Ir para conteúdo

Delonghi Dedica ou Philco 15/20 BAR?


Lucasyvicm

Postagens recomendadas

Boa noite, 

Eu estava quase comprando uma Philco 20 BAR por R$ 450,00, porém os preços subiram muito e atualmente está acima dos R$ 600,00. Nesse caso, a Delonghi dedica já não está mais tão longe quanto a Philco e a minha dúvida é: Qual vale mais a pena comprar? A Delongui é muito melhor que a philco? os expressos são tão melhores assim que compensa a diferença no valor? a máquina tem uma duração maior? 

Em síntese, pensando no longo prazo e com o conhecimento que vocês possuem, qual das duas compras compensa mais? 

OBS.: já tenho o Kingrider K2 como moedor.

Agradeço a todos que puderem me ajudar a sanar essa dúvida! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Lucas.

Sou iniciante no Hobby, mas até onde pesquisei, o melhor custo benefício seria a Philco, pois na Dedica, a adaptação para um filtro não pressurizado é um pouco complicada.

Mas se você não se importa com filtro pressurizado, a Dedica pode lhe agradar mais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca estive com a Philco. Diante da dúvida, optei pela Dedica. Não me arrependo. Então só posso dizer sobre esta. Me agradam na Dedica a construção (porte esguio permite coloca-la em quase tudo que é lugar, é sólida), as três opções de temperatura e controle de volume. Acho simples adaptar o filtro não pressurizado. Esquenta bem rápido e aparentemente é bem durável, sobrando no uso doméstico. Um porém é o espaço entre a bandeja e grupo, fica tudo meio apertado, quando se usa balança. Recentemente apareceram bons anúncios da Dedica lá no Classificados, com muitos acessórios. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Octávio disse:

Nunca estive com a Philco. Diante da dúvida, optei pela Dedica. Não me arrependo. Então só posso dizer sobre esta. Me agradam na Dedica a construção (porte esguio permite coloca-la em quase tudo que é lugar, é sólida), as três opções de temperatura e controle de volume. Acho simples adaptar o filtro não pressurizado. Esquenta bem rápido e aparentemente é bem durável, sobrando no uso doméstico. Um porém é o espaço entre a bandeja e grupo, fica tudo meio apertado, quando se usa balança. Recentemente apareceram bons anúncios da Dedica lá no Classificados, com muitos acessórios. 

Quando você a daptou o filtro não preussurizado não ficou vazando café pelo meio do filtro?

 

Aos 6:11 o Thales fala justamente sobre isso no vídeo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, @Lucasyvicmtranquilo?
Um outro membro me pediu a opinião sobre o uso da Delonghi Dedica com o Kingrinder K2, que é o meu setup atual.

Sobre a Dedica e a Philco eu diria que a Dedica me agradou muito, a Philco também é uma máquina boa, mas usei pouco, porquue comprei para o meu pai.
Pra eu não escrever tudo dnv, vou apenas colar abaixo o que eu compartilhei com o membro do fórum, inclusive falo sobre o detalhe do portafiltro pingar e como contornei(detalhe, só vou copiar e colar mesmo viu hahahaha, qualquer dúvida extra só fala):

 

Opa tudo bem?

Bom resumindo de cara posso dizer que minha experiência tem sido positiva e você consegue regular tranquilamente com o Kingrinder K2.

Fiz um espresso hoje e fiz algumas anotações pra você ter uma ideia geral de um café no dia
Vou tentar passar pelo meu workflow atual e já ir falando sobre o que mudei/adicionei e o processo que sigo:

  1. Peso o café, normalmente começo a regular com 17.5g e foi o que usei hoje
     
  2. Aperto 2 vezes o botão de tirar o café com o portafiltro vazio na máquina, pra esquentar o portafiltro o grupo e o copo que já coloco embaixo (depois só seco bem). Detalhe que a máquina esquenta bem rápido, 40seg ta pronto, mas dou essa aquecida extra + o "hack"
     
  3. Realizo a moagem, normalmente início entre no click 37 ou 38.
    • Pra regular eu vou até o ajuste final e volto 1, esse é o meu 0
    • Como você já tem o moedor já deve manjar, mas vou mandar o que foi meu uso em um café que tirei hoje, só pra ver a minha referência:
      AL9nZEW_Vz_VQpabSBdBg4XbgZukrUpuQKdUtRu_
       
  4. Faço a distribuição do café com o meu WDT improvisado, costumo fazer a distribuição lá embaixo no portafiltro (sem medo de dar aquela "arranhadinha", o café tem que vir bom hahah) depois subo e faço pelo meio depois subo e continuo fazendo ali no topo
    • Modifiquei o portafiltro, eu retirei a peça de plástico para colocar um filtro despressurizado (acho que já viu como "despressurizar" a Delonghi então não vou passar por isso, se não ta ligado, só me da um toque).
    • Uma coisa que fiz de diferente nessa modificação do portafiltro foi colocar o parafuso de volta(meio que em falso mesmo), e passei um silicone transparente por fora, se não fizer isso o café vai pingar por 3 locais (as 2 saídas e no meio onde tem o parafuso que segura a peça de plástico), ficou assim:
      AL9nZEX4jtxY3wLfX5IicnEMjaLGUVUOG-uTUo62
       
  5. Uso o tamper e coloco o portafiltro no grupo, mas antes eu coloco o puck screen no portafiltro
    • O puck screen não é super essencial mas ajuda MUITO, deixa o grupo limpo e a borra de café saí sequinha e bem compactada, por exemplo: 71rS5qXIIYL._AC_SL1500_.jpg
       
  6. Eu utilizo o HACK que basicamente consiste em:
    • Antes de tirar o café aperta o botão de vaporização
    • Quando piscar 3 vezes cancela
    • Com isso a maquina vai esquentar um pouco mais e vai tirar o espresso em uma temperatura boa, mais alta e consisitente
    • Eu falei mais sobre isso e coloquei as referências aqui:
  7. Bom... o espresso saiu em aproximadamente 28seg (17.5g IN - 37g OUT), encorpado, doce e com 0 amargor:

    A crema:
    https://photos.app.goo.gl/dtN97jGYNSMGjEL18
    Não é de hoje, mas um vídeo do café sendo tirado(esta levemente acelerado, pra caber em um storie hahahaha):
    https://photos.app.goo.gl/zZnL75S4LB1ktWaNA

 

Agora em resumo, acho que é uma excelente maquina, não sei se respondi tudo, demorei pq estava trampando, mas pensei em tirar esse café anotar e passar todos os detalhes aqui.

O Kingrinder K2, é um moedor com foco para coados (por tirar cafés mais limpos, e com menos fines) mas tira excelente espressos, sem dúvidas.
Super fácil de regular, com os +-1click ou +-0.5g de café você consegue tirar o espresso do seu jeito.

Sem contar que é muito bonita kkkkkkkkkk

Poh, isso tudo é coisa que talvez você já saiba hahahahah
Não to tentando ensinar nada não, é só pra passar o que faço, como uso e o porquê

Espero ter ajudado

  • Curtir 5
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Octávio disse:

Fica. Para meu tipo de uso, isto não faz diferença alguma. O Rafael aqui do fórum fez algo muito inteligente. Colocou o parafuso, selando-o por fora com um silicone. Daí corrige esta questão. 

Opa! Acabei de falar dessa gambs hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Octávio disse:

Fica. Para meu tipo de uso, isto não faz diferença alguma. O Rafael aqui do fórum fez algo muito inteligente. Colocou o parafuso, selando-o por fora com um silicone. Daí corrige esta questão. 

Essa solução do @rafaroberth é deveras interessante. Fora a aula que ele deu acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2022 at 11:14, rafaroberth disse:

Opa, @Lucasyvicmtranquilo?
Um outro membro me pediu a opinião sobre o uso da Delonghi Dedica com o Kingrinder K2, que é o meu setup atual.

Sobre a Dedica e a Philco eu diria que a Dedica me agradou muito, a Philco também é uma máquina boa, mas usei pouco, porquue comprei para o meu pai.
Pra eu não escrever tudo dnv, vou apenas colar abaixo o que eu compartilhei com o membro do fórum, inclusive falo sobre o detalhe do portafiltro pingar e como contornei(detalhe, só vou copiar e colar mesmo viu hahahaha, qualquer dúvida extra só fala):

 

Opa tudo bem?

Bom resumindo de cara posso dizer que minha experiência tem sido positiva e você consegue regular tranquilamente com o Kingrinder K2.

Fiz um espresso hoje e fiz algumas anotações pra você ter uma ideia geral de um café no dia
Vou tentar passar pelo meu workflow atual e já ir falando sobre o que mudei/adicionei e o processo que sigo:

  1. Peso o café, normalmente começo a regular com 17.5g e foi o que usei hoje
     
  2. Aperto 2 vezes o botão de tirar o café com o portafiltro vazio na máquina, pra esquentar o portafiltro o grupo e o copo que já coloco embaixo (depois só seco bem). Detalhe que a máquina esquenta bem rápido, 40seg ta pronto, mas dou essa aquecida extra + o "hack"
     
  3. Realizo a moagem, normalmente início entre no click 37 ou 38.
    • Pra regular eu vou até o ajuste final e volto 1, esse é o meu 0
    • Como você já tem o moedor já deve manjar, mas vou mandar o que foi meu uso em um café que tirei hoje, só pra ver a minha referência:
      AL9nZEW_Vz_VQpabSBdBg4XbgZukrUpuQKdUtRu_
       
  4. Faço a distribuição do café com o meu WDT improvisado, costumo fazer a distribuição lá embaixo no portafiltro (sem medo de dar aquela "arranhadinha", o café tem que vir bom hahah) depois subo e faço pelo meio depois subo e continuo fazendo ali no topo
    • Modifiquei o portafiltro, eu retirei a peça de plástico para colocar um filtro despressurizado (acho que já viu como "despressurizar" a Delonghi então não vou passar por isso, se não ta ligado, só me da um toque).
    • Uma coisa que fiz de diferente nessa modificação do portafiltro foi colocar o parafuso de volta(meio que em falso mesmo), e passei um silicone transparente por fora, se não fizer isso o café vai pingar por 3 locais (as 2 saídas e no meio onde tem o parafuso que segura a peça de plástico), ficou assim:
      AL9nZEX4jtxY3wLfX5IicnEMjaLGUVUOG-uTUo62
       
  5. Uso o tamper e coloco o portafiltro no grupo, mas antes eu coloco o puck screen no portafiltro
    • O puck screen não é super essencial mas ajuda MUITO, deixa o grupo limpo e a borra de café saí sequinha e bem compactada, por exemplo: 71rS5qXIIYL._AC_SL1500_.jpg
       
  6. Eu utilizo o HACK que basicamente consiste em:
    • Antes de tirar o café aperta o botão de vaporização
    • Quando piscar 3 vezes cancela
    • Com isso a maquina vai esquentar um pouco mais e vai tirar o espresso em uma temperatura boa, mais alta e consisitente
    • Eu falei mais sobre isso e coloquei as referências aqui:
  7. Bom... o espresso saiu em aproximadamente 28seg (17.5g IN - 37g OUT), encorpado, doce e com 0 amargor:

    A crema:
    https://photos.app.goo.gl/dtN97jGYNSMGjEL18
    Não é de hoje, mas um vídeo do café sendo tirado(esta levemente acelerado, pra caber em um storie hahahaha):
    https://photos.app.goo.gl/zZnL75S4LB1ktWaNA

 

Agora em resumo, acho que é uma excelente maquina, não sei se respondi tudo, demorei pq estava trampando, mas pensei em tirar esse café anotar e passar todos os detalhes aqui.

O Kingrinder K2, é um moedor com foco para coados (por tirar cafés mais limpos, e com menos fines) mas tira excelente espressos, sem dúvidas.
Super fácil de regular, com os +-1click ou +-0.5g de café você consegue tirar o espresso do seu jeito.

Sem contar que é muito bonita kkkkkkkkkk

Poh, isso tudo é coisa que talvez você já saiba hahahahah
Não to tentando ensinar nada não, é só pra passar o que faço, como uso e o porquê

Espero ter ajudado

Muito obrigado por ter compartilhado comigo!! Vou salvar logo pra consultar quando estiver com a minha!! Apesar de a Philco ser mais em conta, eu acho que essas possibilidades extras de regulagens compensa a diferença de preço, além da robustez - eu estou no terceiro semestre de medicina e só poderei trocar de máquina pós formado, ou seja, precioso acertar a compra pensando no longo prazo!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 04/10/2022 at 11:14, rafaroberth disse:

Opa, @Lucasyvicmtranquilo?
Um outro membro me pediu a opinião sobre o uso da Delonghi Dedica com o Kingrinder K2, que é o meu setup atual.

Sobre a Dedica e a Philco eu diria que a Dedica me agradou muito, a Philco também é uma máquina boa, mas usei pouco, porquue comprei para o meu pai.
Pra eu não escrever tudo dnv, vou apenas colar abaixo o que eu compartilhei com o membro do fórum, inclusive falo sobre o detalhe do portafiltro pingar e como contornei(detalhe, só vou copiar e colar mesmo viu hahahaha, qualquer dúvida extra só fala):

 

Opa tudo bem?

Bom resumindo de cara posso dizer que minha experiência tem sido positiva e você consegue regular tranquilamente com o Kingrinder K2.

Fiz um espresso hoje e fiz algumas anotações pra você ter uma ideia geral de um café no dia
Vou tentar passar pelo meu workflow atual e já ir falando sobre o que mudei/adicionei e o processo que sigo:

  1. Peso o café, normalmente começo a regular com 17.5g e foi o que usei hoje
     
  2. Aperto 2 vezes o botão de tirar o café com o portafiltro vazio na máquina, pra esquentar o portafiltro o grupo e o copo que já coloco embaixo (depois só seco bem). Detalhe que a máquina esquenta bem rápido, 40seg ta pronto, mas dou essa aquecida extra + o "hack"
     
  3. Realizo a moagem, normalmente início entre no click 37 ou 38.
    • Pra regular eu vou até o ajuste final e volto 1, esse é o meu 0
    • Como você já tem o moedor já deve manjar, mas vou mandar o que foi meu uso em um café que tirei hoje, só pra ver a minha referência:
      AL9nZEW_Vz_VQpabSBdBg4XbgZukrUpuQKdUtRu_
       
  4. Faço a distribuição do café com o meu WDT improvisado, costumo fazer a distribuição lá embaixo no portafiltro (sem medo de dar aquela "arranhadinha", o café tem que vir bom hahah) depois subo e faço pelo meio depois subo e continuo fazendo ali no topo
    • Modifiquei o portafiltro, eu retirei a peça de plástico para colocar um filtro despressurizado (acho que já viu como "despressurizar" a Delonghi então não vou passar por isso, se não ta ligado, só me da um toque).
    • Uma coisa que fiz de diferente nessa modificação do portafiltro foi colocar o parafuso de volta(meio que em falso mesmo), e passei um silicone transparente por fora, se não fizer isso o café vai pingar por 3 locais (as 2 saídas e no meio onde tem o parafuso que segura a peça de plástico), ficou assim:
      AL9nZEX4jtxY3wLfX5IicnEMjaLGUVUOG-uTUo62
       
  5. Uso o tamper e coloco o portafiltro no grupo, mas antes eu coloco o puck screen no portafiltro
    • O puck screen não é super essencial mas ajuda MUITO, deixa o grupo limpo e a borra de café saí sequinha e bem compactada, por exemplo: 71rS5qXIIYL._AC_SL1500_.jpg
       
  6. Eu utilizo o HACK que basicamente consiste em:
    • Antes de tirar o café aperta o botão de vaporização
    • Quando piscar 3 vezes cancela
    • Com isso a maquina vai esquentar um pouco mais e vai tirar o espresso em uma temperatura boa, mais alta e consisitente
    • Eu falei mais sobre isso e coloquei as referências aqui:
  7. Bom... o espresso saiu em aproximadamente 28seg (17.5g IN - 37g OUT), encorpado, doce e com 0 amargor:

    A crema:
    https://photos.app.goo.gl/dtN97jGYNSMGjEL18
    Não é de hoje, mas um vídeo do café sendo tirado(esta levemente acelerado, pra caber em um storie hahahaha):
    https://photos.app.goo.gl/zZnL75S4LB1ktWaNA

 

Agora em resumo, acho que é uma excelente maquina, não sei se respondi tudo, demorei pq estava trampando, mas pensei em tirar esse café anotar e passar todos os detalhes aqui.

O Kingrinder K2, é um moedor com foco para coados (por tirar cafés mais limpos, e com menos fines) mas tira excelente espressos, sem dúvidas.
Super fácil de regular, com os +-1click ou +-0.5g de café você consegue tirar o espresso do seu jeito.

Sem contar que é muito bonita kkkkkkkkkk

Poh, isso tudo é coisa que talvez você já saiba hahahahah
Não to tentando ensinar nada não, é só pra passar o que faço, como uso e o porquê

Espero ter ajudado

Cara, já estou com a minha delongui a algumas semanas e apanhando um pouco pra ajustar!! Sem querer te incomodar mais do que já fiz quando estava pensando ainda em comprar, queria alguns conselhos extras!!

ainda não estou usando filtro despressurizado pq ele não chegou, mas já chegou o Tamper e distribuidor. 
 

Cabe apenas uns 13g +- no porta filtro duplo! 
 

eu segui as suas recomendações sobre a moagem no K2 e consegui ajustar o tempo de extração apertando ou frouxando, mas ou tiro café amargo ou ácido demais! 
 

Estou usando o kit degustação da net cafés (agora o único que restou pra espresso foi o chocolate e caramelo). tem uns 20 dias de torra. 
 

minhas dúvidas:

1 - Você deixa a configuração de temperatura da máquina em qual opção ? Fria, média ou mais quente? 
2 - vc faz alguma limpeza específica nela pra ajudar a tirar o pó que fica grudado no chuveiro?

3 - Você consegue vaporizar pouco leite? As vezes quero fazer só uma xícara, mas msm meu picher de 350ml preciso colocar muito leite pro bico “alcançar” o líquido. 

por hora são essas questões, eu agradeço demais se puder me ajudar e fique a vontade pra me dar outras dicas que achar pertinente! O que pode ser óbvio pra vc, pra mim que sou novato pode ser a chave que faltava pra melhorar!! 
 

abraço!! 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Cara, já estou com a minha delongui a algumas semanas e apanhando um pouco pra ajustar!! Sem querer te incomodar mais do que já fiz quando estava pensando ainda em comprar, queria alguns conselhos extras!!
ainda não estou usando filtro despressurizado pq ele não chegou, mas já chegou o Tamper e distribuidor. 
 
Cabe apenas uns 13g +- no porta filtro duplo! 
 
eu segui as suas recomendações sobre a moagem no K2 e consegui ajustar o tempo de extração apertando ou frouxando, mas ou tiro café amargo ou ácido demais! 
 
Estou usando o kit degustação da net cafés (agora o único que restou pra espresso foi o chocolate e caramelo). tem uns 20 dias de torra. 
 
minhas dúvidas:
1 - Você deixa a configuração de temperatura da máquina em qual opção ? Fria, média ou mais quente? 
2 - vc faz alguma limpeza específica nela pra ajudar a tirar o pó que fica grudado no chuveiro?
3 - Você consegue vaporizar pouco leite? As vezes quero fazer só uma xícara, mas msm meu picher de 350ml preciso colocar muito leite pro bico “alcançar” o líquido. 
por hora são essas questões, eu agradeço demais se puder me ajudar e fique a vontade pra me dar outras dicas que achar pertinente! O que pode ser óbvio pra vc, pra mim que sou novato pode ser a chave que faltava pra melhorar!! 
 
abraço!! 
 


Fala Lucas, blz? também estava na mesma dúvida que vc entre a Dedica e a philco mas estou pendendo mais para a Delonghi.
Pelo pouco que aprendi as variáveis mais importantes na extração do espresso são:
- "espessura" da moagem dos grãos
- quantidade de café no filtro
- temperatura
- tempo da extração
Vc consegue confirmar qts gramas usou na extração mais ácida e na mais amarga(13g?), quantos gramas saíram na xícara, em quantos segundos tirou cada café? Tem fotos dos cafés usados em cada extração, já moídos?

Ps.:Eu acho que um canal interessante com bastante conteudo sobre essa maquina é o Tom's Coffee Corner:


Thiago Bolli

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, o Rafael pode ajudar bem mais. Mas sobre a questão da temperatura, a configuração faz toda a diferença. Quando vejo que mexer na moagem e quantidade, em determinado ponto, não faz chegar a um sabor bom, mudo a temperatura, e o impacto é bem grande.  Confesso que tenho usado a temperatura média, não costumo usar o Hack da temperatura. 

E o puck é muito bom para questão da limpeza do chuveiro. Não me vejo mais sem. Parece que nas caseiras ajuda na uniformidade da extração. Também aconselharia wdt quando passar a usar o despressurizado 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Octávio disse:

Lucas, o Rafael pode ajudar bem mais. Mas sobre a questão da temperatura, a configuração faz toda a diferença. Quando vejo que mexer na moagem e quantidade, em determinado ponto, não faz chegar a um sabor bom, mudo a temperatura, e o impacto é bem grande.  Confesso que tenho usado a temperatura média, não costumo usar o Hack da temperatura. 

E o puck é muito bom para questão da limpeza do chuveiro. Não me vejo mais sem. Parece que nas caseiras ajuda na uniformidade da extração. Também aconselharia wdt quando passar a usar o despressurizado 

Boa noite, Octávio!! tudo bem? 

Cara, obrigado pela gentileza em me responder. A minha máquina está configurada para a temperatura mais elevada. Vou ajustar pra temperatura média e ver como ela fica. O WDT, puck e filtro naked estão a caminho. Minha briga é conseguir extrair cafés bebíveis na configuração atual, até que o restante das coisas cheguem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ThiagoSP disse:


 

 


Fala Lucas, blz? também estava na mesma dúvida que vc entre a Dedica e a philco mas estou pendendo mais para a Delonghi.
Pelo pouco que aprendi as variáveis mais importantes na extração do espresso são:
- "espessura" da moagem dos grãos
- quantidade de café no filtro
- temperatura
- tempo da extração
Vc consegue confirmar qts gramas usou na extração mais ácida e na mais amarga(13g?), quantos gramas saíram na xícara, em quantos segundos tirou cada café? Tem fotos dos cafés usados em cada extração, já moídos?

Ps.:Eu acho que um canal interessante com bastante conteudo sobre essa maquina é o Tom's Coffee Corner:

 

 


Thiago Bolli
 

 

Fala, Tiago! tudo bem?

Cara, quando eu estava pesquisando eu vi que os preços das máquinas subiram muito. No caso das Philco estavam beirando os R$ 900,00. Aí como a diferença já não era tão absurda eu acabei comprando a Dedica mesmo. Acho que no longo prazo ela se paga. Como tenho mais 4 anos de faculdade, a máquina vai ter que aguentar até lá e eu acho que a Delongui tem uma construção melhor. 

Sobre o canal que vc recomendou, eu passei alguns dias só assistindo os vídeos desse cara! encontrei ele enquanto pesquisava como substituir a vareta de vaporização da delongui (a que vem é muito pequenininha e eu preciso colocar mais leite do que eu preciso pra conseguir vaporizar). Ai, no vídeo desse cara eu descobri que tem que abrir pra trocar e, como não me seguro, acabei comprando um bico extensor pra colocar sobre o atual e não precisar abrir a máquina. Ainda não sei se vai ficar bom pq não chegou, mas assim que tiver aqui eu posto pra comentar se compensa.

Sobre as suas dúvidas, eu anotei os valores de extrações (usando sempre o kingrider K2) e o café caramelo e chocolate da Net Cafés. O filtro pressurizado que vem na máquina só cabe 13 gramas. Se colocar muito mais do que isso fica cheio demais. 

1º tentativa: 

- Moagem: uma volta + 6 cliks 

- Qtd de café: 12,5g in - Não saiu café 

2º Tentativa:

- Moagem: Folguei 6 clicks da moagem anterior. 

- Qtd de Café: 13,4g in - 26g out. Saiu em 24 segundos.

O café ficou sem amargor, mas muito ácido.

 

3º Tentativa:

Moagem: apertei 3 cliks 

- Café 12,9g in - 26 g out. Saiu em 28 segundos.

ficou muito amargo. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/11/2022 at 15:11, Lucasyvicm disse:

Cara, já estou com a minha delongui a algumas semanas e apanhando um pouco pra ajustar!! Sem querer te incomodar mais do que já fiz quando estava pensando ainda em comprar, queria alguns conselhos extras!!

ainda não estou usando filtro despressurizado pq ele não chegou, mas já chegou o Tamper e distribuidor. 
 

Cabe apenas uns 13g +- no porta filtro duplo! 
 

eu segui as suas recomendações sobre a moagem no K2 e consegui ajustar o tempo de extração apertando ou frouxando, mas ou tiro café amargo ou ácido demais! 
 

Estou usando o kit degustação da net cafés (agora o único que restou pra espresso foi o chocolate e caramelo). tem uns 20 dias de torra. 
 

minhas dúvidas:

1 - Você deixa a configuração de temperatura da máquina em qual opção ? Fria, média ou mais quente? 
2 - vc faz alguma limpeza específica nela pra ajudar a tirar o pó que fica grudado no chuveiro?

3 - Você consegue vaporizar pouco leite? As vezes quero fazer só uma xícara, mas msm meu picher de 350ml preciso colocar muito leite pro bico “alcançar” o líquido. 

por hora são essas questões, eu agradeço demais se puder me ajudar e fique a vontade pra me dar outras dicas que achar pertinente! O que pode ser óbvio pra vc, pra mim que sou novato pode ser a chave que faltava pra melhorar!! 
 

abraço!! 
 

Fala @Lucasyvicm
Tranquilo?!

Em relação aos resultados na extração, não utilizei o filtro pressurizado por mais de 1 dia, no dia seguinte que consegui a máquina já estava com o filtro despressurizado.
Então não sei muitos detalhes de como ajustar para esse uso, mas sei que como o filtro em si já cria uma pressão. Eu aconselharia moer mais grosso e não afinar muito a moagem porque o filtro sozinho já cria pressão.
Pode deixar bem mais grosso que isso e vai sair um espresso legal, mais flat e com menos corpo.
Sobre as questões:

1- Deixo a maquina na temperatura mais alta e utilizo um hack onde a temperatura da maquina fica mais elevada e mais consistente pela extração do café.
Esse hack consiste apenas em: Ativar o modo de vaporização, esperar piscar 3 vezes e desativar o modo. Depois disso extrair o expresso, falei com mais detalhes e com as referências aqui: 


2 - Eu faço sim, eu comprei um kit de chave philips na Daiso. Essas chaves são mais curtas e com isso eu consigo remover o chuveiro com mais facilidade (pq o espaço é pequeno)
Mas quando utilizo a puck screen, o chuveiro vai ficar bem mais limpo e vai precisar limpar ele com uma frequência bem menor. Sempre antes de tirar um espresso eu passo uma escovinha de dentes que comprei pra máquina, no chuveiro, e deixo a água rodar um pouco.
Com isso a saída de água fica mais uniforme: 


3- Também utilizo um pitcher de 350ml, tenho que por leite até embaixo da curvatura do bico
O que acontece é que eu percebi que não tem como levantar todo o vaorizador e também não fica legal com o vaporizador todo abaixado, então tem que achar um meio termo entre o vaporizador todo levantado(que dificulta alcançar o leite) e ele todo abaixado(que dificulta em uma boa rotação do leite)
Eu normalmente levanto todo o vaporizador e abaixo um pouquinho.
Mas dá pra fazer, só vai gastar muito leite nesse processo hahahah

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, ThiagoSP disse:


 

 


Fala Lucas, blz? também estava na mesma dúvida que vc entre a Dedica e a philco mas estou pendendo mais para a Delonghi.
Pelo pouco que aprendi as variáveis mais importantes na extração do espresso são:
- "espessura" da moagem dos grãos
- quantidade de café no filtro
- temperatura
- tempo da extração
Vc consegue confirmar qts gramas usou na extração mais ácida e na mais amarga(13g?), quantos gramas saíram na xícara, em quantos segundos tirou cada café? Tem fotos dos cafés usados em cada extração, já moídos?

Ps.:Eu acho que um canal interessante com bastante conteudo sobre essa maquina é o Tom's Coffee Corner:

 

 


Thiago Bolli
 

 


Muito bom esse canal, cheio de conteúdo pra quem tem Delonghi
Da pra achar muita coisa também no reddit e no homebarista

Eu acabei não levantando todas essas questões pelo fato de ainda esta com o filtro pressurizado, não sei exatamente o que aplica e o que não aplica.
Em questões de tempo, ratio, etc...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Lucasyvicm disse:

Fala, Tiago! tudo bem?

Cara, quando eu estava pesquisando eu vi que os preços das máquinas subiram muito. No caso das Philco estavam beirando os R$ 900,00. Aí como a diferença já não era tão absurda eu acabei comprando a Dedica mesmo. Acho que no longo prazo ela se paga. Como tenho mais 4 anos de faculdade, a máquina vai ter que aguentar até lá e eu acho que a Delongui tem uma construção melhor. 

Sobre o canal que vc recomendou, eu passei alguns dias só assistindo os vídeos desse cara! encontrei ele enquanto pesquisava como substituir a vareta de vaporização da delongui (a que vem é muito pequenininha e eu preciso colocar mais leite do que eu preciso pra conseguir vaporizar). Ai, no vídeo desse cara eu descobri que tem que abrir pra trocar e, como não me seguro, acabei comprando um bico extensor pra colocar sobre o atual e não precisar abrir a máquina. Ainda não sei se vai ficar bom pq não chegou, mas assim que tiver aqui eu posto pra comentar se compensa.

Sobre as suas dúvidas, eu anotei os valores de extrações (usando sempre o kingrider K2) e o café caramelo e chocolate da Net Cafés. O filtro pressurizado que vem na máquina só cabe 13 gramas. Se colocar muito mais do que isso fica cheio demais. 

1º tentativa: 

- Moagem: uma volta + 6 cliks 

- Qtd de café: 12,5g in - Não saiu café 

2º Tentativa:

- Moagem: Folguei 6 clicks da moagem anterior. 

- Qtd de Café: 13,4g in - 26g out. Saiu em 24 segundos.

O café ficou sem amargor, mas muito ácido.

 

3º Tentativa:

Moagem: apertei 3 cliks 

- Café 12,9g in - 26 g out. Saiu em 28 segundos.

ficou muito amargo. 

 

 

Tenho curiosidade quanto ao encaixe do bico extensor
Já vi mas nunca comprei (acho que vou trocar pelo da rancilio mesmo), quando chegar da um review aqui pra gente

Como eu tinha dito, esse ajuste de 1volta +6clicks, ainda fica um pó próximo do que tiraria para um espresso em um filtro despressurizado
Talvez se soltar um pouco fique algo mais flat porém bom, mas realmente estou mais no achismo, não experimentei muito com filtro pressurizado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2022 at 12:57, rafaroberth disse:

Tenho curiosidade quanto ao encaixe do bico extensor
Já vi mas nunca comprei (acho que vou trocar pelo da rancilio mesmo), quando chegar da um review aqui pra gente

Como eu tinha dito, esse ajuste de 1volta +6clicks, ainda fica um pó próximo do que tiraria para um espresso em um filtro despressurizado
Talvez se soltar um pouco fique algo mais flat porém bom, mas realmente estou mais no achismo, não experimentei muito com filtro pressurizado 

Fala Rafael, blz? Cara! muito obrigado pela gentileza de sempre me responder!! 

Eu acabei de receber alguns itens que comprei do Alixpress. 

Sobre o bico extensor, eu acabei de instalar e já vaporizei o leite. De fato, da pra vaporizar uma quantidade menor e evitar o desperdício. Aparentemente, não houve perda de pressão, mas por algum motivo eu não consegui deixar numa textura muito boa, provavelmente vou precisar reaprender com o novo bico. Ele parece meio frágil. Eu estou satisfeito com ele, porque pelo menos não vou precisar abrir a máquina e perder a garantia. Talvez, quando sair da garantia eu compre o bico maior e faça a substituição (caso eu sinta a necessidade até lá, mas acho que esse vai me atender muito bem).

Agora vou esperar chegar um café novo pra testar o filtro naked + puck e ver se consigo extrair usando as suas dicas. 

Esse texto foi só pra te dar um feedback do bico vaporizador que eu acabei de receber. Ainda essa semana eu volto aqui contando qualquer novidade. 

1740567893_WhatsAppImage2022-11-17at13_46_16.thumb.jpeg.a5aa1acac47e0fdfc30536259e155cff.jpeg1208349804_WhatsAppImage2022-11-17at13_44_19.thumb.jpeg.61fbb0caae053da91335ac1c47441e48.jpegimage.thumb.jpeg.d24713780e0971e08d9a9584e792844e.jpeg439980885_WhatsAppImage2022-11-17at13_44_45.thumb.jpeg.f522e3a6d876c9c74eb5f7f6f7b40edc.jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/11/2022 at 13:55, Lucasyvicm disse:

Fala Rafael, blz? Cara! muito obrigado pela gentileza de sempre me responder!! 

Eu acabei de receber alguns itens que comprei do Alixpress. 

Sobre o bico extensor, eu acabei de instalar e já vaporizei o leite. De fato, da pra vaporizar uma quantidade menor e evitar o desperdício. Aparentemente, não houve perda de pressão, mas por algum motivo eu não consegui deixar numa textura muito boa, provavelmente vou precisar reaprender com o novo bico. Ele parece meio frágil. Eu estou satisfeito com ele, porque pelo menos não vou precisar abrir a máquina e perder a garantia. Talvez, quando sair da garantia eu compre o bico maior e faça a substituição (caso eu sinta a necessidade até lá, mas acho que esse vai me atender muito bem).

Agora vou esperar chegar um café novo pra testar o filtro naked + puck e ver se consigo extrair usando as suas dicas. 

Esse texto foi só pra te dar um feedback do bico vaporizador que eu acabei de receber. Ainda essa semana eu volto aqui contando qualquer novidade. 

1740567893_WhatsAppImage2022-11-17at13_46_16.thumb.jpeg.a5aa1acac47e0fdfc30536259e155cff.jpeg1208349804_WhatsAppImage2022-11-17at13_44_19.thumb.jpeg.61fbb0caae053da91335ac1c47441e48.jpegimage.thumb.jpeg.d24713780e0971e08d9a9584e792844e.jpeg439980885_WhatsAppImage2022-11-17at13_44_45.thumb.jpeg.f522e3a6d876c9c74eb5f7f6f7b40edc.jpeg

Gostei muito dessa adaptação!
Bem interessante, até fez eu repensar se vou mesmo trocar o vaporizador hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, ivoesazevedo disse:

Agora tem uma parecida com a Dedica: https://forum.clubedocafe.net/topic/9600-máquina-de-expresso-brasileira-marca-eos-r600. Um bocado mais barata.

Achei uma máquina de entrada bem interessante, o que oferece pelo valor
Bem barata, só não da pra saber muito o histórico dela, mas achei uma ótima opção
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/11/2022 at 10:59, Alicio galvão neto disse:

a minha EOS chegou ontem , mais os equipamentos de despressurizado e o moinho vão demorar pra chegar e quando chegar dou o feedback.

 

https://imgur.com/a/munuQEv

Parabéns pela compra!! Espero que vc fique satisfeito com a máquina!! Ela parece muito com a delongui!! O meu conselho é: no início, até vc pegar o jeito vc vai achar que tem alguma coisa errada com a máquina ou com vc, mas na verdade é só uma questão de regular moagem, grão bom pra expresso e filtro despressurizado!! Siga as recomendações do Rafael! Eu estou fazendo isso e garanto! Só alegria!! 
inclusive, na última sexta-feira eu fui a uma cafeteria ótima em Aracaju, pedi um expresso e confesso que o que eu tiro é muito mais gostoso!! Ou seja, continua tentando que no fim da certo 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2022 at 22:33, Lucasyvicm disse:

Parabéns pela compra!! Espero que vc fique satisfeito com a máquina!! Ela parece muito com a delongui!! O meu conselho é: no início, até vc pegar o jeito vc vai achar que tem alguma coisa errada com a máquina ou com vc, mas na verdade é só uma questão de regular moagem, grão bom pra expresso e filtro despressurizado!! Siga as recomendações do Rafael! Eu estou fazendo isso e garanto! Só alegria!! 
inclusive, na última sexta-feira eu fui a uma cafeteria ótima em Aracaju, pedi um expresso e confesso que o que eu tiro é muito mais gostoso!! Ou seja, continua tentando que no fim da certo 

muito obrigado,

Meu moedor deve chegar na semana que vem, assim espero. 

Por enquanto vamos tomando café de capsulas.kkk

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal!

Estou com a EOS desde sábado. Tenho uma Philco 15 bar também e está muito interessante a comparação. Se alguém se interessar posso dar mais detalhes da experiência (aqui ou em outro tópico) daqui uns dias, quando tiver mais propriedade. Por enquanto a troca está me parecendo muito positiva, desde o primeiro espresso já saiu muito bom.

 

IMG_6432.jpg

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adquiri há 1 mês uma Delonghi Dedica, um achado no mercado livre uma maquina de devolução dentro dos 7 dias, alguém que desistiu da compra e retornou para o vendedor, ela veio zeradinha e paguei apenas 699,00, com a economia deu pra completar o setup kkkk

Abaixo fotos do meu antigo e novo setup (as embaladas chegaram hoje 6/12) ainda nem utilizei, ansioso kkkk

Despressurizei meu filtro, e de boa uso ele com 3 furos mesmo, meu naked já esta a caminho pelo ALI.

Café do amigo Alex do @torrafrescacafes, super indico.

image.jpeg

image.jpeg

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, bassarisse disse:

Olá, pessoal!

Estou com a EOS desde sábado. Tenho uma Philco 15 bar também e está muito interessante a comparação. Se alguém se interessar posso dar mais detalhes da experiência (aqui ou em outro tópico) daqui uns dias, quando tiver mais propriedade. Por enquanto a troca está me parecendo muito positiva, desde o primeiro espresso já saiu muito bom.

 

IMG_6432.jpg

Gostaria muito de mais informações e, principalmente mais comparações!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, bassarisse disse:

Olá, pessoal!

Estou com a EOS desde sábado. Tenho uma Philco 15 bar também e está muito interessante a comparação. Se alguém se interessar posso dar mais detalhes da experiência (aqui ou em outro tópico) daqui uns dias, quando tiver mais propriedade. Por enquanto a troca está me parecendo muito positiva, desde o primeiro espresso já saiu muito bom.

 

IMG_6432.jpg

Seria interessante saber da comparação das duas por serem diferentes na forma de aquecimento da agua: A Philco é feita com caldeira e a EOS com thermoblock.  A EOS deve ser uma cópia da Delonghi Dedica e pode ser que tenha como configurar a temperatura de saida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2022 at 22:33, Lucasyvicm disse:

Parabéns pela compra!! Espero que vc fique satisfeito com a máquina!! Ela parece muito com a delongui!! O meu conselho é: no início, até vc pegar o jeito vc vai achar que tem alguma coisa errada com a máquina ou com vc, mas na verdade é só uma questão de regular moagem, grão bom pra expresso e filtro despressurizado!! Siga as recomendações do Rafael! Eu estou fazendo isso e garanto! Só alegria!! 
inclusive, na última sexta-feira eu fui a uma cafeteria ótima em Aracaju, pedi um expresso e confesso que o que eu tiro é muito mais gostoso!! Ou seja, continua tentando que no fim da certo 

Opa! Bom saber que consegui ajudar! hahahahha
É uma maquina muito boa mesmo, e acho ela linda!

O que esta achando do bico? Valeu o mod?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/12/2022 at 21:11, Nelson Firmino disse:

Seria interessante saber da comparação das duas por serem diferentes na forma de aquecimento da agua: A Philco é feita com caldeira e a EOS com thermoblock.  A EOS deve ser uma cópia da Delonghi Dedica e pode ser que tenha como configurar a temperatura de saida.

Pelo que vi a EOS é idêntica mesmo, tem essa opção de temperatura no manual dela
Deve até dar pra aplicar o mod de temperature surfing que funciona bem legal com a Delonghi. Não sei se a consistência térmica seria a mesma, mas provavelmente fica em algo aproximado, pra melhor ou pra pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...