Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

Legal, parece que o James gostou e não gostou. Gostou muito da qualidade e robustez do equipamento, da qualidade da extração, mas ficou questionando a questão do pré-aquecimento da maquina. Vocês tem a mesma dificuldade?

Pra quem gosta de torras mais claras pode ser um empecilho.

Editado por Santiago Luz
Removida citação de post imediatamente anterior. Favor se atentar às regras.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que no caso de torras mais claras pode ser um problema sim. Eu particularmente não tive problema com minhas extrações, mas não costumo usar cafés extremamente claros. Em torras claras é fundamental pré-aquecer com pelo menos 2 ciclos, mas eu constumo sempre fazer 2 ciclos, independente da torra, para conseguir uma temperatura mais estável durante a extração. Aí se a torra é mais escura, eu regulo a temperatura desejada na chaleira elétrica (a minha Bonavita tem controle de temperatura).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que no caso de torras mais claras pode ser um problema sim. Eu particularmente não tive problema com minhas extrações, mas não costumo usar cafés extremamente claros. Em torras claras é fundamental pré-aquecer com pelo menos 2 ciclos, mas eu constumo sempre fazer 2 ciclos, independente da torra, para conseguir uma temperatura mais estável durante a extração. Aí se a torra é mais escura, eu regulo a temperatura desejada na chaleira elétrica (a minha Bonavita tem controle de temperatura).
Sim. Como até discutir a respeito num grupo de WhatsApp sobre a aram, de fato é algo chato, mas um mal necessário. Não deixo de fazer, pois a qualidade da extração melhora muito, mesmo em tortas médias. Com somente uma pré-infusão a acidez fica demais...

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me adaptei a fazer o pré aquecimento em 2x também, virou padrão... faço enquanto termino de moer, preparar e compactar o bolo de cafe no porta filtro... também não tenho problemas com os perfis de cafe que uso para espresso.

Acredito que o local e clima podem influenciar e muito, em locais mais frios imagino que o aquecimento fique mais complexo e instável.

No review do James ele tambem queixa de dificuldade de encaixe do porta filtro de rosca.... acho que ele não percebeu a sinalizacao de sol e lua na base da maquina e porta filtro!

Acho também que na demonstração ele moeu fino demais.... precisou de força excessiva para descer e quase abaulou o filtro!.

Fico feliz em ver um produto nacional com demanda para ter um review deste tipo, pessoas como o ARAM, Gilberto, Beto do brothers roast, Guilherme do STC... merecem meu respeito pelo trabalho, inovação, criatividade e muito empenho para empreender no Brasil.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que tem vaga no grupo do whats da aram? Quero pegar o máximo de informação que consegui, não estou gostando das minhas extrações...

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14.1.2020 at 18:48, ffneri disse:

Legal, parece que o James gostou e não gostou. Gostou muito da qualidade e robustez do equipamento, da qualidade da extração, mas ficou questionando a questão do pré-aquecimento da maquina. Vocês tem a mesma dificuldade?

Pra quem gosta de torras mais claras pode ser um empecilho.

Na verdade ele falou outras coisas tb. Que a maquina é muito cara (agora já 150 trumps mais cara do que uma Cafelat Robot) e que o café tem um toque de sub (acidez) e textura de extração com pressão baixa. Falou que seria interessante ter um manômetro na maquina, como no Robot e Flair.

Eu tinha que escaldar a minha Aram 5x para chegar na faixa de 92-93 graus C no reservatório; no bolo deve ser menos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2020 at 22:45, sergio.m disse:

@Rafao13 já seguiu esse post abaixo? Quando eu usava a máquina era com 15 g de pó.

 

Retornando aqui para agradecer o post acima de @sergio.m, segui os passos do post e mais informações que reli no tópico todo sobre escaldo e aquecimento da ARAM. A dica que mais ajudou foi a de encaixar o PF sem vedação e permitir descer um pouco de agua, depois fechar a válvula e apertar o PF, iniciar a extração... com o objetivo de retirar o ar do sistema, consequências:

1- Fiz os escaldos 2x, com água fervente, 30 segundos cada e água fervente  para a extração logo após - resultado - bebida final com temperatura mais elevada e agradável  que tinha conseguido até o momento.

2- Com a retirada de ar, ao iniciar a extração a máquina inicia a resistência na manivela, bem mais cedo, indicando uma subida da pressão mais rápida, como consequência consegui de forma mais fácil fazer extrações com maior volume final de bebida e de BR menor - consegui com mais facilidade 20g > 60g finais, BR 33%

3- Ao final percebi após algumas extrações, que ocorreu uma certa compensação no sabor final da xícara, pela temperatura menor de extração... percebia mais acidez em algumas torras, as vezes exagerada... com o BR menor e mais extração - consegui ao final uma bebida mais equilibrada, com acidez saborosa, mas mais redondo ao final e maior doçura.

Gratidão aos colegas do fórum !!!!

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2020 at 22:45, sergio.m disse:

@Rafao13 já seguiu esse post abaixo? Quando eu usava a máquina era com 15 g de pó.

 

Tem umas dicas interessantes nesse post, sobre o aperto do PF. Não tinha testado isso, vou tentar.

Sobre a quantidade de pó, já tentei várias quantidades, mas acho que a mínimo que coloquei foi 16gr. Irei testar também.

Obrigado @sergio.m!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar, fiz de acordo com o tutorial do @sergio.m e também usei uma moagem fina, bem mais fina do que vinha fazendo (1 ou 2 no Breville Smart com a config interna de fabrica) e parece que até que fim estou chegando em um espresso que atenda meu gosto!

 

Obrigado pela ajuda de todos, e continuo aperfeiçoando aqui, abraços!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Só pra constar, fiz de acordo com o tutorial do [mention=2016]sergio.m[/mention] e também usei uma moagem fina, bem mais fina do que vinha fazendo (1 ou 2 no Breville Smart com a config interna de fabrica) e parece que até que fim estou chegando em um espresso que atenda meu gosto!
 
Obrigado pela ajuda de todos, e continuo aperfeiçoando aqui, abraços!
Aconselho, a partir do momento que "acertar" a sua extração, faça várias experiências, moendo mais fino e mais grosso, sempre prestando atenção no resultado. Usar um tamper dinanometrico é quase obrigatório se vc não tiver capacidade de repetir a compactação no bolo.
Provavelmente quando usar outro café e/ou torra, vc tenha q fazer ajustes de alguns pontos no moedor. Com a experiência, na primeira extração vc ja saberá como corrigir.
É uma maquina q exige uma curva de aprendizado, e o importante é que o resultado seja do seu agrado. Se assistir alguma extração minha, provavelmente dirá que está pouco cremoso, mas por meu moedor não ser bom, é o modo que consigo extrair o melhor sabor.


Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
A minha, apesar de ser das primeiras, nunca deu problema. Mas me irritava sempre o bamboleio da cafeteira na base, fora que tentei fazer upgrade, mas com o serviço atroz de pós-vendas nunca consegui. Como tenho máquina melhor, no final das contas aposentei mais por princípios do que por outra coisa. Para se ter uma ideia, nem está mais no armário de tralhas para café, foi para o depósito.
E não quer liberar espaço nesse deposito? Passar adiante?

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá pessoal, venho acompanhando a algum tempo o fórum e atualmente estou com o moedor eletrico da Tramontina Breville. Tenho muito interesse em adquirir uma Aram mas tenho algumas dúvidas:

- Esse moedor da Tramontina é suficiente para tirar bons espressos na Aram (considerando uma técnica "correta" no momento da extração)?

- Outra dúvida é em relação a fabricação e entrega do produto (essa vai para o próprio Aram que participa do fórum): a disponibilidade do produto foi afetada pelo período do coronavirus? As entregas estão sendo realizadas normalmente? 

- Vi algumas mensagens comentando do grupo de WhatsApp da Aram: ele é aberto ao público? Gostaria de participar para conversar melhor com os usuários da cafeteira.

Obrigado pelas dicas que já foram passadas aqui!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, to começando a aprender a extrair espresso e a usar a ARAM aqui hahahahh, e uma coisa que fiquei na dúvida é se esses pontinhos brilhantes na imagem são dos óleos do café mesmo ou se são a famosa aramalha. Alguém sabe me dizer? Valeu ae!

F8tQxqK.jpg

https://imgur.com/F8tQxqK

 
 
0
 Advanced issue found
 
 
On 5/14/2020 at 1:25 PM, tgterra said:

- Esse moedor da Tramontina é suficiente para tirar bons espressos na Aram (considerando uma técnica "correta" no momento da extração)?

Único que consigo responder é sobre o moedor, ele dá conta sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Pessoal, to começando a aprender a extrair espresso e a usar a ARAM aqui hahahahh, e uma coisa que fiquei na dúvida é se esses pontinhos brilhantes na imagem são dos óleos do café mesmo ou se são a famosa aramalha. Alguém sabe me dizer?


Não tem como ser a tal "aramalha" porque a peça de latão fica antes do porta filtro.

E só teria como ocorrer se a sua cafeteira for das primeiras versões no qual a peça é de latão. E mesmo neste caso ficaria retido acima do bolo de café.

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, tgterra said:

Legal, qual a regulagem interna e do leitor digital vc utiliza?

Eu só uso o Breville para coados. Na ARAM to usando um Kinu M47 Classic, mas de qualquer forma não teria uma regulagem mágica. Uma mesma regulagem pode gerar resultado diferente de Breville para Breville. E depende do grão também, tempo de torra, etc.

 

 
 
0
 Advanced issue found
 
 
2 hours ago, pedro.mottagalva said:


Não tem como ser a tal "aramalha" porque a peça de latão fica antes do porta filtro.

E só teria como ocorrer se a sua cafeteira for das primeiras versões no qual a peça é de latão. E mesmo neste caso ficaria retido acima do bolo de café.

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

 

Sucesso então, valeu ae!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/05/2020 at 22:43, AlexSilR disse:

Pessoal, to começando a aprender a extrair espresso e a usar a ARAM aqui hahahahh, e uma coisa que fiquei na dúvida é se esses pontinhos brilhantes na imagem são dos óleos do café mesmo ou se são a famosa aramalha. Alguém sabe me dizer? Valeu ae!

Isso é óleo do café. Acontece eventualmente comigo quando uso uma moagem fina demais e a extração acaba acontecendo em uma pressão muito alta. Como a ARAM não tem manômetro e ela é muito fácil de girar (não faz esforço quase nenhum), acaba ficando difícil saber a pressão que está usando. Eu recomendaria buscar a pressão em que não dá pra girar a manivela apenas com o indicador, quando você passa a ter que segurar o manípulo com indicador e dedão, segurando a máquina pra não sair do lugar. Mas que não tenha que fazer um esforço elevado, que nem de longe seja cansativo. Dá uma verificada no fundo do seu filtro para ver se você já o deixou abaulado, algo que acontece com algumas pessoas que acabaram usando muito mais pressão que o necessário.

A "aramalha", como disseram, dificilmente vai para na xícara porque o bolo do café deve impedir que os pedacinhos de metal passem pra bebida. E isso só acontece no modelo antigo, em que a peça onde o fuso é rosqueado é de metal. As atuais tem essa peça em um outro material, que não é metálico (material de cor cinza).

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 
 
0
 Advanced issue found
 
 
3 hours ago, Santiago Luz said:
Isso é óleo do café. Acontece eventualmente comigo quando uso uma moagem fina demais e a extração acaba acontecendo em uma pressão muito alta. Como a ARAM não tem manômetro e ela é muito fácil de girar (não faz esforço quase nenhum), acaba ficando difícil saber a pressão que está usando. Eu recomendaria buscar a pressão em que não dá pra girar a manivela apenas com o indicador, quando você passa a ter que segurar o manípulo com indicador e dedão, segurando a máquina pra não sair do lugar. Mas que não tenha que fazer um esforço elevado, que nem de longe seja cansativo. Dá uma verificada no fundo do seu filtro para ver se você já o deixou abaulado, algo que acontece com algumas pessoas que acabaram usando muito mais pressão que o necessário.

A "aramalha", como disseram, dificilmente vai para na xícara porque o bolo do café deve impedir que os pedacinhos de metal passem pra bebida. E isso só acontece no modelo antigo, em que a peça onde o fuso é rosqueado é de metal. As atuais tem essa peça em um outro material, que não é metálico (material de cor cinza).

Valeu Santiago, vou fazer uns testes usando essa referência de pressão que passou.

Acho que o filtro já ta abaulado sim hahaahahaha.

Pli8gyW.jpg

Ele vem 100% reto?

Qual o impacto de usar ele assim?

Editado por AlexSilR
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, GuilhermeB said:

Impressão minha ou essa peça em 8 que sustenta a cafeteira das arams mais novas está mais espessa?

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Fazendo uma comparação safada lado a lado aqui com uma imagem que postaram no tópico, parece que mudou mesmo.

 

3OztKIM.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressão minha ou essa peça em 8 que sustenta a cafeteira das arams mais novas está mais espessa?  

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

 

 

Sim, o suporte foi atualizado, mais ou menos quando colocaram o chuveiro na Aram, também foi colocado um oring extra para melhorar a fixação da cafeteira no suporte.  

As bases mais novas possuem 2 oring

 

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

 

 

 

 

41444ac12e46025a37f258ec511cef6b.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazendo uma comparação safada lado a lado aqui com uma imagem que postaram no tópico, parece que mudou mesmo.
 
3OztKIM.png
Qual a espessura do suporte da sua?

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...