Ir para conteúdo

Titã FTG 1528 - Forno Elétrico Turbo Grill Giratório Digital - 28 Litros


Postagens recomendadas

O café que torrei (as fotos anteriores que postei neste tópico) era o unaí da unique. Como acabou comecei a torrar o pico da agulha (compra coletiva), usei o mesmo procedimento do que estava torrando o outro tempo de desidratação, aquecimento, finalização. O resultado do unique ficou muito bom o do pico da agulha por enquanto onão.

 

Vai ver que é o grão, pois o do pico do agulha achei mais difícil, pode ser o que acontece com este seu Toni.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkk

 

Isso parece o jogo do telefone sem fio. O Pico Agudo (que é condado) virou Pico da Agulha, e sabe lá o que mais viraria se a conversa continuasse. Pico da Neblina, da Bandeira... parece que a altitude é boa pro café, não? Acho que é ato falho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além destes erros, o café unaí é da nuance e não unique. É o que dá escrever cansado :)

 

No forno foi feito o jump que o Alexandre sugeriu, coloquei uma luz led e só por enquanto. Estou com um motor mais rápido que comprei do Guilherme tentei instalá-lo mas não deu certo vou tentar novamente daqui a umas semanas.

 

Toni, as torras que fiz com o unaí fiz todas sem o termômetro, só com base na indicação do led do forno. Agora já tenho o termômetro, mas estou tentando me adaptar, me compliquei um pouco com o termômetro adptando o led do forno para manter a temperatura pretendida. Na próxima torra que fizer vou tentar usar o mesmo procedimento usado anteriormente (com base apenas no led) sem levar em conta o termômetro para ver como fica a temperatura do forno e a torra ao final.

 

Neste caso, que a torra era com base no led fazia assim: 6min no 170 C, depois aumentava para 210 ou 220 C, deixava até 1 min após o primeiro crack e diminuia para 190 C até uns dois minutos no máximo. Isso sempre visualizando a cor do grão.

 

 

Toni vc, usou a marmita para fazer o seu tambor? Tenta trocar a luz amarela do forno, a de led fica muito melhor para visualização. No entanto, para melhorar mais será preciso cortar (tirar o miolo) a tampa de alumínio e colocar tela em seu lugar, pois a chapa de metal fechada da marita retira muito a iluminação, vai ver que muda da água para o vinho neste quesito. No meu caso apenas troquei a lampada não fiz nenhuma adaptação.

 

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Chegou meu tambor, fiz minha primeira torra hoje.

Liguei o forno no botão forno, já com o grão dentro, levou 15 minutos para chegar. 170º C, deixei a 170º C por 7 minutos, coloquei para 210c, com uns 3 minutos esta a 200, neste ponto desliguei e religuei no botão tostar e com o botão flecha para cima deixei no máximo, não marquei mais o tempo, mas a temperatura chegou a 210 quando tirei o grão.

Coloquei 300 grs, tirei 250 grs.

 

Observações do forno:

 

Com o botão tostar e regulando no máximo a resistência superior chega a ficar vermelha o que não acontece na posição forno, já que não sabemos se o forno quando liga as 2 resistências, as liga em série e também não sabemos sevas liga na potência total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, está guiando pela temperatura do mostrador do forno ou termometro dentro dele. Pelo que ando vendo a temperatura do display gira em torno de uns 10 graus a menos.

 

Uma experiencia que fiz e deu certo (levando em consideração a temperatura do display) é deixo o forno esquentar até 200, depois que coloco o tambor e fecho a tampa a temperatura vai para uns 150 (esta vista pelo termometro). Depois coloco o display em 220, demora acho uns 12 min depois mantenho um minuto até o primeiro crack reduzo para 180 por mais dois.Depois abro a porta do forno desligo a resistência e deixo o tambor girando no forno por mais dois minutos (quando faço isso reduzo o display para 80 para ficar retirando mais o ar).

 

 

Durante o procedimento fico monitorando com o termometro, mas a temperatura mantem a diferença de 10 graus.

 

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, eu coloquei um sensor de 5 cm na lateral esquerda do tambor, na altura ele ficou um pouco abaixo do centro, e me guiei a todo momento por ele. Mas como estava uma panela de pressão ligada, a máquina de lavar pratos, o cachorro latindo, eu não consegui ouvir o crack, quando começou a sair fumaça eu conferir a cor, abaixei a temperatura ficou uns 2 minutos, mas já tireino tambor e esfriei fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Hoje o painel eletrônico do Titã parou. Ainda não testei para identificar o defeito, mas creio que o fusível térmico abriu.

Como teria que torrar cafés, resolvi alterar a instalação para operá-lo manualmente.

Instalei 3 interruptores, sendo o 1º servindo simultaneamente ao motor do eixo e à ventoinha.

O 2º controla a resistência superior e a lâmpada original da qual já havia modificado a instalação para servir como luz piloto demonstrando se a resistência está ou não energizada.

O 3º controla apenas a resistência inferior, que na verdade são 2 pequenas ligadas em série.

 

O forno já contava com uma lâmpada no teto e um sensor de 5 cm tipo K na parede do fundo à meia altura e termômetro externo. Hoje foi necessário adicionar um cronômetro externo.

 

Foram torrados 2,4 Kg de grãos verdes em 3 fornadas de, respectivamente. 1,2 Kg e 2 de 0,6 Kg.

 

Os resultados foram os pretendidos, mas para obtê-los fui obrigado a estar todo o tempo assistindo ao processo, dado que meus dedos fizeram a parte dos termostatos.

 

Abaixo as fotos do modelo naked do Titã. Ou, agora rebatizado para Tifrankenstein.

 

 

 

9011837657_9e97e6960f_c.jpg

 

9011843169_6352ccd953_c.jpg

 

9011845035_70010e0530_c.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gilberto,

O desempenho das resistência em nada altera.

Senti falta do termostato para o controle da temperatura, que abre na temperatura alvo e fecha com diferença de apenas 2 graus abaixo. Funciona muito melhor que o "dedostato".

Aliás Gilberto, sobre a tua ideia de fazer instalação semelhante, desaconselho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conselho acatado.

Você ligou a resistência superior e inferior em paralelo, Certo ?

Quando eu fiz a ligação com o motor a lâmpada e o grill, eu desabilitei as ligações originais, o motor e o grill só funciona quando ascende a lampada agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gilberto.

 

Não estão em paralelo. As resistências superior e inferiores estão com ligações distintas. Temi por amperagem excessiva para o interruptor caso estivessem todas juntas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok.

 

Na realidade eu fiquei satisfeito com minha 1* torra, ainda que sem o motor mais rápido, embora eu não tenha provado o café ainda, estou esperando os 5 dias. Mas se estiver ok nem vou querer fazer outras alterações, vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Faço questão de publicar sobre a excelente experiência que acabo de ter ao contatar por telefone a Titã em Araraquara/SP.

Expliquei o problema da placa e inquiri sobre possível compra de uma nova, assim como de um novo espeto.

Não só há disponibilidade das peças para envio imediato, como também considerei muito razoáveis os preços cobrados sendo R$ 50 para a placa e R$ 6,17 para o espeto.

O atendimento foi extremamente gentil, competente e diligente.

O endereço eletrônico é atendimento@tita.com.br e o telefone 16 3508700 - srta. Adriana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz minha 2ª torra hoje, mas não sei quanto tempo durou, pois o cronometro parou de funionar, o termomêtro também, enfim, fui as cegas, mas uma coisa teve em comum, não ouvi o 1º crack, é possivel que não tenha o crack ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Fiz anotações de uma torra de 590 gramas de café verde (house blend Expresso Brasil) resultando em 504 gramas de torrado em torra leve. Interrompida no início do 1° estalo, com excelente resultado em prova de filtrado após passados 3 dias.

Em 3 dias vou experimentar como espresso, mas imagino que venha leve, doce e ácido.

Iniciei com o forno em temperatura ambiente, com grãos no tambor para aproveitar a lenta elevação da temperatura.

 

Fase / Temperatura C° / Tempo (min)

aquecimento do forno c/ grãos / 25 a 180 / 0 a 12

desidratação / 180 a 190 / 12 a 22

expansão / 200 a 205 / 22 a 28

acabamento / 210 a 218 / 28 a 31

finalização / 218 a 175 / 31 a 35

 

Fica aqui a dica para os donos de Titã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gilberto.

Fiz hoje nova torra sob os parâmetros acima descritos e o resultado visual se repetiu. Só que estendi a fase final por 3 minutos, pois o clima está frio no Rio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou tentando comprar o titã, mas só acho 127V.

Alexandre, será que dá para instalar um PID para controlar o forno? As resistências tem níveis de acionamento para aumentar e diminuir a temperatura ou o controle é feito na base do tempo que elas ficam ligadas/desligadas?

Acho que um PID seria fácil salvar perfis de torra e repetir toda vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

troquei umas mensagens com o Guilherme e ele recomendou o Titã, por conta da convecção

.Alguém lembra quanto custava esse dito cujo quando tinha estoque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

troquei umas mensagens com o Guilherme e ele recomendou o Titã, por conta da convecção

.Alguém lembra quanto custava esse dito cujo quando tinha estoque?

 

Sério? Tem diferença significativa entre os fornos nesse aspecto?

Sorte do Guilherme que ele não é vendedor por profissão. :lol:

(desculpa aí, Guilherme)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Sério? Tem diferença significativa entre os fornos nesse aspecto?

Sorte do Guilherme que ele não é vendedor por profissão. :lol:

(desculpa aí, Guilherme)

 

Rodrigo,

 

O problema é que ele não transcreveu minha resposta, dando um contexto dissociado da pergunta.

 

O que ele me perguntou é se o Philco, sem nenhuma modificação, seria bom para torrar café.

 

O que respondi é que não era e se ele fosse comprar um forno para realizar torras sem realizar muitas alterações,principalmente a introdução de mais um jogo de resistências (maior potência/maior calor e velocidade de recuperação), seria melhor comprar o Titã, por força da convecção, que ajuda na distribuição do calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...