Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

20 horas atrás, Caio Oliveira disse:

Sim, a minha guarnição não esta muito boa,

@Caio Oliveira dá uma chegada também nos encaixes do grupo ao portafiltro, nessa parte dentada:

7DCA064B-34AD-42E6-A825-CC42C4504BF7.jpeg.a67830ff607e6da72a842c3e200c78c6.jpeg

No meu caso, o problema era esse. Veja que tem uma peça plástica preta no detalhe. Olha como estava a minha:

AC7DF1BC-D51B-4458-B37E-A6441FDD0452.jpeg.98347d580f84a89221d67ef964f8802b.jpeg

Sem esse encaixe, fica assim:

A82A8B64-8F38-42BF-837B-8D93E3403691.jpeg.6ec6db30852a31baf746dd4db12220a4.jpeg
 

E está vazando água por esse encaixe dentado. Não era a guarnição.

A propósito, eu cheguei a instalar aquela guarnição, na primeira remoção já trincou. Não sei se foi erro meu, pois ainda estava quente quando tirei, ou se a qualidade que é duvidosa. Porém, também não sei se vamos achar coisa melhor. No ML tinha uns 4 vendedores, as fotos eram todas iguais, só um tinha preço diferente, o restante variava o valor do frete.

Agora, preciso pesquisar onde acho esse encaixe ou se vou ter que trocar o grupo todo. Mais provável é ter que procurar uma Poemia sucateada pra tirar a peça… Vou ficar sem espresso por um tempo…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não reparei nessa peça, e olhe que desmontei ela toda viu. Pode ser isso mesmo que deve ter desgastado, e esta fazendo com que eu tenha que girar o porta filtro um pouco mais. E no seu caso, vazamentos. Parece uma peça simples de plastico que aguenta alta temperatura, tipo cabo de panela. Caso não encontre, eu me arriscaria a fabricar uma utilizando algum cabo de panela mesmo, supondo que tenha ferramentas para isso claro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Após alguns dias com a pressão reduzida da maquina, constatei uma melhora na extração do café, antes acontecia mais facilmente a canalização (saia sempre um pouco mais de café por um dos lados do bico do porta filtro), agora percebo que a queda na xicara é bastante consistente (se colocar duas xicaras elas terão quase o mesmo volume final). De qualquer forma minha Irmã esta me trazendo um porta filtro naked agora no final de dezembro (aquele da SCG presente de natal hehe) e ai sim vou tirar melhores conclusões a respeito das canalizações. Quanto ao gosto, eu acredito que meu paladar não é tão apurado, não percebi muita diferença apesar de hoje mesmo durante a regulagem do moinho para um novo grão eu não tiro cafés intragáveis (antes tinha alguns que pareciam bons mas iam direto pra pia a acidez ficava surreal não sei explicar o porque). Mais pra frente faço novas considerações. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2021 at 18:05, gabrieltravassos disse:

Boa noite pessoal, 

Há um tempo fiz uma instalação de manômetro no portafiltro da minha gaggia classic (apenas para ajuste de opv) que achei bem simples e robusta.

No meu caso a rosca do porta filtro era de 3/8", que acho que é o padrão (mas da pra fazer a medição aproximada de diâmetro externo e quantidade de fios por polegada para chegar na especificação da rosca) e eu tinha um manômetro com rosca de 1/8", então utilizei uma luva de redução de 3/8" x 1/8" e os conectei diretamente (a desvantagem é que o manômetro fica de cabeça pra baixo, mas era para uso pontual). Imagens e links abaixo:

IMG_20211103_174723.thumb.jpg.9f74736f9cb19fd96ca3682c33ed8050.jpg

IMG_20211103_174737.thumb.jpg.cc5f32072f59065a258b604edb86bceb.jpg

https://a.aliexpress.com/_mNGjVwi

https://a.aliexpress.com/_mKO2hb8

Para o ajuste da OPV você pode operar sem fluxo pelo chuveiro (e pelo bico de vapor). Todo o fluxo retorna ao reservatório.

Mas para ajuste do Dimmer, entendo que o ideal eh simular o mais próximo de vazão de um shot padrão (algo perto de 40 g em 25 segundos, ou como entender melhor). Como o porta filtro fica bloqueado, eu abria a válvula do bico de vapor / água quente para simular a vazão prevista no espresso. Se vc não fizer algo deste tipo, estaria ajustando a pressão em 9 bar (ou similar) para uma condição de fluxo bloqueado (vazão 0), condição diferente da operação normal e que te trará pressões menores quando em operação normal (visto que com o aumento de vazão, em uma mesma curva de carga, há uma diminuição de pressão entregue pela bomba).

OBS. Para o caso de ajuste para pre infusão acho que pode se considerar fluxo bloqueado / baixa vazão (mais próximo do real).

 

Espero que possa ter ajudado em algo no caso da poemia (imagino que tem configuração similar a da gaggia classic).

Att,

 

Fala aí irmão.

Esse manômetro tem que ser de algum tipo especial? Não manjo muito. Qualquer manômetro do mercado está apto a receber a pressão direto de um líquido? (Água quente nesse caso) ou devo tomar algum cuidado na hora de procurar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei essa aqui:

R$ 36,59  15% Off | Pressure Gauge 40mm 1/8 BSPT Rear Back 15-300 PSI and Bar for Air Gas Wate Fuel C90A Pressure Gauge 40mm 1/8 BSPT Rear Back 15-30
https://a.aliexpress.com/_msIzZAK
 

Cuidados que eu tomei: comprar uma que possa usar com água, peguei a de 1/8 BSPT, pois fica mais compatível com as mangueiras da minha máquina, e com a rosca atrás do manômetro, pois achei que os verticais seriam mais frágeis (o painel da minha máquina é de plástico, e uma pancada ou pequena pressão na peça poderia gerar uma alavanca forte o suficiente pra quebrar o plástico).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, victor_psa disse:

Fala aí irmão.

Esse manômetro tem que ser de algum tipo especial? Não manjo muito. Qualquer manômetro do mercado está apto a receber a pressão direto de um líquido? (Água quente nesse caso) ou devo tomar algum cuidado na hora de procurar?

 

Oi, no meu caso eu procurava um manômetro que pudesse operar com água, resistir a 20 bar e conexão de 1/8" BSP (pois já ia usar uma luva de 1/8" x 3/8" BSP para conectar direto no portafiltro). Acho que essas são as principais características que deve se preocupar de verificar nas especificações do manômetro. 

Agora, como o meu objetivo era apenas ajuste de OPV, eu não me preocupei muito com a precisão da medição. Comprei um manômetro mais simples, sem preenchimento de líquido / glicerina (o ponteiro fica oscilando na medição, devido a ser uma bomba vibratória).

Se for para uma instalação fixa ou quiser uma melhor qualidade de medição, sugiro que pegue um com líquido de preenchimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, gabrieltravassos disse:

Oi, no meu caso eu procurava um manômetro que pudesse operar com água, resistir a 20 bar e conexão de 1/8" BSP (pois já ia usar uma luva de 1/8" x 3/8" BSP para conectar direto no portafiltro). Acho que essas são as principais características que deve se preocupar de verificar nas especificações do manômetro. 

Agora, como o meu objetivo era apenas ajuste de OPV, eu não me preocupei muito com a precisão da medição. Comprei um manômetro mais simples, sem preenchimento de líquido / glicerina (o ponteiro fica oscilando na medição, devido a ser uma bomba vibratória).

Se for para uma instalação fixa ou quiser uma melhor qualidade de medição, sugiro que pegue um com líquido de preenchimento.

Então, meu interesse é exatamente igual ao seu. Regular a opv da minha gaggia baby (aquela de corpo plástico e botões quadrados). Até tentei ver se alguém tinha algum pra me emprestar mas acabei comprando o manômetro no mesmo link que vc colocou pra não ter erro. Obrigado por isso. A luva de redução vou tentar comprar por aqui mesmo. Tem mais algum bizu além do que falou no tópico? Com essa oscilação de ponteiro é de boa de entender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, victor_psa disse:

Então, meu interesse é exatamente igual ao seu. Regular a opv da minha gaggia baby (aquela de corpo plástico e botões quadrados). Até tentei ver se alguém tinha algum pra me emprestar mas acabei comprando o manômetro no mesmo link que vc colocou pra não ter erro. Obrigado por isso. A luva de redução vou tentar comprar por aqui mesmo. Tem mais algum bizu além do que falou no tópico? Com essa oscilação de ponteiro é de boa de entender?

Acho que as dicas que eu tenho pra te informar são:

- Usar fita veda rosca (Teflon) na montagem do manômetro - luva - portafiltro;

- Retirar o filtro para a vedação ficar diretamente no porta filtro, evita vazamento / passagem entre o porta filtro e filtro. Visto que nesse caso vc bloqueia a saída do portafiltro;

- Abrir um pouco a válvula do bico vaporizador para simular a vazão do shot (condição mais próxima de uma tirada de espresso);

- Quanto a oscilação do ponteiro, pode variar de equipamento para equipamento, mas a ideia eh você considerar a posição média da medição. Por ex.: Se está variando entre 9.5 e 10.5 bar, você considera 10 bar (uma boa é filmar pra verificar após);

- É bom sempre lembrar que essas bombas ulka/vibratória tem uma recomendação de tempo de descanso (para não se extender muito no teste): 2 min ON para 1 min OFF ou 1 min ON para 2 min OFF (depende do modelo / tensão, mas vc pode ver a indicação na carcaça da bomba).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Hoje troquei a base da caldeira, resolvi aproveitar para instalar o manômetro, mas errei no diâmetro do conector que é ligado ao manômetro. Comprei um com rosca 1/8 BSPT, porém, para mangueiras de 8 mm. Acontece que esse conector só encaixa na mangueira de silicone comum, naquela revestida com um tecido trançado não serve, teria de ser uma de 6 mm.

Tentei usar a mangueira de silicone simples, mas está inflando mesmo sem um portafiltro conectado. Se estourar, certamente vai dar um curto circuito e seria bem perigoso. Esse é o antes de acionar a bomba:

C812E10A-64B0-4EAA-B5B4-4957C2D6D9BA.jpeg.f5d4e3cb3917733f9ba2eeb9ffb0309e.jpeg
 

Depois de acionar apenas para tirar um pouco de água, ficou assim:

12311204-250C-46EF-84C1-CB0599D92A82.jpeg.217f897f828e7c4c02e440f61497df3c.jpeg

Uma outra dica é usar as abraçadeiras radiais mesmo. As parafusadas funcionam, mas fica tudo muito apertado para encaixar o topo depois:

D5AC851B-5DDE-4AAE-8BD5-A3C716C56F4C.jpeg.fb88f617ae7f35ee4d6bf305f984307f.jpeg

Essa mangueira que sai do T já aperta um pouco, e com as 3 abraçadeiras fica difícil encaixar o topo novamente. Dá, mas é trabalhoso.

Agora já está com a mangueira própria para alta pressão, só preciso comprar um novo conector para o manômetro:

F29ED2CB-C48D-42AC-8E39-EF005ED74783.jpeg.279ec6a44b7cefa5cebe3f003f34d522.jpeg

Assim que eu conseguir o conector, atualizo o resultado aqui e como foi usar o dimmer com o manômetro de apoio.

PID também já está aqui, esperando pra ser instalado…

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou planejando instalar um manômetro ou transmissor de pressão na minha máquina também. Mas no caso da minha, seguindo a instalação original, eu vou seguir com tubo de PTFE (6/4 mm) e conectores rápidos de rosca (6 mm x 1/8" BSP). 

Se alguém quiser referências, acho que pode ajudar, seguem nos links abaixo:

https://a.aliexpress.com/_mMqfkZW

https://a.aliexpress.com/_mqqww2s

https://a.aliexpress.com/_mstYcR6

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Algumas atualizações: manômetro tem que ser com glicerina. O meu tá parecendo um ventilador. Dá uma ideia da pressão, mas não acho que dê pra confiar muito:

PID: acaba com a magia do surfing, agora sei todo dia a temperatura de partida e o quanto cai durante a extração. Depois coloco mais detalhes, mas para dar uma ideia, com PID deixei extraindo 30 segundos, caiu de 98 pAra 73-73 graus depois de uns 15 segundos e estabilizou nisso até os 35 segundos. Com termostato, a temperatura caiu de 104 para 55 graus nos mesmos 35 segundos. Ou seja, mesmo com a água entrando na caldeira, a temperatura cai menos com o PID que dá um turbo na resistência pra temperatura não cair tanto.

Quanto ao sabor do café, vou ter que postar mais pra frente. Estava só testando a montagem, a interação dimmer, manômetro e PID, só tirei café mais ou menos por enquanto. Preciso fazer mais testes e ajustar a moagem.

Foto da máquina finalizada:

2A2BB174-36D2-43EB-BB85-61525EB22C44.jpeg.bd4332809949adaec18fbbfce6e6b151.jpeg

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa poemia esta tunada ao extremo em rsrs. A minha esta indo no mesmo caninho kkkk a mais recente aquisição foi um PF naked, próximo passo é o PID. Por enquanto ainda apreciando os resultados na regulagem da pressão, e observando como faz diferença com o porta filtro naked (a bomba com força total é mais fácil fazer uma sujeira durante a extração quando há canalização), regulada em 9 bar, quando a canalização é leve, não chega a espirrar para fora da xicara e fazer aquela bagunça

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Oliveira e a válvula, conseguiu trocar? Ficou boa?

Aqui ainda não consegui fazer testes com consistência para reportar, tenho variado muita coisa ao mesmo tempo, mas assim que eu tiver um tempo, farei uns testes e compartilho aqui o resultado.

Mas em termos de praticidade, o PID já valeu a pena. Agora ligo a máquina, deixo esquentando o portafiltro, na hora de extrair nem dou um flush mais.

O manômetro até que está dando uma boa ideia da pressão. Quando tiro um espresso, o bolo dá uma certa estabilidade, fica variando entre 10 e 12 por exemplo, e assumo que está em 11, e por aí vai.

Percebi também que o que mais afeta a pressão é a moagem, não o dimmer. Dimmer afeta mais a vazão.

E o conjunto todo diminuiu a canalização, os bolos tem saído mais bonitos, uniformes, sem buracos… Bons indícios, e tenho tirado bons cafés, mas como tenho trocado de grão toda hora, e mudado a moagem também para acompanhar cada grão, fico meio sem referência para postar umas conclusões mais embasadas aqui.

Acho que dei um upgrade muito grande na máquina mas o piloto ainda precisa de um pouco de treinamento pra domar a bichinha… rs…

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz nem fale. Agora que voltei de viagem trouxe muitos grãos diferentes cada dia e um café diferente kkkk. Aqui na minha cidade eu tenho um grão "referencia" que é muito bom e barato, é o que normalmente uso no expresso, e é com ele que estou fazendo os testes digamos mais "científicos" da coisa kkkkk. Uma coisa interessante que percebi e que quanto mais velho o grão vai ficando, eu tenho que afinar a moagem, sempre fazendo um ajuste leve com o passar do tempo. num espaço de 20 dias após o primeiro ajuste, eu chego a ter que "apertar" 1,5 pontos na moagem (meu moedor e todo tunado, stepless e tem uma marcação artesanal digamos, a poemia ta seguindo o msm caminho kkkk) Dos testes que fiz mais recentes, não consegui perceber diferença no sabor do café quando com 9 bar ou com a pressão original (acho que meu paladar não e tão apurado). Mas foi como falei, no naked é visível a menor bagunça durante a extração, acredito que com a pressão menor reduz também a chance de canalização. Quero ver quando conseguir estabilizar a temperatura, ai sim a coisa vai para outro nivel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o PID, foi a melhor modificação que fiz. Eu não calibrei para saber se os 94 graus são efetivamente 94, mas tenho um número de referência. Testei vários grãos já, mudando apenas a temperatura e posso dizer que 1 a 2 graus já faz diferença.

Recentemente chegou o meu K4 e mantive o PID em 94 até otimizar ao máximo a moagem para um grão mais “bala toffee” que eu tinha aqui, cheguei no clique 85. Ainda estava um pouco amargo. Fui baixando a temperatura até chegar a 90 como ideal. Um outro café um pouco mais frutado e fermentado extrai em 92 graus e moagem no clique 86. Um outro grão mais achocolatado tirei também em 90 graus e clique 85.

Uma coisa que me chamou atenção é que esse fermentado (Thiego Bernardes do Fruto Mineiro) não tinha ficado grande coisa na Poemia original, tinha guardado para tirar uns filtrados. Cheguei a provar o mesmo grão tirado numa Astoria, supostamente por uma Barista profissional, em uma cafeteria bem avaliada aqui no ABC Paulista e também não achei grande coisa. Já nesse ajuste que mencionei, o café se mostrou interessantíssimo, com notas muito mais claras, o fermentado muito presente, um aroma levemente alcoólico até. Foi uma grande surpresa.

Também testei a vaporização com o PID. Quem me conhece sabe que nunca vaporizo leite, mas fiz só pra reportar aqui. O PID controlou muito bem a temperatura. Deixei chegar em 130 graus, vaporizei uns 150-200ml de leite e a temperatura não caiu abaixo de 123 graus, ficou bem cremoso, um leite bem doce e saboroso (e olha que eu nunca curti leite puro), só não dava pra fazer Latte art, mas aí o problema é o barista kkk. Foi só a terceira vez que vaporizei leite numa máquina de espresso na vida e nem pretendo continuar treinando. Mas pra quem curte, já fica a recomendação, e a dica é isolar a resistência do resto e conectar direto no SSR para controlar espresso e vapor com um único PID.

Entao, hoje posso dizer que além da conveniência de tirar o primeiro café sem flush e surfing, esse ajuste fino de temperatura está fazendo muita diferença.

Mais pra frente faço testes mais consistentes com o dimmer e manômetro pra compartilhar aqui, mas o pouco que observei é que tem feito pouca diferença mesmo. Uma moagem mais fina acaba anulando a redução no dimmer e a pressão sobe do mesmo jeito, apenas demora um pouco mais, o que significa extração com pressão abaixo do ideal no início. Baixando mais ainda a potência no dimmer, a máquina começa a “pulsar” o café, o que entendo ser totalmente indesejável. Resultado: tenho usado no máximo ou bem próximo do máximo. Como o bolo tem saído bonito, sem indícios de canalizações, e não tem melhorado com potências menores no dimmer, to achando que essa modificação não gera tanto benefício.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Compartilhando mais dados do PID (modelo REX C100, com SSR de 40A e termopar tipo K em forma de anel, instalado sobre a caldeira sem grandes malabarismos):

Pulando direto pra configuração ótima, pois o post será longo: ajustei P: 30; I: 360; D: 15. Partindo de 90 graus, extrai 60 ml de água, a temperatura caiu a 68 e subiu a 90 em 25 segundos após desligar o botão de extração. O led voltou a piscar em 45s após o fim da extração indicando que a temperatura estava estabilizada.

Na configuração de fabrica (P: 30; I: 240; D: 60), liguei a máquina e levou 4 min aproximadamente para ir de 25 a 90 graus. Tirei 60 ml de água, a temperatura caiu a 67 graus, subiu a 93, e demorou 4 min entre desligar a extração e estabilizar em 90 graus novamente.

Minhas tentativas e erros (sempre partindo de 90 graus e extraindo 60 ml de água) para chegar na configuração ótima foram:

PID: 30/120/60

Tmínima / Tmáxima/Tempo para 90 graus: 67/94/4min18s

PID: 30/240/120

Tmínima / Tmáxima/Tempo para 90 graus: 68/97/8 min

PID: 30/240/30

Tmínima / Tmáxima/Tempo para 90 graus: 69/92/2min40s

PID: 30/240/0

Tmínima / Tmáxima/Tempo para 90 graus: 67/92/3min20

PID: 30/360/30

Tmínima / Tmáxima/Tempo para 90 graus: 70/92/3min18

PID: 30/360/15

Tmínima / Tmáxima/Tempo para 90 graus: 68/90/45s

 

Conclusão: boiler pequeno sempre vai ter baixa estabilidade com resistência de 1000W. Extraindo 60 ml, a temperatura cai a 67-70 graus (partindo de 90) e a diferença de 3 graus é devido a imprecisão no volume de extração. A temperatura sobe rápido com o PID, o overshoot pode ser minimizado com os parâmetros acima. Não faz diferença para quem tira um espresso por vez, pode fazer pra quem tira 2 ou mais na sequência. Com o ajuste que citei, você não consegue nem preparar o portafiltro novamente e a temperatura já estabilizou.

Outra informação relevante: medi a temperatura da água na xícara e no chuveiro. Usei aquele termômetro culinário tipo espeto. Deu sempre 70-71 graus. Cheguei a tirar 187g de água para ver o limite da estabilidade e a temperatura média da água na saída do chuveiro durante todos esses 187g também foi de 70-71 graus, o que talvez seja um indicador bom de temperatura estável. Embora com uma queda grande de temperatura no boiler, no chuveiro a variação foi pequena. Mas perde-se 20 graus pelo caminho.

Importante frisar que o portafiltro estava há um bom tempo no grupo, portanto, com temperatura estabilizada em relação ao grupo. A xícara ficava com a água anterior até o próximo teste, a temperatura caia a 60 graus. Nas medições seguintes, o termômetro sempre marcava 70-71 graus. Então, essa deve ser a temperatura da água ao encontrar o bolo quando ajusto o PID para 90 graus.

Terceira informação desses últimos testes: fiz um espresso com 17,6 g de grãos congelados, moídos na hora, clique 84 do K4, entre tirar do freezer, moer e colocar o portafiltro no grupo, menos de 5 min. Tirando 44,2g de café na xícara, a temperatura do café na xícara ficou em 64,7. Pra mim, estava quente, não pelando, mas numa temperatura excelente. Usei um toffee da Grão Raro, ficou bom com esses ajustes, mas ainda com espaço para melhorar. Porém, o objetivo não era tirar um ótimo café nesse teste, apenas saber a temperatura do café na xícara. Até superextraí um pouco, ratio 2,5:1, para a temperatura ficar num limite mais baixo. Normalmente tiro 2:1, então, provavelmente o café sai um pouco mais quente.

Por hoje, é isso. Bons cafés a todos!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. Uma duvida, como você nota essa queda de temperatura e a reação do PID ao tentar estabilizar novamente a temperatura? Tipo, quando liga a bomba e a temperatura começa a cair rapidamente, o PID imediatamente liga a resistência de forma continua? Ou há um delay entre a temperatura começar a cair e o PID reagir? Pergunto isso pois como quero fazer um PID com arduino, posso programar para ao mesmo tempo que acionar a bomba, ele ignorar o PID e ligar a resistência direto ate o final da extração, e assim que terminada, o PID volta a atuar. Talvez com isso a queda de temperatura durante a extração não seja tão alta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teoricamente, o delay é de 1 segundo, que é o tempo programado para as medições. Eu sei quando o PID está mandando tensão para a resistência porque o led OUT1 fica piscando:

89ED369E-8462-4438-BC92-72018D0591B9.jpeg.a72de4633cb24aec5e5d98b72e219a03.jpeg

Porém, piscar significa apenas que está mandando tensão pra resistência, mas não diz a qual tensão ou amperagem (acho que varia tensão, não corrente). Eu presumo que durante a queda de temperatura sobe rapidamente pro máximo porque quando desligo o botão de extração a temperatura sobe muito rapidamente também.

O que eu posso afirmar é que liga quase imediatamente após iniciar a extração.

A sua ideia de ignorar o PID no início é boa, mas talvez a queda de temperatura seja limitada pela potência da resistência e volume da caldeira. A da Poemia é uma das menores, cento e poucos ml, já uma Silvia acho que é duas ou 3 vezes maior, por exemplo. Talvez uma modificação interessante fosse trocar a caldeira por uma maior, só não sei se encaixa no chassis.

Outra alternativa é aumentar o valor do P. Em tese, a temperatura vai subir mais rapidamente. O P funciona como o acelerador. O problema é que aumentar demais o P vai levar também a um overshoot maior, e portanto maior dificuldade de estabilizar a temperatura para uma segunda extração.

Aliás, notei tbm que aquele ajuste ótimo é para extrair 60 ml de água e se extrair café, o overshoot já é maior. Presumo que seja porque o PID fica vendo a temperatura abaixo do set por mais tempo, depois acaba jogando muita potência na caldeira, quando deveria segurar a onda antes.

Mudei um pouco os parâmetros da minha, atualmente, P: 40, I: 360, D:8. Depois da extração, as vezes chega a 91 graus. Naquele ajuste otimizado pra extração dos 60 ml de agua, quando tirei um café, o overshoot bateu em 95.

Depois faço um teste com um P bem alto e comento aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Oliveira, tou no meio de um projeto de instalação de PID de temperatura e transmissor de pressão usando arduino (na verdade Esp 32, com programação via arduino) pra minha Gaggia Classic. Pretendo usar uma interface de visualização e controle via tela TFT 2.8" com função touch.

O objetivo disso tudo é ter informações completas da máquina na tela (temperatura, pressão, tempos de aquecimento, de estabilização e de extração e configurações de set point / parâmetros do PID) sem realizar nenhuma intervenção permanente no equipamento (sem furos em carcaça, corte, emenda em cabos, etc), permitindo o rápido restabelecimento das condições originais (se necessário).

Estou avançando bem e quando eu terminar esse projeto posso compartilhar as informações / experiências por aqui (imagens, diagrama, lista de peças, código arduino, etc). 

Caso já tenha alguma dúvida em que eu possa ajudar, é só falar.

Att,

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisassao é isso, eu ativando a resistência em potencia máxima durante a extração eu posso programar o PID para quando ele voltar a atuar, não ter esse overshoot. Pois no caso não precisaria de uma resposta tão rápida do próprio PID durante a queda de temperatura na extração. Uma duvida, quando você liga a maquina fria, a luz da saída 1 fica ligada direta ou ela pisca desde que a maquina ta fria? Pelos vídeos que vi de alguns controladores, eles mandam 100% da potencia por um determinado tempo, e chegando perto do set point ele começa a piscar, indicando que a potencia enviada a resistência já não esta mais em 100%. 

 

@gabrieltravassos Que top man! compartilhe sim tenho muito interesse, sou iniciante ainda com esse mundo de arduino e programação, quero fazer algo bem básico de inicio, apenas um controle de temperatura e tempo de extração. Uma telinha oled de 1,3" (talvez um pouco maior) monocromática mesmo e sem touch (isso ainda e muito avançado pro meu conhecimento hahaha), alguns botões físicos, no meu caso pretendo modificar a carcaça da maquina, colocando o display embutido, novos botões e tal... O além da temperatura da extração, quero controlar a da vaporização, apesar de achar ate bem boa a vaporização original da poemia. Ao que indica meu moinho e pipoqueira elétrica (torrador de café kkk) vão cair no arduino tbm, o moinho com balança e timer, e a pipoqueira com controle de rampas e patamares, além de programação da velocidade do ventilador mas esses não são para agora, prioridade é a maquina. 

 

Tenho curiosidade ate onde essas equipamentos domésticos "tunados" chegam. Infelizmente n tenho condições $$$ de comprar equipamentos mais caros, então vou me virando e inventando melhorias com materiais mais baratos (arduino é hiper barato), e de quebra adquirindo bastante conhecimento (como exemplo uma cervejeira que "construí" com menos da metade do preço de uma cervejeira usada no OLX) 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminando aqui eu compartilho sim.

Uma dica, que já levanto aqui, pra quem pensa em usar arduino, seria a sugestão de substituição por uma placa de desenvolvimento Esp (Espressif) modelo 8266 (wemos d1 ou node mcu) ou modelo 32. São placas mais potentes/capazes que a maioria dos arduinos, de menor custo e com chip wi-fi (podendo enviar dados pra nuvem / celular via MQTT). E você pode utilizar o Arduíno IDE para programa-las, da mesma forma como se faz com o Arduino.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Caio Oliveira disse:

Uma duvida, quando você liga a maquina fria, a luz da saída 1 fica ligada direta ou ela pisca desde que a maquina ta fria?

No meu modelo, pisca desde o início. Dá pra ver que no começo pisca minoico mais lentamente e que a temperatura demora mais pra subir. Depois de alguns segundos começa a subir rápido e o led pisca um pouco mais rápido. Um pouco antes de chegar na temperatura alvo, ele desliga, mas tem a inércia da resistência que as vezes faz passar da temperatura desejada. Quando esfria novamente e cai para a temperatura alvo, o led volta a piscar, indicando que o POD está tentando manter a temperatura.

Com relação as limitações, creio que na Poemia o principal seja o tamanho do boiler, que limita a estabilidade térmica; a falta de OPV em 9 bar, pois o dimmer não mantém a pressão mais baixa, é a moagem que tem determinado os picos de pressão; e o portafiltro de 53 mm que dificulta muito a obtenção de acessórios mais profissionais como um filtro IMS/VST, um naked etc.

Quão longe fica de uma máquina profissional, não sei, teria de fazer um teste lado a lado. Mas, para meros mortais, talvez não seja muito significativo. Quem sabe um dia testo com um conhecido que tem uma Vitória Arduino…

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, gabrieltravassos disse:

Terminando aqui eu compartilho sim.

Uma dica, que já levanto aqui, pra quem pensa em usar arduino, seria a sugestão de substituição por uma placa de desenvolvimento Esp (Espressif) modelo 8266 (wemos d1 ou node mcu) ou modelo 32. São placas mais potentes/capazes que a maioria dos arduinos, de menor custo e com chip wi-fi (podendo enviar dados pra nuvem / celular via MQTT). E você pode utilizar o Arduíno IDE para programa-las, da mesma forma como se faz com o Arduino.

Eu dei uma olhada ontem a noite, e realmente o esp32 tem um preco bem atrativo. O wifi integrado é muito interessante nas diversas aplicações. Eu achava que era mais caro tipo o raspberyPi que é outra historia, muito mais avancado... Vou pesquisar sobre ele. Ja pensou, ligar a cafeteira antes de chegar em casa via rede, quando chegar ja ta tudo quente e preparado pra eu tirar meu espresso? hahaha 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, regisassao disse:

No meu modelo, pisca desde o início. Dá pra ver que no começo pisca minoico mais lentamente e que a temperatura demora mais pra subir. Depois de alguns segundos começa a subir rápido e o led pisca um pouco mais rápido. Um pouco antes de chegar na temperatura alvo, ele desliga, mas tem a inércia da resistência que as vezes faz passar da temperatura desejada. Quando esfria novamente e cai para a temperatura alvo, o led volta a piscar, indicando que o POD está tentando manter a temperatura.

Com relação as limitações, creio que na Poemia o principal seja o tamanho do boiler, que limita a estabilidade térmica; a falta de OPV em 9 bar, pois o dimmer não mantém a pressão mais baixa, é a moagem que tem determinado os picos de pressão; e o portafiltro de 53 mm que dificulta muito a obtenção de acessórios mais profissionais como um filtro IMS/VST, um naked etc.

Quão longe fica de uma máquina profissional, não sei, teria de fazer um teste lado a lado. Mas, para meros mortais, talvez não seja muito significativo. Quem sabe um dia testo com um conhecido que tem uma Vitória Arduino…

Eu nem digo em comparação com uma maquina profissional, mas sim uma boa maquina domestica mais avançada e com esses features que nas mais simples não tem (controle preciso de temperatura, controle de pressão, controle de tempo de extração etc...) 

Uma breville esta custando uns 2500, uma silvia eu nem sei quanto custa, mas sei que é caro. 

Meu moinho por exemplo, um capresso infinity, originalmente ele n moi pra espresso, eu modifiquei ele sem gastar 1 centavo, agora tenho um ajuste bem preciso, stepless, e que tem me atendido super bem. Obvio que nao é o melhor moedor do mundo, mas um moinho barato (paguei cerca de 300 reais na época, novo, trazendo dos EUA) que ta me atendendo pra algo que teria que desembolsar mais de 1000 aqui no br. Mas n se compara a um profissional nunca claro. 

 

ps.: essa Victoria Arduino é um espetáculo de bonita haha

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Caio Oliveira disse:

Eu dei uma olhada ontem a noite, e realmente o esp32 tem um preco bem atrativo. O wifi integrado é muito interessante nas diversas aplicações. Eu achava que era mais caro tipo o raspberyPi que é outra historia, muito mais avancado... Vou pesquisar sobre ele. Ja pensou, ligar a cafeteira antes de chegar em casa via rede, quando chegar ja ta tudo quente e preparado pra eu tirar meu espresso? hahaha 

O único "porém" do Esp eh que ele trabalha em 3.3V (inclusive para os sinais de entrada / saída), mas essa eh a tendência das placas de desenvolvimento e a maioria dos módulos / sensores hoje já são compatíveis com essa tensão (tive problemas com o meu sensor resistivo de pressão que só funciona em 5V, tive que adicionar uma mini fonte 5V só para alimenta-lo e fazer um divisor de tensão (com resistores) para o sinal do mesmo de volta ao Esp).

 

Sobre as aplicações com Wi-fi, eu penso em incluir algumas no futuro sim, mas por enquanto vou tentar fechar essas principais (PID de Temperatura e Indicador de Pressão). O que precisaria alterar para ligar a máquina de forma remota, seria a inclusão de um relé mecânico e colocar a alimentação da placa antes da chave principal da máquina (a placa ficaria sempre ligada para permitir sua atuação com a máquina desligada). Além da programação MQTT e uma conta em algum servidor relacionado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luizfjunior disse:

assim nem precisaria de tela, um app de Smartphone ja resolveria tudo :)

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

Em teoria da pra fazer essa comunicação e apresentação gráfica dos dados com um dashboard em um servidor na nuvem (via comunicação MQTT) e acessar pela tela do celular.

Na aplicação que já fiz usando esse tipo de comunicação (para algo mais simples que esse projeto) utilizei a plataforma Adafruit IO (https://io.adafruit.com/), mas essa plataforma tem limite de frequência de dados para conta gratuita (1 comunicação a cada 2 s) e mesmo a paga ainda não eh grande coisa nesse quesito.

Para um projeto com PID de Temperatura e Sensor de Pressão, além de outras funcionalidades, com muitos parâmetros e atualização de alta frequência (algo como 200 ms, devido ao período curto de uma extração) ficaria complicado enviar / vizualizar as informações completas.

Obs.: Não sou nenhum expert no assunto (programação / Arduino), então digo isto na limitação dos meus conhecimentos de curioso / amador. Podem existir outras formas mais eficientes / simples de se fazer esse tipo de comunicação / visualização.

Mas entendo que isso seria muito útil pra uma visualização resumida e para alguns controles a distância pontuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...