Fábio A. Castelli Postado 19 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2014 pessoal, adquiri recentemente o kit pra Hario v60: filtro, porta filtros 02, jarra e chaleira. Uma coisa no funcionamento da chaleira me intrigou. Estava acostumado a esquentar a água numa leiteira, por isso controlava a temperatura desligando o fogo ao aparecer o primeiro sinal de bolhas. Em são Paulo ou no rio (ao nível do mar) funcionava o método. Nunca queimei o pó. No hario notei, pra minha surpresa, que o borbulhamento é bem menor. Alguém pode me explicar isso? Fora este probleminha venho obtendo bons resultados com o kit. Estou usando um blend da Octavio eminha patroa e minha cunhada estão adorando a qualidade da bebida, fora que é muito bacana fazer cafe desse jeito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2014 Como diria a Raposeiras, "pelamordedeus, ferva". 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2014 Fabio, a colmeia borbulha pouco? Na Bonavita nunca levantei a tampa para olhar (até porque ela encaixa super justa e arrancar aquilo de uma chaleira fervente é atestado de antecedente criminal do acidente), mas ela tem 3 furos (inclusive onde cabe direitinho o termômetro espeto) e sai um vapor alucinado dali quando ferve. Faz um bom barulho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 19 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2014 A água pode chegar a ferver numa boa. Depois a temperatura desce rápido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 19 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2014 O meu hario sei que esta borbulhando pelo som, e não mais pelas bolhas. Também percebo que está quente pela fumaça. Mas o X da questão é que eu perdi minha referencia. Como vocês fazem pra não queimar i café? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 19 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2014 Eu tento queimar café desde quando comecei essa brincadeira e nunca consegui. Deixe ferver depois desligue e extraia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 19 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2014 Pode comprar um termômetro, pode esperar um tempo esfriar um pouco. Relógio vc deve ter Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 19 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2014 Como assim não queima José Alexandre? A temperatura não chega a 100 graus? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 19 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2014 Não deixe ferver por bastante tempo. Espere o início e desligue o fogo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2014 Não chega nos 100 graus, só no nível do mar. Aqui em Sampa ferve a cerca de 98 ou perto disto. Espere cerca de 1 minuto após a fervura. Aproveite este tempo para pesar grãos, moer, escaldar filtro e colocar o pó. Até fazer tudo isto terá descido mais uns graus. Se quiser ter certeza espere mais um minuto. Deve chegar nos 94 ou 93. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 19 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 19 Agosto 2014 obrigado turma. vou usar meu termometro espeto pra ver como evolui o perfil de temperatura. Mas as dicas são ótimas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 23 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 23 Agosto 2014 chegaram meus filtros e portafiltro vermelho, do atelidograo.com.br. Foi rápido, 4 dias por pac. O portafiltro vou levar pro trabalho com um pacote de filtros. Vamos ver se uso... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 24 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2014 Sério mesmo, depois que comecei a também tomar coado, me surpreendi com a capacidade das pessoas queimarem o pó, eu nunca consegui queimar, acho que o grande vacilo é deixarem a água fervendo por eras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 24 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2014 Depende do que chamem queimar ... Eu extraio com menos de 90° (89-88), assim percebo mais sabor e aroma, que (no meu entender) são "queimados" a temperaturas mais elevadas, especialmente em cafés mais delicados ou complexos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2014 Eu não gosto muito do termo queimar, prefiro sobrextrair, mas enfim... Depende também do grau de moagem e da qualidade do moedor. Mais fino e mais cuidado com a temperatura. Moedores que fazem muito particulado, idem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Valmor Postado 24 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2014 Temos usado bastante nossa Hario 60, para fazermos nossos coados diariamente . Usamos normalmente a proporção de 8% e mesma granulometria pra os diferentes cafés no dia a dia. Variamos bastante o café utilizado. Notamos o seguinte : alguns cafe " incham" outros não na infusão ..... Isto deve se ao que ? Obrigado.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 24 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2014 Quase sempre torra mais recente, libera mais gás carbônico e faz o "blooming". Fator mais comum. Talvez haja outros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 24 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2014 tive a impressão que com pó mais fino floresce bem menos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 24 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2014 E a torra também contribui, claro ou escura. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 24 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2014 Ultimamente não tenho conseguido nem com torra recente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 10 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 10 Setembro 2014 Prezados colegas do fórum, boa tarde. Adquiri um moinho Hario Skerton e gostaria da ajuda de vocês quanto a granularidade indicada para o Hario V60. Qual o parãmetro devo considerar? Por exemplo, partindo-se de uma posição inicial do moinho(fechado totalmente para a direita), onde o resultado seria o pó mais fino possível, quantas voltas(para a esquerda) de abertura com relação ao eixo eu teria que fazer? Ou não chegaria a fazer uma volta completa? Desde já agradeço a ajuda. Artur Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 11 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2014 Rodrigo, razão de preparo é a razão massa de pó e massa de café. Não importa o quanto sobra de água no bolo. Quem lê uma razão de preparo admite que o café está razoavelmente equilibrado, extraído 20% por exemplo. No coado vc pode inclusive puxar a xícara quando ainda o pf está quase transbordando. Prezado Sergio, boa noite. Adquiri um moinho Hario Skerton e gostaria de sua ajuda para saber qual seria a granularidade indicada para o Hario V60. Qual o parâmetro devo considerar? Por exemplo, partindo-se de uma posição inicial do moinho(fechado totalmente para a direita), onde o resultado seria o pó mais fino possível, quantas voltas(para a esquerda) de abertura com relação ao eixo eu teria que fazer? Ou não chegaria a fazer uma volta completa? Desde já agradeço a ajuda. Artur Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2014 Qual a razão do quote? Me desmoralizar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 11 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2014 oi, Artur, tenta na tereira marca e vê se você gosta. Eu tenhoum skerton, mas usava pra expresso e agora não uso pra nada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2014 Artur, não tenho essa experiencia com o skerton. Comece com a dica do Cal e siga o tutorial do Rodrigo tentando acertar a moagem para mais ou menos o tempo e dose que ele recomenda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2014 Dá uma olhada aqui também. https://www.facebook.com/TercaExpressa Várias dicas para acertar a moagem para V60, inclusive com o link de um vídeo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 11 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2014 Artur, não tenho essa experiencia com o skerton. Comece com a dica do Cal e siga o tutorial do Rodrigo tentando acertar a moagem para mais ou menos o tempo e dose que ele recomenda. Oi Sérgio, bom dia. Obrigado pela dica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 11 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2014 oi, Artur, tenta na tereira marca e vê se você gosta. Eu tenhoum skerton, mas usava pra expresso e agora não uso pra nada. Bom dia Cal. Obrigado pelo retorno. Aproveitando que você mencionou já ter utilizado o Skerton com espresso, qual marca você costumava utilizar para moer os grãos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 11 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2014 Oi Rodrigo, bom dia. Sua observação quanto ao quote foi com relação aos meus posts? Se foi, desculpe-me. Ainda não tinha percebido que a citação é uma ferramenta a ser utilizado pelo moderador, quando for o caso. Já fiz isso diversas vezes e não me toquei. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 11 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2014 eu torro em casa, mas gosto do Orfeu, que vende na Sorelle, caso você cruze a baía. Tem tanto no Humaitá, em frente à Cobal, quanto no escada shopping lá de Botafogo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas