Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

O ideal é que o temporizador tenha capacidade de, pelo menos, 20 amperes. Já procurei um para a minha e não comprei porque alguns sites americanos desaconselham. Porém, ainda pretendo comprar. No Mercado Livre tem e o melhor é adquirir com tomada três pinos americana.

Tb penso que o ideal é usar um de 20 amperes, mas é difícil de achar pesquisando na internet só achei de 10 amperes e 20 somente aqueles de trilho, tipo disjuntor!

 

Mas acho que o de 10 amperes deve dar conta, pois a potencia da Silvia é 1000W em 120V e 1150 em 230V, portando a corrente em amperes é 8,3A em 1120V e 5A em 220V isso fazendo a calculo de amperes A = P / V será que é isso mesmo?

 

Ah minha tomada eu acabei trocando por uma do padrão novo, pois como não é muito recomendado usar adaptador e como minha máquina é 110V a fase e o neutro do padrão americano é invertido, por isso decidi trocar a tomada da minha! Será que isso faz sentido ou tem algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tb. Com cafiza só fiz logo após a compra.

 

Que eu saiba o backflush limpa o caminho da água até a válvula de alivio, que por sua vez deve jogar a agua direto na bandeja de gotejamento.

 

Tem também a limpeza do chuveiro, que envolve remover o mesmo e dar um trato, seja detergente, seja cafiza.

 

No YouTube tem vários vídeos.

 

Uma coisa que gosto de fazer, e não vejo muitos comentários a despeito, é, logo antes do backflush, girar o PF. Acredito que isto ajuda a limpar as gaxetas (ou guarnições) de borracha do grupo:

 

Opa, lembrando que minha máquina é outra, mas as obs se aplicam a qqer semi automática ;)

Também faço isso. Kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, gostaria de saber se mesmo com o PID instalada na Silvia tem que fazer flush / Surf ou quando a temperatura estabilizar no PID já posso tirar o espresso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa mesmo no primeiro espresso faço isso, depois que a máquina ficou 30 minutos eu ja posso tirar? Pois no manual do PID fala para dar um expurgo (flush) de uns 120-180ml depois de aquecer a máquina de 25 à 45 minutos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago, é o seguinte, a função do PID é regular a temperatura ao invés do termostato padrão. Uma vez regulada vc pode extrair diretamente sem surfar ou dar flush. Esse flush que eles falam no manual, tem a ver com a estabilizaçao da temperatura durante o aquecimento,mas uma vez estabilizada pode extrair direto. A grosso modo,o Pid te ajuda a extrair o espresso numa temperatura inicial indicada por vc,com ele vc consegue saber qual a temperatura inicial que vc vai extrair.

 

Enviado de meu LG-D618 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rara então tanto o primeiro como as demais extrações assim que estabilizar já posso tirar o espresso? 

Particularmente vc deixa a sua aquecer por quanto tempo? Qual o tempo minimo e o ideal pra vc? E entre as extrações vc espera quanto tempo entre uma e outra? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.Uma vez estabilizada a máquina vc pode extrair. Deixo a minha aquecer sempre por pelo menos uns 30 minutos,mas não porque é necessário, mas porque pra mim espresso é um ritual e só bebo quando tenho tempo.30 minutos deverão ser suficientes.Eu espero entre as extrações o tempo do pid regular apenas, e já extraio quando atingida a temperatura desejada.

 

Enviado de meu LG-D618 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, agora que sou do "clube", também faço como o Rafa disse: ligo a máquina, espero uns 20-30min e extraio direto sem fazer expurgo. O máximo que acontece é usar um pouco de água quente para aquecer a xícara enquanto eu peso e preparo o pó. Mas nesse intervalo, a temperatura já chegou no setpoint.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, um detalhe, que vale para qq máquina com PID.

 

O PID vai estabilizar a área onde o sensor estiver medindo. Nesse momento não necessariamente a máquina estará estabilizada. É bem provável ter que esperar algum tempo para isso.

 

Por exemplo, abaixo, se o sensor estiver onde marquei com a bolota vermelha, talvez demore um pouco para que a área da bolota azul estabilize. Só medindo, mas é mais garantido esperar um pouco a mais.

 

zARmKWu.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantos graus deve perder a aguá quando sai da caldeira até chegar efetivamente no pó uns 7/8 graus? Se no PID estiver 100 a aguá a extração será feita em 92/93 graus? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://www.seattlecoffeegear.com/assets/files/silvia-pid-operation-manual.pdf

 

Veja a Tabela 1 na página 2, tem essa relação entre a temperatura do PID e a da água que sairá na extração. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz vários testes usando o termopar, com fotos e filmes. Está no post #1456 desse tópico

Bernardo legal seu post muito bom, na prática tudo fica mais claro! Muito bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida pessoal quanto tiro o espresso 25/30 segundos após ligar o botão quando tiro o duplo tenho que tirar 30ml em cada shot certo, mas esses 30ml já conta a crema ou são 30 ml de café + a crema dando 40/45ml no total?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testa com a balança. Extraia 30g na xícara, que isso tende a equivaler a 30ml.

 

A referência exata é água pura, mas dá para fingir que serve para o café também. Será algo bem próximo....rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz vou dar uma lida, ainda estou terminando de ler essa tópico da Silvia, dando muitos risadas com a história do Rodrigues...isso esta quase um livro quando terminar vou sentir falta hahahaha Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...