Ir para conteúdo

Delonghi Dedica EC680 é boa para um iniciante?


Emerson87

Postagens recomendadas

Prezados, boa noite! 

Iniciando do mundo dos cafés e pensando em adquirir uma máquina que me de um espresso bom e que seja de um valor que caiba no bolso. Após quero investir em um bom moinho e por aí vai. Mas gostaria de saber de vcs, que dominam a arte, se uma Delonghi Dedica EC680 é um bom investimento inicial. Desde já agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, vc tem experiencia com preparo de espresso? Caso não tenha, sugiro que comece com uma cafeteira mais básica, mas invista em um BOM moinho. Não adianta vc gastar os tufos de dinheiro na DeLonghi Dedica se não tiver pelo menos um moinho que sirva para espressos, é o primeiro investimento primordial... e depois, a Dedica oferece muitas variáveis, que atrapalham os iniciantes. É uma máquina maravilhosa (tenho uma e fiz algumas customizações pra melhoria), mas já é para um público intermediário em conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Mojavesp, não tenho experiência alguma. Apenas sou um apreciador de um bom espresso e alguém que pretende ter um café parecido aos encontrados em cafeterias, no conforto do lar. Agradeço tua opinião e na oportunidade aproveito para te perguntar se me indica algum moedor de um custo benefício bom e que atenda a expectativa citada. Um abraço e obrigado pela dica 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para expresso o mais barato é o Kingrinder K2, muita gente cai na tentação de comprar aqueles elétricos de lâminas, não caia nesta besteira. Para começar a brincar uma Philco 15 bar custa menos de $500 e já dá tirar uma bebida boa. Uma balancinha básica também é obrigatório senão vc não vai conseguir regular nunca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou me referindo aos moedores de lâminas, que são baratos, coisa desse $300 ou às vezes menos até, de um Baratza Encore para frente já não tem este problema de inconsistência, falta padrão de moagem ou falta de regulagem, mas aí vaí para pelo menos $2000. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Em 15/07/2022 at 06:26, Mojavesp disse:

Bom dia, vc tem experiencia com preparo de espresso? Caso não tenha, sugiro que comece com uma cafeteira mais básica, mas invista em um BOM moinho. Não adianta vc gastar os tufos de dinheiro na DeLonghi Dedica se não tiver pelo menos um moinho que sirva para espressos, é o primeiro investimento primordial... e depois, a Dedica oferece muitas variáveis, que atrapalham os iniciantes. É uma máquina maravilhosa (tenho uma e fiz algumas customizações pra melhoria), mas já é para um público intermediário em conhecimento.

Bom dia, eu acabei de comprar uma Dolengui e gostaria de saber quais melhorias você fez na sua e quais dessas melhorias valeu a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...
Em 15/07/2022 at 06:26, Mojavesp disse:

Bom dia, vc tem experiencia com preparo de espresso? Caso não tenha, sugiro que comece com uma cafeteira mais básica, mas invista em um BOM moinho. Não adianta vc gastar os tufos de dinheiro na DeLonghi Dedica se não tiver pelo menos um moinho que sirva para espressos, é o primeiro investimento primordial... e depois, a Dedica oferece muitas variáveis, que atrapalham os iniciantes. É uma máquina maravilhosa (tenho uma e fiz algumas customizações pra melhoria), mas já é para um público intermediário em conhecimento.

Em comparação com a Oster Compacta, essa ainda é melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Emerson.

Cara, hoje não existe custo-benefício melhor do que o Blade R3 da MHW-3BOMBER. É comum encontrá-lo por menos de R$ 500 no AliExpress (com estoque no Brasil). E, a cada dois ou três meses, acabo vendo promoções por menos de R$ 400.

É um moedor com ajuste externo, muito bem construído, com pintura de excelente qualidade — na minha opinião, superior à dos modelos da 1Zpresso e Kingrinder — e com uma facilidade de moagem sensacional. Como o cabo é longo e curvado, você acaba moendo para espresso com o mesmo conforto de quem está moendo para coados. Praticamente sem esforço.

Inclusive, ele é o meu moedor preferido para torras média-escuras, pois tende a potencializar o corpo e a doçura da bebida.

 

Sobre a DeLonghi Dedica, existem muitos vídeos de modificações para ela, pois é uma máquina bastante popular no exterior. O problema é que, no Brasil, ela costuma custar o dobro de máquinas semelhantes, como a Oster Compacta, a Xiaomi CME003, a Spirit SCE1 ou a EOS 2 em 1. Esta última, por exemplo, às vezes aparece por cerca de R$ 400 nova, com garantia de três anos pela Amazon, pagando pouco mais 24 reais de garantia estendida.

Um amigo tem uma EOS (praticamente idêntica às novas Philco) e vou te dizer que a extração dela me surpreendeu. E a vaporização, então... é simplesmente surreal para a faixa de preço em que ela compete. Melhor do que a das Gaggia Classic fabricadas antes de 2019.

Isso mostra que as máquinas de espresso provavelmente seguirão um caminho semelhante ao dos fones de ouvido. As marcas chinesas estão evoluindo em um ritmo impressionante e, em muitos casos, já entregam por algumas centenas de reais aquilo que exigia equipamentos muito mais caros há poucos anos.

Não estou dizendo que uma EOS seja melhor do que uma máquina premium moderna. Mas é inegável que a relação entre custo e desempenho está mudando rapidamente. O mercado está ficando mais competitivo, e quem ganha com isso é o consumidor.

No fim das contas, acho importante começar da forma correta, mas sem gastar muito. Por isso, acredito que uma máquina de até R$ 500, combinada com um bom moedor e um tamper auto nivelante, já seja suficiente para colocar você no caminho certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...