Guest Anita Postado 7 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2014 Todas as dicas acima são preciosas. Surfar é mesmo de lei. Parafuso marca sempre. Tem que esfregar o parafuso na limpeza do dia. Isso só acaba com o mod da tela de chuveiro com recuo do pidsilvia. O parafuso fica embutido. Ao invés de mexer na regulagem do moinho, teste antes moagem mais fina, mas uns 14 ou 15 g no filtro. O relato de B parecia o meu: meu tamper veio legal e também perdi o café fresco... Bons cafés. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 7 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2014 Tenho uma dúvida, mas relacionado ao transformador de 220v que instalei. Para que ele não fique aparente, coloquei ele atrás do forno de micro-ondas. Só ligo o transformador quando uso a máquina e nunca ligo o forno quando a máquina está ligada, mas como seguro morreu de velho, vai a pergunta: Se eu ligar o micro-ondas com o transformador também ligado, pode dar M.. ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 8 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2014 Um problema que vou ter com a Silvia é a questão de saber quando a água vai acabar. Para mim o acesso ao reservatório é difícil. A PidSilvia vwende um sistema, mas achei meio complexo. Achei esse link abaixo interessante. alguém conhece algum outro modo de verificar a quantidade de água ? http://www.itcamefromtheworkshop.com/2013/04/low-water-indicator-for-my-rancilio.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 8 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2014 Parece fácil fazer um ... Fazendo um buraco circular na tampa do tanque, por onde passe a haste de um densímetro (ou instrumento similar). Como flutua a haste sobe e desce com a água. E só marcar o volume mínimo e pronto ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 8 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2014 Putz. Boa idéia. E eu que tinha um densímetro de meu aquário e joguei fora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 8 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2014 Lendo as trocas de mensagens sobre "PID", surgiu a duvida se é necessário fazer um flush quando se tem PID. Minha idéia de PID é que a função principal dele é manter a temperatura da água e vapor no grau certo para a extração, sem a necessidade de ficar fazendo o surfing. Eu estou certo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2014 Sim. Você fará um flush apenas se ela estiver ligada por muito tempo sem extrair. Neste caso o grupo estará quente demais. Você faz o flush inicial só para ela esfriar um pouco a cabeça, aguarda estabilizar no pid a temperatura setada e extrai. Daí espera ela recuperar de novo à temperatura do pid (vai levar 1 minuto e meio mais ou menos, enquanto isto vai preparando filtro, moendo, compactando etc.), extrai, aguarda de novo recuperar (novamente o tal minuto e meio) e assim vai. A Silvia como ela é. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 9 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2014 Bom, minhas primeiras impressões da Silvia, usando café do Santo Grão. Enquanto na Gaggia eu conseguia colocar entre 17 e 18 gramas de café (dependendo do tipo), na Silvia eu coloco no máximo 16 gramas. Acho que o tamper da Orphan de 58mm que uso (foto) não é o ideal, pois só consigo calcar ele até uma linha divisória, pois ela bloqueia o tamper. Quanto a granulometria do pó, a Silvia exige um pó pouco mais fino que da Gaggia. Apesar de sair um crema, o café saiu bem amargo, creio que devido ao tempo, pois já tenho ele há mais de 3 semanas. Quanto ao bico vaporizador, quanta diferença com relação ao da Gaggia. A pitcher que veio junto é excelente e mesmo colocando mais leite, consegui fazer o leite batido muito mais rápido que na Gaggia, sem mistério algum. Um problema que estou enfrentando é saber o volume de água no reservatório, mas acho que já sei como solucionar. Vou pegar uma pequena rolha e utilizá-la como boia, colocanco uma pequena bilha de aço na parte de baixo como contra-peso e na parte de cima uma pequena haste onde eu possa saber o nível da água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 Já dei início ao MOD de minha Silvia. comprei no PID Silvia uma tampa nova para o chuveiro com o parafuso embutido e uma cestinha para 18gr de café. Vou comprar um PID na auber, mas tenho algumas dúvidas: 1. Toda vez que ligo a máquina eu tenho de programar o PID com a temperatura ? 2. Vale a pena pagar mais caro para ter um PID que controle, temperatura, vapor e pre-infusão ou basta apenas temperatura ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Augusto Rocha Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 Também estou estudando qual PID comprar e aonde. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 Achei a Auber bem prática. A PID Silvia é muito cara e são dois aparelhos que ficam presos na lateral da máquina. Achei feio. Tô pensando no da Auber com luz branca. Minha dúvida é saber se terei de programar toda vez que ligo a máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 Não. Pelo menos o meu fica com a programação fixa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 Anita, seu PID é só para temperatura ou para temperatura e vapor ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 Só extração. A Auber tem destes que fazem as duas coisas. Não sinto falta dele para vapor. A vaporização, feita corretamente, você percebe pela textura do leite e pelo toque da mão no pitcher (até o limite do suportável). E como o que pega é justamente a volta para a extração, esta marca no pid. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 Concordo com você. Nas duas tentativas de vaporizar o leite eu consegui e sem muito problema. Realmente é muito mais fácil do que na twin. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 Ela vaporiza com perfeição. Na minha a pecinha que fica na frente dela veio com defeito, então não sai leite bom. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 Você quer dizer o bico vaporizador ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 Não. A pecinha que aperta os botões. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 tenho visto pelos posts que a Silvia prefere pó um pouco mais fino que a média das demais máquinas. A Silvia é minha primeira máquina, mas concordo que ela pede mais fino. A título de curiosidade, isto se deve a que? É devido a geometria do conjunto filtro + porta filtro ou é uma peculiaridade da máquina? Por exemplo, se eu pegar um porta filtro aberto da ECM ou ROCKET, continuará exigindo pó mais fino? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 Salve Fábio. A necessidade de pó mais fino para a Silvia está relacionada à pressão de operação do sistema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 salve Alexandre. Mas e a regulagem da OPV? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 14 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 14 Agosto 2014 Tens que saber como fazê-la e precisarás de um instrumento para medir a pressão durante o ajuste. Há também a possibilidade de medir o volume e estimar a pressão. O método não é de todo preciso mas poderá ajudar-te. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2014 tenho visto pelos posts que a Silvia prefere pó um pouco mais fino que a média das demais máquinas. A Silvia é minha primeira máquina, mas concordo que ela pede mais fino. Estranha essa afirmação, não? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 15 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2014 No início desse tópico tem uma discussão sobre isso. O Marcio e o Rafa inclusive anexam uns gráficos sobre a quantidade de água que sai por minuto, considerando uma pressão de 9 bar. No caso seriam 600 ml por minuto. fiz um teste com a minha e deu entre 550 e 600 ml. Se eu for comparar com a twin, a impressão é que na Rancilio sai muito mais água pelo grupo do que na twin. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2014 Mais água por minuto em uma pressão de 9 bar??? Vou procurar o início do tópico... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2014 Li as 5 primeiras páginas e não achei nada dessa história de moagem mais fina. Lembre-se que o fluxo livre e a pressão máxima de operação não tem relação direta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 15 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2014 Não falei da moagem, mas da vazão de água para se ter uma idéia da pressão da bomba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2014 Mas aí é que está, não há essa relação direta. Minha máquina, por exemplo, tem vazão relativamente pequena por conta dos restritos de fluxo instalados. Mas ao extrair um ristretto, a pressão chega a 12 bar tranquilamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 15 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2014 Rodrigo, se ler as ultimas páginas verá que a Silvia prefere pó um pouco mais fino. Sobre a pressão, acredito que o Alexandre tenha se referido às curvas da bomba, pressão (carga) versus vazão. Se eu não estiver enganado, acredito que a pressão diminui com a vazão. Já vi estas curvas por aí nos sites. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 15 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 15 Agosto 2014 O Alexandre não deixou explícito, mas creio que por "medir o volume" ele tenha se referindo ao volume de água no retorno da OPV (e não no grupo) ligando a máquina com um filtro cego por um intervalo de tempo determinado. Dessa forma, pode-se fazer uma correlação entre o volume de água desviado pela OPV e o gráfico de vazão/pressão da bomba para se estimar a pressão de trabalho regulada na OPV. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas