Miyamoto Postado 12 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2013 Galera.. Entrei pro Clube da Aeropress (graças ao Alexandre). E como não poderia ser diferente, toda criança com brinquedo novo quer brincar logo.. rsrsrs Fiz minhas primeiras extrações: - Aeropress + Filtro Metálico Fino - Café Baggio (torra velha, moído para espresso) - Extrações com 16g, água à 85°C 1a Extração: Método Normal, fui enchendo a AP de água e a caneca transbordou. kkkkkk Não tinha percebido que a água escoava no filtro metálico antes de encaixar o êmbolo. Resultado: chafé horrível que foi pro ralo. 2a Extração: Método normal. Medi a quantidade de água e fui virando. Antes de terminar de virar já tinha escoado metade da água. Mexi, encaixei o êmbolo, aguardei e extrai. Bebi mole demais, bastante acidez. Uns 200 ml. 3a Extração: Método invertido. Medi a água, despejei e deixei na infusão. Extraí uns 200 ml. Bebida sem corpo, mole e baixa acidez. Apesar dos resultados não satisfatórios, gostei bastante do método. Percebi que com o filtro metálico só deve dar certo no método invertido. Com o tempo eu aprendo. Se alguém quiser me dar dicas ou corrigir meus erros fique a vontade. rsrsrs Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 12 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2013 Moer mais fino. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 12 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2013 Das vezes que utilizei o AP tenho moido 18g de pó para uns 80ml de água, senão para o meu gosto fica um café muito suave... Mas aí tem o porem de se utilizar pouca água é que você já tira um pouco antes da fervura, coloca na AP mexe e depois faz a extração o café esfria bastante, sendo assim acaba tendo que escaldar o AP, a xícara, o filtro e por fim o processo fica meio demorado e gostaria de utilizar o AP para tomar café acompanhado de pão por ex e para isso vou ter que fazer uns testes para saber quantas gr. de café ficaria bom nessa quantidade de água para obtenção de um café mais encorpado que não adianta o tal do chafé não me desce... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 12 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2013 Pode tentar também aumentar o tempo de infusão. Vai extrair mais. Faça uns testes pra ver se não amarga. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 12 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2013 Comigo a aeropress funciona bem com a água a 95ºC na hora que tiro do fogo. Nada de amargor de sobre-extração. Mas também nunca tentei temperaturas menores p/ ver se é melhor ou não... Tente fazer uma "corrida" com a água bem quente. Se não tiver termômetro, o ponto ideal é quando fazendo a água girar na chaleira (umas 2x por segundo), as primeiras bolhas alcançam a superfície da água, normalmente no centro. Isso em fogo alto e chaleira de alumínio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 13 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2013 Eu geralmente uso a água mais fria (+/- 85C), porém minha moagem é bem fina, bem próxima a do espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 13 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2013 Eu fiz tipo isto Ro.. Ficou ácido pra caramba.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 26 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2013 Pessoal, Hoje chegou meu Aeropress com filtro fino...(comprei direto da fábrica). Assim que der, já faço um teste e posto os resultados aqui Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 7 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 7 Outubro 2013 No Ateliê do Grão a AP ficou um tempão por 133 reais. Agora subiu para 172, MAS está em promoção estes dias por 127 reais (não sei até quando). Vem com a bolsinha de viagem (muito bom). Também em promoção, tem o filtro permanente (não sei se o novo, de malha mais fina) e uma curiosa tampa para viagem (não sei se esta era a novidade para a qual fizeram uma pesquisa entre os usuários há tempos). Um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 8 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 8 Outubro 2013 Testei o dito cujo.... Demorou um pouco para acertar, mas quando acertei, ficou bem próximo ao café espresso. Vale cada centavo ! Detalhe: Utilizei o filtro fino, 18g de unique citrico, 1 min e meio de infusão(moido com a mesma regulagem para espresso no Hario), enchi com água quente (aeropress partinto da marcação 4). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 8 Outubro 2013 Nossa! Infusão de 1 minuto e meio? Não ficou muito amargo? Fiz um hoje aqui com 18g de pó moído para espresso com 100g de água e 45 segundos de infusão e ficou um pouco amargo. Acho que vou reduzir o tempo de infusão pra ver como fica... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 8 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 8 Outubro 2013 Acabei de fazer um com aqueles grãos da Etiópia da Sweet´s Maria, 20g de pó (moagem pouquinho mais grossa que para espresso) 110ml de água em 95º C, com um minuto em média de infusão, com filtro permanente versão 2, o que é mais fino. Ficou bem encorpado do jeito que gosto, leve amargor, mas ainda falta acertar algo na AP que não sei o que para acertar o meu gosto, da próxima será moagem um pouco mais grossa e umas 18g de pó, vamos ver Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 8 Outubro 2013 Nossa! Infusão de 1 minuto e meio? Não ficou muito amargo? Fiz um hoje aqui com 18g de pó moído para espresso com 100g de água e 45 segundos de infusão e ficou um pouco amargo. Acho que vou reduzir o tempo de infusão pra ver como fica... Acho moído igual a espresso muito fino. Engrossar um pouquinho, não precisa muito, e melhora. Digamos que um terço da distância de regulagem do espresso até o coado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 8 Outubro 2013 Vou tentar deste jeito amanhã Rodrigo.. Já atingi minha cota de cafeína de hoje... Roger.. Eu ainda não acertei o ponto na AP também não. Parece que falta algo.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 8 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 8 Outubro 2013 Nossa! Infusão de 1 minuto e meio? Não ficou muito amargo? Fiz um hoje aqui com 18g de pó moído para espresso com 100g de água e 45 segundos de infusão e ficou um pouco amargo. Acho que vou reduzir o tempo de infusão pra ver como fica... Miyamoto, De regra geral o pessoal deixa um pouco mais grosso na moagem, mas para o unique cítrico, ficou melhor (lembrando que esta torra foi feita por mim e ficou super cítrica no expresso). Quando engrossei a moagem, o café ficou um pouco sem graça... (minha opinião) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 16 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 16 Outubro 2013 Que tal um AP durante o vôo??? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Ivo Postado 17 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2013 Imagine o povo dentro do avião procurando de onde vem o cheiro de café novo. Se meu porlex não tivesse sido extraviado na receita federal ia tentar fazer isso no vôo para o outro Rio Grande na próxima semana 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 17 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2013 Eu só não sei como que ele aqueceu a água, será que aquela caneca tem alguma "bateria" interna para o aquecimento??? Meu maior problema as vezes quando saio é esse, aquecer a água, vou ver se encontro aqueles "rabo de gato" um com tomada normal e outro adaptado para acendedor de cigarros para carro, ai fica bem legal, pode-se utilizar em viagens e qualquer lugar que se tenha tomada elétrica Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Ivo Postado 17 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2013 Eu só não sei como que ele aqueceu a água, será que aquela caneca tem alguma "bateria" interna para o aquecimento??? Meu maior problema as vezes quando saio é esse, aquecer a água, vou ver se encontro aqueles "rabo de gato" um com tomada normal e outro adaptado para acendedor de cigarros para carro, ai fica bem legal, pode-se utilizar em viagens e qualquer lugar que se tenha tomada elétrica O famoso mergulhão é extremamente útil. No caso da água quente no avião eu acho que algumas companhias podem fornecer se for solicitado, já que fornecem água quente para o café solúvel ou para o capuccino também solúvel. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 18 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 18 Outubro 2013 Kkkkkk. Por isso gosto do CDC e do HTF, sempre que penso que estou viciado demais encontro alguém ainda mais que eu. Falando sério agora, tenho curiosidade sobre a AeroPress, o único senão e que sou meio chato com o uso de filtros de papel ou pano. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 18 Outubro 2013 Kkkkkk. Por isso gosto do CDC e do HTF, sempre que penso que estou viciado demais encontro alguém ainda mais que eu. Falando sério agora, tenho curiosidade sobre a AeroPress, o único senão e que sou meio chato com o uso de filtros de papel ou pano. Abraços Ué, tem filtros de metal pra AP. Eu inclusive tenho um que nunca utilizei, rsrs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 19 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2013 No meu caso é o contrário. Eu só uso o de metal. Nunca usei os de papel.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 19 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2013 Ué, tem filtros de metal pra AP. Eu inclusive tenho um que nunca utilizei, rsrs. Quer vender? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2013 Não, hehe. Veio grátis com minha AP um able. Acho que mandaram enganado, pois não paguei por ele. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 19 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2013 Não, hehe. Veio grátis com minha AP um able. Acho que mandaram enganado, pois não paguei por ele. Melhor, vc me vende de graça, pago até o frete! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 19 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 19 Outubro 2013 "vende de graça" Kkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tpv-rs Postado 20 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 20 Outubro 2013 Acabei de comprar um aeropress no atelie do grao, aí é só esperar chegar o porlex mini para ver se dessa vez consigo fazer algo "tomável" ahahah Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 20 Outubro 2013 Não tem erro. Porlex + Aeropress + Bons grãos = café ótimo. Só garantir grãos bons e não tem erro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 20 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 20 Outubro 2013 Me surpreendi com o AP também. Comecei extraindo cafés um pouco amargos. Mudei minha forma de extrair e hoje consigo ótimos resultados. E uma das coisas que mais gostei foi o fato de não fazer nenhuma bagunça. Rsrsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 20 Outubro 2013 Sim, a Aeropress é um método muito civilizado de fazer café. As esposas agradecem! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas