela falta de um manômetro, estava confiando nessa informação para calibrar o dimmer. Ajustei para uma vazão de 65 ml em 15s, que corresponderia a 9 bar.

No entanto, afinei bastante a moagem e não cheguei a bons resultados. O primeiro café (17g/35g/21s/clique 46 do K2) estava melhor que os demais (último foi 17g/37g/29s/clique 40 do K2), o primeiro levemente ácido (o que eu gosto) e o último bastante amargo. Estou usando o Moka 3 Gerações do Mário nesses testes.

Entao, resolvi fazer outro teste: aumentando a potência, deveria aumentar a pressão e, de acordo com a tabela acima, diminuir a vazão. No entanto, com 100% da potência, consegui 104,9 ml em 15s contra 64,9 ml em 15s no que seria 9 bar. Ou seja, a vazão estava aumentando com o aumento da pressão.

Então, resolvi mudar a abordagem: como o @Caio Oliveira tinha encontrado 10 bar no grupo, resolvi assumir que a minha Poemia também apresenta 10 bar no grupo e tirei cerca de 10% da potência (11% para ser mais exato).

Tirei mais um espresso: 17g/36g/16s/clique 40 do K2, com 89% da potência no dimmer. O espresso saiu amargo.

Ainda não me entendi com esse dimmer e as alterações que promove na extração. Vou tentar moer mais fino para ver se gero mais pressão no bolo, se isso promove uma extração mais lenta, e se o espresso perde o amargor. Mas até agora, todos os testes indicam a direção oposta.

Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo?

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3 horas atrás, regisassao disse:

Desde a primeira vez que vi esse gráfico, achei estranho que o aumento de pressão significasse menos vazão:

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Uma explicação que pensei: com o manômetro no grupo, a vazão é zero e a bomba atinge a pressão máxima. Com alguma vazão, a pressão seria menor. Então, o bolo deveria permitir uma vazão de 260 ml/s para gerar uma pressão de 9 bar numa máquina com a Ulka. Dessa forma, medir a vazão no chuveiro, para calibrar a bomba, não teria muito sentido.

Mas, pela falta de um manômetro, estava confiando nessa informação para calibrar o dimmer. Ajustei para uma vazão de 65 ml em 15s, que corresponderia a 9 bar.

No entanto, afinei bastante a moagem e não cheguei a bons resultados. O primeiro café (17g/35g/21s/clique 46 do K2) estava melhor que os demais (último foi 17g/37g/29s/clique 40 do K2), o primeiro levemente ácido (o que eu gosto) e o último bastante amargo. Estou usando o Moka 3 Gerações do Mário nesses testes.

Entao, resolvi fazer outro teste: aumentando a potência, deveria aumentar a pressão e, de acordo com a tabela acima, diminuir a vazão. No entanto, com 100% da potência, consegui 104,9 ml em 15s contra 64,9 ml em 15s no que seria 9 bar. Ou seja, a vazão estava aumentando com o aumento da pressão.

Então, resolvi mudar a abordagem: como o @Caio Oliveira tinha encontrado 10 bar no grupo, resolvi assumir que a minha Poemia também apresenta 10 bar no grupo e tirei cerca de 10% da potência (11% para ser mais exato).

Tirei mais um espresso: 17g/36g/16s/clique 40 do K2, com 89% da potência no dimmer. O espresso saiu amargo.

Ainda não me entendi com esse dimmer e as alterações que promove na extração. Vou tentar moer mais fino para ver se gero mais pressão no bolo, se isso promove uma extração mais lenta, e se o espresso perde o amargor. Mas até agora, todos os testes indicam a direção oposta.

Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo?

@regisassao

Não sou expert neste assunto, mas acho que a curva da ulka E5 indicada na sua postagem é valida apenas para a condição de operação nominal (100% de carga). Nesta condição, o que faz a operação estar mais a direita (maior vazão) ou a esquerda (menor vazão) na curva, é a restrição ao fluxo gerada pelo bolo (moagem mais grossa ou mais fina, na mesma quantidade), o bolo acaba funcionando como uma válvula gerando mais ou menos perda de carga (a qual a bomba tem que vencer, gerando mais ou menos pressão).

 

Quando você utiliza o dimmer ou PWM, no meu entendimento, a bomba acaba operando com uma curva de performance diferente para cada nível de potência (deslocada para baixo e paralela à original). Em, resumo, acho que vc não tem resultados assertivos se utiliza a curva original (100%) quando utiliza uma condição de potência inferior. Sem considerar que a bomba tem variação de performance operando "quente" ou "fria".

 

Outro fator complicador para a calibração via medição de volume é que em alguns momentos/condições você pode estar operando em pressões superiores ao set da opv, e neste caso, uma parte da vazão entregue pela bomba retorna ao reservatório, não sendo direcionada ao chuveiro (e não sendo contabilizada na medição).

 

Não sei se ajudei ou atrapalhei, mas acho que, com a utilização do dimmer, você só terá precisão no ajuste de pressão quando utilizar o manômetro (ou se conseguir obter curvas de performance para outras condições de carga da bomba na internet).

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Em adição ao comentário anterior, para condições de carga reduzida (utilização de dimmer) a curva seria alterada de forma parecida a da imagem abaixo:

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https://www.home-barista.com/forums/userpix/mobile/30434_20171130_093336.webp

 

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Valeu @gabrieltravassos! Ajudou sim. 
Acho que faz sentido o que você disse. Infelizmente o manômetro ainda vai demorar um pouco, mas talvez seja o único jeito mesmo.

Enquanto isso, vou testando na tentativa e erro.

Fiz mais um shot há pouco, ainda em 90% da potência, mas dessa vez inverti a moagem, engrossei bem, seguindo uma sugestão do @MarcioMO, mas também não deu certo. Colocando no clique 48 só K2, deu 17/37/15s, ficou mais ácido, diria até mais agradável para o meu paladar, pouca crema ainda, mas não me parece que engrossar seja o caminho.

Uma possibilidade também é que a bomba já não esteja mais entregando 15 bar, talvez nem os 10 bar que o @Caio Oliveira mediu na dele, e quando reduzo a potência na bomba, está saindo com pressão inferior a 9 bar.

Vou continuar com os testes por mais alguns dias. Vamos ver até onde eu chego sem o manômetro.

Obrigado mais uma vez pelas dicas!

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Novos insights!

Fiz outro teste aqui: coloquei o dimmer em 100%, tirei um espresso bacana, deixei como referência.

Ao invés de baixar a potência para 90%, baixei para 95%. Detalhe: estava falando em potência, porém, leiam também como fluxo. Estou calculando o percentual em g / 15 s. Minha Poemia entrega cerca de 105 g em 15s, 107,4 g na última medição agora há pouco. Ajustei para cerca de 102 g / 15 s, que corresponde a 95% do fluxo máximo. Obs: Claro que tem imprecisões nas medidas, pois o cronômetro é o do celular, a balança é aquela de 15 reais do ML, e tem sempre uns décimos de segundo de diferença no acionar dos botões.

Com 95% do fluxo, tive que reduzir a moagem em 6 pontos no meu K2 que agora está no clique 39 para o Moka que estou usando (agora do Fruto Mineiro, pois o do Mario acabou nos testes anteriores). Cheguei a 28s e o sabor ficou melhor que em 100% de fluxo ou potência no clique 45. Acho que estou encontrando o caminho…

Como não tenho manômetro, resolvi estudar melhor “flow profile”, que é o que eu consigo medir, e então, cheguei num vídeo muito interessante do Lance Hedrik: https://youtu.be/HLyKePMX58M

Algumas conclusões que tirei: não adianta ter só dimmer, tem que mexer na OPV.

O dimmer só ajuda a controlar o fluxo. A 95%, eu consigo 102g / 15 s. Quando tiro um shot, a granulometria vai criar uma resistência à passagem daquela massa de água por segundo, aumentando gradualmente a pressão. Se o fluxo é muito elevado para aquela granularidade, a pressão subirá acima de 9 bar (ou 15 bar que seria o original da Poemia) e a válvula de segurança desviará o excedente de água para o reservatório, de forma a manter a pressão no limite ajustado.

Ou seja, mesmo com o dimmer reduzindo o fluxo, podemos ter pressão superior a 9 bar ou mesmo 15 bar, dependendo de quão fina está a moagem. Então, vou ter que esperar o manômetro chegar e ajustar minha OPV para 9 bar, pois um dos motivos para eu querer controlar a pressão era reduzir a chance de canalização.

O outro motivo de instalar o dimmer era testar pré-infusão. Também vou ter que esperar o manômetro para verificar se estou chegando nos 2 bar de referência, mas vou brincar um pouco com o controle de fluxo para fazer uma pré-infusão e um final de extração com baixa vazão também.

Mas recomendo que vejam esse vídeo do Lance. Achei muito esclarecedores os conceitos que ele explica e me ajudou a entender algumas conclusões que eu estava tirando empiricamente.

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@regisassao Eu tinha visto o vídeo daquela válvula, ela tem um parafuso que é o que controla a pressão na mola interna, só que ele é vedado com um silicone. Ai o ideal seria ao mexer nele, colocar um silicone ali de volta. Ainda não instalei o dimmer, preguiça kkkkkkk 

Devo fazer isso essa semana. O meu dimmer é um pouco diferente desse seu, ele tem entrada e saída pra fase e neutro. Mas também não olhei muito como é a eletronica da placa. 

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Eu vi esse dimmer também. Evitei comprar porque o outro era mais fácil, por não ter que alimentar o dimmer com fase e neutro. No seu caso, a fase até pode ser a mesma que entra no input, mas o neutro você vai ter que puxar da base da máquina. Tem mais 3 parafusos pra soltar na base e você pode puxar um neutro do cabo de alimentação, um pouco mais chato de instalar.

Também estava comprando as peças para o manômetro e me ocorreu que talvez o seu tenha soltado a mangueira por falta de conectores tanto no manômetro como no portafiltro:

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Nao dá para ver direito nas suas fotos, mas parece que colocou a mangueira direto na rosca e tentou apertar com as abraçadeiras. Se encaixar no conector acima, talvez não solte mais.

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Foi exatamente isso, encaixei a mangueira diretamente na rosca tanto do manometro quanto porta filtro. Eu nao encontrei essas conexoes aqui na regiao, e como a rosca do porta filtro e algo muito especifico, não quis arriscar na internet. Pensei ate em fazer isso em um torneiro. Ja a rosca do manometro é de 1/4 normal, é facil de encontrar conexões. 

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Boa noite pessoal, 

Há um tempo fiz uma instalação de manômetro no portafiltro da minha gaggia classic (apenas para ajuste de opv) que achei bem simples e robusta.

No meu caso a rosca do porta filtro era de 3/8", que acho que é o padrão (mas da pra fazer a medição aproximada de diâmetro externo e quantidade de fios por polegada para chegar na especificação da rosca) e eu tinha um manômetro com rosca de 1/8", então utilizei uma luva de redução de 3/8" x 1/8" e os conectei diretamente (a desvantagem é que o manômetro fica de cabeça pra baixo, mas era para uso pontual). Imagens e links abaixo:

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https://a.aliexpress.com/_mNGjVwi

https://a.aliexpress.com/_mKO2hb8

Para o ajuste da OPV você pode operar sem fluxo pelo chuveiro (e pelo bico de vapor). Todo o fluxo retorna ao reservatório.

Mas para ajuste do Dimmer, entendo que o ideal eh simular o mais próximo de vazão de um shot padrão (algo perto de 40 g em 25 segundos, ou como entender melhor). Como o porta filtro fica bloqueado, eu abria a válvula do bico de vapor / água quente para simular a vazão prevista no espresso. Se vc não fizer algo deste tipo, estaria ajustando a pressão em 9 bar (ou similar) para uma condição de fluxo bloqueado (vazão 0), condição diferente da operação normal e que te trará pressões menores quando em operação normal (visto que com o aumento de vazão, em uma mesma curva de carga, há uma diminuição de pressão entregue pela bomba).

OBS. Para o caso de ajuste para pre infusão acho que pode se considerar fluxo bloqueado / baixa vazão (mais próximo do real).

 

Espero que possa ter ajudado em algo no caso da poemia (imagino que tem configuração similar a da gaggia classic).

Att,

 

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Bem interessante essa condição que você explicou ai... Então o ideal é abrir um pouco o bico vaporizador pra ter uma vazão próxima a de um espresso sendo extraído, e medir a pressão no grupo? EU pensei em regular com uma pressão sem fluxo um pouco a cima, pra na hora que tivesse uma vazão, acabaria extraindo um pouco a baixo do que regulei. Regular pra uns 9,5 a 10 bar sem vazão.

meu porta filtro a rosca é de 5/8" não encontrei em canto nenhum conexões com essa medida.

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@Caio Oliveira, eu entendo que a condição mais próxima da real é abrindo um pouco o bico vaporizador. Pois nessa condição a bomba estará operando em uma vazão próxima a de quando você estiver tirando um espresso. Acho que é a maneira mais assertiva de fazer a calibração do dimmer / nível de potência.

E sobre a imagem do seu porta filtro, parece ser uma rosca de 3/8" (igual a do meu portafiltro) e não de 5/8". O diâmetro externo da rosca convertido em polegadas não é equivalente à especificação da conexão BSP (não é uma conversão direta de mm para polegada, mas sim um valor aproximado do diâmetro de passagem / furo). 

Uma conexão BSP 3/8" tem diâmetro externo de rosca de 16.5 mm (perto do que você mediu). 

Ver medida D da tabela abaixo:

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3 horas atrás, gabrieltravassos disse:

Como o porta filtro fica bloqueado, eu abria a válvula do bico de vapor / água quente para simular a vazão prevista no espresso. Se vc não fizer algo deste tipo, estaria ajustando a pressão em 9 bar (ou similar) para uma condição de fluxo bloqueado (vazão 0), condição diferente da operação normal e que te trará pressões menores quando em operação normal (visto que com o aumento de vazão, em uma mesma curva de carga, há uma diminuição de pressão entregue pela bomba).

Faz sentido. Bastante preciosista o seu método. Acho que vou tentar quando chegar o meu manômetro.

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2 horas atrás, gabrieltravassos disse:

E sobre a imagem do seu porta filtro, parece ser uma rosca de 3/8" (igual a do meu portafiltro) e não de 5/8". O diâmetro externo da rosca convertido em polegadas não é equivalente à especificação da conexão BSP (não é uma conversão direta de mm para polegada, mas sim um valor aproximado do diâmetro de passagem / furo). 

Uma conexão BSP 3/8" tem diâmetro externo de rosca de 16.5 mm (perto do que você mediu). 

Eu também li que as cafeteiras italianas usam padrão Britânico de medidas (BSP). Por isso, aquelas buscas todas no Aliexpress foram seguindo esse padrão. Só foi difícil achar o T e mangueira 1/8 BSP e comprei de 8mm mesmo. Se não der certo, acho que vou comprar os originais com a assistência da Saeco de Piracicaba (Tecno Service acho).

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@Caio Oliveira acho que você tem razão em relação a OPV: só trocando a mola mesmo, não faria sentido aquela junção não ser selada.
Então, lendo um pouco sobre o kit das Gaggia, vi que uma galera simplesmente cortou a mola. O que é bem tranquilo, visto que a resistência da mola é linear.

Um cuidado que eles mencionam é de cortar uma espiral por vez, medir no manômetro, e ir ajustando lentamente até os 9 bar ou a pressão que for. Cabe até tirar uns shots para ver se realmente prefere um shot com a OPV a 9 bar ou 10 bar.

E aí, entra outra discussão interessante, que remete à explicação do @gabrieltravassos sobre medir a pressão no grupo ou com uma pequena vazão simulando o fluxo durante a extração. Os gringos tretararam numa conversa em que alguém mediu a pressão com filtro cego e durante uma extração, chegando a 2 bar de diferença. E começou uma teorização sobre pressão estática, pressão dinâmica, diferencial de pressão quando a bomba é vibratória ou rotativa, enfim, toda a conversa é interessante, mas longa e técnica em alguns momentos, caso queiram ler na íntegra: https://www.home-barista.com/espresso-machines/why-difference-in-pressure-between-blind-filter-and-brewing-t10807.html

Minha conclusões: a diferença é maior com bombas vibratórias chegando a 2 bar de diferença; farei a modificação somente com o manômetro instalado; o processo é tão simples que vale a pena cortar a mola (se der errado, eu importo o kit da Mr Shades por 17,50 libras esterlinas ou uns 150 reais com frete incluso, e enviam para o Brasil); por gostar de torras mais claras é bem provável que não vou querer minha OPV em 11 bar, talvez 11,5 (ref filtro cego) levando a 9,5 durante a extração, então pretendo cortar a mola lentamente como sugerido; como não tenho portafiltro com manômetro, devo usar como referencial a pressão na bomba durante a extração real de um café padronizado.

Aproveitando, hoje testei um café mais cítrico (Valério Nacacio do Fruto Mineiro) e também ficou excelente com 95% da potência no dimmer.

Amanha quero ver se testo pré-infusão.

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Fiz novos testes, agora fixei de maneira muito melhor o manometro, sem vazamentos e com aquele cenario que o @gabrieltravassos falou, um fluxo pelo bico vaporizador semelhante a de uma extração (cerca de 30ml em 30 seg). A minha cafeteira "extraiu" a 9,5 bar originalmente. Acredito que com o dimmer eu consiga diminuir um pouquinho essa pressao e obter os 9 bar ideais. 

Sem fluxo como consegui melhorar a vedação e fixação do manômetro ela chegou a 11 bar. Fiz vários testes, a pressão mesmo um bom tempo depois de desligar a bomba se manteve em 9bar no porta filtro, e o mais importante a mangueira não explodiu em nenhum momento kkkkkkk 

Outro fator importante e que eu fiz o maximo pra manter o porta filtro, e mangueiras frios, porque quando esquenta a mangueira se torna mais maleavel e tende a inflar mais facilmente com a pressao. 

Proximo passo, abrir a dita cuja e instalar o dimmer.

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11 minutos atrás, Caio Oliveira disse:

A minha cafeteira "extraiu" a 9,5 bar originalmente. Acredito que com o dimmer eu consiga diminuir um pouquinho essa pressao e obter os 9 bar ideais.

Estão bem consistentes essas medidas. Com dimmer, o melhor ajuste pra mim  foi em 95% da vazão. A minha deve estar entregando pressão parecida com a sua.

 

13 minutos atrás, Caio Oliveira disse:

Sem fluxo como consegui melhorar a vedação e fixação do manômetro ela chegou a 11 bar

E bate também com aquela discussão no Home Barista, uma diferença de 1,5 bar.

 

14 minutos atrás, Caio Oliveira disse:

bomba se manteve em 9bar no porta filtro, e o mais importante a mangueira não explodiu em nenhum momento kkkkkkk

E fica comprovado que abraçadeira de parafuso aguenta o tranco. Já essa mangueira inflando é assustador. Isso explodindo a 9 bar e mais de 70 graus não deve ser bonito… Bom tomar cuidado e até trocar a mangueira. Já vou verificar se tem alguma indicação de pressão na que encomendei…

Mas estava pensando aqui… se está saindo a 9,5 bar, a maior vantagem do dimmer vai ser fazer pré-infusão.

Com dimmer a 95%, a regulagem também ficou mais difícil. 1 clique de diferença no moedor está produzindo mais diferença na xícara.

Pré-infusão, fiz dois testes por enquanto, o primeiro foi bom, no segundo me atrapalhei com os botões e desconsiderei. Preciso fazer um lado a lado também.

Uma dúvida @Caio Oliveira: que portafiltro é esse mesmo? Um La Spaziale usinado?

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5 horas atrás, regisassao disse:

Uma dúvida @Caio Oliveira: que portafiltro é esse mesmo? Um La Spaziale usinado?

É um da seattle coffee gear que minha irma trouxe pra mim dos EUA. Próprio para a poemia. 

5 horas atrás, regisassao disse:

E fica comprovado que abraçadeira de parafuso aguenta o tranco. Já essa mangueira inflando é assustador. Isso explodindo a 9 bar e mais de 70 graus não deve ser bonito… Bom tomar cuidado e até trocar a mangueira. Já vou verificar se tem alguma indicação de pressão na que encomendei…

Sim, eu ajeitei melhor, de forma que o próprio manômetro ajuda a empurrar a mangueira pra cima (mas  em compensação fica de cabeça para baixo). Mas ainda assim, pretendo achar uma nova mangueira mais apropriada porque essa assusta um pouco mesmo. 

 

Agora queria ver se consigo ajeitar o vazamento do meu bico vaporizador, porque ele fica pingando durante a extração, é meio chato. Talvez isso esteja fazendo eu tirar melhores shots com pressão um pouco menor, mas ainda assim, chato. Alguém sabe onde vende peça de reposição para essas maquinas? 

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Agora a SCG só vende o naked e com pandemia está meio complicado de alguém trazer… quem sabe daqui uns meses. Valeu!

Quanto as peças, tente falar com a Tecno Service: https://www.tseletronica.com

Foi lá que vi a mangueira original. Eles se dizem ex-funcionários da Philips que abriram o negócio quando a fábrica fechou e que vendem e dão manutenção.

Mas esse tipo de problema é meio chato mesmo. E pode ter várias causas. Você já sabe que é o bico mesmo? As vezes é só um anel de vedação.

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Eu já desmontei tudo imaginando isso, mas parece ser realmente a válvula que abre o vapor que não esta vedando completamente quando fechada. Pensei ate em colocar uma fita teflon lá pra ver se parava mas fiquei com medo de entupir tudo. Vou entrar em contato com eles pra saber. 

Já pensei também em tentar adaptar um outro bico vaporizador nela de melhor qualidade, tipo a da Silvia que eu vejo muitas adaptações nas maquinas delonghi. Não sei se na poemia daria certo

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Há uns tempos atrás, o @#magaldiespresso estava anunciando peças de Poemia sucateadas. Acho que ele tinha comprado uma para reformar outra e sobraram peças. De repente ele tem.

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@Caio Oliveira, se quiser mesmo tentar uma adaptação com válvulas / bicos de outras máquinas, o site TheEspressoShop tem muitas opçõesde peças para: gaggias, rancilio, la pavoni e outras (mas não tem peças da Poemia). Talvez as peças da Poemia sejam similares a de algumas Gaggias pós Phillips.

Vale dar uma olhada lá e verificar se tem algum modelo com conexão compatível com a da tua máquina. O que pode pesar é o frete (mas neste site nem é dos maiores):

https://www.theespressoshop.co.uk/Mobile/MobileSearchResults.aspx?MinPrice=0&MaxPrice=197&Page=2&Search=Steam valve&SortBy=SalesRank&ListType=2&ProductImageView=1

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Bem, depois de criar coragem decidi desmontar minha maquina pra instalar o dimmer. Primeira dificuldade que encontrei: desmontar a maquina! Sério, deu muito trabalho conseguir tirar todo o sistema de dentro da carcaça, esses conectores sao um saco pra tirar. Bem... Vou precisar desses conectores macho e femea para interromper o fornecimento de energia da bomba e instalar o dimmer . Amanha mesmo vou em alguma loja ver se encontro. 

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Segundo detalhe, a peça danificada que esta vazando agua é essa dai em azul, coloquei uma fita veda rosca na parte interna pra ver se para o vazamento, mas estou duvidando um pouco, provavelmente vou ter que trocar mesmo. Se eu nao gostasse tanto de cappuccino eu arrancaria essa valvula e colocaria o manometro ai (parece ser é exatamente a mesma rosca, 1/4)

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Por ultimo mas, não menos importante, a tal da valvula de segurança. Como da pra ver ai ela é toda vedada no silicone. A vontade de abrir e modificar é imensa (e deixar o dimmer so pra controlar a pre infusao), a coragem que não ta acompanhando a vontade. 

Amanha volto com mais atualizações.

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40 minutos atrás, Caio Oliveira disse:

Sério, deu muito trabalho conseguir tirar todo o sistema de dentro da carcaça, esses conectores sao um saco pra tirar.

Caramba! Eu não desmontei a bomba/caldeira, só peguei um fio que sai da chave seletora e coloquei o dimmer, sem colocar conectores espada/faston nada sofisticado, emendei na fita isolante mesmo. Como o seu precisa de alimentação fase e neutro, achei que daria para puxar só um neutro da base e jogar pra cima… que trampo hein? Ainda bem que comprei aquele outro tipo de dimmer. Fica aí mais uma lição para os próximos: escolher um dimmer que vai direto na fase.

Agora que você já desmontou, aproveita e já instala o PID. Senão, não vai ter coragem de desmontar de novo… rs…

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3 horas atrás, regisassao disse:

Caramba! Eu não desmontei a bomba/caldeira, só peguei um fio que sai da chave seletora e coloquei o dimmer, sem colocar conectores espada/faston nada sofisticado, emendei na fita isolante mesmo. Como o seu precisa de alimentação fase e neutro, achei que daria para puxar só um neutro da base e jogar pra cima… que trampo hein? Ainda bem que comprei aquele outro tipo de dimmer. Fica aí mais uma lição para os próximos: escolher um dimmer que vai direto na fase.

Agora que você já desmontou, aproveita e já instala o PID. Senão, não vai ter coragem de desmontar de novo… rs…

Na verdade, ja ia postar as atualizações rsrs. Eu olhei melhor o circuito do meu dimmer, e percebi que apesar das 4 entradas, ele so utiliza 2, e as outras 2 sao apenas conectadas uma a outra. Desmontei a maquina toda meio que "atoa", serviu apenas para eu conhecer bem o sistema da maquina pra quando for instalar o PID.

 

Dimmer instalado na lateral so precisei interromper esse fio branco que sai da chave ate a bomba, e fazer uma emenda pra alongar um pouco o fio.  

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Feito isso comecei os testes com o manômetro, nesse meio tempo vale ressaltar que eu consegui corrigir o vazamento pelo bico vaporizador com fita veda rosca, e a pressão máxima passou dos 12 bar. Já com o manômetro marquei 2 posições, uma com 3 bar (pre infusão), e outra com quase 10 bar (sem vazão por isso regulei para uma pressão um pouco mais alta do que os 9).

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Eu tenho um video do momento que regulei, mas nao sei postar videos aqui no forum. Alguma dica? rsrs

 

Outra coisa interessante é sobre a valvula de segurança. Aqui no forum mesmo tem um topico falando sobre a breville, e um mod para diminuir a pressao dela. A tal valvula é muito semelhante a da poemia. Talvez de pra aplicar na poemia tambem. Nesse Link: Mod OPV Breville

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Show de bola! Depois me fala o resultado dos seus espressos. Eu ainda não estou totalmente convencido da vantagem de ter o dimmer.

E tive que parar os testes porque a guarnição do grupo está vazando. Aliás, me parece que a sua também. No seu vídeo, tem um momento que parece vazar água entre o grupo e portafiltro. Pelo que pesquisei, é hora de trocar a guarnição (anel de borracha). A minha deve chegar amanhã, vou trocar e vamos ver se fica boa. A minha está vazando mais que a sua, mas começou com essas gotas menores também.

Sobre a OPV, eu estou seguindo aquele tópico também, na Breville. Me parece que lá eles podem ajustar a pressão rosqueando num sentido ou outro, mas em outro fórum, eles mencionam que pode ser que não dê para abrir o suficiente para atingir a pressão desejada sem vazar: https://wiki.circuitlaunch.com/OPV-replacement-mod-Breville-Barista-Express-d048fa44db9b400c9235a9771930f97b

Pelo que você bem observou, se fizemos isso na Poemia, também vai vazar na região do anel de silicone.

Olhando o vídeo do Milen Stoitsev, ele comenta pouco depois de 5’ que ele não sabe indicar o ponto certo de aperto, mas sugere fazer um café e se vazar água pela junta, tem que apertar mais um pouco. Isso vai dar os 15-16 bar que ele menciona:

Então, acho que a solução é abrir a OPV e cortar a mola até chegar nos 9 bar. Ou arranjar anéis de silicone mais grossos, diversas espessuras, pra ir testando.

Outra opção, é colocar uma OPV metálica (alternativa proposta no mesmo link acima, do Circuit Launch). Pelo que entendi, nesse caso, a válvula é ajustável no parafuso sem causar vazamento:

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O problema é que essa válvula custa 40 dólares. E não encontrei nada similar no Aliexpress por enquanto.

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Sim, a minha guarnição não esta muito boa, eu percebi isso quando o porta filtro com o filtro soltou pela primeira vez durante uma extração e fez aquela lambança de cafe, alem de quase quebrar a xicara (dei muita sorte). A partir dai eu tinha que girar ele mais para a direita pra apertar mais. Vazar é a primeira vez que acontece, pelo que to vendo é dai pra pior rs. Onde comprou a sua guarnição? Eu não faço ideia de onde achar aqui no BR. 

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