Fogo ruivo Postado 24 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2012 Eu sei Léo, mas eu coloquei o copo na tela dispersora e não na saída do pf, compreende. Fiz todos esses testes para tentar entender se a máquina libera água em torno de 94 graus para tocar o pó e acho qe aproximadamente consegui chegar muito perto disso, compreende? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 24 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2012 Léo, o termometro ficou espetado no fundo do copo mergulhado na água que saiu diretamente da tela dispersora. Como se o copo fosse o pf. Acho que vc entendeu que coloquei o copo abaixo do pf. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2012 Fogo, esse 40 ml saíram em quanto tempo? Provavelmente em poucos segundos. Uma extração leva 25s. E essa água do fundo do copo? Não representa nem a temperatura que a água começou a sair do grupo nem a que terminou de sair quando você desligou a bomba. Entende o problema? O teste do copo tem muito pouco a ver com temperatura real que a água sai do grupo durante uma extração. Como o Márcio diz, serve pra saber se a água está saindo quente, e a utilidade para por aí. Infelizmente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 24 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2012 Salve Rodrigo, Claro que tem muito haver. Em minha opinião, acho que é um ótimo aproximador. Duvido que haja uma variação maior que 3 graus entre o teste do copo e a realidade. A intensão não é acertar na mosca mas sim entender, com este simples método, se a água toca o pó entre 92 e 94 graus, compreende? Em momento algum eu quis acertar a temperatura na mosca com esse teste tabajara, porém dá uma excelente idéia de temperatura de saída do grupo, concorda? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 24 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2012 Salve. Rodrigo e Gilberto, creio que vcs estão teorizando demasiadamente. Ainda que baseados em leitura confiável, melhor é testar e concluir, Repetir o experimento do Fogoruivo é fácil, rápido e útil. Façam-no e observem. Depois tirem suas conclusões. Em tempo, faço frequentemente testes de temperatura com um termômetro de espeto enfiado na saída de um porta filtro simples, com o filtro vazio. Simulo uma extração normal, com os expurgos, se necessários. Observo a temperatura durante os 25'. O termômetro que uso, grava a máx e mín. da medição. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2012 Salve. Rodrigo e Gilberto, creio que vcs estão teorizando demasiadamente. Ainda que baseados em leitura confiável, melhor é testar e concluir, Repetir o experimento do Fogoruivo é fácil, rápido e útil. Façam-no e observem. Depois tirem suas conclusões. Em tempo, faço frequentemente testes de temperatura com um termômetro de espeto enfiado na saída de um porta filtro simples, com o filtro vazio. Simulo uma extração normal, com os expurgos, se necessários. Observo a temperatura durante os 25'. O termômetro que uso, grava a máx e mín. da medição. Eu não estou teorizando demais. Tudo o que falei é baseado em testes que foram feitos exaustivamente por outras pessoas na busca de ter uma aproximação de como a água se comporta na saída do grupo, que é quando ela encontra o bolo de café. Eu nunca me estimulei muito com o método do copinho, mas com bons argumentos posso mudar de opinião sem problemas Entretanto você me deixou curioso. Que variação você costuma obter? Você faz isso nas suas máquinas comerciais? O que você acha que o Fogo vai encontrar se medir na saída do portafiltro com o filtro vazio por 25s numa Gaggiazinha? Será parecido com o que você encontra? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 24 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2012 Podemos pensar em um teste, usar um termo-filtro e usar o método do fogo em uma mesma máquina e ver se existe alguma forma dos resultados obtidos no método do fogo serem utilizados pra estimar a temperatura, poderemos ver se existe alguma correlação entre as temperaturas medidas em ambos os métodos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 24 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2012 Eu posso testar ao voltar. Mas veja como o isopor engana, mesmo só na teoria. Se uma máquina tem água muito quente e o grupo também, pode ser a Gaggia mesmo, ao extrair 40-50ml, no isopor a média vai ser menor que 96-97C, considerando que é pressão atmosférica e uma altitude como 800m. Apesar do isopor ter capacidade térmica mínima, aposto que a temperatura cai mais ainda, talvez fique a medição final em 93-94C. Se você faz esse teste num termofiltro, não será em 5 segundos, mas em ao menos uns 20s, e a pressão será mais alta, chegará em 9 bar, como acontece com o café sendo o restritor. Provavelmente a temperatura passará 97C! Poderá ser uma extração de, por exemplo, 99C!!! De repente de 99C a 90C, em 20s, mas ao extrair essa água no copo de isopor e ter média de 95C, você está se enganando que a máquina, nessa situação, está OK, enquanto há um problema grave. Numa máquna de trocador de calor, como diversas comerciais, também pode haver um aumento de temperatura durante a extração, pelo fluxo mais lento. Um teste do copo de isopor não mostrará isso. Na Gaggia especificamente, pelo pequeno volume da caldeira, a média final ser baixa, como 90C, não diz que o começo da extração não é quente demais. Com o café e o fluxo lento, pode ser que comece em 97C e caia bastante até o fim da extração. Talvez as medições do Ricardo possam concluir que a máquina fica pronta rapidamente, mas não dá para concluir que não há necessidade de gerenciamento da temperatura etc. Como eu disse, o teste só ajuda a verificar se não tá muito fria a máquina. Ainda assim, não diz NADA sobre o perfil de temperatura e dificilmente te mostrará como gerenciar a temperatura das suas extrações... Detalhe importante na discussão: se o termômetro só mede o fluxo de água que passa muito rapidamente em 5 segundos, pior ainda, não dá para dizar quase nada. O próprio Greg Scace orienta a ignorar os primeiros 5s das medições pois existe inércia no termômetro e espaço a ser preenchido. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2012 Eu acho as considerações do Márcio pertinentíssimas. Com um pouco de critério, dá pra fazer um termofiltro relativamente funcional em casa e sem gastar muito. O que vai sair mais caro é ter que sacrificar um portafiltro e um filtro cego pra fazer um, mais umas pecinhas hidráulicas pra ajustar o fluxo (provavelmente a tal válvula-bola baste), um sensor térmico bem posicionado e um anteparo pra fazer o fluxo de água canalizar para onde o sensor está. O Andy Panda fez isso no vídeo acima. Se vocês olharem com atenção, percebam a estabilidade de temperatura incrível que ele consegue na extração apenas com a manutenção da temperatura da caldeira em um patamar previamente estudado por ele com o acionamento intercalado da resistência da máquina. Que máquinas domésticas conseguem uma estabilidade assim de temperatura? (não estou dizendo que isso é desejável, mas tampouco uma variação muito grande de temperatura o é) É totalmente impossível conseguir a leitura desses dados pelo método do copinho de isopor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 24 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2012 Para quem tem um porta-filtro aberto (e vale a pena ter um), basta sacrificar o filtro. Márcio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2012 Para quem tem um porta-filtro aberto (e vale a pena ter um), basta sacrificar o filtro. Márcio. É mesmo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 28 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 28 Agosto 2012 Pessoal, A minha Gaggia twin é 220 V., e embaixo dela tem a etiqueta de fabricação descrito: 230V, 50hz, 1200w Confere ? Alguem que tenha a Twin 220v podria conferir se vem igual. Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 29 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2012 Deve ser isso mesmo. A frequencia não faz diferença para a resistência, mas se são 1200W em 230V, pode ser que dê menos em 220V. A bomba funciona minimamente diferente, mas não terá problemas... Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 29 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2012 Aproveitando o gancho, esses PIDs que vendem por aí com "pré-infusão" (geralmente pra Silvia) atuam como? Restringindo a passagem de corrente na bomba? Funciona? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 29 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2012 Obrigado Marcio, um grande abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 29 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2012 Aproveitando o gancho, esses PIDs que vendem por aí com "pré-infusão" (geralmente pra Silvia) atuam como? Restringindo a passagem de corrente na bomba? Funciona? Acho que só dão uma pausa, não é pré-infusão mesmo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 29 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 29 Agosto 2012 O do pidsilvia.com é somente um botãozinho colocado no canto da máquina, que ao ser apertado aciona a bomba. Pra fazer a pré-infusão você fica de olho no manômetro e vai dando toques no botãozinho, não deixando passar de 2 bar Aproveitando o gancho, esses PIDs que vendem por aí com "pré-infusão" (geralmente pra Silvia) atuam como? Restringindo a passagem de corrente na bomba? Funciona? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 30 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 30 Agosto 2012 Eu li em algum lugar (acho que no HB) que alguém colocou um potenciômetro na bomba e funcionou pra reduzir a pressão. Só não lembro se foi em uma Gaggia. Lembro de dizerem que a bomba faz um barulho estranho com menos potência, tem um limite que tu podes reduzir a voltagem e ainda assim a bomba funcionar. Ainda assim, parece uma solução melhor que ficar cutucando um botão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 30 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 30 Agosto 2012 Mas é um reostato. A função é a mesma mas tem que ser de resistência correta e potência máxima que dê conta... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Toni Andrade Postado 4 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2012 Boa noite, hoje fui tentar vaporizar o leite na Baby Twin, girei o botão para sair a água tudo bem, quando o abri novamente não saiu vapor, tentei tirar água quente e nada. Será que deu algum defeito. Se alguém puder ajudar agradeço. Um abraço, Toni. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 4 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2012 Toni, eu estou apanhando até agora para vaporizar o leite com a twin. Para tirar a agua quente voce apertou o botão de agua quente e depois abriu o registro, ok? Para sair vapor a minha acontece o seguinte, eu abro o registro começa a sair agua, de repente para e começa a piscar todas as luzes, ai fecho o registro, abro novamente e só ai eu vejo que a bomba entrou, começa aquele tu,tu,... Falei na fabrica que disse que era normal. Eu usavas um pitcher de 250 ml, com 100 ml de leite e na minha Arno já estava saindo igual na cremeira, mas na twin com esse pitcher pequeno estou tentando sem o bico gde do vaporizador, estou tentando só com o biquinho, mas o resultado ainda não esta bom. Comprei um pitcher de 600ml para iniciar novos testes. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Toni Andrade Postado 4 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2012 Foi isso mesmo que eu fiz, na primeira eu consegui tirar água. Quando tentei o vapor, primeiro saiu a água acumulada e um pouco de vapor aí eu fechei o vapor, quando abri para vaporizar o leite nada. depois nem água nem vapor.Ocafé está saindo bem. Valeu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 5 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 5 Setembro 2012 Toni, Da segunda vez que você abrir a torneira do vapor, certifique-se de abri-lá até o final, isto é, até o fim do curso da mesma. Veja se a bomba começa a funcionar e nos de um retorno... Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Toni Andrade Postado 5 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 5 Setembro 2012 Bom dia, a bomba parece que começa a funcionar, parece que o vapor vai começar, mas nada. Hoje quado liguei a máquina saiu um jato de agua fria, que parecia estar na canalização. Depois disso aabri a torneira do vapor, só deu uma cospidinha e mais nada. Parece até que esta entupida. Eu estou usando um transformador de 110 para 220 volts, isto tem alguma influência? Aágua paro o café sai bastante quente. Um abraço, Toni. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 5 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 5 Setembro 2012 Toni, Tá me parecendo estranho isso. Dá para por um vídeo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Toni Andrade Postado 5 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 5 Setembro 2012 Leonardo, eu acho que a bomba não está acionando, porque a máquina não faz nenhum barulho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 5 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 5 Setembro 2012 Salve Toni. Faça o seguinte teste: simule (sem pó) 3 ou 4 extrações normais de 25 segundos com intervalos de 30 segundos entre elas. Assim vc saberá se a bomba está funcionando corretamente ou não. Vc mencionou estar usando um trafo de 110V -> 220V. A amperagem da máquina está denro da faixa de funcionamento do trafo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Toni Andrade Postado 5 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 5 Setembro 2012 Alexandre, na máquina diz, 230v., 60Hz., 1200w o transformador AT2000. è isso mesmo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 5 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 5 Setembro 2012 Toni olha a etiqueta da minha, bem como o video do vapor. Voce pode ver que logo que eu ligo o vapor ele começa sair, depois pisca todas as luzes e para. Ai eu desligo o registro espero um pouco, ligo novamente e ai sim eu ouço o barulho da bomba, tum, tum, tum,... e vem o vapor. Na minha veio marcado 230V 50 hz 1200W. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 5 Setembro 2012 Denunciar Share Postado 5 Setembro 2012 Salve Toni. Aparentemente um trafo que suporte 10 ou 12 ampéres deve dar conta sem problemas. Não sei o quanto este AT2000 suporta, mas deve indicar na etiqueta ou manual dele. Produção, ajuda! Qual será a potência de pico da Twin? Potências somadas da resistência da caldeira, resistência do termobloco, bomba, luzes e placa CI? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas