Ir para conteúdo

Moedor manual Tramontina Realce


lucasrodcosta

Postagens recomendadas

44 minutes ago, sfJonatas said:

Eu acho que não. Eu iria direto pro segmento Premium: bravito, lido, kinu, comandante etc

 

Aí vale a pena 

Entendi. A diferença seria pouca para pagar o dobro, né. Então vou no Tramontina pra começar. Quando estiver mais por dentro do assunto pego um desses. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 81
  • Criou
  • Última resposta

Membros com mais postagens neste tópico

Membros com mais postagens neste tópico

Imagens postadas

On 10/18/2020 at 11:37 AM, sfJonatas said:

Eu acho que não. Eu iria direto pro segmento Premium: bravito, lido, kinu, comandante etc

 

Aí vale a pena 

O Timemore é bom, hein, não se engane. Não é qualquer porcaria chinesa, é uma alternativa mais em conta que dá resultados bons pra 90% dos cafés e extrações. Mas se for pagar mil e tanto por um moedor manual (caso do Bravito e Comandante), pq não pegar logo aquele da Breville? O resultado vai ser igual ou melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2020 at 00:20, Breno_Novelli disse:

Fala povo!

Estou aqui na extensa pesquisa do primeiro moedor. Esse da Tramontina me pareceu ser um ótimo começo perto dos Harios de entrada. Estou certo?

Hoje(17/10) estou vendo ele no MercadoLivre por R$240. Depois disso fui pesquisar o Timemore C2 no AliExpress e está saindo a R$ 417 com frete grátis.

Minha dúvida é: será que vale a pena pagar quase o dobro nele? Eu odeio passar pelo "barato que sai caro". Sempre procuro pagar um pouco mais para ter menos dor de cabeça, ter mais durabilidade, mais qualidade.

 

Hoje só faço café na Moka. Pretendo ir passando para os outros modos de preparo com o tempo.

Tramontina: https://lista.mercadolivre.com.br/moedor-café-tramontina_OrderId_PRICE_PriceRange_150-300

Timemore: https://pt.aliexpress.com/item/4000978924080.html?spm=a2g0o.cart.0.0.66fa3c008VQjBy&mp=1

Não sei se você já comprou, mas vou deixar meus dois centavos aqui. Eu comprei primeiro o Tramontina por R$ 200,00 e depois o Timemore por R$ 340,00 (peguei uma promoção, vira e mexe entra), o Realce caiu no chão e quebrou o copo de acrilico, é muito lento e frágil em comparação ao Timemore. O Timemore é muito bem construido, os materiais entre os dois não se compara, a velocidade de moagem também não. O Timemore, vale muito mais do que custa e é excelente. Fora a consistência de moagem.

Eu que tenho os dois, não compraria o tramontina, que inclusive já desmontei, tem muito plástico e o mó é muito pequeno.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei com esse vendedor, e não fui taxado. Mas está bem mais caro, vai acompanhando que sempre entra em promoção, talvez não pelo preço que paguei devido ao dolar, mas ele abaixa mais. 

https://pt.aliexpress.com/item/10000022721998.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3b02b90appGtIK, de uma olhada nas avaliações do produto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei com esse vendedor, e não fui taxado. Mas está bem mais caro, vai acompanhando que sempre entra em promoção, talvez não pelo preço que paguei devido ao dolar, mas ele abaixa mais. 
https://pt.aliexpress.com/item/10000022721998.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3b02b90appGtIK, de uma olhada nas avaliações do produto.
Perfeito, Marcelo. Já comprei o Tramontina mas vou ficar de olho nesse. Olhando, ele parece bem superior. Obrigado!

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei o meu ha alguns meses, no inicio ele era perfeito, agora a moagem está bem ruim, não está nem um pouco uniforme, costumava utilizar a regulagem 7 pra v60 e ficava otimo, agora ficam pedaços grandes, ja limpei e continuou ruim, alguma dica pra tentar melhorar a moagem? algum jeito de 'afiar' a ceramica kkk?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o maior problema nesse tipo de moedor seja a estabilização e não necessariamente os fios das mós.

Não sei se você já faz dessa forma, mas vc pode tentar moer em cima de uma superfície plana e estável tentando não usar muita força pra girar mt rápido. Pelo menos me ajudava no Hario Slim moer dessa forma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Thor Amorim,
Eu no inicio estava moendo desta forma, em uma superfície plana e tentando não utilizar muita "força", porém não sei se fiz algo de errado mais as moegens eram inferiores comparadas a quando eu utilizava ele nas mãos mesmo.
Apoiando nas mãos obtive resultados melhores e os grãos mais "duros" não atrapalham tanto. Apoiando nas mãos eu meio que faço dois movimentos, um com a manivela propriamente dita e outro com o próprio moedor.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, @Luiz Hsilva, se você tem o moedor e descobriu que essa é a melhor forma, beleza! Eu também prefiro moer com o moedor em mãos, "no ar". No caso do Hario Slim isso acabava prejudicando a moagem um pouco porque isso tornava propício pras mós se moverem enquanto ocorre a moagem, fazendo com que o resultado fosse bem heterogêneo. Como geralmente esses moedores de entrada com mós de cerâmica tem uma construção bem similar achei que o processo que eu comentei pudesse ajudar no da Tramontina também.

Vale lembrar também que as vezes não dá pra fazer comparação direta entre dois grãos diferentes porque a densidade dos grãos tbm afeta o resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala gente, deixa eu dar minhas primeira impressões. Lembrando que sou um marinheiro de primeira moagem. 

Primeiro ponto positivo é pro ego. Estou me achando um barista agora. Depois, o café de fato ficou melhor. Agora preciso aprender sobre bons grãos.

Eu achei o apoio emborrachado bem legal, porém como o amigo falou ali, acaba sendo uma briga extra. Na mão fica um movimento mais uniforme. Na base com ventosa fica bem fixo, mas rola um trabalho de manter ele "no eixo". Fiz uns 4 na base e um fora. Vou seguir fazendo na mão pra ver se melhora.

O material dele é bem ok. Passa uma segurança. Até o copo de acrílico que o amigo falou para ter cuidado passa a impressão de ser forte. Mas seguirei tomando muito cuidado.

Dúvidas

1. Agora, tem algo me incomodando que não sei como resolver. Eu uso uma moka pra fazer o café. O primeiro café usei uma moagem 7, agora tenho usado um 10. Tenho percebido que passa bastante pó fininho. Acaba ficando parte do café  bem amarga. Isso é normal? Tem como resolver? Antes com os cafés de mercado que eu comprava não acontecia com frequência.

2. Outra coisa, comprei o café antes do moedor. Antes de passar a aprender sobre isso com vocês aqui. Vi um tal de América na promoção e comprei um pacotão. Quando chegou aqui eu percebi que eles indicam para máquinas de espresso. Será que isso vai mudar algo pra mim que faço na moka?

 

Obrigado pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Breno_Novelli disse:

Dúvidas

1. Agora, tem algo me incomodando que não sei como resolver. Eu uso uma moka pra fazer o café. O primeiro café usei uma moagem 7, agora tenho usado um 10. Tenho percebido que passa bastante pó fininho. Acaba ficando parte do café  bem amarga. Isso é normal? Tem como resolver? Antes com os cafés de mercado que eu comprava não acontecia com frequência.

2. Outra coisa, comprei o café antes do moedor. Antes de passar a aprender sobre isso com vocês aqui. Vi um tal de América na promoção e comprei um pacotão. Quando chegou aqui eu percebi que eles indicam para máquinas de espresso. Será que isso vai mudar algo pra mim que faço na moka?

Para as duas perguntas, arrisco responder que possivelmente essa torra "indicada para espresso" é mais escura. Isso pode influenciar, no caso de irregularidades na moagem que produzam partículas finas, para passar a sensação de amargor. Talvez, se buscares torras médias, encontres algo que te agrade mais. Isso não é lei, não é dogma. Depende de cada grão, de onde e como é produzido, como é torrado, como é moído...

Minha sugestão é, de agora em diante, comprar café em pacotes de 250g ou menos. Se gostar do café, repete a compra. Se não gostar, é menos café para gastar sofrendo.

Outra coisa, mais pessoal: eu não olho para promoções de café. Já me conformei de gostar de cafés que são mais caros. Aí pago mesmo, e pronto, nem penso em me arrepender. Quando bebo uma xícara de bom café, o prazer é maior e compensa o investimento.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutes ago, ivoesazevedo said:

Para as duas perguntas, arrisco responder que possivelmente essa torra "indicada para espresso" é mais escura. Isso pode influenciar, no caso de irregularidades na moagem que produzam partículas finas, para passar a sensação de amargor. Talvez, se buscares torras médias, encontres algo que te agrade mais. Isso não é lei, não é dogma. Depende de cada grão, de onde e como é produzido, como é torrado, como é moído...

Minha sugestão é, de agora em diante, comprar café em pacotes de 250g ou menos. Se gostar do café, repete a compra. Se não gostar, é menos café para gastar sofrendo.

Outra coisa, mais pessoal: eu não olho para promoções de café. Já me conformei de gostar de cafés que são mais caros. Aí pago mesmo, e pronto, nem penso em me arrepender. Quando bebo uma xícara de bom café, o prazer é maior e compensa o investimento.

Perfeito. Esse final eu já desconfiava. Depois que passei a ler as dicas de vocês aqui tive certeza. Ficarei mais atento nos próximos cafés. Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

Fala povo!

Ontem fiz uma limpeza na minha, já tinha feito algumas vezes antes. Também usei um café novo.

Percebi que ela estava bem estranha. Analisando, parece que ela desalinhou. Eu vejo a parte central indo pro lado enquanto giro. Nisso pedaços maiores passam e ficam presos ali. Aí acaba com a moagem.

 

Isso é normal e preciso resolver ou é melhor acionar garantia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o meu lá para os idos de julho e estou usando ele sempre desde então. Tenho percebido que houve uma piora na consistência da moagem (estão passando bastante grãos grossos). 

Alguém chegou a fazer alguma modificação igual aquela do Hario slim nesse Tramontina? Uma das vezes que eu abri ele para limpar, eu não consegui fazer a menor ideia de como separar os eixos do corpo nele. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o meu lá para os idos de julho e estou usando ele sempre desde então. Tenho percebido que houve uma piora na consistência da moagem (estão passando bastante grãos grossos). 

Alguém chegou a fazer alguma modificação igual aquela do Hario slim nesse Tramontina? Uma das vezes que eu abri ele para limpar, eu não consegui fazer a menor ideia de como separar os eixos do corpo nele. 
Deve ser o mesmo problema do meu. Ele fica fora de eixo e deixa passar partes mais grossas. Essas partes grossas meio que "travam esse desalinhamento" e fica um vão aberto deixando cair mais grãos grossos ainda. E ao girar, parece que estamos moendo algo mole, fica estranho, né?

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Breno_Novelli disse:

Deve ser o mesmo problema do meu. Ele fica fora de eixo e deixa passar partes mais grossas. Essas partes grossas meio que "travam esse desalinhamento" e fica um vão aberto deixando cair mais grãos grossos ainda. E ao girar, parece que estamos moendo algo mole, fica estranho, né?

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk
 

Nunca tinha diagnosticado o problema com precisão, mas depois de ir lá agora moer um pouco de café para ver, é exatamente isso que você disse. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, busologo said:

Nunca tinha diagnosticado o problema com precisão, mas depois de ir lá agora moer um pouco de café para ver, é exatamente isso que você disse. 

Você consegue me mandar umas fotos do seu caso? Ou pode até mesmo ligar pra eles - 011 4861 3981.

Estou falando sobre o meu caso com eles e vou mandar umas fotos e vídeos. Vou mandar esse álbum pra eles: https://photos.app.goo.gl/nxyWU2XDuowKRFZBA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Breno_Novelli disse:

Você consegue me mandar umas fotos do seu caso? Ou pode até mesmo ligar pra eles - 011 4861 3981.

Estou falando sobre o meu caso com eles e vou mandar umas fotos e vídeos. Vou mandar esse álbum pra eles: https://photos.app.goo.gl/nxyWU2XDuowKRFZBA

Oi, está aqui: https://imgur.com/a/l1t1i8l

Usando a mesma configuração que você (4), fica bem evidente que passam uns pedaços maiores quando você tenta assentar o café no porta filtro. Não consegui gravar video do problema ocorrendo, mas acho que consegui demonstrar por foto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, está aqui: https://imgur.com/a/l1t1i8l

Usando a mesma configuração que você (4), fica bem evidente que passam uns pedaços maiores quando você tenta assentar o café no porta filtro. Não consegui gravar video do problema ocorrendo, mas acho que consegui demonstrar por foto
Igual ao meu. Vou mandar pra eles também.

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei a moagem dele extremamente não uniforme. Eu já tive um Hario Slim e conseguia moer de espresso a prensa, com bem mais homogeneidade. Com o Tramontina, todos os pontos de ajuste são muito grossos. Mal dá para V60.

 

A foto abaixo compara a moagem do Tramontina com o Bravo Mini. Uma errata: onde se lê 0v0 é na verdade 1v0.

 

Eu uso 1v30 para V60 e 1V0 para espresso.

 

Resumindo: o melhor moedor de todos é o Bravo Mini. Mas na falta ou dúvida entre Tramontina realce e Hario slim eu ficaria com o Hario. Nunca experimentei esse Timemore e afins do Aliexpress, mas parecem boas opções. 51148cb39e49d384a87d7286ebaf7bf9.jpg

 

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 11/23/2020 at 5:54 PM, busologo said:

Oi, está aqui: https://imgur.com/a/l1t1i8l

Usando a mesma configuração que você (4), fica bem evidente que passam uns pedaços maiores quando você tenta assentar o café no porta filtro. Não consegui gravar video do problema ocorrendo, mas acho que consegui demonstrar por foto

Fale meu amigo, você conseguiu entrar em contato com eles? Eu vou mandar o meu moedor para eles analisarem. Eles me pediram um prazo absurdo de quase 90 dias para analisar por causa de recesso de fim de ano. Estamos negociando um reembolso agora. Seria bom ter mais pessoas com o problema relatando pra eles. Quem sabe rola um recall da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Breno_Novelli disse:

Fale meu amigo, você conseguiu entrar em contato com eles? Eu vou mandar o meu moedor para eles analisarem. Eles me pediram um prazo absurdo de quase 90 dias para analisar por causa de recesso de fim de ano. Estamos negociando um reembolso agora. Seria bom ter mais pessoas com o problema relatando pra eles. Quem sabe rola um recall da vida.

Opa, não tive tempo ainda.

90 dias sem moer café é osso - apesar que ultimamente está ficando difícil de conseguir acertar a mão aqui (o grão dificilmente é o problema porque estou usando quase que sempre o mesmo - Seleção do Mário Intenso, com torra relativamente recente). 

Vou tentar dar uma ligada amanhã. 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/11/2020 at 19:54, Breno_Novelli disse:

Fale meu amigo, você conseguiu entrar em contato com eles? Eu vou mandar o meu moedor para eles analisarem. Eles me pediram um prazo absurdo de quase 90 dias para analisar por causa de recesso de fim de ano. Estamos negociando um reembolso agora. Seria bom ter mais pessoas com o problema relatando pra eles. Quem sabe rola um recall da vida.

Para te atualizar: recebi a mesma resposta - pediram para eu enviar o moedor. Ou eu aguardo o recesso de final de ano, ou eu envio após a segunda quinzena de janeiro. Acho que vou acabar mandando na segunda quinzena de janeiro mesmo, para não ficar sem tomar café. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou mais um que está com problemas com o moedor de café Realce. Comprei há poucos meses, setembro-outubro agora, e o espaçamento entre as mós está diferente: em uma parte as mós ficam mais próximas e em outras há uma greta maior... isso ocasiona uma moagem média não uniforme, passam pedaços maiores de café... não tá no ponto que a galera acima falou de grudar pedaços de café, mas tá insatisfatório. O ruim disso é que a água não consegue "retirar" os sabores desses pedaços maiores na extração. Mandei msg p a Tramontina pelo "fale conosco', vamos ver se apresentam uma solução, caso não tenha como resolver, vou solicitar a devolução tb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu analisei o Realce, o problema no meu é que a mó maior/superior tem graus de liberdade ("folga") que não deveria ter, ela fica bamba e "dança" dentro da peça de plástico que fica em volta dela, especificamente, me refiro a isso: (na própria foto que um membro do fórum postou, dá p ver como, na parte de cima, a mó tá encostada no plástico e, na parte inferior, há um vão/greta maior)
ACtC-3eucy_Sm-EhImAR3SslQPiEJn8JmZBcchi0
Daí, qnd vai moer, o vão que fica entre as duas mós fica mais estreito de um lado e mais lago de outro, o que ocasiona moagem irregular.
Alguém mais tem esse problema? Não sei se um "calço" uniforme ao redor da mó superior resolveria o problema... mas acredito que é uma tentativa que pode dar certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava para postar aqui e acabei postergando porque tive que trabalhar nas eleições e tive que viajar. 

Eu sou um dos premiados com a inconsistência aqui. 

Sábado de tarde, enquanto moía café, parei de sentir resistência na manivela. Quando fui olhar no copo, vi que as mós tinham caído junto com o eixo.

Aqui as peças dele desmontado:

o73phd0.jpg

Se eu entendi direito, a parte que faz contato do eixo com o corpo é esse plástico preto (vide o desgaste):  

uZv40JV.jpg

Agora, estou com um problema que eu não consigo remontar o moedor - o corpo fica cuspindo o eixo de volta junto com todo o conjunto das mós. Não sei se isso tem a ver, mas antes a manivela estava bem presa no corpo (precisei do alicate que tem na foto para girar a rodinha para desrosquear ela).

Não sei como fica agora com a garantia, preciso entrar em contato com eles. 

Se alguém tiver alguma dica sobre como tentar remontar isso, estou aceitando também. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutes ago, busologo said:

Estava para postar aqui e acabei postergando porque tive que trabalhar nas eleições e tive que viajar. 

Eu sou um dos premiados com a inconsistência aqui. 

Sábado de tarde, enquanto moía café, parei de sentir resistência na manivela. Quando fui olhar no copo, vi que as mós tinham caído junto com o eixo.

Aqui as peças dele desmontado:

o73phd0.jpg

Se eu entendi direito, a parte que faz contato do eixo com o corpo é esse plástico preto (vide o desgaste):  

uZv40JV.jpg

Agora, estou com um problema que eu não consigo remontar o moedor - o corpo fica cuspindo o eixo de volta junto com todo o conjunto das mós. Não sei se isso tem a ver, mas antes a manivela estava bem presa no corpo (precisei do alicate que tem na foto para girar a rodinha para desrosquear ela).

Não sei como fica agora com a garantia, preciso entrar em contato com eles. 

Se alguém tiver alguma dica sobre como tentar remontar isso, estou aceitando também. 

 

Eu acho que a garantia não muda. Ainda mais tendo o histórico do problema aqui. Eu comentei sobre seu caso com eles também. Ou seja, tem "provas" que o negócio já vinha ruim. E como vem se mostrando algo crônico, deve ser mais fácil ainda. Sobre remontar, não sei.

 

E fala com o pós-venda, sim. Eles estão super atenciosos comigo. posvendas.far@tramontina.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...