Ir para conteúdo

Hario V60


lasanchez

Postagens recomendadas

pessoal, adquiri recentemente o kit pra Hario v60: filtro, porta filtros 02, jarra e chaleira.

 

Uma coisa no funcionamento da chaleira me intrigou.

 

Estava acostumado a esquentar a água numa leiteira, por isso controlava a temperatura desligando o fogo ao aparecer o primeiro sinal de bolhas. Em são Paulo ou no rio (ao nível do mar) funcionava o método. Nunca queimei o pó.

 

No hario notei, pra minha surpresa, que o borbulhamento é bem menor. Alguém pode me explicar isso?

 

Fora este probleminha venho obtendo bons resultados com o kit. Estou usando um blend da Octavio eminha patroa e minha cunhada estão adorando a qualidade da bebida, fora que é muito bacana fazer cafe desse jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, a colmeia borbulha pouco?

 

Na Bonavita nunca levantei a tampa para olhar (até porque ela encaixa super justa e arrancar aquilo de uma chaleira fervente é atestado de antecedente criminal do acidente), mas ela tem 3 furos (inclusive onde cabe direitinho o termômetro espeto) e sai um vapor alucinado dali quando ferve. Faz um bom barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu hario sei que esta borbulhando pelo som, e não mais pelas bolhas. Também percebo que está quente pela fumaça. Mas o X da questão é que eu perdi minha referencia.

 

Como vocês fazem pra não queimar i café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não chega nos 100 graus, só no nível do mar. Aqui em Sampa ferve a cerca de 98 ou perto disto.

 

Espere cerca de 1 minuto após a fervura. Aproveite este tempo para pesar grãos, moer, escaldar filtro e colocar o pó. Até fazer tudo isto terá descido mais uns graus. Se quiser ter certeza espere mais um minuto. Deve chegar nos 94 ou 93.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chegaram meus filtros e portafiltro vermelho, do atelidograo.com.br. Foi rápido, 4 dias por pac.

O portafiltro vou levar pro trabalho com um pacote de filtros. Vamos ver se uso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério mesmo, depois que comecei a também tomar coado, me surpreendi com a capacidade das pessoas queimarem o pó, eu nunca consegui queimar, acho que o grande vacilo é deixarem a água fervendo por eras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do que chamem queimar ...

Eu extraio com menos de 90° (89-88), assim percebo mais sabor e aroma, que (no meu entender) são "queimados" a temperaturas mais elevadas, especialmente em cafés mais delicados ou complexos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não gosto muito do termo queimar, prefiro sobrextrair, mas enfim...

Depende também do grau de moagem e da qualidade do moedor. Mais fino e mais cuidado com a temperatura. Moedores que fazem muito particulado, idem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos usado bastante nossa Hario 60, para fazermos nossos coados diariamente . Usamos normalmente a proporção de 8% e mesma granulometria pra os diferentes cafés no dia a dia. Variamos bastante o café utilizado.

Notamos o seguinte : alguns cafe " incham" outros não na infusão ..... Isto deve se ao que ?

Obrigado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Prezados colegas do fórum, boa tarde.

 

Adquiri um moinho Hario Skerton e gostaria da ajuda de vocês quanto a granularidade indicada para o Hario V60. Qual o parãmetro devo considerar? Por exemplo, partindo-se de uma posição inicial do moinho(fechado totalmente para a direita), onde o resultado seria o pó mais fino possível, quantas voltas(para a esquerda) de abertura com relação ao eixo eu teria que fazer? Ou não chegaria a fazer uma volta completa? 

 

Desde já agradeço a ajuda.

Artur

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, razão de preparo é a razão massa de pó e massa de café.

 

Não importa o quanto sobra de água no bolo.

 

Quem lê uma razão de preparo admite que o café está razoavelmente equilibrado, extraído 20% por exemplo.

 

No coado vc pode inclusive puxar a xícara quando ainda o pf está quase transbordando.

Prezado Sergio, boa noite.

 

Adquiri um moinho Hario Skerton e gostaria de sua ajuda para saber qual seria a granularidade indicada para o Hario V60. Qual o parâmetro devo considerar? Por exemplo, partindo-se de uma posição inicial do moinho(fechado totalmente para a direita), onde o resultado seria o pó mais fino possível, quantas voltas(para a esquerda) de abertura com relação ao eixo eu teria que fazer? Ou não chegaria a fazer uma volta completa? 

 

Desde já agradeço a ajuda.

Artur

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artur, não tenho essa experiencia com o skerton. Comece com a dica do Cal e siga o tutorial do Rodrigo tentando acertar a moagem para mais ou menos o tempo e dose que ele recomenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artur, não tenho essa experiencia com o skerton. Comece com a dica do Cal e siga o tutorial do Rodrigo tentando acertar a moagem para mais ou menos o tempo e dose que ele recomenda.

Oi Sérgio, bom dia. Obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi, Artur, tenta na tereira marca e vê se você gosta. Eu tenhoum skerton, mas usava pra expresso e agora não uso pra nada.

Bom dia Cal. Obrigado pelo retorno. Aproveitando que você mencionou já ter utilizado o Skerton com espresso, qual marca você costumava utilizar para moer os grãos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rodrigo, bom dia.

 

Sua observação quanto ao quote foi com relação aos meus posts?

Se foi, desculpe-me. Ainda não tinha percebido que a citação é uma ferramenta a ser utilizado pelo moderador, quando for o caso.

Já fiz isso diversas vezes e não me toquei.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu torro em casa, mas gosto do Orfeu, que vende na Sorelle, caso você cruze a baía. Tem tanto no Humaitá, em frente à Cobal, quanto no escada shopping lá de Botafogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...