Ir para conteúdo

Café em quantidade


Victor VFO

Postagens recomendadas

Galera, boa noite!

Qual método vocês usam para fazer café em grande quantidade (1litro+)?

Tenho hario, french, espresso, moka, mas nada disso funciona bem ao receber muitas visitas e ter que servir todo mundo.
Será que o melhor é mandar um melittão mesmo? Não tenho aqui mas acho que de repente vou testar.
Olhei algumas cafeteiras elétricas mas sempre acho alguns pontos negativos e acabei desanimando um pouco.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, não costumo fazer tal quantidade, um litro. Porém, talvez seja uma ideia a ser considerada, neste caso, diluir água quente em uma quantidade adequada e concentrada. Já ouvi relatos positivos nessa linha, manejando-se o equilíbrio. 

Sobre o Melitta, sinceramente acho que também seria uma boa. Aliás, para qualquer quantidade, não descarto de jeito nenhum o Melitta, pelo contrário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2022 at 18:08, Victor VFO disse:

Qual método vocês usam para fazer café em grande quantidade (1litro+)?

Olá.

Moka ou prensa, @Victor VFO; tenho ambas em volumes grandes. E vejo a Hario v60 como uma opção se as visitas preferirem café coado, mas aí eu teria que fazer em 2 rodadas.

A cafeteira elétrica ganha na praticidade, mas, para o meu paladar, perde em todo o resto.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando tenho essa demanda faço duas V60 de 500 a 600ml. 

Acredito que o Melitta 103 também te atenderia nessa linha, bem melhor que cafeteiras elétricas. Acredito que o principal problema de cafeteiras elétricas é que a temperatura de extração acaba sendo baixa.

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível fazer 1L no Melitta 103, o problema é que percolação é um método sensível, se errar a extração, vai "perder" 1L de café. 
Imersão é mais seguro nesse sentido, pois o café só fica ruim se errar muito na moagem ou proporção. Gosto da Clever, pois combina imersão com o filtro de papel e entrega uma bebida limpa. Porém a Clever faz até 500ml por vez... 

Outra forma quase infalível é método da "roça": 

  • Ferve a água numa panela 
  • Apaga o fogo
  • Adiciona o café e mexe
  • Infusão de 2-4 minutos
  • Passa o café num coador de pano (limpo e grande o suficiente)

Não é muito elegante, mas é uma ótima forma de fazer café em quantidade. O coador de pano tem um fluxo alto e entrega uma bebida quase tão limpa quanto o papel. A dica aqui é usar uma moagem média-fina, principalmente se o café for uma torra mais clara, para conseguir uma extração decente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o Melitta e vou testar. Essa receita aqui parece interessante, com grão moído igual pra prensa: 

 
O metodo da roça parece interessante tbm.
Se falhar tudo vou esperar uma promoção de Prensa de 1l. To vendo avaliações da Bialetti mas parece que o vidro é bastante frágil :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
On 9/14/2022 at 10:18 AM, Victor VFO said:

Comprei o Melitta e vou testar. Essa receita aqui parece interessante, com grão moído igual pra prensa: 

 
O metodo da roça parece interessante tbm.
Se falhar tudo vou esperar uma promoção de Prensa de 1l. To vendo avaliações da Bialetti mas parece que o vidro é bastante frágil :blink:

A minha de 1L é da Bialetti, e não acho frágil n, é bem grosso. Porém continua sendo vidro, tomo cuidado mas nada diferente do normal

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2022 at 16:24, Diego Nunes disse:

É possível fazer 1L no Melitta 103, o problema é que percolação é um método sensível, se errar a extração, vai "perder" 1L de café. 
Imersão é mais seguro nesse sentido, pois o café só fica ruim se errar muito na moagem ou proporção. Gosto da Clever, pois combina imersão com o filtro de papel e entrega uma bebida limpa. Porém a Clever faz até 500ml por vez... 

Outra forma quase infalível é método da "roça": 

  • Ferve a água numa panela 
  • Apaga o fogo
  • Adiciona o café e mexe
  • Infusão de 2-4 minutos
  • Passa o café num coador de pano (limpo e grande o suficiente)

Não é muito elegante, mas é uma ótima forma de fazer café em quantidade. O coador de pano tem um fluxo alto e entrega uma bebida quase tão limpa quanto o papel. A dica aqui é usar uma moagem média-fina, principalmente se o café for uma torra mais clara, para conseguir uma extração decente.

Poxa, acho o método da roça elegante demais...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Camaradas, alguém poderia me sugerir uma receita para café em quantidade (especificamente 600ml), coado no v60? Sou acostumado a fazer aprox. 200ml, e ao tentar fazer 600ml, acaba puxando pro amargo. Utilizo um Comandante. Se possível, poderiam me sugerir, além da receita, um click para usar nela no Comandanate? Eu priorizo o dulçor.

Sei que o ideal é fazer só o que for tomar na hora, mas atualmente estou trabalhando de forma presencial, e não é conveniente levar todo o setup para o trabalho. Ao mesmo tempo, o café que é disponibilizado lá é triste =(

Daí minha alternativa é levar uns 600ml na térmica mesmo. 

Espero poder contar com a ajuda de vocês!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/10/2023 at 1:07 PM, Drama said:

Camaradas, alguém poderia me sugerir uma receita para café em quantidade (especificamente 600ml), coado no v60? Sou acostumado a fazer aprox. 200ml, e ao tentar fazer 600ml, acaba puxando pro amargo. Utilizo um Comandante. Se possível, poderiam me sugerir, além da receita, um click para usar nela no Comandanate? Eu priorizo o dulçor.

Sei que o ideal é fazer só o que for tomar na hora, mas atualmente estou trabalhando de forma presencial, e não é conveniente levar todo o setup para o trabalho. Ao mesmo tempo, o café que é disponibilizado lá é triste =(

Daí minha alternativa é levar uns 600ml na térmica mesmo. 

Espero poder contar com a ajuda de vocês!

 

De toda forma você vai precisar regular o café, mas toma como base sua receita que usa pros 200ml multiplicando por 3 as quantidades e engrossando a moagem, tentando fazer passar os 600ml em um tempo próximo ao tempo necessário para completar sua receita de 200ml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Eu gosto muito de usar o V60 02, mas mellita pode ser mais consistente.

 

A receita que eu geralmente uso, seria tento em mente a 4:6 do Tetsu Kasuya.

1250g de água em 5 ataques de 250g

100g de cafe (Geralmente uma proporção maior que 1:15 ajuda em receitas grandes) 

Você espera toda a agua passar pelo café entre cada ataque (geralmente fica em torno de 1 minuto para cada)

A principal vantagem desse método é que, pela quantidade de água e não ser tão dependente da agitação, você consegue usar tranquilamente qualquer panela, sem precisar ser de bico de ganso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...