Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Hoje tive tempo de mexer na minha baby class, mas antes de abrir pra ver se era o termostato decidi apertar o botão do vaporizador com força e segurar 1 minuto e tchanam, é problema de mau contato com o botão, ou precisar trocar o botão , li em alguns lugares que a vaporização da gaggia não é boa, mas a minha saiu um absurdo de vapor, qual o problema do vapor que alguns vêem na gaggia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada tudo é questão de comparação se vc começa com uma maquina de entrada , passa para uma gaggia e depois uma prosumer , em cada mudança vc vai achar o vapor mais forte .

Ao contrario vc vai achar a gaggia fraca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, antes eu brincava com a Russell Hobbs dos meus pais e achava a vaporizacao apreciavel, hoje finalmente consegui usar o bico panarello segurando o botao da Gaggia e fiquei chocado com a bichinha, o vapor formava uma neblina em volta da maquina hehehehheeheheh. Com. 2 dedos de. Leite integral fiz 1 copo de espuma, tenho curiosidade de saber como uma maquina poderia fazer isto melhor, a unica coisa que incomoda é o delay entre extracao e e vaporizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc colocar o braço de vaporização da silvia nela, da para fazer microespuma numa boa... Soh tem esse delay aí, mas nada muito prejudicial para quem tira poucos lattes

 

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, depende muito da cotação, pq tem q importar. Na época eu paguei 12 GBP mais frete e aproveitei para comprar outros acessórios na mesma loja do Ebay. Da uma checada lá: http://www.ebay.com/sch/edesia_espress/m.html?_nkw=&_armrs=1&_ipg=&_from=

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, da uma olhada na Edesia no Ebay. Lá eles já vendem o steam wand próprio pra colocar na Gaggia, sem ter que desgastar o braço como é necessário no original. Vale a pena.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Entendi mas vc precisa comprar o braço da Silvia v1 / v2 , o da v3 v4 não serve , a troca é simples , esse vídeo polonês é bem didático ele usa uma Twin , a diferença para sua é pequena.

 

https://youtu.be/H5laAiLnxT0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei ! hehehe, minha proxima aquisição assim que pagar o cartão deste mês, a febre ruiva fez um estrago na minha poupança :(

Oi, Felipe. Edesia é uma loja no Ebay. Comprei dela o braço vaporizador da Silvia.

Eu dei a sugestão da Edesia pois ela vende o braço já preparado para desmontar e colocar na Gaggia. Se vc viu o vídeo do Caê, deve ter percebido que ele usa um alicate para desgastar a ponta do vaporizador para retirar aquela peça com rosca que fixa o braço na Silvia. Pois é, a Edesia já vende o braço sem o ressalto e com acabamento (cromado). É só retirar o bico e a tal peça passa facilmente sem necessidade de desgastar a ponta do braço.

No Ebay, procure pela loja Edesia e lá procure por Silvia Steam Wand V1/V2 for Gaggia que vc acha. Mas confirme que cita a Gaggia que é a adaptada.

A entrega demora um pouco mas chega.

Eu também comprei um bico com 3 furos para esse vaporizador, mas ainda estou me adaptando à Baby Twin e não sei se funciona bem...

Boa sorte!

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz 300 paus de imposto mata, ainda bem que este imposto é bem usado na saúde pública e educação ahhahahahaHHaahHHHHHJH
Vou ter que ver se algum traficante de café traz pra mim ahahahahah

 

Abaixo de $50,00 não há isenção fiscal ???

Editado por Igor
Uso abusivo do Quote - Visite o tópico de leitura obrigatória
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal gostaria de uma ajuda. Minha Gaggia Classic como já comentei é o modelo europeu 2015. Ela esta com pressão fixa acima de 12 bar pelo que vi, o que devo fazer para baixar ela para 9 bar de pressão? Tem como encomendar o OPV do modelo antigo e colocar nela? Pelo que li lá fora, ela é bem parecida com a Gaggia Color/Dose só com grupo em latão(brass) e o braço do vaporizador alongado.

 

Tenho conseguido ótimos duplos e mt consistentes com o filtro VST 15g, mas como tenho que moer bem fino acredito que com a pressão menor poderei dar uma aliviada mínima na moegem e vou evitar canilizações que tem acontecido raramente, mas tem acontecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A OPV de latão regulável vc compra nos EUA e Europa sem problema .

http://www.shop.partsguru.com/Gaggia-boiler-inlet-adjustable-OPV-assy-0018588.htm?categoryId=-1

Antes quando as baby e Classic tinham a caldeira de alumínio a troca era simples , pois a caldeira já tinha um local para rosquear ela.

Agora não , vc vai ter que substituir a de plástico pela de latão e como elas são bem diferentes vc vai precisar achar um local e talvez usar pedaços de mangueiras e abracadeiras para fazer a adaptação.

Não tem mistério só dá um pouco mais de trabalho , aqui no CDC tem tutorial de regulagem da pressão da OPV de latão.

Como obrigatoriamente vc vai fazer uma adaptação , vc não precisa colocar a OPV da Gaggia Classic , pode colocar qualquer OPV regulável de qualquer marca .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A OPV de latão regulável vc compra nos EUA e Europa sem problema .

 

http://www.shop.partsguru.com/Gaggia-boiler-inlet-adjustable-OPV-assy-0018588.htm?categoryId=-1

 

Antes quando as baby e Classic tinham a caldeira de alumínio a troca era simples , pois a caldeira já tinha um local para rosquear ela.

 

Agora não , vc vai ter que substituir a de plástico pela de latão e como elas são bem diferentes vc vai precisar achar um local e talvez usar pedaços de mangueiras e abracadeiras para fazer a adaptação.

 

Não tem mistério só dá um pouco mais de trabalho , aqui no CDC tem tutorial de regulagem da pressão da OPV de latão.

 

Como obrigatoriamente vc vai fazer uma adaptação , vc não precisa colocar a OPV da Gaggia Classic , pode colocar qualquer OPV regulável de qualquer marca .

Caê, vale a pena trocar a opv da Baby Twin? A minha tem 4 anos...

 

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha twin eu não mexi , aqui no CDC e na web tem longas discussões se vale a pena trocar a OPV das maquinas com certificação ESE (11bar) que é a grande maioria das maquinas para uma OPV com 9 bar ou regulavel.

 

Tem muitas opiniões , vou repetir algumas de cabeça : com 9 é melhor ; maquinas com bomba tipo ulka funcionam melhor com 11 , maquinas com bombas rotativas com 8,5 funcionam melhor.

 

Na ECM a gente pode alterar a pressão acionando uma rosca na bandeja de xicaras , alterando de 8,5 ate 12 bar .

A maquina chegou de fabrica setada para 10bar , provei o espresso e estava bom , o Alexandre sugeriu alterar para 9,3 bar , fizemos o espresso me pareceu melhor deixei em 9,3bar .

 

Depois com calma durante uma semana eu fui alterando a pressão , cada dia fazia espressos com pressão diferente usando mesmo café , segunda 8,5 bar , terça  9bar , quarta 9,5 bar , quinta 10 , sexta 11 e sabado 11,5 .

 

Cada dia o espresso  ficava diferente , e tinha que alterar o ponto do moedor (pouca coisa) , mas nada drástico , e no final voltei para 9,3 .

Qual foi o melhor ? Sinceramente não sei , eram diferentes mas de forma sutil.

 

Hoje a minha opinião é que trocar a válvula para usar ela em 9 ao invés de 11 vai produzir uma diferença pequena ,  muito mais importante é a temperatura , uma extração a  90C  ou  95C faz uma diferença tremenda.

 

Se um dia a valvula quebrar , tudo bem , troque ela pela de latão , mas a temperatura afeta de forma muito mais aguda o sabor do café que a pressão , uma gaggia com um PID seria uma maquina excelente.

 

Eu acho que em um teste seria muito difícil alguém diferenciar uma extração a 9 de outra 11 bar do mesmo café , agora um café de torra escura extraído 90C fica com um sabor legal , mas o mesmo café extraído a 95C fica quase imbebível.

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que aula legal, Caê!! Muito resumida mas igualmente generosa. Que boa didática... o problema é minha memória extremamente seletiva, tenho dificuldades imensas com a fixação das informações e são muitas neste mundo dos cafés especiais.

Hj. mesmo fiquei encasquetando com a pressão da minha Gaggia e desatento com a temperatura. Ainda não comprei aquele livro, O Guia do Barista. Se depois da leitura ainda não fixar as informações terei que apelar para um curso. Bom, um curso nunca é demais...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, Caê.

Vou seguir seu conselho e focar num PID. De repente trago também da ida a Orlando.

Ih, essa lista tá começando a crescer: IMS single, portafiltro naked e agora PID... [emoji15]

Realmente, suas dicas são verdadeiras aulas.

Vou pesquisar sobre PID na Baby Twin.

Valeu.[emoji16]

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...