Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

8 bar , mas em quanto tempo ? Em qual filtro ? Com quantas gramas de café ? E quantos ml .

 

Abs.

 

Segunda rodada de teste. Rocky um ponto a menos, no 3 a partir do zero. 19,4 Grs no PF e filtro duplo sem marca que acompanhou o PF Naked. 

Resultado Chocou e a pressão 9,3Bars. Tudo pro lixo.

 

Terceira tentativa 17Grs no PF, a pressão subiu até 9 e terminou com 8,7 Bars. em 29segs. e 60Ml. Gosto bem forte e encorpado! :)

Pelo pouco que vi o Manômetro é importante sim! Porém muito cedo pra conclusões! Tenho que extrair muitas e muitas vezes ainda.

 

Abraçs,

 

 

o70z2e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Pedro .

 

Algumas sugestões que se não te ajudarem pelo menos não vão atrapalhar. :)

 

Esse filtro que vem no PF naked é um triplo de 21g , porque vc não faz os testes com o Rancilio duplo que é um filtro bem mais facil e de resultados conhecidos.

 

Vc falou em café "zurrapa" , uma coisa que eu aprendi com o Alexandre é que quando ele vai calibrar um moedor , ele usa um café chamado de "café de referencia" , no caso um café bom que tem qualidades e ponto de torra constantes , seja conhecido e de facil extração , no caso ele usa o blend "café espresso brasil" , eu achei uma boa ideia e sempre que eu vou fazer experiencias ou recalibrar o Vario eu uso o mesmo café "bom" o blend do Alexandre.

Um café de qualidade duvidosa , pode ser velho e nesse caso vc vai afinar tanto que ele vai ficar amargo , ou de torra muito escura ou clara , essas variaveis só vão mascarar dados e atrapalhar a sua analise.

Apesar de custar um pouco mais , use um café bom de torra media e recente , evite os extremos , um café muito velho , muito escuro , muito claro , muito barato , isso só vai atrapalhar.

 

E finalmente algo que é muito pessoal , mas , eu acho mais facil , fixar a quantidade de café , digamos 16g no Rancilio duplo e variar o ponto de moagem , ate achar o paladar mais agradavel , com o Vario isso é simples , pelo o que eu conheco do Rocky vc não teria dificuldade de fazer o mesmo nele.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Pedro .

 

Algumas sugestões que se não te ajudarem pelo menos não vão atrapalhar. :)

 

 

Carlos,

 

Seus comentários são coerentes. Melhor café que achei de imediato foi  Yaguara torra média do dia 17/02 ( http://www.yaguara.com.br/port/index.html ). Vamos ver em "que bixo que dá ".  :D

 

 

Abraço,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos,

 

Filtro Rancilio duplo 40-100-102,  Yaguara torra média do dia 17/02, 15,87 grs. ( até o sulco do filtro depois de compactado ), 9,2Bars em 28segs. 60ml .    :D  Gosto ? Maravilhoso !

 

Vou ver agora se os resultados serão constantes. A partir daí vejo se vale a pena deixar de forma definitiva o manômetro, para que não fique com aparência de Frankenstein! :P

 

Abraços,

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, boa precisão nos números. Mas faltou a temperatura.

 

Sergio,

 

He! He!

 

Taí um quesito que nunca me desgostou na Gaggia Twin. Na Chefe Crema sempre achava o café frio. Na Gaggia, nunca medi mas sempre acho a temperatura ótima. Quando ela estava desmontada medi a temperatura externa no boiler e foi 95°. Fiz isso apenas pra saber a temperatura que as novas mangueiras teriam de suportar caso encostasse na caldeira. 

O que me incomodava era a rapidez do shoot e os buraqinhos no bolo. Isso agora me parece resolvido. Se não me engano foi o Pedro Ivo quem adicionou um PID a Twin, mas ele nunca postou os resultados. Pelo suposto, não valeu a pena! Na Internet parece ser consenso que  ao contrario da Rancilio Silvia o PID na Gaggia Twin não é de muita valia.

 

Abraço,

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio,

 

He! He!

 

Taí um quesito que nunca me desgostou na Gaggia Twin. Na Chefe Crema sempre achava o café frio. Na Gaggia, nunca medi mas sempre acho a temperatura ótima. Quando ela estava desmontada medi a temperatura externa no boiler e foi 95°. Fiz isso apenas pra saber a temperatura que as novas mangueiras teriam de suportar caso encostasse na caldeira. 

O que me incomodava era a rapidez do shoot e os buraqinhos no bolo. Isso agora me parece resolvido. Se não me engano foi o Pedro Ivo quem adicionou um PID a Twin, mas ele nunca postou os resultados. Pelo suposto, não valeu a pena! Na Internet parece ser consenso que  ao contrario da Rancilio Silvia o PID na Gaggia Twin não é de muita valia.

 

Abraço,

:)

Os buraquinhos no bolo também me incomodam.

Mas depois que comecei a usar porta filtro pelado

e percebi que, mesmo com a incidência deles, tudo dava certo, desencanei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro eu instalei o manometro temporariamente pela saida de vapor pois não uso mesmo mas estou tentando comprar um pequeno de painel pra tentar instalar definitivamente e fiz uma "regulagem na minha opv original mudando o comprimento da mola e estou com algo perto de 9 bar na verdade nem olhei direito pois esta na regiao que interessa e nao será facil mudar...

 

14134183104_f83c67f3b4_b.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes dias deixei com o LIska o dispositivo que eu havia feito para instalar na Gaggia e ter a temperatura em tempo real dágua junta a entrada do grupo, não sei se vai dar certo, mas se der poderemos desmitificar de vez a relevância de um PID na Twin.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda não desmontei de novo pra verificar aquela distancia e instalar, mas devo fazer isso esse fds. o que posso dizer é que depois que mexi nela duas coisas aconteceram, a bomba voltou a funcionar corretamente, não faço ideia do que mudou deve ter sido algum mau contato e com a regulagem da mola estou conseguindo tirar bons singles no vst 7g com o finzinho dos cafés do victor o ravelo e o mundo novo mas ainda tem jatos pros lados no 18g da raposeiras no vst 18g.

estou tentando fazer o upload do vídeo já já posto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara chato eu hein Liska, rsrsrsr.

Poxa na época eu nem pensei em passar fita veda rosca, resolveria tanto o problema de isolamento exigido pelo PT100, bem como a usinagem errada mantendo o sensor na posição correta sem obstruir a passagem da água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, chato nada você tem me ajudado muito, obrigado.

Só no caso do moedor que estou na mão, na verdade nem na mão...rsrsr só no vario. rsrsrsr e pro raposeiras tenho sofrido em acertar a moagem.

mas enquanto vou esperando quem sabe meu HG chegue.

Voltando a Gaggia tenho conseguido tirar os grãos um pouco mais escuros muito bem até no de 7g e mesmo no naked não suja nada. já o que eu gosto mesmo, meus raposeiras tenho sofrido no de 18g se bem que acabei de pensar em fazer um teste no de 7g pra ver se é o caso de incompetência específica...

segue a terceira extração depois que fechei a maquina com o manômetro e com a bomba funcionando a contento as duas primeiras chocaram, estava usando o hario...

 

14114699656_3e10856514_m.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio,

Pois é, por enquanto ainda estou curtindo o recente manometro.  :lol:  PID , $$$ fica pra proxima diversão! Com certeza a questão temperatura é importante!

 

Guilherme, posta uma foto da sua Gaggia "Pidada" . 

 

Lisca e Gilberto, não se esqueçam de postar os resultados das experiencias! Será muito interessante! ;)

 

Grande Abraço a Todos! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gil não ta mais como membro proprietário nesse clube, digamos que agora ele é visitante chique(VFA)... 

Os equipamentos que ele falou estão comigo e no fds vou fazer os testes e posto algo.

 

a extração do vídeo acima foi com sitio ravello do Victor 7,5g no filtro vst de 7g moído no hario mini se bem me lembro no 3° click, foi na terceira extração seguida pois estava tentando ver em qual click funcionava.

depois disso estou usando o vario e com os cafés do Victor estou moendo na regulagem grossa em 1 e na fina em 4 ou 5 e com o caturra da raposeiras no 1 e 1 e ainda não tá rolando legal sai meio rapido e nessa regulagem (1-1) com os cafés do Victor choca, 

vou tentar regular mais fino ainda o "zero" pra ver se melhora, ja fiz isso uma vez mas acho que fui meio conservador... 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a questão do PID interessa muito, e nem custa tao caro assim da pra fazer co um Arduíno, só to esperando o tutorial do Sérgio... ando com preguiça de aprender essas coisas. eu já andei comprando os Arduíno e um par de sensores

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Falando em manômetros e PID, finalmente arrumei as pessinhas para poder ligar o meu manômetro na saída do PF para ver se a regulagem da OPV estava a contento. Para as minhas atuais necessidades, uma medição deste tipo vez ou outra já é o suficiente.

 

Indo para os resultados, comprovei a eficácia do método que descrevi quando regulei sem o manômetro e baseado pelo volume de retorno da OPV. Minha primeira medição com o manômetro na saída do PF (sem nenhum filtro encaixado, diga-se) deu exatos 9bar estáticos. Fiz medições com a máquina fria e com ela quente e os resultados foram sempre muito próximos, com um levíssimo (até despresível) aumento de pressão quando a máquina estava quente.

 

Visto isto e sabendo que para obter os 9bar durante a extração a pressão estática deveria ficar na casa dos 10bar, refinei uma pouco mais o ajuste da máquina para chegar a este ponto. Desde quando diminui a pressão as extrações se mostraram bem mais fáceis e deliciosamente repetitivas.

 

Acho que agora é hora de pensar no PID. Apesar de me virar bem com os expurgos e conseguir controlar satisfatoriamente a temperatura, eliminar este passo será até mais do que apenas conveniente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em manômetros e PID,

 Desde quando diminui a pressão as extrações se mostraram bem mais fáceis e deliciosamente repetitivas.

 

 

 

 

Idem, idem Paulo.

 

Acabaram-se os furinhos de minhoca, entre 14,5 e 16 grs a diferença fica no tempo de 24 a 29 segs aproximadamente. O sabor ficou muitíssimo melhor pois antes tinha de carregar o PF com cerca de 19 a 20grs pra conseguir de 25 a 30 segs.  A bomba mudava o ruido sentindo o "peso". Agora a previsibilidade dos "shots"  é entediante e a bomba trabalha "aliviada"! Só alegrias!!!  ;)  :)

 

Abraço,

 

Em tempo: Com 12grs, 20 segs a receita ideal do cafezinho "fraquinho" que a esposa acha delicioso! :D  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 18 gramas eu já não noto furos de cupim.

Tenho utilizado em torno de 16, 5 no lido 2.

E pelo que tenho visto, ainda, posso colocar menos pó,

ou engrossar mais um pouco a moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu vou falar algo que pode surpreender , esse problema de buraco de minhoca ou como os americanos chamam "channeling" canalização , não é causado por pressão 11, 10 ou 9 bar é simplesmente calcamento errado .

Nessa sexta o Alexandre esteve aqui para a gente fazer uma prova de alguns cafés , primeira coisa que eu descobri , eu não sei usar o tamper  :)

Depois de muito tempo mexendo com espresso , mas , sempre como autodidata , descobri que a posição do braço a forma de calcar ate a forma de corrigir estava errada , foi uma tarde fazendo testes e aprendendo , todas as extrações foram nakeds e ao final a maquina esta limpa , nenhuma infiltração.

Eu acho que  a maioria aqui seja como eu , autodidata , ou seja , nunca fez um curso , e sempre se safou sozinho.

 

Fico feliz que o Pedro esteja feliz , mas , eu acho que a maioria aqui não sabe usar o tamper como eu.  ;)

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que não tem a ver necessariamente com a pressão. Muito menos que pequenos buracos signifiquem também canalização (óbvio que um rombo significa problema). Sei que soo repetitivo, mas a Elektra não tem OPV e extraio ristrettos duplos a 12 ou 13bar no início da extração (depois diminui gradativamente) sem canalização.

 

Depois que comecei com o naked (ainda com a Dose), melhorou muito meu tamping. Hoje adaptei uma técnica própria, qfazendo força só com a ponta dos dedos, pra não exagerar na força e também sentir o nivelamento nas bordas do portafiltro. Acho que seria inviável pra um barista profissional, que repete o movimento centenas de vezes por dia, mas pra mim é perfeito.

 

Obviamente que alguns cafés são problemáticos quanto à estabilidade do bolo, e outros, por mais erros que cometamos, não canalizam de jeito nenhum.

 

Penso que menos pressão deixa a máquina ligeiramente mais dócil, mas nada de indomável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre achei que a mudança mais importante na Gaggia fosse a Opv, a temperatura nunca achei tão necessário o Pid.

 

Necessário, não é, pelo menos na Classic. Não é nada difícil surfar com ela. Porém, isso dá um certo trabalho, consome algum tempo extra e gasta mais água. Na minha visão o PID dará uma comodidade de trabalho que vale a pena, desde que o custo dele esteja compatível, diga-se.

 

Pessoal eu vou falar algo que pode surpreender , esse problema de buraco de minhoca ou como os americanos chamam "channeling" canalização , não é causado por pressão 11, 10 ou 9 bar é simplesmente calcamento errado .

Nessa sexta o Alexandre esteve aqui para a gente fazer uma prova de alguns cafés , primeira coisa que eu descobri , eu não sei usar o tamper  :)

Depois de muito tempo mexendo com espresso , mas , sempre como autodidata , descobri que a posição do braço a forma de calcar ate a forma de corrigir estava errada , foi uma tarde fazendo testes e aprendendo , todas as extrações foram nakeds e ao final a maquina esta limpa , nenhuma infiltração.

Eu acho que  a maioria aqui seja como eu , autodidata , ou seja , nunca fez um curso , e sempre se safou sozinho.

 

Fico feliz que o Pedro esteja feliz , mas , eu acho que a maioria aqui não sabe usar o tamper como eu.  ;)

 

Abs

C. Eduardo

 

Então, mesmo antes de baixar a pressão da máquina eu conseguia ótimas extrações. Não compartilhei do "problema" de só conseguir controlar o shot após aumentar a dosagem. Com todos os cafés que passaram por aqui consegui extrair duplos de 14g no filtro da Rancilio e na casa dos 25s e 60ml. Não tenho PF naked (ainda), mas já algum tempo tenho feito extrações sem o distribuidor encaixado no PF, então já dá para ter uma certa noção. Fica um "meio-naked" :P.

 

Contudo, há cafés que se mostravam muito difíceis de "domar". Um deles é o Orgânico Severino. Após baixar a pressão as coisas ficaram bem mais fáceis. Lembro que do modo que a minha máquina veio, a OPV era quase que enfeite, estava travada. Utilizando o filtro cego praticamente não dava retorno de água pela OPV e a bomba trabalhava "no talo".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...