Ir para conteúdo

Titã FTG 1528 - Forno Elétrico Turbo Grill Giratório Digital - 28 Litros


Postagens recomendadas

Estava vendo os geaficos de P1,P2,.... P5 do behmor, e o mesmo informa potencia vs tempo, já se você colocar um PID você vai controlar a temperatura, não seria melhor colocar um medidor de amperagem e um controlador de potencia para ficar igual ao behmor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, em questão de eletrônica não entendo nada, o que pensei era apenas em comprar um pid, mas para usá-lo como termômetro (como não sei se isso é possível perguntei no tópico) e no futuro poder, quem sabe, utilizá-lo para sua finalidade específica. Como não tenho essa noção de componestes eletrônicos penso em não alterar de mais o forno, aí já não sei como fazer e qual seria o nível de complexidade de tais modificações no forno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério,

 

Poder usar o PID juntamente a um sensor termopar para medir a temperatura você pode. Advirto-o, contudo, que você não o instale no painel do forno, mas em caixa externa, uma vez que, como todo circuito integrado, não tolera calor excessivo, trabalhando bem em uma faixa de até 50•C.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogério.

 

Se você acredita na teoria KISS, compre o termômetro deste link. É mais barato e te dará a informação que pretendes ter.

 

 

 

$(KGrHqN,!gsE+N3Dzv1VBP-8(O,9,Q~~60_1.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acresço que, para controlar o forno com PID, não basta comprar ele e o termopar. Você tem que realizar varias alterações. Se não souber o que esta fazendo, não considero muito recomendável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que meu projeto, paralelo ao do Alexandre, acabou ficando mais caro do que eu gostaria. Tive que realizar varias pequenas modificações paralelas ao circuito elétrico do forno, trocando, por exemplo, cabos e fios, adicionando conectores e interruptores, para permitir o uso, com segurança, do forno controlado pelo PID.

 

Adicionar um PID para controlar uma resistência de 750 a 1000W é uma coisa; controlar mais de uma é outra bem diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai em anexo foto de torra de 120g tentei deixar mais clara mesmo a torra, ficou heterogênea assim que deu o primeiro crack esperei 1 min e desliguei, acabou em uns 15 min. Tentei realizar respeitando este limite máximo para ver o que acontecia.

 

 

post-258-0-01732300-1363623528_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue em anexo pequeno trecho que filmei da ultima torra que fiz. Serve para visualizar a agitação dos grãos e que a visualização dos grão melhorou muito com a troca da lampada original por uma de led . Foram torrados 230 g de café.

 

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, segui as medidas do seu, mas acho que acabou ficando 16x25.

Em vez de comprar formas de pizza nº 16 para fazer o fundo e a frente do tambor, comprei uma marmita de alumínio nº 16 e cortei ao meio. Como na marmita possui duas travas em sua tampa nem precisei elaborar uma forma para abir e fechar o tambor. A tampa precisei cortá-la no miolo e colocar uma tela para permitir que a iluminação ficasse melhor.

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue abaixo a foto da torra correspondente ao vídeo postado acima, foram no total 18 min, 6 min em 170 C, depois subi para 210, sendo o primeiro crack aos 16 min, reduzi a temperatura para 190, por dois min. e finalizei. Tal temperatura foi medida no led do forno. Tentei acompanhar a temperatura com um termômetro de espeto (sem a capa de alumínio), mas não sei se mostrava uma temperatura muito precisa.

 

post-258-0-81696700-1363790608_thumb.jpg

 

 

 

Essa foto foi tirada no dia da torra feita no sábado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que me esta surpreendendo na torra feita no forno com rotisserie é o resultado da torra.

 

Quando torrava na airflyer + pipoqueira se os grãos chegassem na coloração igual a da última foto que postei com certeza iria aparecer oleosidade na torra, o que não aconteceu nela.

 

Em compensação a torra clara que fiz no forno de 120g já não gostei tanto ficou mais ácida em comparação de quando fazia na pipoqueira (mesmo possuindo coloração semelhante nos mesmos métodos).

 

Entretanto, as outras duas que fiz que ficaram mais escuras (primeira e ultima) ficaram muito saborosas e bem melhores em relação as que fazia na pipoqueira, levando-se em comparação que a coloração eram semelhantes.

 

Em relação a repetibilidade não posso ainda opinar, pois por enquanto estou experimentando fazer elas de modo diferente, bem como falta ainda um termômetro para fazer uma medição mais precisa.

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Mão fiz nenhuma torra ainda, pois ainda não fiz o tambor, você não é de São Paulo né Rogerio ? Estou zero de torra pois quando tinha a pipoqueira torrei só 5 vezes ai fiz uma pipoca e a pipoqueira deu pau, e eles resolveram devolver o dinheiro. Não vejo a hora, estou com 3 kgs de grão .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não ficou boa, estava um pouco amarga e gosto de cinza. Acho que usei muito calor tentando diminuir o tempo.

Usei café do Vale do Caxixe, comprei no Curto Café.

 

Toni.

Toni,

 

Usei o café do vale do caxixe no início da minha jornada torradeira. E foi o melhor que eu achei, até agora.

 

Comprei direto no site deles.

 

Já contei essa estória aqui, mas meu cunhado veio e provou desse café. Acho que era a quarta torra no bolinha. E ele me disse: "melhor café que já tomei!". fiquei sem palavras, Até porque acho que foi no chute! rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, eu ainda estou sem o tambor. Quando começar torrar vou pesar, fazer a fase de desidratação, tirar os grãos do tambor e avaliar a perda de peso, e ver se esta fase precisa de correção, para ai pular para a próxima etapa, até definir cada fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...