Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Jô.. É Krups :P

 

E achei o preço meio salgado.. Por este preço você conseguiria um moinho manual que daria resultados muito melhores que o Krups..

 

Eu sei, mas fiquei pensando...sempre recebo amigos em casa e ficar moendo na mão não ia dar certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Chegou a minha Aeropress, já faz alguns dias que estou aperfeiçoando as técnicas, mas no primeiro café soltei o grito de Puuuuuutz! que cafééééé boooooommmmm! a exatos 87db por 1 minuto e 37 segundos.

 

Já fiz do modo invertido, já segui receitas encontradas na net, e cada uma melhor que a outra, realmente valeu demais a compra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô notando um certo preconceito contra os manuais... Meu Porlex dá conta do recado pra expresso direitinho. Pra moagem grossa, pelo que entendi, não tem muito jeito. Sempre vai haver os tais finos, que passam direto pelas mós. Sem falar que tem sempre a opção, como já falaram acho que no tópico french press, de peneira pra ficar só com o grosso da moagem. Mas pelo que entendo, aeropress não requer pó tão grosso assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Perguntei a minha mulher como queria o café. Respondeu que fizesse um AP, que há algum tempo não fazia.

Escolhi o café, esquentei água, pesei as 18gr, escaldei as xícaras, bule, AP e filtro, coloquei a louça na mesa.

Coloquei café no filtro com o funil, água no ponto pesei 225gr na jarrinha coloquei na AP, misturei suavemente é, quando ia completar a água não achei onde atarraxar o PF ...

Estava usando a AP ao avesso !!!!

Sem perder a calma, passei o café para um copo, virei o AP, passei o café do copo para a AP, completei os 225gr, coloquei o PF e extrai normalmente.

Funcionou sem problemas, e o café estava ótimo, como sempre ...

Vai ver que acabei de inventar o método invertido ao quadrado :-)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que não me animo a comprar uma aeropress. A prensa francesa vá lá, mas aeropress me parece mais algo para viagem. Para casa, acho melhor um coador mesmo. Sem falar que acho que nunca me passou pela cabeça levar café para alguma viagem. Mas de novo, nada contra. Se um dia receber de presente, uso. A vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve José.

Permita-me fazer uma observação. São métodos distintos de extrações e produzem resultados muito diferentes.

Longe de ser uma cafeteira de viagem, ainda que muito adequada para tal fim, a Aeropress produz cafés excelentes e sua praticidade e rapidez para o preparo tornam-a ótima opção para o uso no dia a dia e, mais ainda, para quem tem pressa pela manhã.

Ouso dizer que faz uma bebida singular, mesmo utilizando o filtro de papel padrão. Percepção de sabor e corpo entre o filtrado e o espresso, porém bem mais próximo do filtrado. Muito bom mesmo.

Várias vezes sugeri a clientes que me consultaram comprar uma Aeropress ao invés de uma máquina de entrada para espressos. Pois, com a AP, é mais fácil conseguir resultados na xícara que darão prazer do que com máquinas simples. Um conjunto formado por uma AP e um moedor como o Krups GVX2xx, usando bons cafés, é garantia de satisfação. E sai por menos que R$ 400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo. Acho a AP excelente. Prático e ótimo resultado. Também não acho que tenha relação com kit de viagem. Quem acha que não gostaria do método pode se surpreender. Eu fui um deles. E adquiri uma graças às dicas do véio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, tenho uma opinião sobre a AP que queria compartilhar com vcs.

 

Acho que criamos um complicador quando descrevemos a AP como um método entre o coado e o espresso porque para quem nunca experimentou esse método (o que é bem provável) essa definição pode gerar confusão. Falo isso porque quando comprei a AP criei uma expectativa que conseguiria algo próximo a um espresso, no quesito "corpo da bebida". Como não consegui, fiquei inicialmente decepcionado e frustrado. Demorou para entender que não era apenas falta de técnica, mas, sobretudo, do que a AP poderia me proporcionar. Quando entendi isso foi mil maravilhas! É o método favorito da casa agora!

 

Vejam: digo isso porque note que aqui no fórum a AP é apresentada como um método de entrada para café. E de fato é (a questão do preço que compensa muito, sem dúvidas). Mas me parece que grande parte das pessoas que visitam o fórum estão a procura de alguma informação sobre cafeteiras espresso (eu fui um desses), e depois de vasculhar aqui optaram pela AP. Já vi vários colegas em outros tópicos perguntando pela qualidade da eletrolux chef crema, da Oester ou mesmo uma Nespresso e algumas respostas depois vislumbram a AP como possibilidade.

 

Notem que não estou denegrindo a AP. Uso e adoro. O sabor que conseguimos extrair é surpreendente para a simplicidade dela. E olhem que sou um leigo. Mas leigo que sou, me coloco no lugar dos muitos outros que não se inscreveram no fórum mas estão apenas buscando informações.

 

ufa. é isso. desculpem o excesso de palavras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcel, veja bem. Não acho que a AP seja um "método de entrada". Acho que método de entrada para café é coado :P

 

Acho que a comparação entre máquinas de espresso, Nespresso e AP seja apenas na questão de praticidade. E não de método de extração. Já que eu cada um destes o resultado é bem diferente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tomei AP uma vez, na Grão Café, para provar.

 

Na minha opinião, a AP está muito mais próxima do coado do que do espresso, apesar de que o café que tomei estava bem amargo, então não dá para confiar muito.

 

Verdade seja dita, outro dia tomei um espresso lá no mesmo lugar e ele também estava amargo, mas teve um dia que estava maravilhoso. Enfim, voltando ao tópico, ainda vou comprar uma AP para fazer testes em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Marcel.

Caracterizar a bebida da AP como entre o coado e o espresso, significa que é diferente dos 2, mas que traz mais corpo que o coado e menos que o espresso, entre tantas outras diferenças.

Veja as mensagens # 2 e 7 deste tópico. Na # 7 há uma citação referente à comparação com espressos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a caracterização como método de entrada tem a ver com custo. Mesmo no Brasil a AP é relativamente barata, se compararda a máquinas de expresso. A ideia é que há várias formas de tomar café que não precisam ser tão caras (máquinas semi-profissionais, com pf sem fundo, filtros especiais...).

Eu mesmo confesso que depois de começar a me interessar mais por café reduzi a frequência de uso de minha máquina de epxresso. Não que eu tenha parado de gostar de expresso, mas fiquei curioso em relação a cafés (torras, na verdade) mais indicadas a outros métodos, por exemplo.

Continuo achando que pra quem tem máquina de expresso, coador, moka, prensa francesa (meu caso), AP é um exagero. Mas é claro que pra muita gente, qualquer coisa além de um método é exagero. Eu mesmo no passado só tinha uma moka e era feliz (ou infeliz e não sabia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exagero aos olhos dos outros.

 

 

 

sobre a questão de método de entrada: sim, o método de entrada é o coado para os brasileiros. Mas se abrirmos mão do coado, a AP é comentada no forum como uma boa escolha para se extrair café. A maioria de nós concorda com isto.

 

Minha questão foi, e que de certa forma continua, discutir a expectativa do que o AP produz para quem não conhece. Procurando bem, como o Alexandre apontou, encontramos menções que tentam esclarecer isso. Mas, em geral, veremos mais elogios ao método do que esclarecimentos do que ele te oferece. Talvez, como outras coisas na vida, é preciso experimentar para saber.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente acho difícil descrever o resultado dos métodos. Basta ver os especialistas no assunto, os profissionais do marketing. O melhor que

se vê é que AP (ou Moka) "é um novo método de fazer expresso". Se fosse fácil, os marketeiros acertariam em cheio.

É a mesma coisa com os gostos dos cafés. Cada um acha uma coisa. Por isso talvez não vemos explicações sobre o que os métodos oferecem. Bem, além do basicão, tipo

"algo entre coado e expresso, mais (ou menos) para expresso". Quanto ao exagero, novamente, há quem ache que qualquer coisa além de coador é exagero. Eu acho que coador, moka, expresso e prensa são ok, mas AP já é demais... para mim. Deixei claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, agora que o que eu já disse já foi suficientemente distorcido além de qualquer semelhança com o dito, acho que já podemos

ir em frente.

Nunca tomei aeropress. Se um dia tomar e me parecer suficientemente diferente de moka e coado, considero comprar. Até lá prefiro

que meu próximo exagero seja um torrador, que nem sei onde ficaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enterrando o assunto com uma pá de cal, todos os métodos citados produzem bebidas ligeiramente diferentes, mas que tem mais semelhanças que diferenças. Afinal, é café! Dilua o espresso e verá que tem mais semelhanças com coado, prensa e aeropress que diferenças.

 

Finito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Salve, pessoal.

Tô tentando a todo custo tirar um bom café (a meu gosto, cujos critérios não são nada científicos e incluem termos como "amargo pra caramba - editado") da AP e ainda não consegui.

Juro que tentei encontrar e concluir algo no meio dessas 12 páginas de comentários, mas cansei.

Sei que não existe uma receita definitiva, cada um tem a sua (ou as suas, dada a versatilidade da engenhoca), mas ficaria grato se postassem algumas, pelo menos, pra eu ir testando.

Acho que muitos vêm aqui à procura disso e perdem-se, como eu.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho mesmo que a temperatura da água tem tudo a ver nesse meu caso, mas ainda não tenho termômetro, então fico no achismo. até porque o melhor café que tirei até agora foi um dia que me distraí e fiz com a água quase morna. gostei mto do café, mas morno não dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...