Ir para conteúdo

Titã FTG 1528 - Forno Elétrico Turbo Grill Giratório Digital - 28 Litros


Postagens recomendadas

Salve Rogério.

 

Comprei este da foto. Me pareceu ser similar ao original, mas confesso que não desmontei para ver se o encaixe do eixo é igual. Deixei-me levar pelo baixo custo de R$ 12 + 15 do PAC, sabendo que em último caso poderei apenas trocar a carcaça.

Logo saberei e informarei sobre o resultado.

 

 

motor-ac-220v-56-rpm-4w_MLB-F-228931263_6766.jpg

motor-ac-220v-56-rpm-4w_MLB-F-228931263_7735.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Posto fotos e video das alterações realizadas no Titã.

Lampada e independente dicróica de 50 W to e motor 5-6 RPM em substituição ao original de 2,5-3 RPM.

 

 

 

8539469235_c66e298b7c_z.jpg

 

8540574802_42c8da78ca_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Alex.

 

Agora partir pra torra de 1 kg! KKKKKKKK

 

Depois me diz se o perfil de temperatura do forninho deu conta do recado... e claro quando instalar a 3ª resistência para vermos.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gilberto.

 

Não posso precisar, pois meu real interesse é por lotes maiores.

 

Tenho feito torras de 0,59 Kg de verde para obter 0,5 de torrado, 0,89 para 0,75 Kg e de 1,2 para 1,0 Kg.

Nestas quantidades já realizei 12 torras e em todas obtive resultados bons.

Como estou montando o catálogo de perfis para os 5 tipos de cafés oferecidos pelo Expresso Brasil, por algumas boas semanas ainda torrarei alternadamente lotes mínimos de 0,59 Kg e máximos de 1,2 Kg.

 

Fiz também 3 lotes de 0,3 Kg para resultar em 0,25 de torrado. Perdi o 1ª por excesso de calor e os seguintes ficaram bons. Menores que 0,3 Kg não testei.

Creio que se possa torrar ainda menos, mas posso adiantar que exigirá mais atenção do operador devido ao tempo menor no qual se dará a torra.

 

O Titã permite bom controle de temperatura, com respostas razoavelmente rápidas das 2 resistências de 750 W.

Cheguei a pensar em instalar um PID para programação da torra, mas estou prestes a descartar a ideia. Assim como adiarei a instalação da 3ª resistência, de alta potência.

Quero confirmar se o forno, com o mínimo de intervenções, torna-se útil para o torrador doméstico e assim facilitar a vida de futuros usuários.

 

Próximo projeto será um novo tambor que, como o atual, terá estrutura em alumínio e tela fina em aço, com 4 abas tombadoras e melhor solução para o suprimento e a retirada dos grãos. Terá diâmetro maior em 1 cm e talvez o faça com 25 cm de largura. O atual mede 16 x 26,5 cm e tem 2 abas tombadoras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Anita.

 

Farei-o com diâmetro de 17 cm, próximo do limite máximo em função do vão entre o plano horizontal do eixo e o teto do forno, Este vão é de 10,5 cm. Perde-se 0,5 cm para o "berço" de encaixe do eixo e a sobra de 1,5 cm é necessária para o manuseio do tambor ao montar e desmontar de seus pontos de encaixe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Entendi. Imagino que seja mesmo o limite, sobra pouco para manipular.

 

Acho a ideia de deixar o forno o mais próximo do original muito boa para usuários sem muito conhecimento.

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu não sei se 17 é o raio ou o diâmetro, Rõ (drigo - :) ).

 

Alex disse ser o diâmetro e eu acredito nele, mas ele pode ter se equivocado na hora de digitar. Cabe um diâmetro de 34 cm lá? Não sei qual a área interna do forno (ou o volume).

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, pensando bem, o diâmetro do cilindro deve ser 17cm mesmo, um de 34cm seria enorme. Ele só se enganou foi no dizer que o vâo do forno é medido do plano do eixo até o teto, pois isso deve ser aproximadamente metade da altura interna do forno. Ou estou enganado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Isto mesmo. Só prestei atenção no último post dele, no qual mencionou o diâmetro. Como eu disse, ele se enganou na hora de digitar. Muito mais plausível, sobra um pouco mais de espaço para retirar o tambor. Minha referência visual acaba sendo meu microondas, que é do pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana e Rodrigo

 

Já sei o que causou a confusão. :ph34r:

 

O espaço existente entre o eixo e o teto, ou os planos horizontais do ponto médio do eixo e do teto do forno é de 10,5 e não 18,5 cm.

 

Na resposta para Ana, expliquei: "Este vão é de 18,5 cm e a sobra de 1,5 cm é necessária para o manuseio do tambor ao montar e desmontar de seus pontos de encaixe."

Certo seria: "Este vão é de 10,5 cm..."

 

O raio do atual é 8 cm e pretendo que seja de 8,5 cm. Não mencionei mas há diferença de 0,5 cm no suporte do eixo que "rouba" a diferença de 2 cm entre os 10,5 de vão e os 8,5 cm de raio.

 

Corrigirei o post anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gilberto,

 

Ainda vou detalhar o projeto do novo tambor. Se após fabricado e testado ficar como desejo, então fazê-lo também para vender poderá ser uma opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Semana passada chegou meu forno titã, não havia postado a informação, pois ao tentar fazer o jump que o Alexandre fez, porém fiz uma das ligações errada e deu curto.

 

Felizmente, o forno teve conserto e agora está funcionando perfeitamente.

 

A foto abaixo é da torra que fiz na sexta-feira (tem 4 dias) torrei 200g. A torra finalizou em 19 min, pois estendi por descuido meu a fase da desidratação que durou uns 8 min (170 C), o primeiro crack foi com 15 min (210 C), ocasião que reduzi para 200c após um minuto após ter escutado os primeiros cracks.

 

Em relação a cor, quando usava a pipoqueira se chegasse nesta cor já teria ido ao segundo crack e apareceriam os óleos nos grãos, nesta torra não apareceram os óleos.

 

post-258-0-00410200-1363104319_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema do forno é a iluminação, inclusive tive dificuldade de visualização direito da cor da torra. Troquei a lampada do forno, como ela não se localiza no interior do forno arrisquei e coloquei uma de led. Ficou muito bem iluminado, vamos ver se aguenta a temperatura e não estoura.

 

Depois, envio foto ou video da torra e do tambor que confeccionei.

 

 

ABCS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só a titulo de informação estou com problema e não consigo postar mensagens em meu computador, fico logado no forum mas não consigo escrever nada só mensagem privativa. Então a demora nas respostas.

 

Gilberto, estou medindo pelo led do forno mesmo.

 

Alexandre usa algum termômetro no seu? Qual seria o modelo?

 

 

ABCs e grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, gostaria de esclarecer uma dúvida quanto ao modo que realiza a elevação da temperatura do forno.

 

Vc começa a torra por exemplo com 170ºC e permanece nesta temperatura por x minutos, após vai aumentando gradativamente a temperatura (aumenta para 180 por um min, depois 190 por mais um minuto e assim sucessivamente) até a temperatura desejada - ex: 210; ou já passa a temperatura do disply de 170 para 210 em uma única vez.

 

 

GRATO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogerio

 

O mostrador do painel do forno é limitado por só informar de 10° em 10° C. Sua função é para ajustar a temperatura alvo e não para o acompanhamento em tempo real da temperatura dentro da câmara.

 

Tenho um sensor Termopar tipo K provisoriamente instalado passando pela fresta da porta, com a ponta bem próxima ao tambor. Durante a operação do forno ligo-o ao multímetro.

Já encomendei outro Termopar com ponta metálica de 50 mm que ficará instalado permanentemente na câmara do forno com o fio por baixo da capota e apenas o plugue par fora para a conexão.

 

Veja no video abaixo, no trecho entre 3'53" a 4'35", e repare na parte inferior direita, o fio verde do sensor e o multímetro medindo a temperatura em tempo real.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, qual a quantidade mínima que se pode torrar com qulidade?

 

Salve Gilberto.

 

Para atender tua curiosidade, fiz o video abaixo com 300 gramas de café verde que resultaram em 253 gramas de torrado.

Repare no tombamento dos grãos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, comprei o forno usado no mercadolivre.

 

Tem um lá: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460107303-forno-eletrico-turbo-grill-giratorio-28-litros-cod-1527-_JM

 

Novo tem aqui http://www.norterefrigeracao.com.br/produtos/detalhe.php?sCodigo=667001014, mas lembro que na época vi o forno novo com preço mais barato, não lembro aonde. Realmente é difícil pesquisar o preço, tem que ir clicando no google nas adiantes.

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me informar se comprar um pid com controlador de temperatura (parecido com o do link abaixo), poderia utilizá-lo apenas para acompanhar a medição da temperatura - como um termometro?

 

Acham que vale mais a pena comprar pid que no display contém as informações de sv e pv?

 

Pergunto isso, pois dependendo do preço do pid é parecido com o valor do multimetro aqui onde moro, mas tenho a opção no pid de no futuro controlar o forno com ele ou usá-lo na classic.

 

ABCS

 

http://www.ebay.com/itm/DIGITAL-PID-TEMPERATURE-CONTROLLER-for-KILN-FURNACE-OVEN-ESPRESSO-COFFEE-MACHINE-/400417966939?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item5d3ac54b5b&vxp=mtr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...