Ir para conteúdo

Delonghi Dedica ou Philco 15/20 BAR?


Lucasyvicm

Postagens recomendadas

Em 06/12/2022 at 15:56, Rodrigo Simão disse:

Eu adquiri há 1 mês uma Delonghi Dedica, um achado no mercado livre uma maquina de devolução dentro dos 7 dias, alguém que desistiu da compra e retornou para o vendedor, ela veio zeradinha e paguei apenas 699,00, com a economia deu pra completar o setup kkkk

Abaixo fotos do meu antigo e novo setup (as embaladas chegaram hoje 6/12) ainda nem utilizei, ansioso kkkk

Despressurizei meu filtro, e de boa uso ele com 3 furos mesmo, meu naked já esta a caminho pelo ALI.

Café do amigo Alex do @torrafrescacafes, super indico.

image.jpeg

image.jpeg

Boa aquisição, também tive uma sorte semelhante na minha compra.

Lendo o post eu achei que você tinha despressurizado o filtro pressurizado fazendo 3 furos, algo semelhante ao que já vi nesse vídeo (depois vi que você não falou isso hahaha):
https://www.youtube.com/watch?v=abNC2daa0RQ

E em questões de minutos eu já estava na sala fazendo o mesmo, fiquei curioso com como seria o workflow dessa forma.
Aumentei bem o furo do filtro pressurizado pra ver como funcionaria hahahaha

O resultado foi interessante mas não achei vantajoso.
LADO POSITIVO:
O único ponto positivo na minha opinião foi conseguir manter a peça de plástico dentro do portafiltro, com isso a água caiu de forma mais ""assertiva", pois o plastico guia o caimento do café de uma forma mais gentil até o bico de saída
E o gotejamento no final da extração caiu exatamente nos 2 buraquinhos de escoamento
image.png.6f20baeb3a2b7fa5dd6a7f1376ecdd05.png
O café cai naquela plataforma centralizada e ela tem um caímento que faz o café descer de forma mais suave até chegar no bico do café, algo semelhante a portafiltros desse tipo:
image.png.cef0a28b68b473b372b384dd180daa1a.png

LADO NEGATIVO:
Cabe pouco café nesse modo, consegui acomodar 12g no portafiltro pra distribuir com mais tranquilidade
A borrachinha atrapalha um pouco na distribuição e não sei se pode afetar no sabor(acredito que não, mas não curti)

No final, perdi um tempinho na minha noite, mas estava curioso pra fazer esse teste hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/12/2022 at 00:44, rafaroberth disse:

Boa aquisição, também tive uma sorte semelhante na minha compra.

Lendo o post eu achei que você tinha despressurizado o filtro pressurizado fazendo 3 furos, algo semelhante ao que já vi nesse vídeo (depois vi que você não falou isso hahaha):
https://www.youtube.com/watch?v=abNC2daa0RQ

E em questões de minutos eu já estava na sala fazendo o mesmo, fiquei curioso com como seria o workflow dessa forma.
Aumentei bem o furo do filtro pressurizado pra ver como funcionaria hahahaha

O resultado foi interessante mas não achei vantajoso.
LADO POSITIVO:
O único ponto positivo na minha opinião foi conseguir manter a peça de plástico dentro do portafiltro, com isso a água caiu de forma mais ""assertiva", pois o plastico guia o caimento do café de uma forma mais gentil até o bico de saída
E o gotejamento no final da extração caiu exatamente nos 2 buraquinhos de escoamento
image.png.6f20baeb3a2b7fa5dd6a7f1376ecdd05.png
O café cai naquela plataforma centralizada e ela tem um caímento que faz o café descer de forma mais suave até chegar no bico do café, algo semelhante a portafiltros desse tipo:
image.png.cef0a28b68b473b372b384dd180daa1a.png

LADO NEGATIVO:
Cabe pouco café nesse modo, consegui acomodar 12g no portafiltro pra distribuir com mais tranquilidade
A borrachinha atrapalha um pouco na distribuição e não sei se pode afetar no sabor(acredito que não, mas não curti)

No final, perdi um tempinho na minha noite, mas estava curioso pra fazer esse teste hahaha

Bacana, agora chegou meu naked, show de bola recomendo. Vem tudo isso, paguei 145,00

https://pt.aliexpress.com/item/1005004839558635.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.5.20a8caa4RQsQCk&gatewayAdapt=glo2bra

image.thumb.jpeg.b11337a00c777e69a37521896f628c68.jpeg

Meu moedor não esta zerado, esta atrasado acho que em -10 clicks, alguém sabe como arrumar?

Esse é o 0 dele, penei até descobrir que era isso que não estava batendo, pois o recomendado é próximo aos 70 clicks kkkk

image.thumb.jpeg.e6baabf3d8a24f319fa86864bc611b39.jpeg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Sou um entusiasta novo nesse mundo do café. Adquiri uma primalatte recentemente, bem como todos os acessórios necessários, mas depois de algumas extrações pouco satisfatórias e muita pesquisa, acabei de solicitar devolução da máquina e no lugar comprei a delonghi dedica, muito em função também de toda ajuda desse fórum. Acho que vou melhorar meu espresso de maneira mais fácil com a delonghi.

Rodrigo, obrigado pela indicação do naked, senti confiança e comprei também. Quanto ao seu moedor, parece ser o K4, bem como o meu. Quando o meu chegou, na empolgação, fuçando sem entender muito, sem querer eu consegui desmontar o moedor todinho. Torcendo para não ter quebrado sem sequer ter usado, este tutorial me ajudou a remontar: 

Não tenho certeza, mas será desmontar ele e remontar com o click zero no lugar certo resolveria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Leandro Ribeiro disse:

Se bem que por curiosidade eu fui conferir o meu e ele está exatamente igual ao seu. Se o seu estiver desregulado, o meu também está kk

Inclusive, revendo o vídeo que postei, o kingrider do japa também está da mesma forma kk

Muito obrigado pelo vídeo kkk, realmente eles vem meio zuado o click 0, o Thales ate cita em um dos últimos vídeos dele isso. Eu vou tentar aproximar, pois 10 voltas é muita coisa. OBrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 17/11/2022 at 13:55, Lucasyvicm disse:

Fala Rafael, blz? Cara! muito obrigado pela gentileza de sempre me responder!! 

Eu acabei de receber alguns itens que comprei do Alixpress. 

Sobre o bico extensor, eu acabei de instalar e já vaporizei o leite. De fato, da pra vaporizar uma quantidade menor e evitar o desperdício. Aparentemente, não houve perda de pressão, mas por algum motivo eu não consegui deixar numa textura muito boa, provavelmente vou precisar reaprender com o novo bico. Ele parece meio frágil. Eu estou satisfeito com ele, porque pelo menos não vou precisar abrir a máquina e perder a garantia. Talvez, quando sair da garantia eu compre o bico maior e faça a substituição (caso eu sinta a necessidade até lá, mas acho que esse vai me atender muito bem).

Agora vou esperar chegar um café novo pra testar o filtro naked + puck e ver se consigo extrair usando as suas dicas. 

Esse texto foi só pra te dar um feedback do bico vaporizador que eu acabei de receber. Ainda essa semana eu volto aqui contando qualquer novidade. 

1740567893_WhatsAppImage2022-11-17at13_46_16.thumb.jpeg.a5aa1acac47e0fdfc30536259e155cff.jpeg1208349804_WhatsAppImage2022-11-17at13_44_19.thumb.jpeg.61fbb0caae053da91335ac1c47441e48.jpegimage.thumb.jpeg.d24713780e0971e08d9a9584e792844e.jpeg439980885_WhatsAppImage2022-11-17at13_44_45.thumb.jpeg.f522e3a6d876c9c74eb5f7f6f7b40edc.jpeg

Olá! Tudo bem?
Este porta filtro e filtro funcionaram bem na sua Dedica? Ficou bem vedado? Você se importaria em compartilhar os links de compra? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
Em 05/12/2022 at 21:24, bassarisse disse:

Olá, pessoal!

Estou com a EOS desde sábado. Tenho uma Philco 15 bar também e está muito interessante a comparação. Se alguém se interessar posso dar mais detalhes da experiência (aqui ou em outro tópico) daqui uns dias, quando tiver mais propriedade. Por enquanto a troca está me parecendo muito positiva, desde o primeiro espresso já saiu muito bom.

 

IMG_6432.jpg

Gostaria muito de saber sua avaliação. Estou em dúvida entre essas duas. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Ayrton Fattorelli disse:

Gostaria muito de saber sua avaliação. Estou em dúvida entre essas duas. Obrigado!

Boa noite! 
entao, eu estou satisfeito com a minha Delongui! Investi em algumas melhorias (comprei protafiktro naked, distribuidor, tamoer e WDT), troquei o bico vaporizador (depois vou postar um vídeo tutorial). Como aprendizado devo dizer que a máquina me deixou mais do que feliz!! Mas, se você tiver dinheiro pra comprar uma com Boiler usada eu faria!! A delongui é muito limitada pra tirar expresso mais frutado ou cítrico!! Se a torra não for mais elaborada ela não consegue extrair bem!! Agora, bebidas com leite ficam deliciosas pq o azedinho armoniza com o leite cremoso!! 
 

enfim, entre à delongui e a Philco, ainda continuo preferindo a delongui!! Mas se pudesse, procuraria uma com boiler melhor e usada!! 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2023 at 17:58, Ayrton Fattorelli disse:

Gostaria muito de saber sua avaliação. Estou em dúvida entre essas duas. Obrigado!

Hoje eu não recomendo a EOS pela quantidade de problemas de vazamentos que vi. Se nas máquinas recentes isso não acontece mais, seriam bom termos alguns relatos. Com esse problema sanado, ela é a melhor máquina dentro de sua faixa de preço, na minha opinião.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, bassarisse disse:

Hoje eu não recomendo a EOS pela quantidade de problemas de vazamentos que vi. Se nas máquinas recentes isso não acontece mais, seriam bom termos alguns relatos. Com esse problema sanado, ela é a melhor máquina dentro de sua faixa de preço, na minha opinião.

Esses vazamentos ocorrem utilizando qual porta filtro e filtro, consegue exemplificar?

Até agora utilizando um porta filtro naked e filtro despressurizado não houve nenhum vazamento, entretanto utilizando cápsulas Dolce Gusto aconteceu uma vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, kbssadnb disse:

Esses vazamentos ocorrem utilizando qual porta filtro e filtro, consegue exemplificar?

Até agora utilizando um porta filtro naked e filtro despressurizado não houve nenhum vazamento, entretanto utilizando cápsulas Dolce Gusto aconteceu uma vez.

Aparentemente varia de máquina pra máquina mesmo. A minha não vaza apenas com um certo porta-filtro naked (marca iCafilas), mas vaza com qualquer outro. Já na EOS de um camarada, nem esse mesmo porta-filtro igual o meu resolveu.

Ainda quero testar a solução de uma pessoa que postou aqui sobre "incrementar" a vedação da máquina com um silicone extra, pra poder vender a minha pra alguém sem peso na consciência :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, bassarisse disse:

Aparentemente varia de máquina pra máquina mesmo. A minha não vaza apenas com um certo porta-filtro naked (marca iCafilas), mas vaza com qualquer outro. Já na EOS de um camarada, nem esse mesmo porta-filtro igual o meu resolveu.

Ainda quero testar a solução de uma pessoa que postou aqui sobre "incrementar" a vedação da máquina com um silicone extra, pra poder vender a minha pra alguém sem peso na consciência :rolleyes:

A minha começou a dar esse problema esses dias… com certeza eu devo ter que trocar o anel de vedaçao mas eu tambem vou dar uma olhada nessa solução tbm

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2022 at 11:14, rafaroberth disse:

Opa, @Lucasyvicmtranquilo?
Um outro membro me pediu a opinião sobre o uso da Delonghi Dedica com o Kingrinder K2, que é o meu setup atual.

Sobre a Dedica e a Philco eu diria que a Dedica me agradou muito, a Philco também é uma máquina boa, mas usei pouco, porquue comprei para o meu pai.
Pra eu não escrever tudo dnv, vou apenas colar abaixo o que eu compartilhei com o membro do fórum, inclusive falo sobre o detalhe do portafiltro pingar e como contornei(detalhe, só vou copiar e colar mesmo viu hahahaha, qualquer dúvida extra só fala):

 

Opa tudo bem?

Bom resumindo de cara posso dizer que minha experiência tem sido positiva e você consegue regular tranquilamente com o Kingrinder K2.

Fiz um espresso hoje e fiz algumas anotações pra você ter uma ideia geral de um café no dia
Vou tentar passar pelo meu workflow atual e já ir falando sobre o que mudei/adicionei e o processo que sigo:

  1. Peso o café, normalmente começo a regular com 17.5g e foi o que usei hoje
     
  2. Aperto 2 vezes o botão de tirar o café com o portafiltro vazio na máquina, pra esquentar o portafiltro o grupo e o copo que já coloco embaixo (depois só seco bem). Detalhe que a máquina esquenta bem rápido, 40seg ta pronto, mas dou essa aquecida extra + o "hack"
     
  3. Realizo a moagem, normalmente início entre no click 37 ou 38.
    • Pra regular eu vou até o ajuste final e volto 1, esse é o meu 0
    • Como você já tem o moedor já deve manjar, mas vou mandar o que foi meu uso em um café que tirei hoje, só pra ver a minha referência:
      AL9nZEW_Vz_VQpabSBdBg4XbgZukrUpuQKdUtRu_
       
  4. Faço a distribuição do café com o meu WDT improvisado, costumo fazer a distribuição lá embaixo no portafiltro (sem medo de dar aquela "arranhadinha", o café tem que vir bom hahah) depois subo e faço pelo meio depois subo e continuo fazendo ali no topo
    • Modifiquei o portafiltro, eu retirei a peça de plástico para colocar um filtro despressurizado (acho que já viu como "despressurizar" a Delonghi então não vou passar por isso, se não ta ligado, só me da um toque).
    • Uma coisa que fiz de diferente nessa modificação do portafiltro foi colocar o parafuso de volta(meio que em falso mesmo), e passei um silicone transparente por fora, se não fizer isso o café vai pingar por 3 locais (as 2 saídas e no meio onde tem o parafuso que segura a peça de plástico), ficou assim:
      AL9nZEX4jtxY3wLfX5IicnEMjaLGUVUOG-uTUo62
       
  5. Uso o tamper e coloco o portafiltro no grupo, mas antes eu coloco o puck screen no portafiltro
    • O puck screen não é super essencial mas ajuda MUITO, deixa o grupo limpo e a borra de café saí sequinha e bem compactada, por exemplo: 71rS5qXIIYL._AC_SL1500_.jpg
       
  6. Eu utilizo o HACK que basicamente consiste em:
    • Antes de tirar o café aperta o botão de vaporização
    • Quando piscar 3 vezes cancela
    • Com isso a maquina vai esquentar um pouco mais e vai tirar o espresso em uma temperatura boa, mais alta e consisitente
    • Eu falei mais sobre isso e coloquei as referências aqui:
  7. Bom... o espresso saiu em aproximadamente 28seg (17.5g IN - 37g OUT), encorpado, doce e com 0 amargor:

    A crema:
    https://photos.app.goo.gl/dtN97jGYNSMGjEL18
    Não é de hoje, mas um vídeo do café sendo tirado(esta levemente acelerado, pra caber em um storie hahahaha):
    https://photos.app.goo.gl/zZnL75S4LB1ktWaNA

 

Agora em resumo, acho que é uma excelente maquina, não sei se respondi tudo, demorei pq estava trampando, mas pensei em tirar esse café anotar e passar todos os detalhes aqui.

O Kingrinder K2, é um moedor com foco para coados (por tirar cafés mais limpos, e com menos fines) mas tira excelente espressos, sem dúvidas.
Super fácil de regular, com os +-1click ou +-0.5g de café você consegue tirar o espresso do seu jeito.

Sem contar que é muito bonita kkkkkkkkkk

Poh, isso tudo é coisa que talvez você já saiba hahahahah
Não to tentando ensinar nada não, é só pra passar o que faço, como uso e o porquê

Espero ter ajudado

Cara, muito obrigado por essa postagem. Eu estava na dúvida entre a philco 15 bar e a delonghi dedica já tem uns 2 meses. Hoje comprei uma dedica.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, digarden disse:

Cara, muito obrigado por essa postagem. Eu estava na dúvida entre a philco 15 bar e a delonghi dedica já tem uns 2 meses. Hoje comprei uma dedica.

Se precisar de dicas úteis do dia a dia me manda mensagem que te ajudo!! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/12/2023 at 20:32, Lucasyvicm disse:

Se precisar de dicas úteis do dia a dia me manda mensagem que te ajudo!! 

A máquina acabou de chegar. Estava muito suja, parece que o antigo dono nunca havia limpado o porta filtro ou o filtro dela. Estou fazendo uma limpeza completa nela, inclusive fazendo o ciclo de descalcificação. Mais tarde volto com as primeiras impressões. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...