Ir para conteúdo

Delonghi Dedica + Kingrinder K4


Postagens recomendadas

Olá à todos!

Estou voltando ao mundo dos expressos, depois de me mudar e acabar vendendo minha Gaggia em 2016 (sim, me arrependo até hoje :( ). 

Comprei recente a Delonghi dedica e o porta filtro naked do AliExpress. Tenho um kingrider k4. Estou na tentativa e erro pro melhor ajuste (até agora só erro rs). 
Percebi que 18g parece ser muito para esse naked do AliExpress. Alguém que possua indica usar quanto? 17g?

Quanto ao K4, alguém possui a Dedica também para dar um norte?

Extrai um ratio de 1:2.5 com 18g (bem ruim de entrar 18g mesmo com anel e distribuidor), com 75 clicks (marcado do zero, contando o zero real seria 80) e ficou muuito ácido, doçura zero.

Pensei em colocar 17g e já aumentar 2 clicks para 77, o que acham?

Outra coisa, comprei um pote que faz vácuo no AliExpress para guardar os grãos, alguém possui? Quanto tempo mantém a qualidade neste pote?

Tambem tenho uma máquina seladora a vácuo, uso para guardar o grão em maior quantidade e particiono para o pote a vácuo, a ideia é fazer semanalmente. Concordam ou fariam diferente?

Obrigado!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Celolourenco disse:

Pensei em colocar 17g e já aumentar 2 clicks para 77, o que acham?

Sugiro mudar uma variável por vez, mas como vai reduzir a dose, ao invés de engrossar a moagem, deveria afinar.

15 horas atrás, Celolourenco disse:

Quanto tempo mantém a qualidade neste pote?

Na minha opinião, o mais importante é a data da torra. O ideal é consumir entre 10 a 30 dias da torra, com o melhor sensorial entre os dias 14 a 21 (em geral, mas depende do grão tbm).

O pote a vácuo não impede que o grão libere CO2 e toda vez  que abre, o grão recebe mais oxigênio para oxidar. 

No entanto, é melhor que deixar exposto a luz, e veda melhor que a embalagem com um elástico ou clipe, talvez melhor tbm que embalagens com zip.

A máquina seladora eu usaria para congelar os grãos. Chegando no auge do sensorial, congele e use até um ou dois anos depois, que o café parece ter a mesma "idade" de antes do congelamento. 

Selar porções individuais até  seria uma boa, na teoria, mas se o seu consumo é rápido, acho um desperdício e dá trabalho porcionar e selar.

Eu costumo congelar os grãos porcionados e uso saquinhos tipo zip, depois coloci todos na embalagem original para lembrar qual é o grão, data da torra etc, e ainda marco o clique que ficou melhor e o moedor para nao ter qur ajustar novamente meses depois. Funciona muito bem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, regisassao disse:

Sugiro mudar uma variável por vez, mas como vai reduzir a dose, ao invés de engrossar a moagem, deveria afinar.

Na minha opinião, o mais importante é a data da torra. O ideal é consumir entre 10 a 30 dias da torra, com o melhor sensorial entre os dias 14 a 21 (em geral, mas depende do grão tbm).

O pote a vácuo não impede que o grão libere CO2 e toda vez  que abre, o grão recebe mais oxigênio para oxidar. 

No entanto, é melhor que deixar exposto a luz, e veda melhor que a embalagem com um elástico ou clipe, talvez melhor tbm que embalagens com zip.

A máquina seladora eu usaria para congelar os grãos. Chegando no auge do sensorial, congele e use até um ou dois anos depois, que o café parece ter a mesma "idade" de antes do congelamento. 

Selar porções individuais até  seria uma boa, na teoria, mas se o seu consumo é rápido, acho um desperdício e dá trabalho porcionar e selar.

Eu costumo congelar os grãos porcionados e uso saquinhos tipo zip, depois coloci todos na embalagem original para lembrar qual é o grão, data da torra etc, e ainda marco o clique que ficou melhor e o moedor para nao ter qur ajustar novamente meses depois. Funciona muito bem.

Muito boa sugestão!

Vou congelar pacotes pra uma semana em média de uso, o que daria em torno de 120g. 
Quanto a entrada de ar no pote ao abrir, discordo em partes pois como o pote faz vácuo o oxigênio irá sair também, imagino que mantenha bem a qualidade, testando aviso mais pra frente!
Quanto ao CO2 de torra nova esqueci de comentar que tenho um pote hermético com filtro de CO2 (coffee gator, tem na Amazon americana) para manter torras recentes de 1 semana. A ideia é assim que chegar na época de consumo, particionar a vácuo para guardar e colocar o da semana no pote a vácuo..

Fiz o teste com 17g e 2 clicks a mais. O café ficou menos ácido, porém ainda não atingiu uma doçura boa, ratio de 1:2,4 em 22 segundos. Acredito que se aumentar mais 1 ou 2clicks chego num tempo melhor e começar a aparecer doçura mas notei que ficou muito pouca crema. 
Antes o café tava muito muito ácido, por isso achei que diminuir 1g somente não teria muito efeito, até que passei perto, parece que mais um click ficaria no tempo. Se ainda continuar muito ácido vou precisar rever outros pontos além da moagem.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei na mais alta e realmente melhorou.
Troquei também o café por um mais novo e agora tem bem mais crema, doçura e menos acidez, usando o moedor no click 77 com 16.5g, ratio 1:2.5. 
Uma dúvida.. o tempo geralmente se cronometra ao iniciar a pre infusão, infusão ou começar a pingar na xícara?


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Celolourenco disse:

Coloquei na mais alta e realmente melhorou.
Troquei também o café por um mais novo e agora tem bem mais crema, doçura e menos acidez, usando o moedor no click 77 com 16.5g, ratio 1:2.5. 
Uma dúvida.. o tempo geralmente se cronometra ao iniciar a pre infusão, infusão ou começar a pingar na xícara?


 

Na verdade tanto faz o momento, desde que seja sempre feito da mesma forma. Mas é de fato mais consistente iniciar o cronômetro quando acionar o botão de extração.

E sobre dosagem, esses PF de 51mm realmente trabalham melhor com doses em torno de 15g, ainda mais que essas máquinas não entregam muita temperatura. Daí a tendência a ficar ácido demais com doses maiores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 09/01/2023 at 13:58, Douglas Evandro Santos disse:

Na verdade tanto faz o momento, desde que seja sempre feito da mesma forma. Mas é de fato mais consistente iniciar o cronômetro quando acionar o botão de extração.

E sobre dosagem, esses PF de 51mm realmente trabalham melhor com doses em torno de 15g, ainda mais que essas máquinas não entregam muita temperatura. Daí a tendência a ficar ácido demais com doses maiores.

Valeu Douglas! 
Fiz hoje com uma torra mais recente, dessa segunda, 16.6g, click 77 e ficou acido ainda, sinto até um pouco salgado na ponta da língua da acidez. Esse grão precisa descansar um pouco mais também né?

Passando pra 16g deve melhorar a acidez? Ruim que gosto de tomar longo, então máquina de 51mm vai complicar pra isso.
Alguma sugestão sem precisar trocar a máquina? Kkk

Já coloquei a máquina na temperatura mais alta. Vou experimentar ligar duas vezes antes pra esquentar bem também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 21/01/2023 at 14:16, Celolourenco disse:

Passando pra 16g deve melhorar a acidez? Ruim que gosto de tomar longo, então máquina de 51mm vai complicar pra isso.
Alguma sugestão sem precisar trocar a máquina? Kkk

Eu tenho uma clone da delonghi.

Tenta com 14g e coloca na temperatura mais alta! É o que faço por aqui.

Um dimmer tambem pode te ajudar, para diminuir um pouco a pressão. Eu fiz na minha e melhorou bastante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...