Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Comprei uma Gaggia Baby class estourada e vou tirar o grupo dela e colocar na evolution.

A Class ta só o corpo, não tem reservatório de água, não tem bandeja de água e não tem o PF.

Resumindo, só tem o corpo e eu comprei na sorte de que tudo internamente funcione.

Veremos, era pro cara ter postado ontem.

Lipe, cota as partes faltando com a Imeltron (ou com o Thiago) e vê se não vale mesmo a pena, se internamente ela estiver boa.

Na pior das hipóteses, vc vende sua Evolution e paga boa parte do investimento ou vende ela mesmo e lucra umas dilmas.

Vc vai arriscar a saúde de 2 máquinas para construir um Frankenstein que nem sabe se vai funcionar. Aliás, se trocar os grupos vai precisar de um portafiltro novo da classic de qualquer jeito. Nessas condições, mais uns trocados e compra reservatório e bandeja.

Just my 2 cents =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem me passa um email comunicavel da imeltron pliiiisss?

Marcia, eu vou verificar "quantos miserias" q da pra deixa-la no jeito e vejo q q compensa, mas acho q não rola de vender a evolution de toda dorma pq vai faltar o porta filtro e são caros os porta filtro das gaggias.

Pois eh Jose Alexandre, comprei mas tem 2 dias q o cara nao me da jm retorno.. =S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Gaggia baby foi lançada em 1977 e até 2005 não existia balança digital para cálculo de BR nem arduino , não havia nada para fazer e a máquina não precisava de nada.

Atualmente um PID seria o melhor upgrade , a OPV regulável eu posso afirmar que tem um efeito pequeno , quando a ECM chegou eu na febre de experimentar , fiz extrações de 8,5 ate 11 bar e as diferenças são pequenas , já uma extração a 90 C e outra a 93 C tem uma diferença enorme e bem perceptível.

Depois da febre de uso da ECM eu deixei a pressão em 9,3 bar e não imagino uma situação que exiga uma troca desse valor no futuro.

Na verdade a grande revolução no emprego das cafeteiras foi o calculo da BR com o emprego da balança digital , antes vc errava fácil a dosagem e repetibilidade era bem difícil , agora uma balança com precisão de 0,1g custa 15 reais no ML , parece prosaico , mas isso era inimaginável a 10anos atrás.

hehehhehhehe comprei logo 2 balanças por 15, sai mais barato qie as pilhas . Não imagina uma diferença forte por 3 graus na temperatura, logo um controle é fundamental, assim que eu tiver tempo vou fazer um pid de arduino, brigadão pelas preciosidades.

hehehhehhehe comprei logo 2 balanças por 15, sai mais barato qie as pilhas . Não imagina uma diferença forte por 3 graus na temperatura, logo um controle é fundamental, assim que eu tiver tempo vou fazer um pid de arduino, brigadão pelas preciosidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Gaggia baby foi lançada em 1977 e até 2005 não existia balança digital para cálculo de BR nem arduino , não havia nada para fazer e a máquina não precisava de nada.

 

Atualmente um PID seria o melhor upgrade , a OPV regulável eu posso afirmar que tem um efeito pequeno , quando a ECM chegou eu na febre de experimentar , fiz extrações de 8,5 ate 11 bar e as diferenças são pequenas , já uma extração a 90 C e outra a 93 C tem uma diferença enorme e bem perceptível.

Depois da febre de uso da ECM eu deixei a pressão em 9,3 bar e não imagino uma situação que exiga uma troca desse valor no futuro.

 

Na verdade a grande revolução no emprego das cafeteiras foi o calculo da BR com o emprego da balança digital , antes vc errava fácil a dosagem e repetibilidade era bem difícil , agora uma balança com precisão de 0,1g custa 15 reais no ML , parece prosaico , mas isso era inimaginável a 10anos atrás.

 

Eu estou bem afim de colocar um PID na minha, mas por incrível que pareça não achei nenhum tutorial para ela especificamente, apenas para a Classic.... :(

 

Como sou curioso apenas, sem nenhuma formação em eletrônica, não estou muito encorajado a me aventurar sozinho nesta empreitada... Uma pena...

 

O negócio, pra mim, pelo menos por enquanto, é ir juntando uns cascalhos para, em algum momento incerto do futuro, partir pra um upgrade, digamos, mais ambicioso... B)

 

Mas, confesso que, até este momento incerto do futuro realmente acontecer, torço pra conseguir colocar esse PID na minha Baby.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, ignorância minha mesmo, mas os portafiltros são compatíveis entre as máquinas?

 

As vezes que falei na Imeltron falei com o Jefferson: tecnica3@imeltron.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sao sim, acho q todos os PF não comerciais da Gaggia sao iguais... Ai da pra salvar 1 frankenstein com solenoide e OPV ;)... Hahhahaha

Provavelmente terei muitas peças da gaggia pra vender, grupo da evolution, caldeira, braço de vapor, valvula de vapor, e assim vai... Hahahahha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pressão pode ser alterada durante a extração?

 

Não , a ECM tem um perfil de extração de uma E61 com o valor de pressão setado na OPV diretamente.

 

 

Sao sim, acho q todos os PF não comerciais da Gaggia sao iguais... Ai da pra salvar 1 frankenstein com solenoide e OPV ;)... Hahhahaha

Provavelmente terei muitas peças da gaggia pra vender, grupo da evolution, caldeira, braço de vapor, valvula de vapor, e assim vai... Hahahahha

 

Todos os PF inclusive os profissionais são intercambiáveis nas gaggias .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou bem afim de colocar um PID na minha, mas por incrível que pareça não achei nenhum tutorial para ela especificamente, apenas para a Classic.... :(

 

Como sou curioso apenas, sem nenhuma formação em eletrônica, não estou muito encorajado a me aventurar sozinho nesta empreitada... Uma pena...

 

O negócio, pra mim, pelo menos por enquanto, é ir juntando uns cascalhos para, em algum momento incerto do futuro, partir pra um upgrade, digamos, mais ambicioso... B)

 

Mas, confesso que, até este momento incerto do futuro realmente acontecer, torço pra conseguir colocar esse PID na minha Baby.

 

O problema do PID na Twin é a eletrônica existente nela , na Classic , Silvia ou minibar a ausência de eletrônica facilita o projeto .

Outro problema é a ausência de espaço interno , o único espaço vazio na Twin foi ocupado pelo termobloco , qualquer coisa que se queira fazer terá que ser externo , o que enfeia o projeto.

 

Tendo um conhecimento de eletrônica e saco para estudar a placa eletrônica , não seria algo difícil , mas qualquer vacilo e o sujeito queima a placa .

A falta de espaço pode ser contornado fazendo uma unidade externa que receberia o ssr e o PID , mas isso dá trabalho .

 

Como o Guilherme vem mostrando , instalar um PID em uma minibar é bem menos complexo do que em uma Twin.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente se coloca tudo em serie (ssr, termostato e resistencia) pq se o PID der alguem problema o termostato alivia e desliga aos 109ºC.

Ps: no caso das gaggias, duas resiatencias, se coloca as duas resistencias em paralelo no final do circuito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe eu teria que olhar os kits da Classic e das Silvias e ver como eram implementados , quando tinha a Twin e esbarrei na falta de kits e espaço interno eu abandonei a ideia do pid e resolvi investir em um upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe entao com as 2 em paralelo qdo liga o vapor a da caldeira para e extracao é anulada e o pid controla só o vapor entao como se a da caldeira fosse um aberto ?

 

Caê vc já havia falado antes sobre o projeto do termobloco revolu ionario das das gaggias, por acaso vc teria algum material sobre isto, fiquei curioso sobre o projeto ( velocidade de aquecimento, economia de energia e estabilidade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Twin eh outra coisa mesmo Carlos, esqueci desse detalhe, ela tem placa logica, tem toda uma eletronica diferenciada.

Agr das outras gaggias (sem placa eletronica) funciona igual da silvia, porem com as duas resistencias em paralelo.

Sempre q vc liga o vapor Felipe, nas mono boiler, vc esquece o termostato de extraçao e aciona o de vaporizaçao. O que eu nao sei é se o PID controla vaporizaçao, acho q ele fica restriro ao controle mais preciso da extraçao.

Pelo menos eu montaria assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que dei uma lida o pid (podendo ser feito de arduino) pode controlar qquer processo, desde chocadeiras e fornos a equipamentos industriais, logo serve para o vapor sim, mas talvez o termopar deva ser colocado em outro ponto, olhando por dentro das gaggias nota-se 2 termostatos em lugares diferentes, logo os termopares devem zer 2 em lugares diferentes ou 1 em meio termo, acredito eu, posso estar falando bobagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação à Classic, no próprio YouTube tem tutorial de como instalar. Achei bem tranquilo (e olha que sou economista rsrsrsrs).

Já até pensei em migrar pra Classic, mas como gosto de capuccino, resolvi ficar na Twin mesmo.

 

Abraços, Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando a Twin que o termostato fica no termobloco.

As outras single boiler o PID pode controlar tudo com um sensor de temperatura só.

 

O único PID que eu estudei legal foi o da ECM , ela tem um sensor de temperatura só , imerso na caldeira , no tópico da ECM tem os testes que eu fiz nela , similares aos da Twin .

Na caldeira ainda tem um termostato , mas que não está ligado ao PID , tem função de segurança , se o PID der pane esse termostato desliga a máquina se a temperatura chegar aos 135 C.

 

Em uma single boiler vc pode usar só um sensor , pois todos os processos ocorrem em um só lugar , agora em uma Twin ou crossland os processos ocorrem em 2 lugares ( caldeira e termobloco) então vc terá que usar 2 termopares.

 

Como eu nunca montei ou instalei um PID , essas conclusões são baseadas nos testes que eu fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, não sei se entendi direito sua informação sobre 110V e 220V, mas então se a máquina for para 110V e por acaso se queira passa ela para 220V basta modificar a ligação de paralelo para série? quais modelos podem fazer isso

 

Abraços,

Alexandre

 

Não , se a máquina for de 127v as resistências estarão em paralelo e 220V em série , mas não dá para mudar a voltagem de uma Gaggia , a não ser que vc compre um transformador externo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simmm Felipe, pode controlar sim, o PID controla qualquer processo, igual vc disse. O que eu quis dizer eh ele ter q ficar exclusivo pra uma processo. Isso eu realmente tenho q estudar como controlar 2 de uma vez sem ter q mexer nos botoes da maquina. Botoes sao 127V AC e arduino so recebe 5V DC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, não sei se entendi direito sua informação sobre 110V e 220V, mas então se a máquina for para 110V e por acaso se queira passa ela para 220V basta modificar a ligação de paralelo para série? quais modelos podem fazer isso?

Teria que trocar outros componentes, o que não deve compensar se comparado ao custo de um transformador. No *mínimo*, bomba, solenóide e no caso da twin tb o termobloco.

 

Comentei o caso pela afirmação incompleta do Lipe, já que não é obrigatório as resistências estarem em paralelo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simmm Felipe, pode controlar sim, o PID controla qualquer processo, igual vc disse. O que eu quis dizer eh ele ter q ficar exclusivo pra uma processo. Isso eu realmente tenho q estudar como controlar 2 de uma vez sem ter q mexer nos botoes da maquina. Botoes sao 127V AC e arduino so recebe 5V DC.

me mande o driagrama eletrico da sua maquina que posso dar uma palpitada, nao que eu manje muito mas sei um pouquinho, para alimentar o arduino compre a fonte bivolt dele, custa 8 reais em sp, dai vc liga no cabo de força como se fosse uma tomada, a fonte do arduino é pequenininha abe dentro da maquina, mas se atente a isolar bem os contatos e soldas para nao dar curto, e o arduino vc usa s shields prontos mas tenho que ver como liga-los certinho, esta semana vou arranjar um pc e volto a estudar isto , to ansioso para tunar a pipoqueira heheheehheeheh

tem que ficar atento as correntes que saem dos pinos, pois o arduino é fonte de sinal, se vc for alimentar qquer coisa com ele vai acabar fritando o bichinho behebebebebeh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegouuuuuu a Baby Class... Tão novinha q estou pensando em comprar as partes q lhe faltam.

Aprecei e fica em

1 - Porta filtro R$ 160,00

2 - Filtro 2 doses Pressurizado ou não pressurizado? Pressurizado R$ 62,00 ( não pressurizado R$ 20,00)

3 - bandeja de água R$ 154,00

4 - Reservatório de água R$ 100,00

 

Isso pra não ficar com o porta filtro da Evolution e vende-la inteira.

Não testei nada, mas a aparencia externa esta melhor do que pensei, o grupo da a sensação de q nunca foi utilizado, borracha da guarniçao nem tem marcas de uso...

Agr fiquei com dó de coloc os componentes na Evolution e vender o resto das peças..

Ainda mais q comprei a MiniBar, ai q nao sei o q fazer msm..

 

Duvidaaa, botão de vapor da class é daqueles q vc tem q ficar precionando (tipo campainha) ou é on-off??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...