Ir para conteúdo

kingrinder k2 - Quantos clicks para expresso?


Postagens recomendadas

1 hora atrás, Lauro Schmith disse:

Recebi o k2 hoje, extrai em 30s 36gramas de café líquido usando 18gr de grão, isso no click 62, é normal essa diferença de click?

Vixi.. agora não sei Lauro; cada volta tem quarenta clicks e nos meus sempre ficam entre a marcação 0 e 1 da segunda volta; acabei te tirar 18/36 em 28 segundos, café torra média clara, menos de 15 dias de torra.

Vamos ver se os colegas nos ajudam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MarcioMO disse:

Pessoal,

Deem uma lida nesse tópico que é bem completo e tem essas informações.

 

Eu já havia lido, porém apesar de bem completo, ali não encontrei ninguém que moesse para espresso acima de 60 clicks como no meu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já havia lido, porém apesar de bem completo, ali não encontrei ninguém que moesse para espresso acima de 60 clicks como no meu caso.
Não se prenda ao número de clicks...depende muito da torra, se está fresca ou não, do ajuste do zero, etc...Ajusta para seu paladar...

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso varia bastante mesmo
Meu click 0 fica na bolinha entre o 0 e o 9.

Volto tudo até onde não da mais e conto a partir dali, normalmente eu tiro o espresso no click 38(varia, mas normalmente o 38 é meu ponto inicial de regulagem)
Quando limpo o moedor tento sempre deixar o click 0 no mesmo lugar, pra eu ter sempre a mesma referência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Lauro Schmith disse:

extrai em 30s 36gramas de café líquido usando 18gr de grão, isso no click 62, é normal essa diferença de click?

A pressão/vazão da sua maquina podem estar baixas. 62 me parece muito grosso. Em geral, eu ficava entre 40-50.

Torra e grão influenciam mas não sei se tanto a ponto de manter 30s no clique 62.

Mas se está do seu agrado, desencana. O que importa é satisfazer o seu paladar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/08/2022 at 14:25, regisassao disse:

A pressão/vazão da sua maquina podem estar baixas. 62 me parece muito grosso. Em geral, eu ficava entre 40-50.

Torra e grão influenciam mas não sei se tanto a ponto de manter 30s no clique 62.

Mas se está do seu agrado, desencana. O que importa é satisfazer o seu paladar.

Então hoje refiz os teste, quando eles foram congelados os cafes tinham apenas 8 dias, agora com aproximadamente 12 dias (4 fora do freezer), para fazer a extração em 30 seg, usei a moagem 56, e moi também uma torra bem mais clara em 49, no fim a moagem estava alta pois o café era muito novo e torra muito escura, para mim que arrecem estou aprendendo sobre moagem, valeu a experiência para perceber o quanto tempo de torra e grau de torra influenciam na moagem e consequentemente extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Uso uma Oster Prima Latte II. Com filtro despressurizado. No click 40 n sai nada. Só lá pelo click 45 sinto sair o café, mas até agora n consegui fazer um café que preste rs. Estou testando 15g de café e até agora os clicks 45, 48, 50 e 55 n ficaram bons. Amanhã vou receber os grãos de café específicos para expresso (Baggio Café Expresso) e vou tentar. Estava usando grãos não feitos para expresso. Talvez isso impacte no sabor. O que vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conta a partir da trava. É a melhor referência. O meu K2 trava um clique antes do 2. Se te disser que estou moendo entre 40-60 cliques, você só pode ter referência se ambos contarmos do travamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc usa filtro despressurizado? Uso o despressurizado com uma Oster Prima Latte, já tentei 40 (n saiu nada), 45, 48 e 50, mas ainda n saiu um expresso que preste rs.

20 horas atrás, regisassao disse:

Conta a partir da trava. É a melhor referência. O meu K2 trava um clique antes do 2. Se te disser que estou moendo entre 40-60 cliques, você só pode ter referência se ambos contarmos do travamento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, n sei te falar pq foi parte de um café que ganhei para experimentar. Peguei hj o Baggio Café Expresso para experimentar e vou te falar.

1 hora atrás, regisassao disse:

Sim, despressurizado. 

Qual café esta usando? Quantos dias de torra?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baggio de supermercado? Sugiro comprar algum café especial do Alex do Torra Fresca, do Mario, ou do Alexson do AKSA. Eles costumam ter um bom custo benefício, são torras mais frescas (principalmente Alex e Alexson), e muita gente aqui já provou, podendo ter mais comparativos de percepções. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, O Baggio Café que comprei foi na Amazon. Torra média, feito para expresso, porém com torra de 1 mês  e meio, o que já altera bem o sabor do café. Fiz uns testes e encontrei o click 52 como o mais adequado ao meu gosto. Agora é fazer os testes com a quantidade de pressão no tamper, usar um nivelador, pra tentar melhorar o sabor. Uma coisa que percebi logo foi a diferença entre o gosto do café no filtro despressurizado e moído na hora e o que eu utilizava na Oster, já moído e com filtro pressurizado. Sinto mais amargor no despressurizado, mas o sabor do café é bem mais evidente.

Uma dúvida, é normal sair uns pequenos grãos de café moído no líquido, quando estamos utilizando um filtro despressurizado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Thiago de Oliveira Fernand disse:

Uma dúvida, é normal sair uns pequenos grãos de café moído no líquido, quando estamos utilizando um filtro despressurizado?

Não vejo isso nos meus espressos, não. Acho que isso só é normal em prensa francesa ou ibriq ou similares. 

50 minutos atrás, Thiago de Oliveira Fernand disse:

Baggio Café que comprei foi na Amazon. Torra média, feito para expresso, porém com torra de 1 mês  e meio, o que já altera bem o sabor do café

Com um dos cafés que citei, com torra de 1-2 semanas, você verá uma diferença significativa na qualidade. 

52 minutos atrás, Thiago de Oliveira Fernand disse:

Sinto mais amargor no despressurizado,

Teste com um ou dois cliques mais grosso pra ver se diminui o amargor, caso esteja te incomodando. Mas acho que esse grão não ajuda muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisassao disse:

Não vejo isso nos meus espressos, não. Acho que isso só é normal em prensa francesa ou ibriq ou similares. 

Com um dos cafés que citei, com torra de 1-2 semanas, você verá uma diferença significativa na qualidade. 

Teste com um ou dois cliques mais grosso pra ver se diminui o amargor, caso esteja te incomodando. Mas acho que esse grão não ajuda muito...

Então, estou notando isso. Como se fosse um pouco de borra de café saindo. Alguém sabe dizer o que pode ser?Sempre que uso o despressurizado sai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago de Oliveira Fernand disse:

Então, O Baggio Café que comprei foi na Amazon. Torra média, feito para expresso, porém com torra de 1 mês  e meio, o que já altera bem o sabor do café. Fiz uns testes e encontrei o click 52 como o mais adequado ao meu gosto. Agora é fazer os testes com a quantidade de pressão no tamper, usar um nivelador, pra tentar melhorar o sabor. Uma coisa que percebi logo foi a diferença entre o gosto do café no filtro despressurizado e moído na hora e o que eu utilizava na Oster, já moído e com filtro pressurizado. Sinto mais amargor no despressurizado, mas o sabor do café é bem mais evidente.

Uma dúvida, é normal sair uns pequenos grãos de café moído no líquido, quando estamos utilizando um filtro despressurizado?

 

19 minutos atrás, Thiago de Oliveira Fernand disse:

Então, estou notando isso. Como se fosse um pouco de borra de café saindo. Alguém sabe dizer o que pode ser?Sempre que uso o despressurizado sai.

Então: o meu sai tb e eu imagino que sejam os fines que passam por causa da pressão da máquina, acredito que com uma pressão menor, usaria uma moagem mais grossa e reduziria esse efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Oster Prima Latte tem 19 bar

2 minutos atrás, eltonaguiar disse:

 

Então: o meu sai tb e eu imagino que sejam os fines que passam por causa da pressão da máquina, acredito que com uma pressão menor, usaria uma moagem mais grossa e reduziria esse efeito.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode fazer um teste abrindo um pouco o knob de vaporização durante a extração. Não lembro se a Prima Latte tem knob, mas isso alivia um pouco a pressão. Você não saberá exatamente a pressão sem manômetro, mas consegue fazer um teste qualitativo e ver se sai mais ou menos fines. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...