Ir para conteúdo

Novidade no mundo dos cafés, cafeteira de “cápsulas” inusitada


Medeiros123

Postagens recomendadas

Vi esse vídeo no YouTube e fiquei bastante surpreso com essa nova tecnologia, uma cafeteira que ao invés de cápsula usa “bolas” de café.

Um verdadeiro avanço, ao que se diz na questão de reciclagem, pois essas esferas de café são totalmente biodegradáveis!

Enfim, gostaria de compartilhar aqui com vocês essa novidade:

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, fica pesado sim, mas essa evolução de não se usar mais o alumínio é muito boa para o meio ambiente e isso é muito importante!

Quanto ao sabor dos cafés Nespresso eu te confesso que gosto bastante deles, não todos, mas gosto muito, dentre os meus preferidos estão: Hawai Kona, Aged Sumatra, Reviving Origins Amaha Awe Uganda, enfim minha Nespresso eu não me desfaço nunca, Hahaha, pois foi minha porta de entrada para este mundo maravilhoso dos cafés especiais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal a ideia, eu como um consumidor de cafés "rápidos" gostei da ideia hahaha

12 horas atrás, valacomum disse:

Agora, US$ 2 por _shot_ fica um tanto quanto pesado, não é?

 

Pelo que entendi é U$4,65 por caixa de 9 bolinhas, fica bem semelhante ao valor da dose da Nespresso... 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não compro o discurso de sustentabilidade, não.

Acredito que tenha muito mais a ver com criar um sistema que não seja replicável de modo geral. Cápsula nespresso, hoje, qualquer um pode fazer, agora, essas bolinhas, só a empresa responsável. O mesmo acontece com a Vertuo, que não é nada muito fora do comum, mas foi uma jogada da Nestlé pra criar um sistema cujas cápsulas só podem ser fabricadas por eles.

E aí vem o problema. Quão sustentável é a cadeia produtiva desse sistema novo? Quão socialmente responsáveis são os (provavelmente grandes) produtores de café que abastecem?

Cápsulas reutilizáveis e café especial são uma solução muito mais simples. E, se couber no orçamento, as super automáticas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

Ecologicamente falando, é um baita progresso. Resta saber quanto ao sabor -- se for similar às Nespresso da vida, e estou fora.

Agora, US$ 2 por _shot_ fica um tanto quanto pesado, não é?

Saudações!

Acho indiferente, no Brasil 97,9% do alumínio utilizado acaba sendo reciclado, vou na linha do hlecco, toda cadeia nova gera custo energético elevado, no fim para mim essas trocas tem muitas vezes mais haver com questões de patente do que melhorias práticas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Pastore disse:

Pelo que entendi é U$4,65 por caixa de 9 bolinhas, fica bem semelhante ao valor da dose da Nespresso... 

Tem razão. Equívoco meu.

E, quanto ao fato de ser ou não mais sustentável, claro que as empresas continuam visando ao lucro. De todo jeito, uma "não embalagem" ainda me parece melhor do que qualquer embalagem -- ainda que reciclável e reciclada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2022 at 20:12, valacomum disse:

se for similar às Nespresso da vida, e estou fora.

O café não sendo moído na hora, com crema falsa, torra antiga, que deve ser no máximo gourmet, vai ficar anos luz de uma semiautomatica. É opção pra quem quer praticidade, não sabor. Mas mesmo sendo de qualidade similar a Nespresso, se eu fosse do time cápsulas, iria nas bolinhas pelo impacto ambiental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Lauro Schmith disse:

Acho indiferente, no Brasil 97,9% do alumínio utilizado acaba sendo reciclado, vou na linha do hlecco, toda cadeia nova gera custo energético elevado, no fim para mim essas trocas tem muitas vezes mais haver com questões de patente do que melhorias práticas.

As duas coisas. Tem gente que vai preferir pela sustentabilidade. E até toparia pagar um pouco a mais por isso. Mas certamente criar barreira de entrada estava na lista dos prós quando fizeram o business plan.

98% do alumínio ser reutilizado só diminui o impacto ambiental. Os catadores de latinha tem uma vida bem precária,  é um trabalho que não garante nem o básico. Além disso, os catadores não pegam as cápsulas pra tirar o café,  o anel de silicone, e vender só alumínio. Cápsula de alumínio só é reciclável  se entregar numa loja da Nespresso. Caso contrário, vira parte dos 2%.

Indo além,  se a questão é diminuir ao máximo o impacto ambiental,  tem que ir pra semiautomaticas ou superautomaticas, ou mudar para french press. Não pode nem fazer V60 ou Aeropress porque precisa de papel, a maior parte papel branco, e tem todo o impacto da indústria de celulose. O papel ate é compostável mas maior parte vai pra aterro, não é compostado de fato. 

Teríamos ainda que comprar nossos cafés de produtores orgânicos para diminuir o uso de adubos e pesticidas.

Complicado ser um Coffee Lover sustentável... rs...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, valacomum disse:

 De todo jeito, uma "não embalagem" ainda me parece melhor do que qualquer embalagem -- ainda que reciclável e reciclada.

Exato: reduzir, reutilizar, reciclar.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...