Ir para conteúdo

Cafeteira Aram - O projeto


Postagens recomendadas

@GuilhermeB

rbD740B.jpg

 

rPJRMYr.jpg

 

9 hours ago, Santiago Luz said:

@AlexSilR aparentemente está abaulado sim. :P

Não sei se justifica trocar de filtro ou tentar desamassá-lo, mas serve de indicador que você usou pressão pra caramba!!! HEHE

Acabei comprando outrou, 60 reais com frete hahahhaha. Se fosse tentar desamassar certeza que iria estragar hahahahaha.

Agora de pouco tentei num single que tenho aqui e ficou bem aguado. 10g/20g.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Recentemente teve uma bela live do Aram e da Priscila Pinho e anotei algumas dicas.

Depois que passei a seguir o nível de resultado que tive com a minha Aram melhorou consideravelmente!

Segue as minhas anotações:
1- moer na gramatura de sal (referência)

2- escaldar a máquina antes (essa eu já fazia por instinto) - costumo escaldar 2 vezes e observe a dica 5!

3- água fervendo direto nela tanto para escaldar quanto para fazer o café pra valer

4- contar 30 voltas para obter 40mL de espresso (eu giro rápido contando 15x de 2 em 2 voltas - cada doido com a sua mania)

5- não precisa girar a manivela até o fim para esvaziar a máquina, da para abrir duas a três voltas e esperar a água descer (essa dica é ótima pois enche o saco girar até o fim - dica do próprio Aram)

6- não precisa pegar pressão a ponto de ter que fazer muita força na manivela - cuidado para não criar tanta pressão e acabar abaulando o filtro

7- cada moinho tem suas característica - teste e aprimore sempre!

8- filtro abaulado - ao colocar sobre a mesa o filtro fica todo apoiado, estável. Se ele pender para um lado (tipo João bobo) ou girar, está abaulado.

9- comece com a moagem na gramatura de “sal” e 20g. A partir daí vai testando e ajustando para menos ou mais pó, menos ou mais pressão, velocidade, etc.

10- os símbolos de sol e lua na base do porta filtro e na aram marcam o início da rosca (Genial!!!). Assim, é só alinhar e vc não precisa ficar procurando ou girando até começar a rosquear.
Parece que essa só vale para as Aram mais novas.


A forma/receita que mais gostei até agora:
- escaldar 2x (deixo ~2 min cada vez)
- 20g de pó moído na hora, torra recente. Eu uso o tamper bravo na regulagem padrão de pressão
... a partir daqui tento seguir o processo rapidamente para ter o expresso em uma boa temperatura
- colocar água fervendo até chegar no topo, mas não precisa ter água além dos furinhos da tampa da aram.
- rosquear e apertar bem o porta filtro
- girar a manivela 3 voltas para pré infusão
- ligar cronômetro e esperar 30 segundos
- girar a manivela 30 voltas (ou contar 15 voltas duplas kkkk)
- ok, da pra fazer esses últimos 2 passos sem esperar 30s, mas cada doido com a sua mania...
- esperar o cronômetro virar 1min (esse é o tempo de infusão que eu deixo - está errado deixar tanto tempo?)
- a partir do 1min comece a extração girando rapidamente a manivela até sentir a pressão leve
- eu continuo até ter o café saindo de forma uniforme e aí reduzo a velocidade um pouco mantendo a sensação de pressão
- finalizo a extração chegando no fim da rosca e quase sempre essa extração leva de 27 a 30 segundos sem contar o tempo da infusão (imagine 1 volta por segundo, só que as primeiras serão mais rápidas e na pressão um pouco mais lentas)

Não sou experiente, mas venho há alguns meses na tentativa e erro. Essas dicas da live do Aram foram ótimas para a minha evolução e resolvi compartilhar.

E você? Tem alguma dica ou receita especial?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente teve uma bela live do Aram e da Priscila Pinho e anotei algumas dicas.

Depois que passei a seguir o nível de resultado que tive com a minha Aram melhorou consideravelmente!

Segue as minhas anotações:
1- moer na gramatura de sal (referência)

2- escaldar a máquina antes (essa eu já fazia por instinto) - costumo escaldar 2 vezes e observe a dica 5!

3- água fervendo direto nela tanto para escaldar quanto para fazer o café pra valer

4- contar 30 voltas para obter 40mL de espresso (eu giro rápido contando 15x de 2 em 2 voltas - cada doido com a sua mania)

5- não precisa girar a manivela até o fim para esvaziar a máquina, da para abrir duas a três voltas e esperar a água descer (essa dica é ótima pois enche o saco girar até o fim - dica do próprio Aram)

6- não precisa pegar pressão a ponto de ter que fazer muita força na manivela - cuidado para não criar tanta pressão e acabar abaulando o filtro

7- cada moinho tem suas característica - teste e aprimore sempre!

8- filtro abaulado - ao colocar sobre a mesa o filtro fica todo apoiado, estável. Se ele pender para um lado (tipo João bobo) ou girar, está abaulado.

9- comece com a moagem na gramatura de “sal” e 20g. A partir daí vai testando e ajustando para menos ou mais pó, menos ou mais pressão, velocidade, etc.

10- os símbolos de sol e lua na base do porta filtro e na aram marcam o início da rosca (Genial!!!). Assim, é só alinhar e vc não precisa ficar procurando ou girando até começar a rosquear.
Parece que essa só vale para as Aram mais novas.


A forma/receita que mais gostei até agora:
- escaldar 2x (deixo ~2 min cada vez)
- 20g de pó moído na hora, torra recente. Eu uso o tamper bravo na regulagem padrão de pressão
... a partir daqui tento seguir o processo rapidamente para ter o expresso em uma boa temperatura
- colocar água fervendo até chegar no topo, mas não precisa ter água além dos furinhos da tampa da aram.
- rosquear e apertar bem o porta filtro
- girar a manivela 3 voltas para pré infusão
- ligar cronômetro e esperar 30 segundos
- girar a manivela 30 voltas (ou contar 15 voltas duplas kkkk)
- ok, da pra fazer esses últimos 2 passos sem esperar 30s, mas cada doido com a sua mania...
- esperar o cronômetro virar 1min (esse é o tempo de infusão que eu deixo - está errado deixar tanto tempo?)
- a partir do 1min comece a extração girando rapidamente a manivela até sentir a pressão leve
- eu continuo até ter o café saindo de forma uniforme e aí reduzo a velocidade um pouco mantendo a sensação de pressão
- finalizo a extração chegando no fim da rosca e quase sempre essa extração leva de 27 a 30 segundos sem contar o tempo da infusão (imagine 1 volta por segundo, só que as primeiras serão mais rápidas e na pressão um pouco mais lentas)

Não sou experiente, mas venho há alguns meses na tentativa e erro. Essas dicas da live do Aram foram ótimas para a minha evolução e resolvi compartilhar.

E você? Tem alguma dica ou receita especial?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Eu particularmente prefiro abrir girando toda a manivela e extrair com uma balança... E quanto ao escalde, o Aram deu uma dica interessante num grupo do whats. Põe um termômetro e adiciona a primeira água. Quando a temperatura começar a cair, abre 3/4 a manivela, mantendo o termômetro, e vai adicionando água aos poucos, até chegar na temperatura desejada. Depois deixa sair toda a água, adiciona uma água fervendo e extraia normalmente.

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá pessoal, alguém possui uma solução para o "bico divisor"? Seria mtu bom poder tirar 2 shots de uma vez...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal, estou com uma Aram há algumas semanas e gostei muito da qualidade dos shots. Só dá um pouco de trabalho o pré aquecimento mas com uma rotina robusta dá certo.

Minha única dificuldade está sendo tirar o porta filtro depois de extrair o espresso. Acho que o metal expande e aperta demais, não consigo mover, e olha que eu sou forte. Eu acabo precisando esfriar com um pano molhado pra ficar um pouco mais fácil de desrosquear. Já tentei apertar menos mas aí vaza água por cima. Pensei em comprar um daqueles abridores de jarra pra conseguir uma alavanca melhor. Vocês têm esse problema? O que vocês fazem?

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com uma Aram há algumas semanas e gostei muito da qualidade dos shots. Só dá um pouco de trabalho o pré aquecimento mas com uma rotina robusta dá certo.

Minha única dificuldade está sendo tirar o porta filtro depois de extrair o espresso. Acho que o metal expande e aperta demais, não consigo mover, e olha que eu sou forte. Eu acabo precisando esfriar com um pano molhado pra ficar um pouco mais fácil de desrosquear. Já tentei apertar menos mas aí vaza água por cima. Pensei em comprar um daqueles abridores de jarra pra conseguir uma alavanca melhor. Vocês têm esse problema? O que vocês fazem?

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk


Não tenho esse problema. Será que não é interferência entre a peça em 8 de fixação e teu porta filtros? Entra em contato com o pessoal da Aram que isso não é normal.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Luke S said:

Pessoal, estou com uma Aram há algumas semanas e gostei muito da qualidade dos shots. Só dá um pouco de trabalho o pré aquecimento mas com uma rotina robusta dá certo.

Minha única dificuldade está sendo tirar o porta filtro depois de extrair o espresso. Acho que o metal expande e aperta demais, não consigo mover, e olha que eu sou forte. Eu acabo precisando esfriar com um pano molhado pra ficar um pouco mais fácil de desrosquear. Já tentei apertar menos mas aí vaza água por cima. Pensei em comprar um daqueles abridores de jarra pra conseguir uma alavanca melhor. Vocês têm esse problema? O que vocês fazem?

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
 

Luke, quando voce comprou ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, qual peça em 8?

Raymon, recebi dessa última leva em Setembro.

Na maioria das vezes eu consigo desrosquear, mas às vezes trava e ou eu esfrio o PF pra ele contrair e ficar mais fácil ou espero um tempo que fica mais fácil sozinho.

Eu não pré aqueço o PF, rosqueio ele frio, talvez seja por isso.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luke, a minha é desse lote também. Eu n aqueço PF e nao tenho o seu problema... 

Vc está iniciando o rosqueamento alinhando o símbolo da lua com o do sol? Aqui pra mim é bem fácil e nao tenho problemas com vazamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luke, a minha é desse lote também. Eu n aqueço PF e nao tenho o seu problema... 
Vc está iniciando o rosqueamento alinhando o símbolo da lua com o do sol? Aqui pra mim é bem fácil e nao tenho problemas com vazamento...
Sim, alinho pra achar o começo da rosca e rosqueio até um aperto razoável - não deixo frouxo mas não quero fazer o metal "miar". Percebo que ele rosqueado varia a posição da lua e sol, possivelmente porque aquela borrachinha preta se move, algumas vezes ela caiu após tirar o PF.

Enfim, comprei um abridor de potes e ficou mil vezes mais fácil agora.7591cc4aca00b947c8b06ad130dce282.jpg

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, alinho pra achar o começo da rosca e rosqueio até um aperto razoável - não deixo frouxo mas não quero fazer o metal "miar". Percebo que ele rosqueado varia a posição da lua e sol, possivelmente porque aquela borrachinha preta se move, algumas vezes ela caiu após tirar o PF.

Enfim, comprei um abridor de potes e ficou mil vezes mais fácil agora.7591cc4aca00b947c8b06ad130dce282.jpg

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

O porta filtro rosqueado não fica alinhado o sol e a lua. Aquilo é uma referência apenas para o início da rosca.

Também não tem sentido aquecer antes pq vc vai manipular ele. Provavelmente tu tá apertando muito. Só uma encostada é o suficiente para não vazar

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, melhor você entrar em contato com a Aram. Certamente tem algo errado nisso, vc nao precisa desse acessório para fazer a cafeteira funcionar corretamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, nos últimos cafés que eu fiz na Aram o bolo do café apresenta algumas marcas de gotejamentos (imagem em anexo). Estou tendo dificuldades para acertar o sabor do café, esse detalhe pode ter relação com algum erro que estou cometendo? Velocidade ao girar a manivela? Quantidade de pó ou granulometria? Abraços.

20201018_123801.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo da forma que a água ataca o bolo de café pode haver turbulência e prejudicar a integridade do bolo. Uma moagem de qualidade e boa preparação do bolo ajudam, mas às vezes só isso não corrige o problema. O que muita gente faz, eu inclusive, é recortar um filtro de papel do diâmetro do tamper e colocar sobre o bolo compactado, ajuda a fazer uma distribuição mais homogênea da água e manter a integridade do bolo. Escrevi um tópico sobre isso um tempo atrás, se quiser dar uma olhada, só procurar nas publicações iniciadas por mim.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, nos últimos cafés que eu fiz na Aram o bolo do café apresenta algumas marcas de gotejamentos (imagem em anexo). Estou tendo dificuldades para acertar o sabor do café, esse detalhe pode ter relação com algum erro que estou cometendo? Velocidade ao girar a manivela? Quantidade de pó ou granulometria? Abraços.

20201018_123801.thumb.jpg.35c779af8fd95de2833c578ba8da7e55.jpg

Isso é "normal" nas arams, há alguns métodos pra minimizar, o do papel em cima do bolo é um deles.

 

Eu pessoalmente não uso, mas tem alguns pontos a serem observados. Com o êmbolo abaixado e sem o porta filtro, coloque água na sua aram e suba o êmbolo. Se observar, existe um ponto onde a válvula abre e solta a maior parte da água, na minha é sempre do mesmo jeito. Eu apenas subo mais devagar a manivela naquele ponto, para criar menos turbulência.

 

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas pessoal. Hoje tentei fazer uma PI baixando o pistão lentamente. Vi num vídeo do Alex aqui no fórum e diminuiu os furos no bolo.

Vou tentar subir o pistão um pouco mais devagar, normalmente faço bem rápido e deve estar gerando muita turbulência mesmo. 

Amanhã falo meus resultados :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, alinho pra achar o começo da rosca e rosqueio até um aperto razoável - não deixo frouxo mas não quero fazer o metal "miar". Percebo que ele rosqueado varia a posição da lua e sol, possivelmente porque aquela borrachinha preta se move, algumas vezes ela caiu após tirar o PF.

Enfim, comprei um abridor de potes e ficou mil vezes mais fácil agora.7591cc4aca00b947c8b06ad130dce282.jpg

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Cara, aqui passei um tempo tendo esse problema. Cheguei a arrancar a pele da mão tentando desrosquear. Daí comecei a deixar mais folgado e estava esguichando. Eu agora aperto mas não forço tanto. Não tem ficado preso. Também sempre me asseguro para que a borracha de vedação esteja 100% no lugar para evitar problemas.

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 5 months later...

Olá cafezeiros, chegou minha Aram e estou gostando muito dos espresso a não ser por um detalhe. Não consigo fazer o espresso sair com crema e o problema não deve ser o grao pois com o mesmo grao fiz na minha breville, filtro despressurizado, e o espresso sai com bastante crema. Sobre o sabor eu achei 10x melhor o da Aram em comparacao ao da breville.

Alguém tem alguma dica do que pode estar acontecendo para nao sair crema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@danilotodabom dia amigo!

Sobre a crema, considerando que o café que você está usando tenha torra recente (até 1 mês), você pode verificar os seguinte pontos:

1. Granulometria (verifique se não precisa afinar o moinho)
2. A dose, para o filtro duplo da Aram, o ideal seria você usar uma dose de 18g a 21g, menos que isso pode prejudicar a extração, eu costumo usar 20g no filtro duplo que vem com a Aram.
3. Verifique a pressão, tente seguir +/- a explicação desse vídeo: 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Diferentes filtros de espresso para a Aram

Bateu uma curiosidade aqui. Apesar de 53mm não ser um diâmetro muito comum para filtros de espresso (diferentemente dos filtros de 58mm), existem filtros de precisão no diâmetro de 53mm, que é compatível com a Aram.

Do que conheço, apenas a IMS (https://clivecoffee.com/products/ims-precision-basket-53mm-for-la-spaziale e https://www.imsfiltri.com/filters/competition/?comp=la-spaziale) produz esses filtros no diâmetro compatível com a aram.

Alguém já chegou a experimentar esses filtros na Aram ou em outra máquina de espresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

@Ian Aguiar uso os filtros da IMS, https://www.theespressoshop.co.uk/en/IMS-Spaziale-Competition-Filter-Basket-1416g---B652TH275M/m-2007.aspx   esse é praticamente igual ao que vem na maquina não vi mudança no gosto do espresso. e esse https://www.theespressoshop.co.uk/en/IMS-Spaziale-Competition-Filter-Basket-21g-Ridged---B652TH32M/m-2024.aspx  é uma bacia,, muito grande não consegui acerta o espresso nele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações da Argentina!
Estou prestes a comprar uma cafeteira nova, e encontrei uma Aram dos últimos modelos e me apaixonei.
O fato é que li o tópico inteiro e fiquei com um pouco de medo, pois em caso de falha, não teria garantia nem poderia mandar para o Brasil para ser consertado, então peço conselho, se jogar para o aram ou ir para um flair pro 2 que me dá mais segurança.
Desde já muito obrigado!
Desculpe pelo meu português, use o google tradutor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações @Mariano,

Cara, se o preço estiver parecido eu iria na Aram sem medo por causa da qualidade dos materiais, o filtro que vem nela é muito bom, é o mesmo da La Spaziale, eu tenho a minha a +/- 4 anos já e nunca me deu problema nenhum, basta alguns cuidados básicos, e limpeza, mas é um equipamento feito pra durar, e se um dia tiver algum problema, não é muito difícil de consertar pois o funcionamento é bem simples.

O único porém dela, é demorar um pouco pra esquentar (precisa escaldar umas duas vezes), mas fora isso, consegue fazer um espresso muito top com ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcão disse:

Saudações @Mariano,

Cara, se o preço estiver parecido eu iria na Aram sem medo por causa da qualidade dos materiais, o filtro que vem nela é muito bom, é o mesmo da La Spaziale, eu tenho a minha a +/- 4 anos já e nunca me deu problema nenhum, basta alguns cuidados básicos, e limpeza, mas é um equipamento feito pra durar, e se um dia tiver algum problema, não é muito difícil de consertar pois o funcionamento é bem simples.

O único porém dela, é demorar um pouco pra esquentar (precisa escaldar umas duas vezes), mas fora isso, consegue fazer um espresso muito top com ela.

Muito obrigada pela sua resposta!
Na verdade, estou conseguindo o Aram 480 reais mais barato que o Flair pro2 (raro, mas real...).
Em relação à questão do aquecimento, com certeza farei o sistema eletrificado que fizeram aqui no fórum se notar que o aquecimento é muito complicado.
Última pergunta, a Aram será usada como máquina de café para todos os dias da família, uma vez encontrado o ponto de moagem e a temperatura, não parece haver grandes complicações, estou correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...