Alexandre Velloso Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Salve Talvez esse artigo seja útil para alguns membros. O inventor ensinando como usar o invento. Quiçá seja o genuíno, senão derradeiro, tutorial sobre Aeropress. The Aeropress inventor's secret to a perfect cup of coffee 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Interessante o artigo. Eu tenha usado a dica do Rodrigóquis de usar a água a 80C, e o inventor diz que o mais importante do método é controlar a temperatura em 175F, ou seja, 79,44C! Realmente, eu tentei subir alguns graus e não gostei do resultado. Vou ficar nos 80C mesmo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Eu definitivamente não chamaria o artigo de tutorial (pois não ensina como usar a AP), mas é interessante ler sobre o que o autor do método pensa sobre o aparelho. E mais interessante ainda é que o Alan Adler não é (ou pelo menos não era) um cafeicômano - a AP suirgiu porque ele queria um método para fazer um café individual e de forma rápida. Santiago, ainda não variei a temperatura, mas vou ter de experimentar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 eu acho que o negócio da temperatura tem a ver com a temperatura em que o café é agradável ao paladar ao tomá-lo. Uma coisa é a água a 92 graus para fazer um coado, que vai demorar uns 2 minutos pelo menos, outra é a temperatura quando bate na boca. Já dizia a Baby Consuelo (e a Bíblia): "o mal é o que sai da boca... do homem", mas isso não era sobre café... Vários já comentaram que frenchprensam, deixam o café na xícara e quando voltam, aí sim é que tá bom. Parafraseando Clinton, que provavelmente não entendeu a música da Baby Consuelo: It's the temperature, stupid! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Para mim, pelo menos, se tiro a água que começou a ferver (96ºC) e então despejo dentro da AP e espero os 2' para comprimir, até eu tomar o café a temperatura está ótima para o meu gosto. Se esses 16ºC proporcionam apenas uma variação "para o gosto do freguês" e não intensifcam o sabor, acho que em cavalo que está ganhando corrida não vou mexer. Mas vou experimentar só de curioso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 você faz parecido com uma prensa francesa. Nada contra. Só que a ideia do velhinho era um café mais rápido. A moagem mais fina que prensa francesa e o tempo bem menor. Ainda, se a água estiver quente com o pó fino, amarga. Ou seja, se for tentar com água mais fria, preste atenção nas outras variáveis também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Salve LUW. O tutorial do inventor é isso: Leia o manual que eu escrevi (ele, obviamente), siga as instruções e experimente com água aos 80°C. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 seguindo o provérbio português "Enquanto descansa, carrega pedras." Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Ah, uma coisa que sempre me intrigou é esse funil. Tem site que vende sem funil pra baratear o frete pro exterior (não sou o único que acha a coisa secundária). Eu uma vez vi uma foto dele sendo usado pra uma xícara de boca pequena, mas acho que fica muito instável. Não sei bem o que se passava na cabeça de quem inventou. A colher pra mexer eu até gosto e uso pra prensa francesa também, agora esse funil eu uso só pras minhas torras, pra transferir do escorredor de macarrrão (devia dizer de café) pro pote final. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Ainda, se a água estiver quente com o pó fino, amarga. Ou seja, se for tentar com água mais fria, preste atenção nas outras variáveis também. Não tinha atentado para esse detalhe, vou experimentar. Salve LUW. O tutorial do inventor é isso: Leia o manual que eu escrevi (ele, obviamente), siga as instruções e experimente com água aos 80°C. Eu li o seu, me baseei na teoria dele depois que aprendi a usar a AP. Só que nesse artigo que vc colocou não vi nenhum "how to". Isso é o legal do café: são milhares de caminhos que lhe levam a Roma . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Ah, uma coisa que sempre me intrigou é esse funil. Acho que a idéia é para colocar o pó para dentro da cafeteira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 parece até uma jogada de marketing: why the funnel? Como meus moinhos são manuais, não tenho esse problema, vai do Porlex direto pro tubo, mas talvez você tenha razão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 O funil acho fundamental: a não ser que estou fazendo só um shot de café, quando faço direto na xícara, sem o funil eu eu não conseguiria fazer sobre o beaker que uso como bule. O que realmente acho supérfluo (não vou dizer inútil porque tento ser cordato) é o porta filtro. Não tem tampa, então fora não proteger os filtros do pó ele deixa os mesmos soltos, o que é muito fácil de esparramar papel de filtro por onde não pode. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 taí, do porta filtros eu gosto. Eu guardo a aeropress encaixada nele. Se você fechar o tubo com a tampa, como se fosse fazer o café, encaixa direitinho. Você mói grosso, não é? Se moer mais fino, cuidado com a combinação funil/beaker. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Eu acho que a temperatura a 80C é importante pra poder moer fino o suficiente pra ter que se fazer alguma pressão pra extrair. Se moer muito fino e colocar água muito quente, vem o amargo da sobrextração. Dá pra compensar moendo mais grosso, mas e a pressão, como fica? Acho que o equipamento foi pensado assim, pra se usar com moagem relativamente fina (mais próxima do espresso do que do coado). Pra manter a sensação de quente, dá pra pré-aquecer a xícara com uns 2 dedos de água por um minuto no microondas. Fica pelando de quente e não deixará o café esfriar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Uso mais mais fino (14) do que para Moka (20). Vc diz que é perigoso por causa da força sobre o êmbolo? Nossa, para mim desce suave, basicamente com o peso da mão desce. Mas o beaker (grande, de 400 ml) é só até eu comprar um conjunto de bule + V60 da Hario. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Eu acho que a temperatura a 80C é importante pra poder moer fino o suficiente pra ter que se fazer alguma pressão pra extrair. Se moer muito fino e colocar água muito quente, vem o amargo da sobrextração. Dá pra compensar moendo mais grosso, mas e a pressão, como fica? Acho que o equipamento foi pensado assim, pra se usar com moagem relativamente fina (mais próxima do espresso do que do coado). Essa é a segunda ou terceira vez que leio alguém colocando AP e espresso na mesma sentença . Na minha cabeça o AP está mais para coado, e quando faço o sabor é suave, me lembra mais um V60 do que a Moka, por exemplo. Pena que já tomei o cafezinho depois do almoço de hoje (Arpegio na Nespresso), se não iria fazer agora, mas da próxima vez vou afinar bem a moagem para experimentar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 você usa bem mais grosso que a maioria dos usuários. Por isso não notou o que falei. Se moer mais fino que coado, a resistência é grande. O funil pode resvalar. Tem ao menos duas pessoas aqui que já trincaram xícara apertando, pra você ter uma ideia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Virge mary! Assim não dá, vou agora fazer um para ver. Já conto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Ok, café na minha frente: 1) Usando o Ninho da Águia, 10 g/100 ml de água. 2) Moagem 10 no Encore: 3) Esquentei a água até 90ºC. 4) Infundi pelos 2' habituais, método invertido: Resultado: Achei o café mais amargo que o que fiz hoje de manhã (moagem 14 no Encore, água a 96º C). PORÉM, parece que ficou um pouco mais saboroso, com sabor mais intenso. Não digo com certeza porque achei meio frio para o meu gosto, mas isso foi culpa da chícara e EO - usei a minha "xícara de prova", de vidro que é muito fina (excelente para se ver a bebida mas esquenta e esfria muito rápido) e na pressa não esquentei direito . Ou seja, hoje de noite vou ter de experimentar mais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 E a força para abaixar o êmbolo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Putz, fui correndo justamente testar isso e a besta aqui esqueceu de colocar: liso. Basicamente a mesma força, com só 100+10 não sei se posso dizer que ficou mais difícil. Não consigo imaginar como quebrar xícara só com essa força, a não ser usando essa casca de ovo que é a minha xícara de prova. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Acho que a escolha de qual moagem usar é igual para praticamente qualquer método. É a mais fina possível onde o método continue funcionando. Por que? Para que o tempo gasto fazendo café seja o menor possível (dentro do controlável). Na prensa francesa é o mais fino contanto que não passe particulado No coado é o mais fino contanto que não entupa o coador Na aeropress é o mais fino contanto que a força no êmbolo seja viável (não quebrar nada) A partir daí, com moagem fixa, se mexe na temperatura e tempo para acertar a extração. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Hoje a noite vou tentar manter essa moagem, subir um pouco a temperatura mas diminuir o TI. Vamos ver. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Tá no caminho, véio. Coloca a água a 80-85C nessa moagem que garanto que terá um upgrade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 22 Abril 2014 Denunciar Share Postado 22 Abril 2014 Só me deixem encaminhar as crianças (banho, escovar dentes, secar cabelo, ler estórias e "ficar um pouquinho na minha cama" ) que o Coffea Lab vai começar as operações noturnas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 23 Abril 2014 Denunciar Share Postado 23 Abril 2014 Xiiiiiiiii.. Cuidado com o termo aí que pode ser considerado plágio.. Ou tá mais para algo chinês.. Parece mas não é, pois uma letra muda tudo, ou nada.. Tô parecendo o Cal, frases sem sentido que só ele entende.. Só que sem parafrasear... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 23 Abril 2014 Denunciar Share Postado 23 Abril 2014 LUW, apertando a AP eu arrebentei um Becker graduado um pouco maior que o teu, era perfeito não precisava do funil ... Agora uso um bule pequeno de cerâmica, bem mais sólido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 23 Abril 2014 Denunciar Share Postado 23 Abril 2014 Vamos lá:1) Café Ninho da Águia, Alto Caparó (L. Moço) 20 g em moagem 10 no Encore.2) Água tipo molhada, 200 ml a 86º C (calculei que até eu despejar estaria a 85ºC).3) AP invertido com 1'45" de TI - resolvi baixar um pouquinho o TI para tentar aliviar um pouquinho o amargor. 4) Com o pó mais fino tive que misturar mais do que normalmente faço para não ficar grumos sub-perfundidos. 5) Diria que foi um teste bem feito, sem EO. 6) Apenas a título de curiosidade, com esse volume tive de fazer um pouquinho mais de pressão no êmbolo, mas nada que me preocuparia em quebrar o beaker.Resultado:Saboroso, mas amargo, ou pelo menos mais amargo do que com moagem 14, água a 95ºC e 2' de TI, e com mais pó residual no fundo da xícara. Como em teoria fiz tudo para evitar o amargor (baixei a temperatura da água e o TI), tenho de pensar que o fator determinante é o tamanho do grão mesmo. Vou ainda tentar mais uma vez amanhã de manhã, mas acho que para mim e usando AP invertida, tem de ser moagem um pouquinho mais rústica mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 23 Abril 2014 Denunciar Share Postado 23 Abril 2014 Tenta mudar só uma variável por vez. No caso eu tentaria só diminuir o tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas