Victor VFO Postado 8 Setembro 2022 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2022 Galera, boa noite! Qual método vocês usam para fazer café em grande quantidade (1litro+)? Tenho hario, french, espresso, moka, mas nada disso funciona bem ao receber muitas visitas e ter que servir todo mundo. Será que o melhor é mandar um melittão mesmo? Não tenho aqui mas acho que de repente vou testar. Olhei algumas cafeteiras elétricas mas sempre acho alguns pontos negativos e acabei desanimando um pouco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 9 Setembro 2022 Denunciar Share Postado 9 Setembro 2022 Victor, não costumo fazer tal quantidade, um litro. Porém, talvez seja uma ideia a ser considerada, neste caso, diluir água quente em uma quantidade adequada e concentrada. Já ouvi relatos positivos nessa linha, manejando-se o equilíbrio. Sobre o Melitta, sinceramente acho que também seria uma boa. Aliás, para qualquer quantidade, não descarto de jeito nenhum o Melitta, pelo contrário. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 10 Setembro 2022 Denunciar Share Postado 10 Setembro 2022 Em 08/09/2022 at 18:08, Victor VFO disse: Qual método vocês usam para fazer café em grande quantidade (1litro+)? Olá. Moka ou prensa, @Victor VFO; tenho ambas em volumes grandes. E vejo a Hario v60 como uma opção se as visitas preferirem café coado, mas aí eu teria que fazer em 2 rodadas. A cafeteira elétrica ganha na praticidade, mas, para o meu paladar, perde em todo o resto. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniciusdsg Postado 12 Setembro 2022 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2022 Quando tenho essa demanda faço duas V60 de 500 a 600ml. Acredito que o Melitta 103 também te atenderia nessa linha, bem melhor que cafeteiras elétricas. Acredito que o principal problema de cafeteiras elétricas é que a temperatura de extração acaba sendo baixa. Bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor VFO Postado 12 Setembro 2022 Autor Denunciar Share Postado 12 Setembro 2022 Muito obrigado! Vou tentar o Melitta mesmo e ver como fica. Bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 12 Setembro 2022 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2022 É possível fazer 1L no Melitta 103, o problema é que percolação é um método sensível, se errar a extração, vai "perder" 1L de café. Imersão é mais seguro nesse sentido, pois o café só fica ruim se errar muito na moagem ou proporção. Gosto da Clever, pois combina imersão com o filtro de papel e entrega uma bebida limpa. Porém a Clever faz até 500ml por vez... Outra forma quase infalível é método da "roça": Ferve a água numa panela Apaga o fogo Adiciona o café e mexe Infusão de 2-4 minutos Passa o café num coador de pano (limpo e grande o suficiente) Não é muito elegante, mas é uma ótima forma de fazer café em quantidade. O coador de pano tem um fluxo alto e entrega uma bebida quase tão limpa quanto o papel. A dica aqui é usar uma moagem média-fina, principalmente se o café for uma torra mais clara, para conseguir uma extração decente. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Simas Postado 12 Setembro 2022 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2022 Nessa situação eu vou de melitta 103 ou na prensa francesa de 1 litro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor VFO Postado 14 Setembro 2022 Autor Denunciar Share Postado 14 Setembro 2022 Comprei o Melitta e vou testar. Essa receita aqui parece interessante, com grão moído igual pra prensa: O metodo da roça parece interessante tbm. Se falhar tudo vou esperar uma promoção de Prensa de 1l. To vendo avaliações da Bialetti mas parece que o vidro é bastante frágil Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Simas Postado 25 Setembro 2022 Denunciar Share Postado 25 Setembro 2022 On 9/14/2022 at 10:18 AM, Victor VFO said: Comprei o Melitta e vou testar. Essa receita aqui parece interessante, com grão moído igual pra prensa: O metodo da roça parece interessante tbm. Se falhar tudo vou esperar uma promoção de Prensa de 1l. To vendo avaliações da Bialetti mas parece que o vidro é bastante frágil A minha de 1L é da Bialetti, e não acho frágil n, é bem grosso. Porém continua sendo vidro, tomo cuidado mas nada diferente do normal Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Seu Zé Postado 26 Setembro 2022 Denunciar Share Postado 26 Setembro 2022 Em 12/09/2022 at 16:24, Diego Nunes disse: É possível fazer 1L no Melitta 103, o problema é que percolação é um método sensível, se errar a extração, vai "perder" 1L de café. Imersão é mais seguro nesse sentido, pois o café só fica ruim se errar muito na moagem ou proporção. Gosto da Clever, pois combina imersão com o filtro de papel e entrega uma bebida limpa. Porém a Clever faz até 500ml por vez... Outra forma quase infalível é método da "roça": Ferve a água numa panela Apaga o fogo Adiciona o café e mexe Infusão de 2-4 minutos Passa o café num coador de pano (limpo e grande o suficiente) Não é muito elegante, mas é uma ótima forma de fazer café em quantidade. O coador de pano tem um fluxo alto e entrega uma bebida quase tão limpa quanto o papel. A dica aqui é usar uma moagem média-fina, principalmente se o café for uma torra mais clara, para conseguir uma extração decente. Poxa, acho o método da roça elegante demais... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Drama Postado 10 Junho 2023 Denunciar Share Postado 10 Junho 2023 Camaradas, alguém poderia me sugerir uma receita para café em quantidade (especificamente 600ml), coado no v60? Sou acostumado a fazer aprox. 200ml, e ao tentar fazer 600ml, acaba puxando pro amargo. Utilizo um Comandante. Se possível, poderiam me sugerir, além da receita, um click para usar nela no Comandanate? Eu priorizo o dulçor. Sei que o ideal é fazer só o que for tomar na hora, mas atualmente estou trabalhando de forma presencial, e não é conveniente levar todo o setup para o trabalho. Ao mesmo tempo, o café que é disponibilizado lá é triste =( Daí minha alternativa é levar uns 600ml na térmica mesmo. Espero poder contar com a ajuda de vocês! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Simas Postado 11 Junho 2023 Denunciar Share Postado 11 Junho 2023 On 6/10/2023 at 1:07 PM, Drama said: Camaradas, alguém poderia me sugerir uma receita para café em quantidade (especificamente 600ml), coado no v60? Sou acostumado a fazer aprox. 200ml, e ao tentar fazer 600ml, acaba puxando pro amargo. Utilizo um Comandante. Se possível, poderiam me sugerir, além da receita, um click para usar nela no Comandanate? Eu priorizo o dulçor. Sei que o ideal é fazer só o que for tomar na hora, mas atualmente estou trabalhando de forma presencial, e não é conveniente levar todo o setup para o trabalho. Ao mesmo tempo, o café que é disponibilizado lá é triste =( Daí minha alternativa é levar uns 600ml na térmica mesmo. Espero poder contar com a ajuda de vocês! De toda forma você vai precisar regular o café, mas toma como base sua receita que usa pros 200ml multiplicando por 3 as quantidades e engrossando a moagem, tentando fazer passar os 600ml em um tempo próximo ao tempo necessário para completar sua receita de 200ml. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Toto Postado 21 de Janeiro Denunciar Share Postado 21 de Janeiro Eu gosto muito de usar o V60 02, mas mellita pode ser mais consistente. A receita que eu geralmente uso, seria tento em mente a 4:6 do Tetsu Kasuya. 1250g de água em 5 ataques de 250g 100g de cafe (Geralmente uma proporção maior que 1:15 ajuda em receitas grandes) Você espera toda a agua passar pelo café entre cada ataque (geralmente fica em torno de 1 minuto para cada) A principal vantagem desse método é que, pela quantidade de água e não ser tão dependente da agitação, você consegue usar tranquilamente qualquer panela, sem precisar ser de bico de ganso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas