Ir para conteúdo

Ajuda - Compra de Medor para Espresso


Gabrielprz

Postagens recomendadas

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e estou pesquisando moedor para espressos e ainda não achei uma postagem que me esclarecesse definitivamente.

Tenho uma máquina da breville, a bambino plus, que parece ser um pouco inferior às vendidas aqui no Brasil pela Tramontina, pois não possui meios de ajustar a temperatura e nem possui medidor de pressão.

Uso junto com ela o moedor da Tramontina/Breville smartgrinder e ao fazer as extrações nunca consegui um resultado satisfatório.

Pesquisa do bastante na internet, vi várias recomendações para usar acessórios que facilitam muito, entre eles distribuidor, desempelotador do café, puck screen e um tamper melhor. Adquiri tudo aliado a um filtro naked, o que ajudou bastante a melhorar a consistência da crema do café.

Consigo fazer um café mais ou menos com as seguintes especificações: 16,5g no portafiltro, 36g na xícara, 26s de extração.

Aqui dois pontos, a contagem da extração começa quando? Vi que tem balanças que medem a partir do momento que o espresso cai na xícara, e que outros medem no momento que se aperta o botão para extrair.. tenho começado a contagem logo após a pré-infusao.

Apesar de todo o esforço e de aparentemente sair um espresso com cor correta, crema consistente e proporção adequada, o sensorial não me agrada, pois geralmente é um espresso muito ácido.

Se eu fizer um ajuste no moedor para ficar mais fino, a extração acaba retardando e vai para 30s ou mais ... E geralmente o café amarga demais, também não consegui ajustar só na quantia de pó.

Resultado: só estou usando a máquina para fazer bebidas com leite, para poder disfarçar um pouco o excesso de acidez.

Não acho que o problema seja o café. Adquiri cafés com torra mais escura e o problema persiste.

Pesquisando vi que o problema pode ser o moedor, e após vários modelos, cheguei a dois: kingrinder k4 e  bravito (Bravo IT), que de acordo com as informações do fórum, entregam um espresso com perfil mais encorpado e doce.

Se a questão fosse só preço, claro que iria no custo benefício do K4. No entanto, ele é por ajuste de clicks e pode ser que eu tenha o mesmo problema do Breville (posso estar enganado). Por outro lado, já vi relatos de pessoas aqui do fórum que disseram não ter visto diferença na xícara entre o Bravito e o K4.

E agora? Vocês acham que o meu problema se resolve mesmo com o moedor? ou minha limitação é a Máquina ?  Se for o moedor qual deles escolher ? Gostaria do K4 por ser mais barato, mas será que resolveria ou preciso gastar mais ?

A minha ideia é ficar com o Breville para métodos coados e com o manual somente para espresso (eventualmente para coado só em viagem). O que me dizem ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!
Já tive o moedor da breville e o k4. Não consegui testa-los em paralelo, mas o k4 é muito melhor na moagem pelo histórico que tenho de ambos. Pra mim a precisão de clicks do k4 é suficiente para tirar bons espressos. Vide tópico do k4 é k6 que o pessoal posta as experiências. De fato o kinu e o bravito são stepless e aí você consegue ajustar mais facilmente. Uma outra variável que pode tentar ajustar é a temperatura também.

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, boa tarde!!

Vou te dar um relato de quem já passou muita raiva com a Breville, que aliás ainda tenho ela aqui, modelo Express Pro com o moedor embutido.

No começo foi frustrante, muito mesmo, mas ao passar do tempo eu vi que o problema era eu mesmo, não tinha técnica nenhuma e a falta de acessórios (justamente todos que você citou)

Após a chegada dos acessórios e também da prática diária eu consegui excelentes resultados com a minha Breville, aliado também a cafés de qualidade com torra recente (eu gostei bastante do 3 Gerações da seleção do Mário)

Quanto ao tempo de extração realmente há que conte a partir do acionamento do botão e também tem quem marque a partir da primeira gota na xícara (que é o meu caso), eu geralmente gosto de 18~25 segundos após a primeira gota na xícara, mas isso é relativo, vai do paladar de cada um

Ja o moedor eu comprei um K4 pra me aventurar no mundo dos moedores manuais

Talvez seu problema seja o grão que você tá usando, grãos com torra mais escura tendem a amargar mesmo, qual seria esse que você tá usando?

Outra coisa, você já teve alguma outra máquina de Espresso? Qual a tua experiência com extrações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Medeiros123 disse:

Olá, boa tarde!!

Vou te dar um relato de quem já passou muita raiva com a Breville, que aliás ainda tenho ela aqui, modelo Express Pro com o moedor embutido.

No começo foi frustrante, muito mesmo, mas ao passar do tempo eu vi que o problema era eu mesmo, não tinha técnica nenhuma e a falta de acessórios (justamente todos que você citou)

Após a chegada dos acessórios e também da prática diária eu consegui excelentes resultados com a minha Breville, aliado também a cafés de qualidade com torra recente (eu gostei bastante do 3 Gerações da seleção do Mário)

Quanto ao tempo de extração realmente há que conte a partir do acionamento do botão e também tem quem marque a partir da primeira gota na xícara (que é o meu caso), eu geralmente gosto de 18~25 segundos após a primeira gota na xícara, mas isso é relativo, vai do paladar de cada um

Ja o moedor eu comprei um K4 pra me aventurar no mundo dos moedores manuais

Talvez seu problema seja o grão que você tá usando, grãos com torra mais escura tendem a amargar mesmo, qual seria esse que você tá usando?

Outra coisa, você já teve alguma outra máquina de Espresso? Qual a tua experiência com extrações?

Desde já obrigado por compartilhar teu relato.

 

Olha.. só tive essa máquina mesmo, bambino plus, comprei ela no ML de uma revendedor que trouxe de fora, zerada na caixa, e na época achei bom o preço, menos de 3 mil reais, enquanto aqui  o modelo mais simples da breville/tramontina tava 4500.

Ja tentei cafés da Unique, da KOA (muito bons achei) e mitsuo nakao (esse porque vende próximo aqui de casa), todos com torra menos de 30 dias. Ultimamente compro da KOA cafés, pois é o que chega com menos tempo e consequentemente torra mais recente (já consegui com torra de 06 dias). Moro em Belém - PA e, tinha uma torrefação local muito boa, mas infelizmente fechou. Os cafés do Mario demoram mais de duas semanas pra chegar aqui e acaba não compensando...

Eu comprei grão com torra mais escura, pois estava usando torra média e achei que tava muito ácido.. Ainda assim não chega nem perto de torras como do starbucks hehe. OS últimos que tentei foram da KOA cafés, especificamente o chocolatto e o moquinha.

Acredito que um dos pontos que estão contribuindo para acidez seja a temperatura da máquina (mas não tenho certeza). Infelizmente esse modelo bambino plus não tem como regular, diferente dos outros modelos um pouco mais avançados da Breville. Também dificulta um pouco o fato de não ter medidor de pressão, que dá um indicativo se a espessura/quantidade de grãos está adequada.

No geral acho que tenho feito a preparação do disco corretamente.. por isso pensei nos moedores manuais, pois lendo relatos vi que entregam uma moagem mais precisa e tendem a extrair mais corpo e doçura.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, então @Gabrielprz se você tá achando muito ácido recomendo aumentar o tempo de extração, na preparação do bolo de café, no caso moendo mais fino ou aumentando a quantidade de café no Portafiltro, para gerar mais resistência na passagem da água, isso vai extrair mais corpo do café

Existe um tipo de gráfico que mostra isso que eu tô te falando, acho que você já deve ter visto em algum lugar:

Acidez-Doçura-Amargor

Quanto ao manômetro, as vezes a gente chega numa certa experiência que já da pra extrair sem a necessidade dele, a gente vai só no paladar mesmo, hahaha!!

No caso da minha Breville o manômetro já tá sem funcionar já faz um tempo…

Mas já vou te avisando também que não são todos os grãos que se saem bem no Espresso

Quanto ao moedor, um moedor dedicado para Espresso é imprescindível nessa jornada de aprendizado, te recomendo a comprar um bom moedor que possa te acompanhar num possível upgrade de máquina também, quanto ao modelo, os que você já citou mesmo: K4 ou o Bravito

De resto é só prática e aprendizado mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, andersonvsala disse:

já tentou ver moedores elétricos ?

 

Eu uso o breville/tramontina smartgrinder, mas estou achando que fica muito ácido o café, e quando afino mais fica superextraído (15g em 50s, por exemplo).

As opções que vi que seriam melhores e que vendem aqui no Brasil seriam baratza sette (30 ou 270, sendo que no momento só esta vendendo o 30) e o vario-w, também anúncio pausado no ML.

alguma outra sugestão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, andersonvsala disse:

qual ser orçamento? 

por volta de R$2500, que seria o preço do bravito.

Como disse, tenho o smartgrinder da breville que me atende satisfatoriamente para os coados e prensa. O negócio é o espresso.

Se fosse para gastar muito acima disso, acredito que seria melhor fazer um upgrade de máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Gabrielprz disse:

por volta de R$2500, que seria o preço do bravito.

Como disse, tenho o smartgrinder da breville que me atende satisfatoriamente para os coados e prensa. O negócio é o espresso.

Se fosse para gastar muito acima disso, acredito que seria melhor fazer um upgrade de máquina.

pesquisou da 1zpresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, @Gabrielprz eu comprei o K4 no Aliexpress, vai ser meu primeiro moedor manual, e assim como você eu vou fazer um teste pra ver se me adapto aos manuais, por isso também optei pelo custo x beneficio, caso eu não me adapte posso mantê-lo ou mesmo vender aqui no fórum, ainda estou com a minha Breville portanto não estou com pressa

Como você tá com uma certa urgência te recomendo pegar um K4 usado aqui nos classificados do Fórum e fazer seus testes, caso você goste pode vender e pegar um manual mais High-End, no caso um Bravito ou o Comandante C40

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Medeiros123 disse:

Olha, @Gabrielprz eu comprei o K4 no Aliexpress, vai ser meu primeiro moedor manual, e assim como você eu vou fazer um teste pra ver se me adapto aos manuais, por isso também optei pelo custo x beneficio, caso eu não me adapte posso mantê-lo ou mesmo vender aqui no fórum, ainda estou com a minha Breville portanto não estou com pressa

Como você tá com uma certa urgência te recomendo pegar um K4 usado aqui nos classificados do Fórum e fazer seus testes, caso você goste pode vender e pegar um manual mais High-End, no caso um Bravito ou o Comandante C40

Bacana!!

Olhei o tópico do Bravito e foram tantos elogios que eu to inclinado a pegar ele! mas vou esperar um pouco mais. Depois deixa aqui o seu relato =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gabrielprz disse:

Bacana!!

Olhei o tópico do Bravito e foram tantos elogios que eu to inclinado a pegar ele! mas vou esperar um pouco mais. Depois deixa aqui o seu relato =)

Olha, o lote do bravito tá saindo no final desse mês, bom lembrar que a produção é esparsa! Se acabar, pode ser que você tenha que esperar uns bons seis meses por um novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Gabrielprz disse:

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e estou pesquisando moedor para espressos e ainda não achei uma postagem que me esclarecesse definitivamente.

Tenho uma máquina da breville, a bambino plus, que parece ser um pouco inferior às vendidas aqui no Brasil pela Tramontina, pois não possui meios de ajustar a temperatura e nem possui medidor de pressão.

Uso junto com ela o moedor da Tramontina/Breville smartgrinder e ao fazer as extrações nunca consegui um resultado satisfatório.

Pesquisa do bastante na internet, vi várias recomendações para usar acessórios que facilitam muito, entre eles distribuidor, desempelotador do café, puck screen e um tamper melhor. Adquiri tudo aliado a um filtro naked, o que ajudou bastante a melhorar a consistência da crema do café.

Consigo fazer um café mais ou menos com as seguintes especificações: 16,5g no portafiltro, 36g na xícara, 26s de extração.

Aqui dois pontos, a contagem da extração começa quando? Vi que tem balanças que medem a partir do momento que o espresso cai na xícara, e que outros medem no momento que se aperta o botão para extrair.. tenho começado a contagem logo após a pré-infusao.

Apesar de todo o esforço e de aparentemente sair um espresso com cor correta, crema consistente e proporção adequada, o sensorial não me agrada, pois geralmente é um espresso muito ácido.

Se eu fizer um ajuste no moedor para ficar mais fino, a extração acaba retardando e vai para 30s ou mais ... E geralmente o café amarga demais, também não consegui ajustar só na quantia de pó.

Resultado: só estou usando a máquina para fazer bebidas com leite, para poder disfarçar um pouco o excesso de acidez.

Não acho que o problema seja o café. Adquiri cafés com torra mais escura e o problema persiste.

Pesquisando vi que o problema pode ser o moedor, e após vários modelos, cheguei a dois: kingrinder k4 e  bravito (Bravo IT), que de acordo com as informações do fórum, entregam um espresso com perfil mais encorpado e doce.

Se a questão fosse só preço, claro que iria no custo benefício do K4. No entanto, ele é por ajuste de clicks e pode ser que eu tenha o mesmo problema do Breville (posso estar enganado). Por outro lado, já vi relatos de pessoas aqui do fórum que disseram não ter visto diferença na xícara entre o Bravito e o K4.

E agora? Vocês acham que o meu problema se resolve mesmo com o moedor? ou minha limitação é a Máquina ?  Se for o moedor qual deles escolher ? Gostaria do K4 por ser mais barato, mas será que resolveria ou preciso gastar mais ?

A minha ideia é ficar com o Breville para métodos coados e com o manual somente para espresso (eventualmente para coado só em viagem). O que me dizem ?

 

Então,  tentei usar o C2 em uma Breville infuser, muito raramente tirava algo descente, isso em razão dos poucos clicks, parti para o Kingrinder K2 e apesar de preciso para chegar a extrações de 30s, tomei os piores espressos de minha vida,  espressos tão azedos que lembram vinagre, não adiantava aumentar a extração ou temperatura, o único que ficava ok era o gourmet do Torra Fresca, especiais como fazenda Jucy ou mokinha dele ficavam horríveis, resolvi comprar o K4 como última tentativa antes de mandar para o inferno a Breville Infuser...E PQP, que cafes delicioso,  o K4 realça corpo,  doçura... Ainda tem acidez? Sim, porém deliciosa, extremamente equilibrada, mas ela some se aumentar a temperatura, coisa que não faço pois ela é leve e saborosa com esse moedor, coisa que observei é que uso na Breville moagem bem mais alta que do povo do fórum.

Quanto ao fato dos clicks, não senti necessidade de mais precisão no K4, muito fácil de atingir os tempos de extração. 

Ps: O k2 é excelente para coados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Medeiros123 disse:

Olá, boa tarde!!

Vou te dar um relato de quem já passou muita raiva com a Breville, que aliás ainda tenho ela aqui, modelo Express Pro com o moedor embutido.

No começo foi frustrante, muito mesmo, mas ao passar do tempo eu vi que o problema era eu mesmo, não tinha técnica nenhuma e a falta de acessórios (justamente todos que você citou)

Após a chegada dos acessórios e também da prática diária eu consegui excelentes resultados com a minha Breville, aliado também a cafés de qualidade com torra recente (eu gostei bastante do 3 Gerações da seleção do Mário)

Quanto ao tempo de extração realmente há que conte a partir do acionamento do botão e também tem quem marque a partir da primeira gota na xícara (que é o meu caso), eu geralmente gosto de 18~25 segundos após a primeira gota na xícara, mas isso é relativo, vai do paladar de cada um

Ja o moedor eu comprei um K4 pra me aventurar no mundo dos moedores manuais

Talvez seu problema seja o grão que você tá usando, grãos com torra mais escura tendem a amargar mesmo, qual seria esse que você tá usando?

Outra coisa, você já teve alguma outra máquina de Espresso? Qual a tua experiência com extrações?

Qual click você está usando no K4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Gabrielprz disse:

Você ja testou os dois moedores? sentiu muita diferença que justifique o valor bem mais caro do Bravito?

Eu fiquei um mês com o Bravito e estou há quase um ano com o K4. Troquei com o Thales enquanto ele fazia review do K4. Pessoalmente, não senti diferença que justificasse o preço. O Bravito tem uma construção mais robusta, vem com mais acessórios, mas em termos de perfil sensorial, são bem semelhantes. Em relação a ajustes, o Bravito é stepless, mas o K4 gera uma diferença  entre cliques de 3-4s no espresso, e pra mim foi mais que suficiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber desse Feedback do @regisassao em comparação aos dois moedores em questão, Bravito e o K4

Aproveitando, acabou de subir um tópico de venda de um K4 lá nos classificados, acho que seria ideal pra você @Gabrielprz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Lauro Schmith disse:

 

Então,  tentei usar o C2 em uma Breville infuser, muito raramente tirava algo descente, isso em razão dos poucos clicks, parti para o Kingrinder K2 e apesar de preciso para chegar a extrações de 30s, tomei os piores espressos de minha vida,  espressos tão azedos que lembram vinagre, não adiantava aumentar a extração ou temperatura, o único que ficava ok era o gourmet do Torra Fresca, especiais como fazenda Jucy ou mokinha dele ficavam horríveis, resolvi comprar o K4 como última tentativa antes de mandar para o inferno a Breville Infuser...E PQP, que cafes delicioso,  o K4 realça corpo,  doçura... Ainda tem acidez? Sim, porém deliciosa, extremamente equilibrada, mas ela some se aumentar a temperatura, coisa que não faço pois ela é leve e saborosa com esse moedor, coisa que observei é que uso na Breville moagem bem mais alta que do povo do fórum.

Quanto ao fato dos clicks, não senti necessidade de mais precisão no K4, muito fácil de atingir os tempos de extração. 

Ps: O k2 é excelente para coados.

mano, demora muito moer para espresso no K4? eu sei que tudo é relativo na questão dos clicks, mas só para efeito de curiosidade, qual foi os clicks ? e a quantidade de cafe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, andersonvsala disse:

mano, demora muito moer para espresso no K4? eu sei que tudo é relativo na questão dos clicks, mas só para efeito de curiosidade, qual foi os clicks ? e a quantidade de cafe?

Eu estou usando no k4 1v +39 clicks, 16 gramas de pó e 40 gr de bebida em aproximadamente 30 segundos após apertar o botão, uso uma balança para manter uma pressão de compactação sempre parecida, executo aproximadamente 8,5Kgf  quanto ao tempo que levo para moer, só sei que é rápido, menos de 30 s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Lauro Schmith disse:

Eu estou usando no k4 1v +39 clicks, 16 gramas de pó e 40 gr de bebida em aproximadamente 30 segundos após apertar o botão, uso uma balança para manter uma pressão sempre parecida, executo aproximadamente 8,5Kgf.

mano, e demorou muito para moer, ou seja, quanto tempo tu ficou girando o k4? kkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por volta de R$2500, que seria o preço do bravito.
Como disse, tenho o smartgrinder da breville que me atende satisfatoriamente para os coados e prensa. O negócio é o espresso.
Se fosse para gastar muito acima disso, acredito que seria melhor fazer um upgrade de máquina.
Por este preço acho que para adquirir: kinu phoenix ou simplicity, bravo it, feld47, brewista x, je plus, arco(só o hand grinder), k4. Todos possuem praticamente o mesmo conjunto de mós de 47mm similar ou da Italmill que produz espressos encorpados e acentua o chocolate e caramelo, diminuindo o Floral e citrico. Os 4 primeiros são stepless enquanto que os outros tem clicks mas dá pra extrair espressos numa boa!
Sou fã do Kinu e Bravito, mas o k4 é o melhor custo benefício!
Se for querer outro perfil sensorial, aí tem outros muito bons também. ABS

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/09/2022 at 09:14, Lauro Schmith disse:

 

Então,  tentei usar o C2 em uma Breville infuser, muito raramente tirava algo descente, isso em razão dos poucos clicks, parti para o Kingrinder K2 e apesar de preciso para chegar a extrações de 30s, tomei os piores espressos de minha vida,  espressos tão azedos que lembram vinagre, não adiantava aumentar a extração ou temperatura, o único que ficava ok era o gourmet do Torra Fresca, especiais como fazenda Jucy ou mokinha dele ficavam horríveis, resolvi comprar o K4 como última tentativa antes de mandar para o inferno a Breville Infuser...E PQP, que cafes delicioso,  o K4 realça corpo,  doçura... Ainda tem acidez? Sim, porém deliciosa, extremamente equilibrada, mas ela some se aumentar a temperatura, coisa que não faço pois ela é leve e saborosa com esse moedor, coisa que observei é que uso na Breville moagem bem mais alta que do povo do fórum.

Quanto ao fato dos clicks, não senti necessidade de mais precisão no K4, muito fácil de atingir os tempos de extração. 

Ps: O k2 é excelente para coados.

Exatamente essa sensação! Valeu pelo relato @Lauro Schmith, então acredito que haja solução hehehe, porque se não iria jogar a cafeteira de cima do prédio...

Bom também saber que o K4 dá conta e com 30s somente de moagem, parece ser o melhor custo benefício

Em 18/09/2022 at 14:58, regisassao disse:

Eu fiquei um mês com o Bravito e estou há quase um ano com o K4. Troquei com o Thales enquanto ele fazia review do K4. Pessoalmente, não senti diferença que justificasse o preço. O Bravito tem uma construção mais robusta, vem com mais acessórios, mas em termos de perfil sensorial, são bem semelhantes. Em relação a ajustes, o Bravito é stepless, mas o K4 gera uma diferença  entre cliques de 3-4s no espresso, e pra mim foi mais que suficiente. 

Bom saber @regisassao. Você usa que maquina ?

Outra pergunta sobre o K4, ele atende bem em outros métodos? principalmente coado (v60)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma Saeco Poemia com PID e dimmer. O K4 atende bem outros métodos sim, mas diria que é muito uma questão de perfil sensorial. Se você curte cafés doces e encorpados, é o moedor certo. Se prefere mais clareza, uma acidez mais evidente, então o K2 ou K6 seriam mais adequados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...