Ir para conteúdo

Ajuda com dilema no trabalho: Cápsulas reutilizáveis, espresso portátil ou outra opção...?


Del Rei

Postagens recomendadas

Colegas do café...

Tenho em casa minha cafeteira que gosto bastante e fiquei mal acostumado, rsrs. E agora no trabalho sinto a maior falta, especialmente depois do almoço. E não tem nenhuma boa cafeteria por perto, depois da pandemia né... Então estou tentando achar uma solução pra melhorar minha vida enquanto estou trabalhando, rs. No trabalho tem cafeteiras Nespresso e Dolce Gusto.

Pensei em comprar aquelas cápsulas descartáveis pra poder levar meu café nelas, mas dei uma pesquisada rápida e vi algumas reclamações sobre estragar máquina e ainda ficar aguado. Essas cafeteiras, aparentemente, não suportam uma compactação boa do pó e podem dar problema, além da quantidade de pó ser bem limitada. E ao mesmo tempo, li diversas reclamações de o café sair aguado.

E também considero aquelas "cafeteiras" portáteis de espresso. Mas são mais caras e tenho alguns receios de investir e não achar que valeu o investimento.

Queria saber dos colegas... O que vocês sugerem nesse caso? Alguém com experiência com essas cápsulas descartáveis, cafeteiras portáteis, ou ainda alguma outra sugestão?

Obrigado!!:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada no tópico da Picopresso. A minha está a caminho e ainda não posso falar a respeito, mas os reviews são ótimos no YouTube, e tem uma boa avaliação feita pelo @MarcioMO lá.

As cápsulas reutilizáveis tbm não tive boas avaliações de pessoas que conheço e que são apaixonadas por café. Tem um problema intrínseco: a quantidade de café que cabe é muito pequena e vai ser no estilo café pressurizado.

Se você tiver a liberdade de colocar uma manual mais barata lá, pode comprar uma Mondial C-08, uma Chef Crema Silver, uma Saeco Poemia, talvez uma Delonghi, Philco, tem várias usadas num preço razoável, e leva um moedor manual todo dia, ou deixa lá. Aí você escolhe tbm se quer despressurizar o filtro ou não.

Acho que vi alguém mencionar aqui que colocou uma máquina manual no trabalho e um código pra utilização (máquina modificada claro). Ele só dava o código para quem passasse por hm “treinamento” e estivesse apto a operar a máquina. Acho que já complica demais, mas você também pode trancar o portafiltro na gaveta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisassao

Opa! Obrigado pela dica. Vou ler o tópico!
Eu já tinha visto os Nano/Minipresso, mas o Pico ainda não. E o que achava ruim era a capacidade reduzida de pó (8g). E agora fiquei até mais interessado no Pico.

Levar máquina grande pro trabalho é complicado. Não vale o custo e certamente vou me estressar, rs. A melhor solução é arrumar um esquema bem portátil desse mesmo.

Você comprou direto do site deles? Quanto ficou o frete? Teve impostos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei no Ali, ficou em 710 reais com frete incluso (40 reais para SP), mas varia junto com o dólar, e de vez em quando tem promoção, cupom etc. Ainda não sei se vou ser taxado, está a caminho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 24/11/2021 at 13:32, Del Rei disse:

 

[...] ou ainda alguma outra sugestão?

 

 

Olá.

@Del Rei, além das boas sugestões do @regisassao, tem também o drip coffee. Não são o supra sumo do café, mas são uma opção fácil, rápida e silenciosa, que só vão exigir que você tenha água quente e uma xícara. Além disso, são (para meu paladar) melhores do que Nespresso e afins.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sei que existem algumas capsulas de cafe especial pra vender

  • king cafes
  • fuzz cafes
  • illy
  • franks
  • roots café (na café store)
  • café do alto
  • café do moço
  • legendercoffees

acho que a aeropress é uma excelente ideia pq da até pra esquentar agua em qualquer lugar

 

adicionando capsulas reutilizaveis: GrainBlack, e TopBlend

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa ser café espresso?

Eu tomo um espresso duplo em casa no desjejum. Depois, levo na mochila uma aeropress e a quantidade de doses de café que farei no trabalho, moído antes de sair de casa. É diferente, mas me serve bem.

Tenho cápsulas reutilizáveis da Dolce Gusto, mas até agora não me esforcei muito para fazer, com elas, café que valha a pena. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2021 at 21:12, valacomum disse:

Confere.

Pois é. Se não achar uma solução melhor pros espressos, vou considerar essas outras opções também...

Em 30/11/2021 at 09:04, 1colete disse:

eu sei que existem algumas capsulas de cafe especial pra vender

  • king cafes
  • fuzz cafes
  • illy
  • franks
  • roots café (na café store)
  • café do alto
  • café do moço
  • legendercoffees

acho que a aeropress é uma excelente ideia pq da até pra esquentar agua em qualquer lugar

adicionando capsulas reutilizaveis: GrainBlack, e TopBlend

Pois é... O problema dessas cápsulas é que a torra raramente é recente, além da quantidade de pó ser pouca... Acho que vou acabar comprando uma Picopresso mesmo.... A aeropress não é exatamente um espresso, né?

 

Em 30/11/2021 at 10:18, ivoesazevedo disse:

Precisa ser café espresso?

Eu tomo um espresso duplo em casa no desjejum. Depois, levo na mochila uma aeropress e a quantidade de doses de café que farei no trabalho, moído antes de sair de casa. É diferente, mas me serve bem.

Tenho cápsulas reutilizáveis da Dolce Gusto, mas até agora não me esforcei muito para fazer, com elas, café que valha a pena. 

Fala, Ivo.

Olha... "Precisar" não precisa, mas eu prefiro, rs. Até porque no trabalho já tem cafeteira de filtro e espressos de cápsula, então sem café eu não fico, rs. Mas gostaria de poder replicar meu espresso de casa - ou pelo menos chegar perto, hehe.

Eu li alguns relatos sobre essas cápsulas reutilizáveis acabarem danificando as máquinas. Aí fiquei levemente receoso, rsrs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Del Rei disse:

 

A aeropress não é exatamente um espresso, né?

 

Não. Ela está mais para um concentrado (xarope?) de café. Eu, que gosto de café forte, acrescento água na xícara quando preparo na Aeropress. Acabo usando mais para filtrar o café turco e deixá-lo sem resíduo de pó -- foi o jeito mais rápido que encontrei para me livrar daquela "laminha" no fundo da xícara. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 29/11/2021 at 16:16, Del Rei disse:

Acho que vou arriscar

Chegou a comprar? A minha foi taxada, tive que devolver e estou esperando o reembolso do Ali pra tentar novamente. Estava querendo ter uma ideia de quantos estão sendo taxados ou não, para ver se arrisco mesmo ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/12/2021 at 09:32, regisassao disse:

Chegou a comprar? A minha foi taxada, tive que devolver e estou esperando o reembolso do Ali pra tentar novamente. Estava querendo ter uma ideia de quantos estão sendo taxados ou não, para ver se arrisco mesmo ou não.

Rapaz… ainda não.

Provavelmente agora em janeiro. Mas fiquei até triste agora com sua notícia, rs. Você foi tributado em quantos reais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Tentar deixar minha contribuição aqui. Andei pesquisando cápsulas reutilizáveis por algum tempo. Como eu disponho de máquinas Nespresso no trabalho. Encomendei da china as icafilas e aqui no Brasil comprei as da Topblend.

 

Resumindo, não aconselho se utilizar dessas cápsulas se não gostar de uma torra escura. A nespresso faz um milagre colocando apenas 5grs de pó dentro de suas cápsulas originais. Com as topblend não consegui colocar mais que 4.5grs ou a máquina travava, além de ser um modelo "pressurizado" de filtragem. Gostei mais do resultado com as icafilas até por ter conseguido colocar 5.1grs de café e usar um estilo Naked Filter despressurizado.

 

Como gosto de torras mais médias, ao questionar a topblend sobre não estar conseguindo um bom espresso, mas eles me explicaram essa questão e me ofereceram e recomendaram a troca por cápsulas da Dulce Gusto que cabem até 11grs de pó. Aí sim a coisa mudou! Um sistema também naked Filter e com até 11grs já dá pra brincar!

 

Resumindo, recomendo demais as cápsulas para Dulce Gusto da TopBlend e quem quiser insistir na Nespresso, as da icafilas.

 

Vou colocar na sequência fotos e um vídeo que fiz.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/12/2021 at 14:35, Felipe_Silva disse:

Pessoal,

Tentar deixar minha contribuição aqui. Andei pesquisando cápsulas reutilizáveis por algum tempo. Como eu disponho de máquinas Nespresso no trabalho. Encomendei da china as icafilas e aqui no Brasil comprei as da Topblend.

Resumindo, não aconselho se utilizar dessas cápsulas se não gostar de uma torra escura. A nespresso faz um milagre colocando apenas 5grs de pó dentro de suas cápsulas originais. Com as topblend não consegui colocar mais que 4.5grs ou a máquina travava, além de ser um modelo "pressurizado" de filtragem. Gostei mais do resultado com as icafilas até por ter conseguido colocar 5.1grs de café e usar um estilo Naked Filter despressurizado.

Como gosto de torras mais médias, ao questionar a topblend sobre não estar conseguindo um bom espresso, mas eles me explicaram essa questão e me ofereceram e recomendaram a troca por cápsulas da Dulce Gusto que cabem até 11grs de pó. Aí sim a coisa mudou! Um sistema também naked Filter e com até 11grs já dá pra brincar!

Resumindo, recomendo demais as cápsulas para Dulce Gusto da TopBlend e quem quiser insistir na Nespresso, as da icafilas.

Vou colocar na sequência fotos e um vídeo que fiz.

Pô... Rapaz, achei interessante. Acho que por enquanto vou experimentar essa capsula da TopBlend, heim... 11g de pó é interessante.

Obrigado pela contribuição, Felipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Atualizando aqui.

Resolvi experimentar essa Top Blend da Dolce Gusto. Não consegui acertar o ponto da moagem. Sempre fica praticamente pingando a extração. E fraco.


E esse tipo de cápsula não dá pra compactar. Na verdade, as cápsulas originais dessas cafeteiras nem compactam o pó. Se você balançar as cápsulas vai ouvir o barulho do pó solto balançando lá dentro.

Tenho a sensação de que, assim como na Nespresso, teria que ser uma torra mais escura pra essas cápsulas.

Vou continuar tentando pra ver se aprimoro essa técnica na Dolce Gusto; rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 1/31/2022 at 5:42 PM, Del Rei said:

Atualizando aqui.

Resolvi experimentar essa Top Blend da Dolce Gusto. Não consegui acertar o ponto da moagem. Sempre fica praticamente pingando a extração. E fraco.


E esse tipo de cápsula não dá pra compactar. Na verdade, as cápsulas originais dessas cafeteiras nem compactam o pó. Se você balançar as cápsulas vai ouvir o barulho do pó solto balançando lá dentro.

Tenho a sensação de que, assim como na Nespresso, teria que ser uma torra mais escura pra essas cápsulas.

Vou continuar tentando pra ver se aprimoro essa técnica na Dolce Gusto; rs.

@Del Rei Como faço para subir vídeo aqui?

Eu queria mostrar minhas extrações. Aqui não fica fraco não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe_Silva além de compartilhar o vídeo, passe também os detalhes de moagem, qual café usou, se a torra é mais clara ou escura, quantidade de café, dias desde a torra etc. Acho que muitas coisas podem influenciar nesse “mais forte”.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Comprei uma topblend N4 nespresso para minha nespresso U. Os cafés de supermercado comuns (Melita, pilão, etc), extrai muito bem. Quase tão perfeito quando a cápsula original. Faz sentido visto que a cápsula é nacional e , provavelmente, o filtro foi ajustado pro café comum. Porém, sabemos que a qualidade destes cafés é insatisfatória.

Tentando com café de qualidade, a extração é ruim. Pinga pinga. Levei uma amostra do café pilão na loja e  eles moeram, aparentemente, na mesma granulometria. Já testamos na escala de moagem 4, 5 e 6 na máquina da loja. Porém, sem sucesso. Testei também pressionando o pó mais ou menos, e mesmo sem pressionar. Algumas vezes obtive sucesso. Mas 90% das vezes não. Interessante é que, geralmente, quando tenho sucesso é com café recém moído. Não sei se a máquina não faz a moagem uniforme e o café sedimenta camadas distintas de granulometria.

Vi no fórum que a torrefação influência. Parece fazer sentido pela.minha experiência, embora não entenda o motivo. A torrefação desses cafés comuns é forte pra esconder o gosto de café que não dá bebida que eles colocam no meio. O café de qualidade tem torra média. Alguém poderia contribuir? Se eu consegui um café 80% do que é o nespresso original, estou satisfeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você compra o café moído?

Pra mim, o problema é moagem. Deve estar muito fina para a cápsula/máquina. 
Eu tentaria moer mais grosso até encontrar o ponto que sai café. Mas como você disse que foi numa loja, entendo que não tem moedor. Aí fica um pouco mais complicado, pois cada grão vai exigir uma moagem diferente.
Alem disso, tem variação de máquina para máquina, mesmo sendo o mesmo modelo de Nespresso. Eu comprava algumas cápsulas da Sentidos Café, que colocava cafés especiais na cápsula. Algumas extraiam bem, outras não, alguns saiam aguados. A proprietária tinha alguns modelos de máquinas Nespresso e testava bastante até achar a granulometria exata e mesmo assim dava diferença: na minha máquina, vários saiam a conta gotas e outros muito rápido.

Outro fator que influenciava era a data de torra. Cafés recém torrados liberam muito gás carbônico e vice versa. A liberação de gás carbônico também estava associada, segundo ela, a uma maior dificuldade na extração.

O que você pode fazer é encontrar uma torrefadora camarada, testar várias moagens lá, com a sua máquina do lado, até achar o ponto certo para um determinado grão e pedir sempre o mesmo grão na mesma moagem, com a mesma faixa de data de torra (por exemplo, segunda semana após a torra). Chegando em casa, pode tentar congelar o pó. Com grão, eu costumo congelar quando vejo que vou consumir fora da faixa da semana 2 a 3. Na 4a semana, ou mesmo meses depois, quando tiro o grão do freezer, coloco imediatamente no moedor e é como se fosse um café do dia do congelamento. Não vejo muita diferença. Inclusive, essa técnica é amplamente testada e divulgada por vários Youtubers de café.

Com café moído, em teoria, a coisa não será tão perfeita, pois o próprio grão encapsula a semente e preserva aromas e gás carbônico. Ao moer, parte já será liberada. Mas acho que vale a pena testar pra você manter as condições da moagem perfeita e não ter problemas com a extração duas semanas depois de todo o trabalho de ajuste.
Se não quiser ter todo esse trabalho na Torrefadora, compre um moedor e faça os ajustes em casa. Só de ter o café moído na hora, já vai dar outro upgrade no sabor também. E você fica mais no controle das variáveis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

@Odutra e @Del Rei vocês viram o vídeo da Unique sobre as cápsulas da Topblend? 

Eu me assustei foi com o preço. 140 reais por uma cápsula? Tinha que vir pelo menos umas 3 nesse valor, e pra poder tirar outro espresso enquanto as cápsulas anteriores esfriam...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 6 months later...

Eu tenho uma capsula da topblend pra Dolce Gusto, e eu tenho curtido bastante.

A parte ruim é que o tamper que vem é bem menor que o diametro da cuba, e inevitavelmente acaba deixando uns caminhos facilitados.

Eu recortei uma gaveta da maquina pra conseguir observar a extração e acontece bastante de no meio sair legal e nas beiradas espirrar. Eu tenho mitigado isso colocando aos poucos e pressionando até subir no nivel. Nada Prático.

O meu cunhado comprou 2 capsula topblend para nespresso e... sinceramente acho muito trabalho pra pouco café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, ingogums disse:

Eu tenho uma capsula da topblend pra Dolce Gusto, e eu tenho curtido bastante.

A parte ruim é que o tamper que vem é bem menor que o diametro da cuba, e inevitavelmente acaba deixando uns caminhos facilitados.

Eu recortei uma gaveta da maquina pra conseguir observar a extração e acontece bastante de no meio sair legal e nas beiradas espirrar. Eu tenho mitigado isso colocando aos poucos e pressionando até subir no nivel. Nada Prático.

O meu cunhado comprou 2 capsula topblend para nespresso e... sinceramente acho muito trabalho pra pouco café.

Cada  tem uma percepção diferente das coisas, mas para mim a única coisa boa dessas máquinas é a praticidade e se for ficar recarregando as capsulas, acaba matando a única qualidade da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...