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Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

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2 hours ago, eltonaguiar said:

Grande Felipe! Aqui projeto Gaggiuino começando sexta, se der tudo certo...

Show! Meus componentes estão chegando, picados! Devo ter tudo até lá para o dia 15 de janeiro! Vamos para cima!

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1 hour ago, Caio Oliveira said:

To aqui acompanhando essa saga de voces! Vao fazer com o ESP ou com o arduino nano? 

O projeto original começou com Arduino Nano, mas devido as novas funcionalidades, agora entrou em end of life a versão em Arduino e está sendo utilizado uma STM32 Balckpill

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1 hour ago, eltonaguiar said:

Caio, estou repensando aqui e vou comprar o kit do Blackpill: pra fazer uma vez só... por causa do trabalho

Kkkkkkkkkk!

O bom, do pessoal que vai na frente, é os perrengues e as lições aprendidas, aí fica mais "fácil" para quem vem na sequência hahahahah! 

Estou tomando um couro aqui desde ontem e, agora, parece ter evoluído um pouco!

Em frente!

Abcs

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Eu tenho uma Gaggia New Baby (aquela Caffita System), acho que ela é de 2006.
Penso em trocar por uma Classic Pro 0km que agora encontra-se facilmente no Brasil.
Alguém que entenda da construção interna e entrega de resultado, será que seria uma boa troca? 

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16 hours ago, gabrielottokuhn said:

Eu tenho uma Gaggia New Baby (aquela Caffita System), acho que ela é de 2006.
Penso em trocar por uma Classic Pro 0km que agora encontra-se facilmente no Brasil.
Alguém que entenda da construção interna e entrega de resultado, será que seria uma boa troca? 

Tenho uma dessa, e acho que não vale a troca. Por dentro são praticamente a mesma máquina. Eu preferiria juntar para um upgrade mais relevante.

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5 horas atrás, Rafael Simas disse:

Tenho uma dessa, e acho que não vale a troca. Por dentro são praticamente a mesma máquina. Eu preferiria juntar para um upgrade mais relevante.

Obrigado pela resposta Rafael, acho que você tem razão mesmo. O que você considera um upgrade relevante que fosse possível encontrar no Br? Esse que é o maior problema.

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16 hours ago, gabrielottokuhn said:

Obrigado pela resposta Rafael, acho que você tem razão mesmo. O que você considera um upgrade relevante que fosse possível encontrar no Br? Esse que é o maior problema.

De fato esse é o maior problema kkkk mas eu consideraria importar uma flair 58, ou maquinas profissionais de um grupo na olx. Já vi aparecer La Spaziale por 5k, uma rancilio epoca por R$3.400, Fiamma Marina por R$8.000,00. Acho que iria por esse caminho.

Até upgrade pra Silvia eu cogitei, mas considerando a diferença de preço não acho que vale a pena, comparada com a baby que acha entre R$1200 - R$1700, o ganho pro meu uso seria muito pouco pra justificar o salto para uma silvia na faixa de R$6k.

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Olá pessoal, tudo certo? 

Já tenho uma cafeteira mais simples que instalei alguns mods (PID, Dimmer, manômetro) e agora estou partindo para minha primeira Gaggia e tenho algumas dúvidas, o modelo se não estou enganado é a New Baby e é de 11/2005 (igual ao modelo da foto abaixo). 

Screenshot_20230116_215621_Chrome.thumb.jpg.55f9495129550020a88e83328205fe21.jpg

Seguem as dúvidas que tenho:

1° Dúvida: como regular a válvula OPV para 9 Bar? No YouTube achei um vídeo onde indicam desenroscar uma volta e ¼ no sentido anti-horário com a chave Allen, seria isto mesmo? 

2° Dúvida: com a instalação do manômetro entre a bomba e a caldeira, quanto deve marcar durante uma extração normal para saber que a OPV ficou realmente com 9 Bar?

Obs.: já vi comentários que deve marcar mais que 9 Bar pois haveria perda até chegar no chuveiro. Ex.: regular em 10 10,5 ou 11 Bar 

 

3° Dúvida: existe um lugar considerado melhor para fixar o termopar do PID na caldeira?

 

Infelizmente estou buscando essas informações já fazem alguns dias e ainda estou com muitas incertezas. 

 

Grato pela atenção de todos 

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9 horas atrás, Bruno.Rodrigues disse:

Olá pessoal, tudo certo? 

Já tenho uma cafeteira mais simples que instalei alguns mods (PID, Dimmer, manômetro) e agora estou partindo para minha primeira Gaggia e tenho algumas dúvidas, o modelo se não estou enganado é a New Baby e é de 11/2005 (igual ao modelo da foto abaixo). 

Screenshot_20230116_215621_Chrome.thumb.jpg.55f9495129550020a88e83328205fe21.jpg

Seguem as dúvidas que tenho:

1° Dúvida: como regular a válvula OPV para 9 Bar? No YouTube achei um vídeo onde indicam desenroscar uma volta e ¼ no sentido anti-horário com a chave Allen, seria isto mesmo? 

2° Dúvida: com a instalação do manômetro entre a bomba e a caldeira, quanto deve marcar durante uma extração normal para saber que a OPV ficou realmente com 9 Bar?

Obs.: já vi comentários que deve marcar mais que 9 Bar pois haveria perda até chegar no chuveiro. Ex.: regular em 10 10,5 ou 11 Bar 

 

3° Dúvida: existe um lugar considerado melhor para fixar o termopar do PID na caldeira?

 

Infelizmente estou buscando essas informações já fazem alguns dias e ainda estou com muitas incertezas. 

 

Grato pela atenção de todos 

Olá, 

Vou te passar o meu entendimento com base no que já fiz na minha Gaggia Classic, que tem caldeira / partes internas similares:

1- O sentido da regulagem é esse mesmo, mas ajustar sem medir a pressão, apenas contando quartos de volta não deve te dar a precisão necessária. Recomendo utilizar um manômetro no porta filtro ou o próprio manômetro que já planeja instalar na saída da bomba;

2- Na extração normal (com fluxo pelo porta filtro) eu procuro chegar aos 9 bar no manômetro. Essa questão de 10 bar pra ter 9 bar na extração é mais pra "converter" a pressão estática, no caso quando você faz a medição sem fluxo com manômetro bloqueando o porta filtro ou com filtro cego. Existe até uma estratégia pra tentar setar mais correto nesse último caso, abrindo a válvula de vapor pra simular uma vazão igual a de uma extração (reduzindo assim os efeitos da pressão estática).

Mas resumindo, quando se tem manômetro no meio da linha (entre bomba e caldeira), eu entendo que a medição já é bem assertiva, sem precisar considerar folgas.

3- Nas caldeiras destas Gaggias existem dois pontos de conexão de termostatos: de extração na lateral e de vapor no topo. O ideal, considerando a extração o principal objetivo do PID, é colocar o Termopar no lugar do termostato lateral. A conexão e do tipo roscada M4 (se não me engano).IMG_20230117_080947.thumb.jpg.e47a543ce9f1cd4eb5fd61635e24b101.jpg

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41 minutos atrás, gabrieltravassos disse:

Olá, 

Vou te passar o meu entendimento com base no que já fiz na minha Gaggia Classic, que tem caldeira / partes internas similares:

1- O sentido da regulagem é esse mesmo, mas ajustar sem medir a pressão, apenas contando quartos de volta não deve te dar a precisão necessária. Recomendo utilizar um manômetro no porta filtro ou o próprio manômetro que já planeja instalar na saída da bomba;

2- Na extração normal (com fluxo pelo porta filtro) eu procuro chegar aos 9 bar no manômetro. Essa questão de 10 bar pra ter 9 bar na extração é mais pra "converter" a pressão estática, no caso quando você faz a medição sem fluxo com manômetro bloqueando o porta filtro ou com filtro cego. Existe até uma estratégia pra tentar setar mais correto nesse último caso, abrindo a válvula de vapor pra simular uma vazão igual a de uma extração (reduzindo assim os efeitos da pressão estática).

Mas resumindo, quando se tem manômetro no meio da linha (entre bomba e caldeira), eu entendo que a medição já é bem assertiva, sem precisar considerar folgas.

3- Nas caldeiras destas Gaggias existem dois pontos de conexão de termostatos: de extração na lateral e de vapor no topo. O ideal, considerando a extração o principal objetivo do PID, é colocar o Termopar no lugar do termostato lateral. A conexão e do tipo roscada M4 (se não me engano).IMG_20230117_080947.thumb.jpg.e47a543ce9f1cd4eb5fd61635e24b101.jpg

Certo Gabriel

Agradeço demais pelos esclarecimentos. 

Após tudo pronto posto fotos aqui.

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  • 2 weeks later...

Olá pessoal, tudo certo?
Estou com outras dúvidas com relação a instalação do PID e também do Dimmer na minha Gaggia New Baby, se alguém puder esclarecer ficaria muito grato.


1ª dúvida: Para conectar a saída do SSR notei que em alguns vídeos o pessoal apenas retira os dois conectores que estavam no termopar original que vai na caldeira e conecta nas saídas do SSR. Seria isto mesmo? Assim já acionaria a resitência corretamente?
Obs.: Infelizmente não encontrei nada de material que estivesse claro onde conectar, já que a grande maioria são mods em versões novas das Gaggias e não sei se são extamente iguais.

2ª dúvida: Com relação ao Dimmer, minha máquina é 110V e pelo esquema elétrico original notei que têm diferença na quantidade de plug da bomba para a versão 220V.
Estou encaminhando fotos, e mostrando onde pretendo conectar o Dimmer na bomba e também a saída do SRR.
 

Foto esquema elétrico versão 110V:
https://drive.google.com/file/d/1mZNEvJRhiCsHWIGHq9qOrRCb4usqraNB/view?usp=sharing
 

Foto esquema elétrico versão 220V:
https://drive.google.com/file/d/1w77oSH__Lye8wD1re0dWT0kANz74ZxLX/view?usp=sharing

 

Foto da ligação da bomba:
https://drive.google.com/file/d/12kaNEhTYe9bxXU38QUB8hCf0I-G7v6am/view?usp=sharing
 

 

Foto do termopar original com os dois conectores:

https://drive.google.com/file/d/1FLrtpnRT0926uaL1VLQ3jAnzTKP4_JJg/view?usp=sharing

 

Grato desde já!

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Sobre o PID, já viu esse vídeo? 

Sobre o dimmer, basta pegar a fase e ligar na entrada do dimmer, e a saída você liga de volta na bomba. Se achar mais fácil,  interrompa a fase e ligue o dimmer no meio.

 

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1 hora atrás, regisassao disse:

Sobre o PID, já viu esse vídeo? 

Sobre o dimmer, basta pegar a fase e ligar na entrada do dimmer, e a saída você liga de volta na bomba. Se achar mais fácil,  interrompa a fase e ligue o dimmer no meio.

 

Opa, tudo certo Regis?

Já dei uma olhada sim, na verdade até me ajudou muito quando fiz a instalação na minha Chef Crema da Electrolux.
No caso Gaggia acabei ficando confuso e com dúvidas,  muito por ter mais conexões na bomba e também em função de ter duas resistências interligadas.
Pela lógica acredito que funcione fazer o mesmo que ví em outro vídeo no Youtube de instalação de PID na Gaggia Classic Pro, onde conectam o SSR nos dois conectores removidos do termopar.

 

Grato pela ajuda Regis

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Eu nao entendo essa forma de instalação. Eles podem até ligar no termopar para que o mesmo funcione como uma proteção, ou seja, atingindo uns 97 graus, desliga a resistência na função de extração e ao chegar a uns 135 desliga na função vaporização. Porém, a alimentação vai continuar interrompida até cair 10 graus, eliminando o beneficio do PID. 

Eu bypassei os dois termostatos, desativando-os completamente.  Com isso, o PID/SSR controla a resistência diretamente. Basta deixar o neutro da resistência conectado na alimentação e a fase passando pelo SSR com a saída na entrada da resistência. 

Com isso, a vaporização tbm é controlada pelo PID. O único cuidado é não ajustar o PID para mais de 135 graus na caldeira, ou seja lá qual for o limite na Gaggia, mas 130 graus já é uma boa temperatura para vaporização. O Thales inclusive comentou que ficou com mais vapor ajustando para 130 graus no PID que o original com termostato na Philco 15 bar. Possivelmente porque em 129 o PID já aciona a resistência, não esperando cair 10 graus como no termostato.

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3 horas atrás, regisassao disse:

Eu nao entendo essa forma de instalação. Eles podem até ligar no termopar para que o mesmo funcione como uma proteção, ou seja, atingindo uns 97 graus, desliga a resistência na função de extração e ao chegar a uns 135 desliga na função vaporização. Porém, a alimentação vai continuar interrompida até cair 10 graus, eliminando o beneficio do PID. 

Eu bypassei os dois termostatos, desativando-os completamente.  Com isso, o PID/SSR controla a resistência diretamente. Basta deixar o neutro da resistência conectado na alimentação e a fase passando pelo SSR com a saída na entrada da resistência. 

Com isso, a vaporização tbm é controlada pelo PID. O único cuidado é não ajustar o PID para mais de 135 graus na caldeira, ou seja lá qual for o limite na Gaggia, mas 130 graus já é uma boa temperatura para vaporização. O Thales inclusive comentou que ficou com mais vapor ajustando para 130 graus no PID que o original com termostato na Philco 15 bar. Possivelmente porque em 129 o PID já aciona a resistência, não esperando cair 10 graus como no termostato.

Acho que deixei um pouco confusa minha explicação sobre o que vi nos vídeos. 

Os dois conectores são removidos do termopar original e conectados ao SSR no caso. Como está em paralelo com o termopar superior da vaporização, acredito que acabe por contratá-lo de alguma forma também, dentro do seu limite é claro. 

Vou testar desta forma que comentei, caso não funcione já retorno aqui, pode deixar. 

Novamente peço desculpas pela confusão ao explicar pela primeira vez. 

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Que isso, por escrito é complicado mesmo, não se trata de uma instalação trivial.

Se entendi bem, parece funcionar da mesma maneira: as entradas de ambos os termostatos vão para a entrada do SSR e as saídas vão para a saída do SSR? Eu não tinha pensado em fazer o bypass desde jeito, mas faz sentido.

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8 horas atrás, Bruno.Rodrigues disse:

Acho que deixei um pouco confusa minha explicação sobre o que vi nos vídeos. 

Os dois conectores são removidos do termopar original e conectados ao SSR no caso. Como está em paralelo com o termopar superior da vaporização, acredito que acabe por contratá-lo de alguma forma também, dentro do seu limite é claro. 

Vou testar desta forma que comentei, caso não funcione já retorno aqui, pode deixar. 

Novamente peço desculpas pela confusão ao explicar pela primeira vez. 

@Bruno.Rodrigues

Nessas gaggias os termostatos estão ligados em serie, a corrente vai primeiro pra o inferior (extração, indicação em vermelho) e depois para o superior (vapor, indicação em laranja) e só depois para as resistências. Até ~105°C o inferior está fechado e até ~ 140° o superior está fechado.

Quando você liga o botão de vaporização, é realizado um bypass do primeiro termostato, indicação em ciano/verde (que abriria em altas temperaturas) ficando em funcionamento apenas o de vapor.

Então, para o PID, pode ligar os conectores do termostato inferior (extração) no SSR. Nesse caso o termostato de vapor ainda funcionará normalmente quando você ativar o botão de vaporização (sem atuação do PID).

IMG_20230126_065221.jpg

 

No caso do dimmer, você deve liga-lo no positivo (como já dito anteriormente), me parece ser o marron, mas seria bom verificar. Esse dispositivo no meio da bomba com dois conectores parece ser um fusível térmico em série com um dos polos da bomba, então são apenas 2 conexões na bomba. O ideal é deixá-lo funcionando / em série no circuito, ligar no primeiro conector deste dispositivo (se nele estiver o positivo). Na tua bomba (marron no dispositivo) a cor dos cabos / posição parece estar invertido com o diagrama anexado (marron direto na bomba).

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1 hora atrás, gabrieltravassos disse:

@Bruno.Rodrigues

Nessas gaggias os termostatos estão ligados em serie, a corrente vai primeiro pra o inferior (extração, indicação em vermelho) e depois para o superior (vapor, indicação em laranja) e só depois para as resistências. Até ~105°C o inferior está fechado e até ~ 140° o superior está fechado.

Quando você liga o botão de vaporização, é realizado um bypass do primeiro termostato, indicação em ciano/verde (que abriria em altas temperaturas) ficando em funcionamento apenas o de vapor.

Então, para o PID, pode ligar os conectores do termostato inferior (extração) no SSR. Nesse caso o termostato de vapor ainda funcionará normalmente quando você ativar o botão de vaporização (sem atuação do PID).

IMG_20230126_065221.jpg

 

No caso do dimmer, você deve liga-lo no positivo (como já dito anteriormente), me parece ser o marron, mas seria bom verificar. Esse dispositivo no meio da bomba com dois conectores parece ser um fusível térmico em série com um dos polos da bomba, então são apenas 2 conexões na bomba. O ideal é deixá-lo funcionando / em série no circuito, ligar no primeiro conector deste dispositivo (se nele estiver o positivo). Na tua bomba (marron no dispositivo) a cor dos cabos / posição parece estar invertido com o diagrama anexado (marron direto na bomba).

Oi Gabriel, tudo certo? 

Cara agradeço demais pela ajuda, ontem a noite mesmo acabei por ligar exatamente como explicou, e mesma maneira que vi nos videos que citei, a príncipio funcionando 100%. 

Eu realmente estava em dúvida como funcionaria o sensor do vapor, grato pelo esclarecimento. 

Com relação ao Dimmer, acabei conectando no fio superior da bomba (que no meu caso é azul mas no esquema elétrico está como branco), funcionando também. 

 

Uma outra dúvida se não for abuso de minha parte, notei que em alguns casos utilizam dois SRR um para extração e outro para vapor, e apenas um PID. 

Não sei se já fizeram este tipo de conexão, mas não encontrei nenhum tutorial, apenas vídeos mostrando pronto mesmo. Se já fizeram, poderiam me tirar essa dúvida, como é feita essa conexão? E também como é feito o controle pelo mesmo PID para as duas situações? 

 

Grato novamente pelos esclarecimentos. 

 

Segue fotos de como fiz as conexões que comentei do Dimmer e SSR:

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30 minutos atrás, Bruno.Rodrigues disse:

Uma outra dúvida se não for abuso de minha parte, notei que em alguns casos utilizam dois SRR um para extração e outro para vapor, e apenas um PID. 

Não sei se já fizeram este tipo de conexão, mas não encontrei nenhum tutorial, apenas vídeos mostrando pronto mesmo. Se já fizeram, poderiam me tirar essa dúvida, como é feita essa conexão? E também como é feito o controle pelo mesmo PID para as duas situações? 

Pelo que já vi, os modelos de PID (REX C100 e outros) tem outras saídas de controle para funções de alarme. Nestes casos não é uma atuação de PID mas sim um on-off em set de temperaturas configuraveis. Daria pra ligar um SSR nesta saída para atuar na temperatura de vaporização (se não me engano), quando acionado o botão de vapor, utilizando o mesmo termopar já instalado. Esse novo SSR entraria no lugar do Termostato de Vapor. A vantagem é que poderia ter temperaturas mais altas ou baixas de vapor.

Nunca utilizei esta função, nem utilizo PIDs comerciais, mas o pessoal do fórum utiliza muito e pode te informar melhor destas funções adicionais de PIDs como o REX C100. 

Outra opção seria by passar o termostato de vapor e mudar o set do PID para temperaturas mais elevadas (vapor). Seria mais chato ficar mudando toda vez.

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Eu não cheguei a tentar, mas pelo que estudei dá pra fazer como o @gabrieltravassos mencionou. Só tem que verificar se o seu modelo de PID tem a função de alarme. Pelo código do modelo você descobre checando contra o manual do PID.

Outro ponto a considerar é o espaco interno. Dependendo da posição que instalou o primeiro SSR, dimmer, manômetro e conexões de mangueiras, pode ficar apertado para instalar o segundo SSR. 

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Fala pessoal, tudo bem?

Uma outra dúvida, desta vez com relação a possibilidade de utilizar cápsulas de café na Gaggia.

É possível fazer isto?
Se sim, é necessário um filtro e porta filtro expecífico ou o porta filtro naked já funcionaria?

Pergunto pois minha esposa não tem a mesma paciência para extrair um espresso (e também acha muito forte), minha ideia seria abrir essa possibilidade para uso dela.

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1 hora atrás, Bruno.Rodrigues disse:

Fala pessoal, tudo bem?

Uma outra dúvida, desta vez com relação a possibilidade de utilizar cápsulas de café na Gaggia.

É possível fazer isto?
Se sim, é necessário um filtro e porta filtro expecífico ou o porta filtro naked já funcionaria?

Pergunto pois minha esposa não tem a mesma paciência para extrair um espresso (e também acha muito forte), minha ideia seria abrir essa possibilidade para uso dela.

Bom dia Bruno, eu não sei se a Gaggia permite usar capsulas, mas pra mim ainda que permitisse não faria muito sentido usar uma maquina de expresso "old school" como a Gaggia Classic para extrair café com capsulas, aqui em casa a única pessoa que mexe na Gaggia Classic Pro sou eu, e a melhor maneira pra resolver esse empasse foi a compra de uma cafeteira elétrica para café coado, comprei uma da Eletrolux paguei R$ 136,00, ela é bem pequena e qualquer pessoa mexe tranquilamente, basta moer os grãos nas regulagens para coados escolher a quantidade desejada de pó a magica acontece kkk, e olha vou te confessar uma coisa, com café de qualidade boa o resultado é um coado muito bom!

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4 horas atrás, Geraldinho disse:

Bom dia Bruno, eu não sei se a Gaggia permite usar capsulas, mas pra mim ainda que permitisse não faria muito sentido usar uma maquina de expresso "old school" como a Gaggia Classic para extrair café com capsulas, aqui em casa a única pessoa que mexe na Gaggia Classic Pro sou eu, e a melhor maneira pra resolver esse empasse foi a compra de uma cafeteira elétrica para café coado, comprei uma da Eletrolux paguei R$ 136,00, ela é bem pequena e qualquer pessoa mexe tranquilamente, basta moer os grãos nas regulagens para coados escolher a quantidade desejada de pó a magica acontece kkk, e olha vou te confessar uma coisa, com café de qualidade boa o resultado é um coado muito bom!

Fala Geraldinho, tudo certo?

Pois é, existe sim o receio de largar a máquina pra ela operar kkkk (não posso deixar ela descobrir). 
A ideia seria mais por aproveitar o equipamento e dar uma opção adicional mesmo, já que minha esposa gosta dessas capsulas por achar muito prático. 

Talvez acabe comprando uma cafeteira de capsulas para ela, mais prático kkk

 

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