Ir para conteúdo

Titã FTG 1528 - Forno Elétrico Turbo Grill Giratório Digital - 28 Litros


Postagens recomendadas

Gilberto, legal a modificação, a minha quero ser se na semana que vem faço.

 

Poderia esclarecer umas dúvidas:

 

Qual a velocidade do motor que colocou?

 

Ligou as resistências extras em separado, está independente do sistema original de controle do forno feito no painel? Se sim, neste caso como está controlando a intensidade do calor delas?

 

E quanto a tora, demorou quanto tempo, foi mais rápida que as anteriores considerou que houve uma grande melhora no tempo de resposta para fazer as rampas de temperatura?

 

Grato.

 

O motor eu tinha comprado no Ebay, um não chegou o outro esta por vir, mas como fui na Santa Efigênia esta semana acabei encontrando o motor por lá, custou a fortuna de R$ 9,60, 4W, 5/6 RPMS, era a única opção em 110V.

 

Liguei as resistências em separado das originais, peguei os fios de força logo que entrou no forno, enviei os 2 para uma caixa de fusivel, e daí para a chave liga/desliga. Ia colocar um potenciometro mas achei que não ia ser necessário neste momento.

 

Neste dias frio o forno estava difícil de lidar, outro dia não passou de 205 C, agora !!!!, parece um cavalo indomável, você não tem noção o negócio ficou rápido.

 

Liguei o forno com os 2 sistemas ligados, em 5 minutos o forno estava a 220 C, coloquei os grãos e desliguei as resistências extras e levei até 6 minutos a +- 190 C, liguei a resistência novamente e ele com 9 minutos estava a 225 C, ai desliguei a resistência adicional e levei a torra até 16 minutos.

 

Hoje vou testar de novo, e fazer um comparativo dos 2 sensores, o do forno e do que eu tinha instalado, pois como o meu sensor acabou ficando perto da nova resistência as temperaturas indicadas não correspondem a temperatura no grão, desta maneira vou fazer o seguinte:

 

Ligar os 2 sistemas de resistência e colocar a temperatura do forno a 170 C, vou medir a amperagem para ver que hora a resistência original desliga e neste momento marcar a temperatura de meu sensor que deverá estar a 185 C talvez, e assim repetir o mesmo processo até 230 C do sensor original, depois disto vou colocar outro sensor em uma posição mais estratégica.

 

Eu havia comprado também 3 chaves para o ventilador, rotisseria e lampada, para não desativa-las no funcionamento original do forno, mas vieram erradas. Como o Alexandre fez eu vou colocar alguma lâmpada espia junto com a resistência para não correr o risco de esquece-la ligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gilberto.

Ficou muito bom. Parabéns.

Sugiro, por precaução que meças a amperagem no cabo de força com todas as resistências ligadas. Você dobrou a potência e o cabo pode ter se tornado sub dimensionado. Veja se ele aquece. Se ocorrer, fique atento para evitar o derretimento da capa plástica do cabo e consequente curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, esquentou um pouco, o correto é troca-lo. Quando me meto a fazer estas alterações preciso estar com tempo e disposto, se eu falar que todos os furos que fiz no primeiro dia das mudanças estava virando a broca ao contrário, rsrsrsr e o furo não ia nem a pau, ai no sábado foi uma maravilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Últimas alterações feitas no Titã.

Instalação de resistência extra de 1 KW

Instalação de termostato para controle da resistência extra

Substituição e alteração da localização do sensor do termômetro auxiliar

 

9457268986_ddfaa5250a_c.jpg

 

9454383043_f3a0643079_c.jpg

 

9457164928_46548dbcb4_c.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Hoje fiz 2 torras de 300 g de cru cada e com 2 cafés diferentes.

Para ambos, houve redução de tempo total de 6 minutos aproximadamente.

Sem a resistência extra seriam torrados em ~23' e foram finalizados em 17'.

Ainda faltam testes para melhor aproveitar a potência extra, mas fica a sugestão deste acréscimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz minha 3ª torra depois de colocada as resistências extras, é outra história, o 1º crack agora vem fácil, reposissionei o sensor e agora ele quase acompanha o do forno, consegui hoje uma torra clara/ escura em 13,5" do café Expresso Brasil, a última fui até o final do 2º crack e consegui um "belo" Starbuks.

Só tenho que parar de fazer pão junto com a torra, caso contrário vou ter problemas com os vizinhos,pois estava eu hoje, pedindo a branquinha boa ( farinha) para minha esposa quando falei que tinha chegado o 1º crack, ta pegando mal.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje fiz minha 5ª torra no forninho depois de ter colocado as resistências extras, e devo dizer que é um espetaculo, olha que eu estava numa fusquinha de comprar um Gene, ou Behmor, e devo confensar que o impulso passou tamanhã a facilidade devse torrar em um forno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Gilberto!

 

Concordo com você que a torra a tambor é um método extraordinário para torrar café. Põe um PID aí que o negócio fica ainda melhor.

Abraço,

 

Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem que eu gostaria que fosse simples. A tal caixa ja foi fabricada. Falta acertar a parte mecânica, que tive algumas complicações. Mas, se eu acertar, vai ser um gol de placa. Quem sabe....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Salve

Teste de carga no Titã com 5,5/6 RPMs - 1,8 kg de crú

Resultado de cor menos homogênea que a usual. Dificuldade adicional para providenciar o resfriamento dos grãos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Estou lá nas minhas torras e ainda tenho algumas dúvidas, hoje com as resistências adicionais chego no crack com facilidade, mas ainda tenho dúvida na hora de retirar os grãos do forno, ontem torrei começou o 1º crack e lá depois de 1 minuto é que começou o cheiro bom de café torrado, mas como tinha terminado o 1º crack já arranquei do forno, finalizando, quando começa de fato o cheiro da torra de café quanto tempo devo deixar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, adicionei também resistências no meu forno mas formam menos que as suas (duas de 300w na parte inferior está integrada ao comando do forno). Realmente a adição das resistências são essenciais.

 

O que estou fazendo diferente é que após o término do primeiro crack ainda deixo um tempo o grão no forno. Estou fazendo da seguinte forma:

 

Ao chegar ao primeiro crack mantenho a temperatura do forno (230 - 240 graus) em torno um minuto e meio. O que mais influencia no tempo é a espera pelo término total do primeiro estalo dos grãos, terminando os estalos abaixo a temperatura do forno.

 

Reduzo a temperatura por volta de 180 graus (abro a porta para chegar rápido a esta temperatura) e a mantenho os grãos no forno por mais uns dois minutos.

 

Ai finalizo sem chegar ao segundo crack.

 

Esse padrão tem funcionado para grão diferentes.

Estou adicionando os grãos com o forno frio, sendo que este procedimento tem demorado em torno de 17 a 18 min até levar ao resfriamento no ventilador.

 

No meu caso o cheiro de torra começa a acontece perto do início do primeiro crack, mas me guio pelo tempo de duração dos estalos, bem como da cor do grão também, para tomar os passos seguintes.

 

 

Espero ter ajudado, se ficou confusa avise que escrevo novamente.

 

ABCS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa deixa eu corrigir uma informação (só dei conta relendo agora o post), refere-se a este parágrafo: Ao chegar ao primeiro crack mantenho a temperatura do forno (230 - 240 graus) em torno um minuto e meio. O que mais influencia no tempo é a espera pelo término total do primeiro estalo dos grãos, terminando os estalos abaixo a temperatura do forno.

 

Depois da desidratação (190 graus) subo a temperatura do forno em torno de 240 graus (dura em torno de um minuto e meio a dois para atingir os 240). Mantenho essa temperatura de 240 até um minuto ou um minuto e meio até o término do primeiro crack, depois reduzo a temperatura conforme dito acima. Portanto, o monitoramento principal é o término do primeiro crack que em média dura do começo ao fim dos estalos entre um minuto e um minuto e meio.

 

Agora acho que esta mais claro.

 

Ontem fiz duas torras adotando este mesmo método e deram muito certo.

 

 

ABCS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra modificação que fiz no forno foi alterar o motor coloquei um de 10-12 rpm que comprei da china.

 

Ficou bem legal a agitação, mas para que não pare a rotação no meio do procedimento tive que reduzir a quantidade que torro.

 

Antes com o motor de 5-6 rpm conseguia torrar 300g de café de uma vez, agora com o motor novo torra até 170g para que o motor não trave no meio do procedimento, acima disso acaba dando umas paradas/travadas de vez em quando.

 

ABCS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, percebo o cheiro de café torrado bem próximo do primeiro crack vindo o mesmo a intensificar durante o crack. Ontem quando torrei até fiquei atento a isso em face de sua dúvida, mas o cheiro aparece um pouco antes.

 

Como você praticamente duplicou as resistências do forno, será que não está ficando quente demais?

 

Está deixando a temperatura final em quantos graus? Tem deixado a desidratação em quantos graus e quanto tempo demora a rampa da desidratação até a temperatura final? Em média com quantos minutos chega ao primeiro crack?

 

Gilberto, alguma vez já deixou a torra se estender um pouco após o término do primeiro crack (parecido com o que descrevi a cima) no caso o que aconteceu?

 

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei um expresso Brasil agora. Comecei com o forno frio, liguei todas as resistências, em 5 minutos chegou em 190C, desliguei as resistências extras e deixei só as do forno no controle do forno a 190C, mais 5 minutos e coloquei a 230C e liguei as extras novamente, chegando a 230C (3 minutos) desliguei as extras e deixei só o forno a 230C, iniciou o crack, 2 minutos depois diminui a temperatura para 180 e abri a porta do forno para dar uma baixada, levei a torra até 17 minutos. ficou boa, ficou clara mas bem torrada. ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, alguma vez já deixou a torra se estender um pouco após o término do primeiro crack (parecido com o que descrevi a cima) no caso o que aconteceu? Como eu estava deixando todas as resistências ligadas a torra chegava rápido no 2 crack e já passava do ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto e o cheiro de torra da forma como torrou chegou quando? No mesmo momento de anteriormente?

 

Aparentemente (já que somente experimentando é que terá o veredito final) ficou como pretendia ou quando disse que a torra ficou clara mas torrada ainda não atingiu aparentemente o almejado.

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cheiro de café torrado chegou 30s depois do 1 crack, a torra ficou perfeita, como eu queria. A última que tinha feito acabou ficando muito clara pois fiquei com medo de queimar, mas agora como desliguei a resistência extra no inicio do crack e abri a porta parcialmente no final do mesmo (conforme instrução sua) consegui prorrogar a torra sem entrar no 2 crack.Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal que deu certo, na verdade esse procedimento é a tentativa de replicar o que o pessoal faz aqui também. Vai ver que dá certo mesmo alterando o grão.

 

Vai ver que para deixar mais torrado é só estender o tempo do primeiro crack até saber o limite aceitável da torra.

 

O que acho mais interessante é que existindo pelo menos duas pessoas com este forno adotando um método parecido fica mais fácil ao se realizar uma variação ou um ajuste no procedimento de replicá-lo para os outros.

 

Como cada um fez modificações diferentes nos fornos achava complicado acabar replicando um procedimento de uma torra satisfatória.

 

ABCS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provei a minha última torra que foi do expresso Brasil e esta excelente, mas cada vez que se torra vamos notando algo que não havíamos notado antes, percebi que embora os primeiros minutos sejam para desidratação do grão eu só consigo perceber vapor em abundância quanto faço a rampa para subir a temperatura para 220º C, é assim mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...