Ir para conteúdo

Titã FTG 1528 - Forno Elétrico Turbo Grill Giratório Digital - 28 Litros


Postagens recomendadas

O problema do titã, quanto à adição de maior potência, é que o tambor fica na diagonal, dificultando a introdução de um jogo adicional. Além disso, é mais caro e difícil de comprar. Se o Philco ja está mais caro do que gostaria de vender, imagine o titã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá! nem eu tinha entendido assim Guilherme.

Mas eu pretendo ir modificando aos poucos, só não tenho grana para bancar o seu customizado pronto.

Se o titã requer menos modificações vou procurar o dito cujo mais um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Léo_bsb

 

As resistências do Titã são controladas por termostato digital que as energiza até a temperatura desejada, que pode ser definida a partir de 60° até 230° com intervalos de 10 graus centígrados. Quando atingida a temperatura desejada, o termostato abre e corta a energia, para reenergizar quando a temperatura cai para 1° C abaixo da temperatura desejada. E assim fica, ligando e desligando, enquanto o tempo definido no temporizador não findar, ou ainda, enquanto não for alterada manualmente pelo operador.

Já encomendei uma resistência e um termostato mecânico para adicionar ao Titã, apesar de não considerar necessária, pois tenho auferido ótimos resultados apenas com as originais. A nova será instalada paralela ao tambor, a partir da lateral esquerda, na mesma diagonal do eixo do tambor, porém um pouco abaixo em altura.

As nova peças ainda não chegaram, mas logo que realizar a implementação desta nova resistência, fotografarei e postarei aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha duvida de como funcionava as resistências no Titã, aliás ainda tenho, vou sana-las somente quando desmontar o forno novamente, pois tem programações em que a resistência superior fica vermelha e outras que não fazendo entender que a corrente nesta resistência foi variada, mas alterando esta programações não consegui variar a temperatura em maior velocidade. Bem, hoje medi a corrente de entrada no forno e da +- 8,8 amperes o que daria 968 W, viajei por todas as programações e temperaturas e sempre fica nos mesmos 8,8 A, o que significa que quando você programa grelhar, tostar ele aumenta a amperagem para a resistência superior e diminui da inferior.

Toda esta argumentação de nada adianta pois se ligarmos direto as resistências chegaríamos ao máximo que é 1300 W, mais fácil é colocar uma resistência extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, liguei na fábrica e não tem mais titã 220v. Ainda tem alguns 110v.

Esta ocorrendo agora uma feira de padarias e o engenheiro está lá, na segunda ficou de dar resposta se vai sair mais algum lote 220v, mas em princípio já era mesmo.

A notícia ruim também é que também não achei Philco 220v.

Estou pensando na rotisserie que postei no tópico de torradores, quem sabe não sai um projeto mais em conta, vou conversar com o Guilherme

 

EDIT: chegou o philco 220V no Extra

Editado por leo_bsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogério.

 

Comprei este da foto. Me pareceu ser similar ao original, mas confesso que não desmontei para ver se o encaixe do eixo é igual. Deixei-me levar pelo baixo custo de R$ 12 + 15 do PAC, sabendo que em último caso poderei apenas trocar a carcaça.

Logo saberei e informarei sobre o resultado.

 

 

motor-ac-220v-56-rpm-4w_MLB-F-228931263_6766.jpg

motor-ac-220v-56-rpm-4w_MLB-F-228931263_7735.jpg

 

Alexandre, este motor serviu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegaram minhas resistências extras, são duas de 300w. As dúvidas que estou e gostaria de esclarecer são estas:

 

Será que a placa do forno aguenta essa ligação extra, a fim deixarem as resistências estras trabalharem junto com a do forno original? Será que este esse acréscimo de 600w pode danificar, queimar a placa?

 

Outra coisa, caso a resposta cima seja por não haver problema, o que acham ser mais interessante: fazer esta ligação em conjunto ou ligar as resistências extras em separado, isto é, diretamente na energia sem passar pelo comando do forno. Pergunto isso, pois como tenho um dissipador de energia (dimmer) poderia controlar as duas em separado.

 

 

Grato pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Torrei novamente o café da compra coletiva, não desta última e sim da penúltima, e desta vez resolvi esperar o 1º crack nem que pegasse fogo, consegui levar até o fim do 1º crack, mas a torra ficou escura. A pergunta é: tem como ter o crack e fazer uma torra clara ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei com o forno frio e os grãos dentro, com 13:56s a tempertura interna chegou em 173º C, com 16:55s estava em 187º C, 23:15s estava 208º C, 27:14s estava 216º C inicio do 1º crack, encerrei com 31:00s a 190º C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

Trinta minutos é muito tempo. Eu colocaria mais um jogo de resistências ou usaria sem o programa do forno, controlando diretamente as resistências .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você deveria torrar na metade do tempo, incluso o crack. A temperatura terá de ser maior durante o processo, fatalmente. Tente começar com o forno pré aquecido, seria importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Como já tenho alguma prática em torrar com o Titã, farei algumas observações.

No processo citado pelo Gilberto a torra acontece a partir do 16'55" e até o final levou 14'05". Se o forno estivesse pré aquecido a uns 200° C, dever-se-ia acrescentar 2 a 3 minutos para compensar a queda de temperatura que ocorreria com a abertura da porta e inserção da massa fria dos grãos e do tambor. Daí, a torra completa seria feita em 16 ou 17 minutos, dependendo do ponto de torra desejado.

 

Ao partir com o forno frio com tambor e grãos, os primeiros 15' servem para aquecimento geral. Isto é, da própria massa do forno, da atmosfera interna na câmara, do tambor e dos grãos.

 

Suspendi a resposta e fui anotar os tempos para o pré aquecimento do Titã com a câmara vazia, sem acionar a circulação interna de ar e ajustado para a função "grelhar" (230° C).

Surpreendam-se: 190° C -> 10'30" / 230° C -> 13'00"

Perdi a passagem por 200° C por ter sido chamado ao telefone, mas posso supor que tenha ocorrido entre 11' e 11'30".

 

Pode-se questionar se iniciando o processo frio e com a carga, os grãos torrados terão a característica de "assados". Já experimentei os 2 métodos e confesso que não percebi diferença nos cafés resultantes. Ao contrário, os torrados pelo processo frio expandiram um pouco mais que os do processo pré aquecido.

 

Concluindo, em termos de tempo total da operação de torra, em ambas levaria algo como 30', supondo que o Gilberto poderia ter parado um pouco antes já que considerou os grãos escuros ao final.

Todos os tempos e temperaturas citados poderão variar em função da temperatura ambiente, umidade relativa do ar e altitude do local. Minhas observações foram executadas sob 26° C, 83% e 50 metros.

 

Fica aqui uma sugestão de rotina:

- Pré aqueça o forno na função assar ajustada para 210° C sem acionar a circulação interna de ar;

- Carregue o tambor com grãos e, sempre na função "assar", ajuste a temperatura para 190° C e acione a circulação interna de ar;

- Aguarde até o início da mudança de cor dos grãos de amarelo para marrom claro;

- Ajuste a temperatura para 210° C e aguarde até ouvir o 1° grão estalar;

- Ajuste a temperatura para 230° C e aguarde até que os estalos sejam muitos ou quando considerar que o ponto de torra desejado foi atingido.

- Desligue o forno, retire o tambor e imediatamente passe os grãos para o utensílio onde serão esfriados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os estalos são facilmente audíveis no Titã, Alexandre? Admira-me o fato de o Gilberto ter encontrado uma torra escura e nada ouvir, até porque no primeiro estalo pelo menos alguns grãos estouram fazendo muito barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

São sim. É fácil percebê-los e distinguir os sons dos estalos daquele provocado pelo tombamento dos grãos.

Há de se notar que tudo é novidade para o Gilberto que só recentemente começou a usar o Titã e torrar grãos de café. Sem desmerecimento à sua capacidade auditiva ou de observação. Tú não és surdo, né Gil?

Com alguma experiência, a ser obtida ao executar algumas torras, aprenderá sobre o processo e logo será capaz de distinguir fases e etapas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa cheguei em casa.

Vamos lá:

 

O Alexandre observou bem, deste café fiz 3 torras, 2 coloquei com o forno frio e uma parti com o formo quente ( queimei o dedo ) e de fato a torra a partir do formo frio expandiu bem mais.

Eu ouvi bem os estalos hoje, nos outros dias eu não ouvi porque não chegou no 1º estalo, os grãos ficaram escuros antes.

Acho que cometi 2 erros, 1º estava fazendo a fase da desidratação a 170º , hoje fiz a 190º, e estava demorando muito para iniciar a subida da rampa. Vou torrar de novo amanhã, mas vou diminuir o tempo de desidratação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

São sim. É fácil percebê-los e distinguir os sons dos estalos daquele provocado pelo tombamento dos grãos.

Há de se notar que tudo é novidade para o Gilberto que só recentemente começou a usar o Titã e torrar grãos de café. Sem desmerecimento à sua capacidade auditiva ou de observação. Tú não és surdo, né Gil?

Com alguma experiência, a ser obtida ao executar algumas torras, aprenderá sobre o processo e logo será capaz de distinguir fases e etapas.

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escuta essa então, Fogo.

 

Tenho uma colega que tem deficiência auditiva. É quase surda e ouve com muita dificuldade. Só que ela tem o péssimo hábito de interromper quem fala com ela, talvez por não estar entendendo nada e querer adivinhar o que se está dizendo (ou também pra mostrar que não está entendendo e que temos que reelaborar a fala).

 

Pois bem. Tenho outra colega que pensa que falando alto com ela, ela entende. Só que não acontece assim, e vira uma confusão. Ela gritando e falando devagar, a outra interrompendo, grita, interrompe, grita, interrompe... até que minha colega, irritadíssima, segura a colega quase surda pelo braço, olha bem nos olhos e grita:

 

-"ESSSSCUUUUTAAAAA!!!"

 

:lol: :lol: :lol:

 

Claro que eu cai na gargalhada e quase tive que me esconder debaixo da minha mesa... :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha reputação aqui no Cdc esta ficando preta, igual ao café que estou torrando, estou tomando ácido, ficando surdo,.....

Vou tirar férias, só volto quando estiver torrando direito.

 

 

Espero que depois de amanhã já esteja de volta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz a torra partindo do forno quente:

 

Coloquei o forno a 200 C.

Coloquei o tambor com os grãos e a temperatura foi a 160 C.

Com 8:31s a temperatura chegou a 190 C.

Com 17:43 s ouvi o 1* crack a 213 C.

Finalizei em 21:43s com 216 C.

 

Café da fazenda pico agudo.

 

Inicio: 250 grs

final: 210 grs

 

a de ontem:

 

inicio 250 grs

Final: 195 grs.

 

http://www.flickr.co...N06/9336163655/ cafe ipanema

http://www.flickr.co...N06/9338960586/ torra forno quente

http://www.flickr.co...N06/9336170369/ torra forno frio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda acho muito tempo. Se não estou enganado a janela ideal é entre 10 a 16min, sendo o ponto ótimo 12min.

 

Porque não começa com o forno a 220 / 230•C?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...