Ir para conteúdo

Flair Espresso Maker

CLAUDIO32

Postagens recomendadas

11 horas atrás, Octávio disse:

legal, Pedro. Aqui, fico em 2 bar por 20 segundos (ou 30' se for uma torra mais clara), depois vou para o pico de 6 ou 7 bar, até mais ou menos 50 segundos ao todo, reduzindo levemente. 

Geralmente com 16/17g em ~1:2, ou 1:3 em torras claras, com 15g. 

Muito obrigado, Octávio!

É um perfil diferente dos que tenho visto online, e é justamente esses diferentes que procuro. Só quem usa com frequência e na prática que, geralmente, tem as melhores indicações de uso. Já está salvo para testar quando a Flair chegar! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 weeks later...

O tamper original da Flair 2 pro é bom, não tem o que reclamar. Porém, tinha a vontade de testar um tamper diferente, o que é difícil, porque é uma medida, 45,5mm, não muito comum. Na Amazon de fora via o tamper da Normcore, e o Gilberto da Bravo me disse que o Tamper da Bravo poderia ser ajustado a tal medida, bastando informá-la no pedido. Até que encontrei esta opção da Ikape no Ali.   

Claro, o da Bravo deve ser muito melhor. De todo modo, pesa 326g, aparenta solidez, gostei da construção, fiz poucos testes ainda, mas já valeu a pena, deixando a coisa mais previsível, apesar da falta de habilidade do operador (eu)... 

5xlfLFq.jpeg

GXp1Wx9.jpeg

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário

1 hora atrás, Octávio disse:

O tamper original da Flair 2 pro é bom, não tem o que reclamar. Porém, tinha a vontade de testar um tamper diferente, o que é difícil, porque é uma medida, 45,5mm, não muito comum. Na Amazon de fora via o tamper da Normcore, e o Gilberto da Bravo me disse que o Tamper da Bravo poderia ser ajustado a tal medida, bastando informá-la no pedido. Até que encontrei esta opção da Ikape no Ali.   

Claro, o da Bravo deve ser muito melhor. De todo modo, pesa 326g, aparenta solidez, gostei da construção, fiz poucos testes ainda, mas já valeu a pena, deixando a coisa mais previsível, apesar da falta de habilidade do operador (eu)... 

5xlfLFq.jpeg

GXp1Wx9.jpeg

Parece até destino! Hahahahaha

Tenho encontrado dificuldades justamente no tamp. Estou tendo alguns shots inconstantes justamente - acredito - devido a distribuição e compactação. Alguns shots tem começado a sair/pingar primeiro de um só lado. 

Procurei bastante - mas aparentemente não suficiente - no aliexpress um tamper com nivalador e não encontrei. Vi esse da Amazon e estava considerando pegá-lo, mas com certeza irei nesse daí. Muitíssimo obrigado! 

Vou aguardar pela promoção do dia 14 no aliexpress para pegá-lo. Até lá, se puder ir passando o feedback desse daí, eu agradeço demais! 

• Curtir 1
Link para o comentário

• 1 month later...

A flair está com um novo modelo no kickstarter, focado na portabilidade. Poucas informações aindas mas achei bem interessante, vamos ver a qual preço vai sair

https://flairespresso.com/flair-go-kickstarter-prelaunch/

• Curtir 1
Link para o comentário

• 4 weeks later...

Oi, pessoal. Estou na dúvida entre uma máquina semiautomática e manual. Um dos fatores decisivos é o tempo de execução/workflow. 

Logo, quanto tempo consideram que levam para fazer um espresso através de uma Flair 58, por exemplo? Eu desanimei com a Aram, pois um Youtuber disse que levava 30 min. 

Link para o comentário

Algo que precisa ser avaliado é se você vai tirar apenas um espresso por vez ou vários espressos em sequência, porque o fluxo de trabalho muda bastante em um cenário ou no outro, até mesmo entre máquinas manuais.

Na Aram eu acho que não chega a leva tudo isso de tempo, não. Além do que dá pra usar o esquema da resistência elétrica dentro dela e tornar o processo mais rápido e fácil (sem precisar de 3 escaldos).

A Flair 58 deve ser super rápida por conta do pré-aquecimento elétrico. Acho que dá pra comparar com o preparo que faço na Robot: eu levo 10 minutos ao todo, desde a hora que começo o prparo, até beber o café e limpar as peças.

• Curtir 1
Link para o comentário

10 hours ago, Karl Popper said:

um Youtuber disse que levava 30 min

Teria que ver todo o contexto, pois se ele levou ao extremo de fazer espresso num camping, vai demorar pra ferver a água mesmo, vai depender do moedor manual que foi usado, e provavelmente o tempo de tirar as coisas da mochila, depois lavar, secar e guardar de volta. Além da organização pessoal na distribuição dessas tarefas. Como vc está em dúvida, imagino que esse caso de uso não seja seu foco.

10 hours ago, Karl Popper said:

Um dos fatores decisivos é o tempo de execução/workflow

Sabendo só esse fator, a escolha é óbvia por uma semi automática, teria que ver quais outros fatores pesam pra vc, e como cada máquina se adaptaria ao restante do seu setup. Tente imaginar o cenário do Santiago acima, indo da água na chaleira, pesagem e moagem dos grãos, extração, até lavar tudo.

E o quanto te incomoda/demora o pior caso: ter que fazer um segundo, terceiro espresso, até ajustar.

• Curtir 1
Link para o comentário

11 horas atrás, Karl Popper disse:

Oi, pessoal. Estou na dúvida entre uma máquina semiautomática e manual. Um dos fatores decisivos é o tempo de execução/workflow. 

Logo, quanto tempo consideram que levam para fazer um espresso através de uma Flair 58, por exemplo? Eu desanimei com a Aram, pois um Youtuber disse que levava 30 min. 

Olá! A rigor não existe uma disparidade no tempo de execução assim, conforme se acostuma com a máquina, o processo fica como que automático, mas exige certa atenção redobrada, além do esforço na extração em si. Mas além disso tem outras fatores: se pretende bebida com leite, se tem desejo e o traquejo de modificar a semi, para que fique personalizável de maneira a atuar nas variáveis à guisa de uma manual etc.

• Curtir 2
Link para o comentário

6 horas atrás, Santiago Luz disse:

Algo que precisa ser avaliado é se você vai tirar apenas um espresso por vez ou vários espressos em sequência, porque o fluxo de trabalho muda bastante em um cenário ou no outro, até mesmo entre máquinas manuais.

Na Aram eu acho que não chega a leva tudo isso de tempo, não. Além do que dá pra usar o esquema da resistência elétrica dentro dela e tornar o processo mais rápido e fácil (sem precisar de 3 escaldos).

A Flair 58 deve ser super rápida por conta do pré-aquecimento elétrico. Acho que dá pra comparar com o preparo que faço na Robot: eu levo 10 minutos ao todo, desde a hora que começo o prparo, até beber o café e limpar as peças.

Bom, eu faço só um espresso mesmo por dia. A outra dose geralmente faço através de algum método coado. Em suma, pelo comentário de vocês, chego à conclusão de que parece ser uma boa ter uma manual. Já tenho a Oster Compacta, usaria ela para espressos do dia a dia com maior rapidez ou vaporizar leite e a manual (como a Flair ou Robot) para algo mais elaborado.

Os fatores que mais me animam nessas manuais é o controle da pressão e de outras variáveis, tornando possível um ótimo espresso e por um preço menor quando comparado a essas semiautomáticas que também desejo (Profitec Go ou Lelit Victoria). 

Link para o comentário

Manual vs Semiautomática

Só mais uma dúvida genuína, se me permitem. Pois, nunca tive uma manual.

Quem tem uma Flair, percebeu alguma diferença acerca do sensorial e corpo em comparação com uma semiautomática?

Eu não me importo tanto com o trabalho manual, então, o que pesaria bastante na escolha de uma semiautomática de preço elevado pra mim (tipo Profitec Go) seria um sensorial "superior". Sei que a questão do sabor é subjetiva e muito pessoal, mas queria a opinião de vocês, isto é, o que sentiram de diferença com a experiência que possuem.

Por exemplo, se vocês me dissessem que perceberam um corpo/ notas sensoriais mais claras numa máquina semiautomática (de preferência acima da Gaggia em qualidade do espresso) em comparação a uma Flair, eu já me sentiria inclinado a comprar uma Profitec Go. Já se me disserem que a Flair entrega um espresso equivalente a uma máquina de tal patamar (usando a técnica adequada, claro), eu já optaria pela Flair.

Link para o comentário

1 hour ago, Karl Popper said:

Manual vs Semiautomática

Só mais uma dúvida genuína, se me permitem. Pois, nunca tive uma manual.

Quem tem uma Flair, percebeu alguma diferença acerca do sensorial e corpo em comparação com uma semiautomática?

Eu não me importo tanto com o trabalho manual, então, o que pesaria bastante na escolha de uma semiautomática de preço elevado pra mim (tipo Profitec Go) seria um sensorial "superior". Sei que a questão do sabor é subjetiva e muito pessoal, mas queria a opinião de vocês, isto é, o que sentiram de diferença com a experiência que possuem.

Por exemplo, se vocês me dissessem que perceberam um corpo/ notas sensoriais mais claras numa máquina semiautomática (de preferência acima da Gaggia em qualidade do espresso) em comparação a uma Flair, eu já me sentiria inclinado a comprar uma Profitec Go. Já se me disserem que a Flair entrega um espresso equivalente a uma máquina de tal patamar (usando a técnica adequada, claro), eu já optaria pela Flair.

Cara tive gaggia, aram e estou com a flair. Com certeza o espresso manual fica melhor, principalmente na flair que tem uma estabilidade térmica boa. O perfil de pressão deixa o espresso mais redondinho, e da margem para experimentar diferentes perfis para cada tipo de grão. E o principal é que é muito mais difícl ter um espresso ruim de fato. Além do perfil de pressão reduzir muito algum sabor indesejado como amargor e adstringência, você consegue consertar o shot no meio, por ser manual. Por exemplo, se a moagem está muito grossa e você percebe que vai passar muito rápido, segura ali na pré infusão por um tempo longo e só depois sobe a pressão. Se está muito fina, você pode também segurar um pouco a pré-infusão para toda a água se acomodar no bolo e depois extrair o shot inteiro a uma pressão de 6 bar, por exemplo. Com a flair eu nunca mais tive aquela extração que vai pra pia, o que com semi automática as vezes acontece quando está regulando um café novo.

• Curtir 2
Link para o comentário

21 horas atrás, Rafael Simas disse:

Cara tive gaggia, aram e estou com a flair. Com certeza o espresso manual fica melhor, principalmente na flair que tem uma estabilidade térmica boa. O perfil de pressão deixa o espresso mais redondinho, e da margem para experimentar diferentes perfis para cada tipo de grão. E o principal é que é muito mais difícl ter um espresso ruim de fato. Além do perfil de pressão reduzir muito algum sabor indesejado como amargor e adstringência, você consegue consertar o shot no meio, por ser manual. Por exemplo, se a moagem está muito grossa e você percebe que vai passar muito rápido, segura ali na pré infusão por um tempo longo e só depois sobe a pressão. Se está muito fina, você pode também segurar um pouco a pré-infusão para toda a água se acomodar no bolo e depois extrair o shot inteiro a uma pressão de 6 bar, por exemplo. Com a flair eu nunca mais tive aquela extração que vai pra pia, o que com semi automática as vezes acontece quando está regulando um café novo.

Obrigado, seu relato será muito útil na minha decisão.

Link para o comentário

• 1 month later...

Flair Pro 3 lançada. 

https://flairespresso.com/products/espresso-makers/flair-pro-3/

Vem com espelhinho já, adaptado, e suporte para preaquecer o cilindro sobre a chaleira, cilindro este que, segundo eles, não necessita de preaquecimento, por sua composição.

Sem dúvida, melhorias. Por outro lado, o interessante é que a Flair 2, por um tempo, tende a ficar num interessante preço. Atualmente, está por 260.

Link para o comentário