Ir para conteúdo

Iniciante - Delonghi Dedica


Danfont

Postagens recomendadas

Pessoal boa tarde,

acabo de entrar nesse mundo do café. Me chamo Daniele e sou Italiano.

Acabei de comprar uma Delonghi Dedica, filtro nao pressurizado, damper e comprei Acaiá em graos. Estou usando um K6 porem nao estou achando a configuracao correta.

Estou colocando 14g e extraindo 28g em 25 segundos. O café fica sem espuma e muito acido. Ja testei mais de 10 click para mais e para menos, mas nao consegui um resultado satisfatorio...estou desanimado. Voces poderia me ajudar com alguma dica? abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Daniele. Apesar de não ter uma Delonghi entendo alguma coisa de espresso. Pelo que você narrou o problema que você está tendo é na moagem mesmo, não sei falar da qualidade do seu moedor, talvez outros aqui no fórum tenham mais conhecimento sobre ele.
Mas vamos lá, pra tentar resolver seu problema você tem duas opções: tentar utilizar outro grão de Café mais ou menos torrado e experimentar a moagem mais adequada, ou ,simplesmente, utilizar o basket pressurizado o que vai dar uma mascarada em qualquer imperfeição na moagem.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O moedor é o kingrinder k6? Se for, não deve ser problema na moagem. Qual a torra do grao? Se for clara, não vai conseguir muito crema e ficará ácido mesmo, pois é característica desse café mesmo. Como o Pedro falou, tenta um com torra mais escura e recente.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk



Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Danfont disse:

Pessoal boa tarde,

acabo de entrar nesse mundo do café. Me chamo Daniele e sou Italiano.

Acabei de comprar uma Delonghi Dedica, filtro nao pressurizado, damper e comprei Acaiá em graos. Estou usando um K6 porem nao estou achando a configuracao correta.

Estou colocando 14g e extraindo 28g em 25 segundos. O café fica sem espuma e muito acido. Ja testei mais de 10 click para mais e para menos, mas nao consegui um resultado satisfatorio...estou desanimado. Voces poderia me ajudar com alguma dica? abracos

Oi, Daniele, tenho uma Dedica tambem. Pelo menos no filtro despressurizado que uso, os melhores resultados vão de 18 a 20gr dependendo da torra (densidade), com certeza 14gr é pouco pra gerar uma boa extração... meu moedor é 1ZPresso, não sei se ele teria algum parametro de comparação com o K6 pra te ajudar, mas no 1Z costumo usar entre 7 a 8 pontos (que dá uns 22 cliques). Tambem não acho que Acaiá seja indicado pra espresso, depende da torra, mas geralmente essa variedade tem uma torra mais delicada, dê preferencia a cafés mais puxados pro fundo achocolatado ou caramelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Danfont disse:

isso..kingrinder k6. Torra escura do inicio de marco. vou tentar com outro grao para ver se melhora. obg

 

obrigado @Mojavesp. Qual café voce indica? abs

Compre um café mais em conta pra teste, se for usar café especial vai gastar MUITO café até chegar no ponto. Depois vc só faz leves ajustes quando for usar o café definitivo. Mas é quase certeza que o problema é a quantidade de pó, e não a moagem. Aumente pra 18gr pra ver se melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danfont estou usando o mesmo Acaiá no K4, um moedor com mós mais voltadas para espresso, mas também com entreclique de 16 microns. Sempre ouvi bons relatos do K6 para espresso. Então, entendo que não é o moedor.

A minha máquina é mais simples que a sua, uma Poemia, com PID e dimmer. Tiro 18/36 em cerca de 25 segundos. PID tem ficado entre 88 e 90 dependendo dos testes que tenho feito com o dimmer 

Meus espressos estão saindo bons, com bastante crema, achocolatados, eu considero um espresso clássico na minha opinião. 

Seu ratio e tempo de extração parecem corretos, em teoria, porém, como disse a @Mojavesp se a quantidade está aquém, esse pode ser um problema, pois tem mais propensão a canalizar, por exemplo.

Tempos também são muito relativos, na minha opinião. Tem café que eu gosto de extrair na faixa dos 15-20 segundos, o que muita gente deve considerar um sacrilégio. 

Então, minha sugestão é afinar a moagem, mesmo que o tempo aumente até 40s, vai testando até achar seu paladar 

Aumente tbm a quantidade de café como sugerido acima. Vai aumentar o tempo de extração tbm.

Outra pergunta: como esta conservando o café? Estou deixando na embalagem original, bem fechada e apenas com um elástico. Nem cheguei a congelar esses grãos, mas pode ser uma boa se você demorar pra consumir o resto. O CO2 tende a desaparecer e junto a crema que você queria.

Finalmente, não sei se esta preaquecendo por muito tempo, mas sugiro 15 min pelo menos pra aquecer bem o grupo e portafiltro. 

Vou ver se subo uma extração que fiz do Acaia pra você ver...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando no 72, mas são moedores diferentes, eu faço WDT e pré-infusão com dimmer subindo gradualmente. Pela minha experiência, posso/devo moer mais fino que sem pré-infusão. WDT tbm me possibilitou afinar mais. 

Os grãos não ficam com aparência de congelado mesmo, parecem apenas gelados, mas deve estar ok. E no vácuo, está no melhor dos mundos em termos de conservação  

Essa torra, na minha opinião é média pra média clara, tem de ser mais fácil de moer mesmo e congelar não dificulta mais. Eu comprei recentemente o Paraíso da Um Coffee, delicioso, mas torra média clara e bem difícil de moer, um dos mais duros que peguei. 

Subi um vídeo da minha extração só pra você ver:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...