Ir para conteúdo

Titã FTG 1528 - Forno Elétrico Turbo Grill Giratório Digital - 28 Litros


Postagens recomendadas

Salve Gil.

Parece melhor que a anterior. A quebra menor de massa também indica esta melhoria.

Tendo-os visto e comparando-os, quais as tuas impressões?

 

Poderias ter aguardado chegar a 210° C para colocar o tambor com os grãos. A queda seria para mais ou menos 170° C e o tempo de recuperação menor.

Por quanto tempo deixastes em 190° C?

 

Se anotastes, reporte o log de intervenções no controle da temperatura, ok?

 

Que café Ipanema é este da 1ª foto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ipanema é aquele que a amiga do Fogo tinha questionado se era bom, comprei em uma "padaria" da Bauduco nova que tem no Shopping Eldorado, o fabricante é a Ipanema Cafés mas estava peronalizado como café Bauduco.

 

Quanto as torras, visualmente o 1º grão ficou maior, bem homogênio, mas muito escuro, não provei nenhum ainda.

 

Quanto a temperatura, meio que coloquei em 230º C e foi direto, pois quando chegou a 190º, já estava na hora de colocar a 210º, quando chegou a 210º já estava na hora de colocar a 220º C e assim foi até desligar. Tenho uma dúvida, o que faz dar o crack, a temperatura por um certo período, ou uma temperatura maior, explicando melhor: seeu deixar a 200º C por 30 minutos vai tero crack, ou só conseguirei se alcançar 215º C por exemplo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escuta essa então, Fogo.

 

Tenho uma colega que tem deficiência auditiva. É quase surda e ouve com muita dificuldade. Só que ela tem o péssimo hábito de interromper quem fala com ela, talvez por não estar entendendo nada e querer adivinhar o que se está dizendo (ou também pra mostrar que não está entendendo e que temos que reelaborar a fala).

 

Pois bem. Tenho outra colega que pensa que falando alto com ela, ela entende. Só que não acontece assim, e vira uma confusão. Ela gritando e falando devagar, a outra interrompendo, grita, interrompe, grita, interrompe... até que minha colega, irritadíssima, segura a colega quase surda pelo braço, olha bem nos olhos e grita:

 

-"ESSSSCUUUUTAAAAA!!!"

 

:lol: :lol: :lol:

 

Claro que eu cai na gargalhada e quase tive que me esconder debaixo da minha mesa... :)

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Estou aqui imaginando tudo!

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gil.

Se colocares a 200° C e deixar direto, periga não chegar ao 1° estalo e pode "cozinhar" os grãos.

Agora me dei conta que uso a rotina que descrevi acima para cargas de 590 ou 600 gramas de verde para obter 500 g de torrado médio City -> City+ . Por certo reagirá de maneira diferente com metade da massa de grãos. Foi mal...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, em geral se recomenda temperatura suficientemente alta como para chegar no 1C em menos de 10 minutos.

Após 1 a 2 minutos do inicio do 1C (em função da evolução do mesmo), abaixar um pouco a temperatura, e dar de 1 a 5 minutos mais, para chegar no ponto desejado para finalizar a torra.

Aparentemente falta calor no teu forno, ou estas começando muito frio.

Abraços,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, outro dia comprei pao de queijo congelado.

O dono da padaria me disse que em 30 - 35 minutos , no forno (preaquecido) a 170C ficaria bom.

A essa temperatura demorou 50 min para dourar um pouquinho e ficou muito seco (o sabor não agradou, parecia mais um biscoito)

Tentei novamente, desta vez com o forno a 200C. Em 25 minutos ficou lindo mas muito úmido por dentro ( pesado e grudento)

Ajustei para 190 e ai sim que em 30 minutos ficou perfeito.

 

Mesma coisa com café: pouca temperatura leva mais tempo e vai secar por dentro (perde todo o sabor, fica uma bebida sem graça) muita temperatura ficara "cru" por dentro (ardido e muito ácido).

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo é meu ídolo!

 

Mais educativo, impossível!

 

um beijo

 

Gosto muito do Bernardo também, por diversas razões.

 

Fora que se aprende a fazer até o acompanhamento do cafezinho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkk

 

Eu não poderia deixar de engrossar o coro. Bernardo, sou seu fã!

 

Devo ir a Brasília em Setembro. Tentarei marcar um café por aí...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Recebi a resistência e o termostato que serão instalados no Titã. Assim pretendo aumentar a potência instalada para promover aquecimento rápido na fase inicial do processo durante o pré aquecimento da câmara e também na recuperação da temperatura após o suprimento do tambor com os grãos verdes.

Pretendo que fique paralela ao eixo do tambor, montada diagonalmente em relação ao fundo e à frente do forno, como o próprio tambor.

Se não obtiver bons resultados, penso em transferi-la para a base, ainda paralela ao eixo do tambor.

 

9375989043_b86915c0d0_c.jpg

 

9375989227_c14b5a65f2_c.jpg

 

9378772812_e3666dbe50_c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gil.

Ligarei-a na rede de 220 V do forno. Penso que o rabicho de fios será capaz de suportar este aumento de carga. Será ligada antes do fusível térmico existente.e com um fusível térmico dedicado. O controle de ligar e desligar será feito pelo termostato, também dedicado.

Comprei-os do mesmo vendedor do eBay em 31/5 e recebi em 26/7, sem impostos cobrados

 

Resistência U$ 13,14 - ebay item 321057141341

Termostato U$ 10,86 - ebay item 321058025763

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que vi o link, Alexandre. Ali diz que a resistência é para líquidos, se ligar fora não vai queimar?

 

Eu acho que não tem problema algum, ela só é vedada para não entrar água.

 

Medi as minhas e elas são isoladas, só vou precisar de um isolamento extra para não transferir calor extra para a carcaça e seria uma segunda segurança em um eventual curto na resistência, vou usar junta de escapamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

A resistência é indicada para o uso em líquidos por ser forjada em aço inox evitando assim os danos que ocorrem em peças feitas com materiais que sofrem com corrosão e/ou outras reações quando postas em funcionamento sob tais condições.

Ainda não pude montá-la por falta de tempo, mas já testei-a, ainda que em tensão de 127 V, e funcionou normalmente.

Mas fiquei curioso em saber o que te leva a crer que poderia queimar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As resistências de caldeira são assim, feitas para trocar calor em líquido. Se a caldeira ficar sem água, elas queimam. Por isso as caldeiras têm um termostato de segurança, normalmente menor que 200°C. Imagino que essas resistências utilizem determinado material internamente cujo limite de temperatura é baixo. As de forno chegam a mais de 500°C, até 800° quando estão vermelhas, devem usar outro tipo de material.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

Bem lembrado.

Eu planejei a instalação de 2 fusíveis de segurança na fase que a alimentará, sendo um de 5 A e outro térmico, para 250° C ou 216° C, instalado no lado externo da parede da câmara. Além do termostato de controle da foto acima.

Talvez eu os instale no próximo final de semana. Após os teste, relatarei os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje estou instalando tudo que faltava no meu forninho, estou duplicando as resistências originais, colocando o motorzinho, chaves, .... E descobri duas coisas, que minhas habilidades manuais, bem como minha paciência nem de perto é igual a de quando era jovem, e que o forno do Guilherme é um bom negócio, rsrsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Guilherme, mas agora já quase acabei, isto tudo por conta da ansiedade, já cancei de falar para mim mesmo, tem que pensar 1 hora para executar em 10 minutos, mas pensei 10 minutos e perdi uma hora para resolver o que foi mal pensado, rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resistências instaladas, novo motor, só precisando instalar um novo sensor de temperatura já que o antigo esta muito próximo das novas resistências e ficou com uma referência diferente das que vinha trabalhando, na primeira torra após a instalação pude ouvir o crack inteiro e ainda assim tirar os grãos ainda claros, não tão homogêneos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, legal a modificação, a minha quero ser se na semana que vem faço.

 

Poderia esclarecer umas dúvidas:

 

Qual a velocidade do motor que colocou?

 

Ligou as resistências extras em separado, está independente do sistema original de controle do forno feito no painel? Se sim, neste caso como está controlando a intensidade do calor delas?

 

E quanto a tora, demorou quanto tempo, foi mais rápida que as anteriores considerou que houve uma grande melhora no tempo de resposta para fazer as rampas de temperatura?

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, legal a modificação, a minha quero ser se na semana que vem faço.

 

Poderia esclarecer umas dúvidas:

 

Qual a velocidade do motor que colocou?

 

Ligou as resistências extras em separado, está independente do sistema original de controle do forno feito no painel? Se sim, neste caso como está controlando a intensidade do calor delas?

 

E quanto a tora, demorou quanto tempo, foi mais rápida que as anteriores considerou que houve uma grande melhora no tempo de resposta para fazer as rampas de temperatura?

 

Grato.

 

O motor eu tinha comprado no Ebay, um não chegou o outro esta por vir, mas como fui na Santa Efigênia esta semana acabei encontrando o motor por lá, custou a fortuna de R$ 9,60, 4W, 5/6 RPMS, era a única opção em 110V.

 

Liguei as resistências em separado das originais, peguei os fios de força logo que entrou no forno, enviei os 2 para uma caixa de fusivel, e daí para a chave liga/desliga. Ia colocar um potenciometro mas achei que não ia ser necessário neste momento.

 

Neste dias frio o forno estava difícil de lidar, outro dia não passou de 205 C, agora !!!!, parece um cavalo indomável, você não tem noção o negócio ficou rápido.

 

Liguei o forno com os 2 sistemas ligados, em 5 minutos o forno estava a 220 C, coloquei os grãos e desliguei as resistências extras e levei até 6 minutos a +- 190 C, liguei a resistência novamente e ele com 9 minutos estava a 225 C, ai desliguei a resistência adicional e levei a torra até 16 minutos.

 

Hoje vou testar de novo, e fazer um comparativo dos 2 sensores, o do forno e do que eu tinha instalado, pois como o meu sensor acabou ficando perto da nova resistência as temperaturas indicadas não correspondem a temperatura no grão, desta maneira vou fazer o seguinte:

 

Ligar os 2 sistemas de resistência e colocar a temperatura do forno a 170 C, vou medir a amperagem para ver que hora a resistência original desliga e neste momento marcar a temperatura de meu sensor que deverá estar a 185 C talvez, e assim repetir o mesmo processo até 230 C do sensor original, depois disto vou colocar outro sensor em uma posição mais estratégica.

 

Eu havia comprado também 3 chaves para o ventilador, rotisseria e lampada, para não desativa-las no funcionamento original do forno, mas vieram erradas. Como o Alexandre fez eu vou colocar alguma lâmpada espia junto com a resistência para não correr o risco de esquece-la ligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...