Ir para conteúdo

Kingrinder K6 - Dificuldade com moagens mais finas


brunoceccato

Postagens recomendadas

Boa tarde a todos,

Estou tendo problemas com moagens mais finas no Kingrinder K6, pois basicamente elas exigem mais esforço na alavanca e a borracha que da a "pegada" do moedor acaba rodando em falso. Alguém mais percebeu essa caracteristica no moedor e se sim, alguma sugestão de como resolver?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, brunoceccato disse:

Boa tarde a todos,

Estou tendo problemas com moagens mais finas no Kingrinder K6, pois basicamente elas exigem mais esforço na alavanca e a borracha que da a "pegada" do moedor acaba rodando em falso. Alguém mais percebeu essa caracteristica no moedor e se sim, alguma sugestão de como resolver?  

Isso acontece com vários moedores. Uma possibilidade é inclinar o moedor para reduzir a velocidade de alimentação dos grãos de café. Moendo menos grãos por vez, diminui o esforço e portanto a chance da borracha girar.

Também não sei o quanto está girando no seu caso, mas nas raras experiências que tive (acho que com o K2), era bem pouco.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/12/2022 at 09:02, regisassao disse:

Isso acontece com vários moedores. Uma possibilidade é inclinar o moedor para reduzir a velocidade de alimentação dos grãos de café. Moendo menos grãos por vez, diminui o esforço e portanto a chance da borracha girar.

Também não sei o quanto está girando no seu caso, mas nas raras experiências que tive (acho que com o K2), era bem pouco.

Valeu Regis, tentar dessa forma! Ela tem girado bastante, mas nas moagens bem finas, abaixo do click 30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Regis, tentar dessa forma! Ela tem girado bastante, mas nas moagens bem finas, abaixo do click 30.
Olá Bruno!
Você está fazendo essa moagem nesse nível de clicks para café turco ou espresso?

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/12/2022 at 09:02, regisassao disse:

Isso acontece com vários moedores. Uma possibilidade é inclinar o moedor para reduzir a velocidade de alimentação dos grãos de café. Moendo menos grãos por vez, diminui o esforço e portanto a chance da borracha girar.

 

Não é um K6 mas é irmão... kkk

No meu K4 quando me aventuro em Café turco... que fico na faixa do clique 35 a 50.... uso essa técnica... porque se não fica quase impossível moer... fora que demoraaaaa....

Minha esposa por exemplo ela não consegue moer nessa regulagem...

Mas no K4 no 35~50 já sai um talco... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no K4 não tenho esse problema da borracha não.
Talvez por ser novo, uns 3 meses e eu ter usado umas 10-15x.

Isso da dureza variou entre os grãos, alguns mais duros e outros nem tanto.
A menor moagem que fiz foi no 75 e sim se tentar moer em pé é bem duro, meus braços de marshmallow n conseguem girar.

Mesmo a parafusadeira tendo 15N tbm não consegue, fica travando e girando tudo. Tenho que deixar ela sempre bem carregada pra ter mais força.

Porém eu me toquei que inclinado a moagem fica bem fácil recentemente (semana passada).

N estou utilizando por simplesmente ainda não ter me adaptado ao filtro despressurizado, cada um dos grãos que peguei são diferentes (usar o mesmo click em ambos não dá certo, e ai vai mais testes) e ainda não consegui isolar as variáveis.
Tbm estava cheio de cápsulas que acabaram no Natal. Apesar dos cafés que comprei ter 3 meses vou usá-los (450g, 3 grãos diferentes) vou usá-los até acabar.

O porta filtro naked n serviu, encaixa certo na Philco porém as abas dele são mais grossas que as abas do original. Fiquei de levar num amigo pra igualar a espessura com dremmel ou esmeril mas acabei esquecendo (estava nas cápsulas, sem tempo).

Então abri o porta filtro original, removi uma peça e coube certinho o filtro despressurizado 2cups, tanto o que comprei a mais sem saber como o que veio no porta filtro naked.

O meu problema na extração é que o café tem saido muito demorado, coisa de 2 min. A crema puff, nem quando o café era novo fazia direito.
Já o sabor é bom. Uma tirada que fiz passou tão rápido que ficou igual um coado porém o sabor era bom.
Não ficam ácidos ou amargos, então mesmo lenta está correta. O problema maior msm é a falta de crema além do tempo de extração. Percebi que tem hora que há pouca dificuldade da água passar e tem hora que nenhum dificuldade. Tentei ajustar entre 75-85 com alta compactação pras moagens mais grossas e pouca ou nenhuma compactação nas moagens mais finas.

Além do moedor, porta filtro, filtro despressurizado também comprei um tamper que encaixa neles perfeitamente.

O melhor resultado foi realmente com leve ou nenhuma compactação, moagem ali nos 75-78 e com o grão Gourmet da Net cafés.
Msm assim ficou meio aquém do que eu queria esperava em relação a crema. Tenho balança porém ela é grande e não se dá bem com as xícaras, cheguei a usar e contar o tempo no celular algumas vezes porém acho muito trabalho e prefiro usar o felling além de contar o tempo de extração mentalmente.

Outros ajustes que fiz foi na quantidade de café. Estou usando duas colheres limpas da própria máquina que dá uns 18g mas normalmente meu ratio (que gosto) é isso pra uns 54ml, que seria metade de uma xicara de 120ml já contando com a crema.
Quando quero meio lungo sempre fiz com o pressurizado essa proporção extraindo até 3/4 dessa xícara.

Talvez tenha que aumentar o café mas quando ele absorve água nessa quantidade que uso ele fica na altura exata do chuveiro, mais café diria que ficaria muito em contato, podendo queimar a extração. Quando vai pro filtro fica 0,5cm da borda e 20g ficaria uns 0,3cm da borda do filtro.

Agora serei obrigado a fazer essa equação funcionar pq só tenho grãos e odeio fazer esses testes kkkkkk
Minha última opção é voltar pro pressurizado que pelo menos só irei me precopuar se a moagem está no click certo.

Enviado de meu M2012K11AG usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, alefmm disse:

Mesmo a parafusadeira tendo 15N tbm não consegue, fica travando e girando tudo. Tenho que deixar ela sempre bem carregada pra ter mais força.

15 N.m é muito pouco. Tenho uma de 19 e dá conta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/12/2022 at 01:30, MarcioMO disse:

Olá Bruno!
Você está fazendo essa moagem nesse nível de clicks para café turco ou espresso?

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Olá Márcio, estava justamente tentado acertar a extração de um expresso com porta filtro naked na Mondial C-08. Era um grão específico de torra escura que veio de Minas, mas mesmo no click 35, a extração estava saindo muito rápido, bem liquido e sem crema, dessa maneira estava testando reduzir a moagem, chegando quase a baixo do click 30 para começar a sair aquela extração característica do naked, porém o sabor horrível. 

Sobre o moedor, acabei parando de tentar essas moagens super finas, mas inclinar o moedor conforme o Régis mencionou ajudou bastante e ele parou de rodar em falso quando fazia muito esforço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, brunoceccato disse:

Olá Márcio, estava justamente tentado acertar a extração de um expresso com porta filtro naked na Mondial C-08. Era um grão específico de torra escura que veio de Minas, mas mesmo no click 35, a extração estava saindo muito rápido, bem liquido e sem crema, dessa maneira estava testando reduzir a moagem, chegando quase a baixo do click 30 para começar a sair aquela extração característica do naked, porém o sabor horrível. 

Sobre o moedor, acabei parando de tentar essas moagens super finas, mas inclinar o moedor conforme o Régis mencionou ajudou bastante e ele parou de rodar em falso quando fazia muito esforço.

Tenta trocar de grão (com torra recente!) e vê se ainda assim tem que moer tão fino...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá melhorando aqui.
Mas é difícil fazer a compactação. Parece que ela faz com que a máquina tenha mais ou menos pressão mesmo em moagem fina.
Ao menos dá pra tomar mas a crema inexistente.

Vou testar no 60 sem compactar pra ver como se comporta.

Enviado de meu M2012K11AG usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
15 N.m é muito pouco. Tenho uma de 19 e dá conta.
Então usando o K4 com click 75 consigo moer normalmente deixando em angulo para cair os grãos aos poucos.
Mesmo assim leva uns 45 segundos mais ou menos.
Tá melhorando aqui.
Mas é difícil fazer a compactação. Parece que ela faz com que a máquina tenha mais ou menos pressão mesmo em moagem fina.
Ao menos dá pra tomar mas a crema inexistente.

Vou testar no 60 sem compactar pra ver como se comporta.

Enviado de meu M2012K11AG usando o Tapatalk


Voltei pro pressurizado.
Click 75, sem compactação o café saiu quase perfeito, 25 segundos com mais crema.

Se compactar mesmo que pouco acho que trava e se reduzir acho que desregula.
Desisti do filtro despressurizado hahahahaha.

Enviado de meu M2012K11AG usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei pro pressurizado.
Click 75, sem compactação o café saiu quase perfeito, 25 segundos com mais crema.

Se compactar mesmo que pouco acho que trava e se reduzir acho que desregula.
Desisti do filtro despressurizado hahahahaha.

Enviado de meu M2012K11AG usando o Tapatalk

Cara existem uns série de elementos que tornam a extração do espresso possível, a moagem é uma das principais mais não a única.

Se o café estiver velho - e pra mim café com mais de 25 - 30 dias de torra nem vale a pena colocar na máquina - já é nem tento extrair.

Além do mais a formação do bolo, ou como os gringos falam "puck prep" é fundamental.

Além da granulometria, retirar as bolotas de café que estão sendo formadas pela estática no moedor com uma ferramenta wdt é essencial. Distribuir o café de maneira homogênea é também muito importante e por último a compactação. Um tamper com ajuste de calibre e bordas que permitem o nivelamento é a mais importante ferramenta que se deve ter na preparação de um bolo.

Recomendaria se atentar a esses pontos para a extração em um filtro não pressurizado.

Abraços e bons cafés!

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Cara existem uns série de elementos que tornam a extração do espresso possível, a moagem é uma das principais mais não a única.

Se o café estiver velho - e pra mim café com mais de 25 - 30 dias de torra nem vale a pena colocar na máquina - já é nem tento extrair.

Além do mais a formação do bolo, ou como os gringos falam "puck prep" é fundamental.

Além da granulometria, retirar as bolotas de café que estão sendo formadas pela estática no moedor com uma ferramenta wdt é essencial. Distribuir o café de maneira homogênea é também muito importante e por último a compactação. Um tamper com ajuste de calibre e bordas que permitem o nivelamento é a mais importante ferramenta que se deve ter na preparação de um bolo.

Recomendaria se atentar a esses pontos para a extração em um filtro não pressurizado.

Abraços e bons cafés!

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Ou seja, mais processos.

Estou satisfeito com sabor, aparência e estabilidade do pressurizado. Resolveu todas as variáveis anteriores além de trazer praticidade.

Vou manter assim por enquanto.
Mas essas dicas do bolo realmente deve ajudar porém aqui nenhuma das tentativas mesmo com palito não consegui o mesmo resultado do pressurizado. Realmente não sou batista [emoji23]

Enviado de meu M2012K11AG usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 1/6/2023 at 1:11 PM, brunoceccato said:

Olá Márcio, estava justamente tentado acertar a extração de um expresso com porta filtro naked na Mondial C-08. Era um grão específico de torra escura que veio de Minas, mas mesmo no click 35, a extração estava saindo muito rápido, bem liquido e sem crema, dessa maneira estava testando reduzir a moagem, chegando quase a baixo do click 30 para começar a sair aquela extração característica do naked, porém o sabor horrível. 

Sobre o moedor, acabei parando de tentar essas moagens super finas, mas inclinar o moedor conforme o Régis mencionou ajudou bastante e ele parou de rodar em falso quando fazia muito esforço.

Eu tenho um K6 e nunca cheguei perto disso. A não ser que o seu veio com a calibragem muito baixa de fabrica (o meu é -9). Vc tentou aumentar a quantidade de pó? Pq moer fino demais tb pode causar canalização. Acontece muito comigo, vejo no manômetro que mesmo moendo mais fino a pressao diminui depois de certo ponto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...