Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Kkkkk Miya, próxima piada!

Tenho roubado. Depois de vaporizar passo pela cremeira para misturar as partes. .. aí fica com textura para desenho. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é.. Só com vapor eu não tenho conseguido a textura ideal para desenho também... Muito raro conseguir uma boa só com vapor...  :(

 

E não é roubar.. É recurso!  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou razoável Miyamoto. Parece que meu pitcher não tem o bico estreito o suficiente para o traço sair mais fino. Faz tempo que estou enrolando para comprar outro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já ouvi falar que a textura boa para desenho parece com tinta latex... Como eu não conseguia a textura não acreditei que era tanto assim..

 

Até que..

 

Vi a textura ideal no TNT.. Incrível.. O leite fica muito cremoso mesmo.. Grosso.. E realmente parece tinta...

 

Se não estiver conseguindo assim, é porque não deve ter ficado tão boa para desenhar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre deixo um tempo no freezer.. Quando está bem gelado, começo a vaporizar.. Mas mesmo assim, quando acaba o vapor, o leite não está cremoso...

 

O mais engraçado é que os "vapores" variam muito... Às vezes vaporiza e só sai pumzinhos.. Outras, sai um jato de vapor fortíssimo que faz o leite girar vigorosamente... 

 

Varia muito.. Não consigo consistência no vapor da Gaggia...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que vc tem que deixar a máquina no mesmo ponto antes de começar. Apesar dos termostados serem ruins, eles não são randômicos. Randômico seria você ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Varia pois você não tem um procedimento padrão, preste sempre atenção para que quando ficar bom você saber o que fez de diferente.

Na Vfa como tem o manometro eu vejo pela pressão, mas entre 1 bar e 2 bar leva uns 8 s, ou seja ......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, um detalhe que demorei algum tempo para descobrir no início com a vaporização na Twin, até porque no manual não encontrei essa informação: para se obter um vapor intenso (no meu caso após a extração) é preciso abrir toda a válvula e aguardar que todas as luzes comecem a piscar e após esta fase fechar a mesma. Agora sim, pronta para vaporização. Como também, na época não encontrei essa informação no CDC, apesar de simples, acredito que é importante divulgá-la.

Outro ponto, que a utilização foi me ensinando, referente a textura do leite que eu precisava para otimizar o latte art. O bico vaporizador, quando próximo a superfície do leite, produzia uma textura mais densa e quando colocado mais embaixo, uma textura próxima a liquida.

 

Abração.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, por enquanto então a mais eficiente é a LP do Sergio. 

 

As mais eficientes são o brinquedinho do Victor e OS brinquedinhos do Márcio... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As mais eficientes são o brinquedinho do Victor e OS brinquedinhos do Márcio... :P

 

Mais eficazes, não necessariamente mais eficientes. Mais eficiente será a que vaporizar o melhor leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje à noite eu vou vaporizar água+detergente para ver o ponto de maior vazão de vapor da Twin...

Para descobrir o ponto de maior potência, não precisa vaporizar, use só água e bico submerso. Na mesma massa de água, anote temperatura inicial, temperatura final e o tempo. Maior potência é quando variar a temperatura mais rápido.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um vídeo tirando um espresso e em seguida vaporizando o leite na Gaggia e com o braço da Sílvia! Não sei se deveria postar aqui, mas como os pedidos foram feitos aqui mesmo... lá vai:
 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, Igor, aprendeu a surfar a temperatura de vapor muito bem. Quem sabe assim o japa aprende.

 

Só o seguinte: a menos que você tenha mão de agricultor, duvido que o seu leite tenha chegado a 65C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o vídeo! 

 

Isso, Igor, aprendeu a surfar a temperatura de vapor muito bem. Quem sabe assim o japa aprende.

 

Eu sempre fiz o mesmo..  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já medi com um termômetro Rodrigo, a temperatura boa pra latte art é no máximo 55º. Quando começo a não aguentar mais segurar a Pitcher eu conto 3 jacarés e desligo.

 

Deu pra pegar legal Miyamoto?? Quero fazer um mostrando como surfo nas extrações... tenho surfado com precisão! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...